ÁREA
Química Verde
Autores
Andrade, G.K.S. (UESB) ; Araujo, S.A. (UESB) ; Rocha, M.E. (UESB) ; Carvalho, A.L. (UESB) ; Silva, D.G. (UESB) ; Oliveira, G.S. (UESB) ; Santos, L.S.S. (UESB) ; Santos, A.M. (UESB)
RESUMO
O projeto desenvolvido pelo primeiro ano do curso Técnico em Administração do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente teve como foco estabelecer uma conexão entre a química e os minerais presentes no solo de Brumado. Esse processo começou pela identificação minuciosa e estudo da composição, propriedades químicas e físicas dos minerais, além de sua importância no equilíbrio geoquímico do município. Com base nos conhecimentos adquiridos durante as aulas de Química, os alunos aproveitaram o laboratório de informática para criar um e-book. Este e-book tem a intenção de se transformar em uma fonte confiável, científica, de acesso descomplicado e gratuita, oferecendo informações sobre os conhecimentos químicos associados aos minerais encontrados em Brumado
Palavras Chaves
Gestão e Meio Ambiente; Química dos minerais; Capital do Minério
Introdução
O solo de Brumado tem origem na era geológica Proterozoico, propiciando a formação de rochas metamórficas contendo diversos minerais, como filossilicato (talco), magnesita, vermiculita, barita, tungstênio, apatita, dolomita, cianite, calcário, diamante, ametista, esmeralda, ferro, pedras ornamentais, turmalina, quartzo, cobre, calcita e pedra de construção. Contudo, apenas a magnesita e o talco demonstraram viabilidade econômica para mineração e beneficiamento, o que elevou Brumado à posição de maior produtor de magnesita no país e o segundo maior de talco. Apesar de os minerais serem pilares da economia local, raramente são abordados nos currículos escolares, resultando no desconhecimento de suas características e propriedades químicas, contribuindo para a desvalorização das riquezas de nosso solo. Para reverter tal cenário, é essencial integrar o estudo dos minerais ao currículo, ligando-o às propriedades químicas da matéria. Adotar em sala de aula uma metodologia que coloque o aluno como protagonista garante autonomia no processo de ensino-aprendizagem, permitindo a construção de conhecimento químico e científico de forma mais eficaz. Partindo dessa base, foi proposta uma pesquisa bibliográfica e qualitativa sobre os minerais de Brumado, conduzida por uma turma do primeiro ano do curso Técnico em Administração no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente. Esse estudo servirá de alicerce para a criação de um produto educacional em formato de e-book. Seu propósito é disponibilizar, de maneira atualizada e gratuita, informações científicas sobre as propriedades químicas e físicas dos minerais em Brumado, beneficiando tanto os alunos quanto a comunidade em geral. Espera-se que isso contribua para a valorização dos recursos minerais da cidade,
Material e métodos
A pesquisa ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente, Brumado – BA. A turma selecionada abrangeu 18 alunos, de 15 a 17 anos, matriculados no primeiro ano do curso técnico em Administração, turno vespertino. Inicialmente, foram exploradas questões acerca do município e suas atividades de mineração. Através de um questionário objetivo, os alunos foram convidados a identificar os minerais presentes no solo local. A avaliação diagnóstica transcorreu em 03 de maio de 2023, com a participação de dezesseis alunos, os quais responderam individual e manualmente o questionário impresso. Subsequentemente, grupos de estudo foram formados para aprofundar a compreensão histórica do município, investigando a origem do nome "Brumado" por meio de pesquisa bibliográfica, relacionando-a com elementos químicos e processos de mineração. As descobertas dessas pesquisas foram compartilhadas através de seminários, contribuindo para que os alunos elaborassem textos sobre o tema, destinados à composição de um e-book. A pesquisa prosseguiu com cada aluno, em ordem alfabética, recebendo um mineral e suas propriedades químicas e físicas para investigação. Tal abordagem visou manter uniformidade nos resultados, incluindo informações como nome do minério, imagem com créditos, composição química, fórmula estrutural, números atômicos e de massa, densidade, pontos de fusão e ebulição, massa molecular, relevância econômica na indústria e comércio, bem como função em organismos vegetais e animais. Após a conclusão das pesquisas, os materiais foram revistos quanto à correção gramatical e ortográfica. No ambiente escolar, com o auxílio de notebooks, diversos layouts foram examinados e, por meio de votação, um deles foi escolhido como base para a criação do e-book.
Resultado e discussão
Por meio da análise e tabulação das respostas dos alunos ao questionário sobre a
etimologia do nome "Brumado" – ligado à exploração de ouro cujos custos não
justificam os ganhos –, surgiu o Gráfico 1, representando a origem desse nome.Das
dezessete respostas, somente um aluno, da rede municipal, estava ciente da origem
do nome Brumado ou de sua ligação com a atividade mineradora. Por meio de uma
questão de múltipla escolha, investigaram-se os minerais presentes no solo de
Brumado, e o Gráfico 2 refletiu os resultados.
Ao examinar o gráfico, observa-se que houve 17 menções aos minerais magnesita e
filossilicato (talco), enquanto tungstênio, ametista e cianite foram citados
apenas uma vez. Apatita, diamante, dolomita, turmalina e esmeralda não foram
mencionados. Ao serem questionados sobre "magnesita", a maioria associou-a à
mineradora RHI Magnesita - Magnesita Mineração S.A., em detrimento da própria
substância mineral.A avaliação diagnóstica ressaltou a falta de informações
precisas sobre as riquezas minerais do solo, destacando a relevância deste estudo.
Com base em fundamentos bibliográficos e históricos sobre a mineração no
município, por meio de pesquisas em grupos de alunos e apresentações de
seminários, os discentes foram conduzidos ao laboratório de informática do CEEP em
Gestão e Meio Ambiente. Lá, cada aluno explorou as propriedades químicas e físicas
de um mineral específico. Após a conclusão das pesquisas, todo o material foi
minuciosamente revisado, com correção gramatical e ortográfica. Isso deu início à
criação e diagramação do e-book. A etapa final envolveu a escolha do layout do
livro digital, realizada em um notebook. Os alunos decidiram unanimemente por um
estilo moderno e atrativo, após explorarem diferentes formatos, fontes, estilos e
cores.
Gráfico 1: Origem do nome Brumado
Gráfico 2: Os minerais encontrados no solo de \r\nBrumado.
Conclusões
O solo de Brumado abriga variados minerais, mas essa riqueza muitas vezes passa despercebida, gerando lacunas no conhecimento público sobre suas propriedades químicas e físicas. Durante a pesquisa, o notável engajamento dos alunos foi evidente, construindo efetivamente o entendimento das características dos minerais. O e-book busca ser uma fonte confiável, cientificamente embasada, de fácil acesso e atualização. Nossa intenção é que alunos e sociedade utilizem esse recurso para adquirir conhecimento e apreciar o valor dos minerais em Brumado.
Agradecimentos
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)
Referências
[1]Camargo, G. P., & Padula, A. D. (2004). Estudo geológico e mineralógico dos depósitos de magnesita de Brumado, Bahia. REM: Revista Escola de Minas, 57(4), 307-314.
[2]Caxito, F. A., & Martinelli, A. E. (2018). Estudo sobre a caracterização e aplicação da magnesita de Brumado–BA em material refratário. Revista Materiais e Pesquisa, 18(2), 398-405.
[3]Carvalho, C. A., & Guedes, A. P. (2012). Desenvolvimento de compostos aglomerantes a partir de magnesita de Brumado-BA. Cerâmica, 58(346), 157-164.