RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO ROCKET MIM DA ESCOLA ESTADUAL MARIA IVONE DE MENEZES

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Oliveira, H.M. (SEED/AP) ; Vilhena, P.M. (IFAP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP) ; Monteiro, B.F.M. (UNIFAP) ; Silva, V.S. (UNIFAP) ; Chagas, A.G.S. (UNIFAP) ; Lima, L.M. (UNIFAP) ; Nascimento, V.F. (UNIFAP) ; Oliveira, L.C.M. (UNIFAP) ; Sobral, J.V.G. (UNIFAP)


RESUMO

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por objetivo apoiar projetos da residência pedagógica executados pelos acadêmicos da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, auxiliando para a melhoria da formação inicial de futuros docentes da educação básica do curso de Licenciatura em Química. O projeto ROCKET MIM é realizado dentro da eletiva da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, trata-se da fabricação de foguetes a partir de garrafas PETs com propulsão de bicarbonato de sódio e ácido etanóico (vinagre). O trabalho tem como finalidade relatar uma experiência do projeto ROCKET MIM da Residência Pedagógica da UNIFAP, como atividade que tem contribuído no ensino e aprendizagem dos alunos.


Palavras Chaves

Residência pedagógica; Química; Foguetes

Introdução

O presente trabalho descreve o projeto Rocket MIM que está inserido no Programa da Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amapá junto à Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, o projeto é uma iniciativa da preceptora e desenvolvido pelos quatro acadêmicos com apoio da coordenação pedagógica e direção da escola (AMAPÁ, 2020). Teve início em 2022 com intuito de inserir a iniciação científica na eletiva área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e contextualizar o ensino de Química. Com a implantação do novo ensino médio, o currículo possui sua parte diversificada que engloba os itinerários formativos, onde o aluno escolhe eletivas que são disciplinas temáticas (BRASIL, 2018). Como uma forma de contextualizar e apresentar a área das Ciências da Natureza, a escola proporcionou uma eletiva para os alunos com aulas experimentais. Pois as aulas experimentais no ensino de Química têm se tornado uma proposta muito interessante e vem ganhando destaque no processo de ensino-aprendizagem. Esta metodologia é uma alternativa diferenciada das aulas teóricas e dos materiais didáticos no ensino de Química (GUERRA et al., 2018). O Ensino de Química possui diferentes vertentes, como o ensino da história das ciências, do cotidiano e da experimentação. Esta última vertente é de grande importância no âmbito do Ensino de Química, construindo uma ponte entre o conhecimento escolar e o cotidiano dos estudantes, e em alguns conteúdos a teoria vinculada à prática pode ajudar na construção científica, qualificando formação do educando (MATOS et al., 2015). O objetivo principal do trabalho é relatar a experiência do projeto ROCKET MIM da Residência Pedagógica da UNIFAP, como atividade que tem facilitado no ensino e aprendizagem dos alunos.


Material e métodos

O projeto Rocket MIM trata-se de uma prática experimental, onde os alunos realizaram a fabricação de foguete a partir de garrafas PETs com propulsão de bicarbonato de sódio e ácido etanóico (vinagre). Tendo como objetivo a aprendizagem dos conceitos químicos e estimulá-los ao estudo desta ciência. O projeto foi realizado com os alunos da 1 série do ensino médio de quatro turmas da escola campo e desenvolvido por quatro bolsistas e pela professora do componente curricular química que é a preceptora da PRP. Dividiu-se o projeto em etapas, onde cada etapa foi orientada e supervisionada pela preceptora e aplicada pelos bolsistas nas turmas. A primeira etapa foi a divisão dos alunos em grupos de três integrantes, para facilitar na realização do procedimento, em seguida cada bolsista organizou a oficina da construção do protótipo (foguete), ministrou a explicação do conteúdo (reações químicas), executou o experimento em sala e realizou a aplicação do lançamento em uma área apropriada. Na etapa da fabricação do foguete utilizaram 3 (três) garrafas PETs para ser a base, papel cartão (coifa) e pasta arquivo (aletas). Os discentes usaram fita adesiva, tesoura, balão, régua, lápis e canetinha durante a construção do protótipo. Na execução do lançamento é realizado a parte experimental, onde o combustível do foguete era a reação do bicarbonato de sódio com o ácido etanóico (vinagre), esta reação propulsionou o foguete e com isso observou o voo e alcance de cada protótipo, vale ressaltar que todos os materiais utilizados na prática eram do cotidiano dos discentes. Após a execução dos lançamentos foram organizadas rodas de conversas com as turmas, com todos os bolsistas e a professora a fim de explorar a criticidade, bem como verificar o ensino e aprendizagem dos discentes.


Resultado e discussão

O projeto Rocket MIM foi realizado dentro de um bimestre, onde em cada aula da eletiva era realizado uma etapa do projeto com o auxílio dos bolsistas. Todo o projeto foi construído pela preceptora da escola e posteriormente repassado para os bolsistas por meio de reuniões semanais. O material utilizado na oficina de construção dos protótipos foi solicitado com antecedência para cada grupo e alguns materiais como: fita, estilete e balão a escola proporcionaram aos alunos. A explicação do conteúdo que é contemplado na prática foi ministrada em duas aulas, por meio de aula expositiva sobre o objeto do conhecimento reações químicas, tendo o auxílio do livro didático e atividade complementar. Observou- se que os alunos assimilaram o assunto, bem como tiraram suas dúvidas em relação a execução da parte experimental. Temos observado, com a realização do projeto Rocket MIM, um envolvimento maior dos discentes na eletiva e no interesse pela área de ciências da natureza e suas tecnologias. Pois, a forma com que executaram os lançamentos dos seus protótipos, demostraram satisfação e interesse com o projeto aplicado. O projeto auxilia na contextualização do ensino de química e faz com que haja uma maior interação entre aluno-aluno e aluno-professor. Proporcionando uma evolução no aprendizado, além de estimularem o interesse e satisfação nas atividades desenvolvida. Um ponto a ser destacado foi a melhoria nas notas em química e na desenvoltura dos alunos em realizar experimentos durante a eletiva. Esse projeto segue os Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Médio – PCNEM que defendem a necessidade de se contextualizar os conteúdos de ensino na realidade vivenciada pelos alunos, a fim de atribuir-lhes sentido e, assim, contribuir para a aprendizagem (BRASIL, 2000).

OFICINA DOS FOGUETES

Realização das oficinas dos protótipos em sala de \r\naula.

Lançamento dos Foguetes

Realização dos lançamentos dos foguetes na praça ao \r\nlado da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes

Conclusões

O projeto Rocket MIM tem contribuído para a contextualização do ensino de Química, auxiliando na compreensão dos conceitos abordados em sala de aula. Dessa forma, esta proposta, que utiliza recursos do cotidiano do aluno para o ensino de química, está de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prima por explorar o cotidiano do aluno para a apresentação de conceitos químicos, o que propicia uma aprendizagem mais significativa. Confirmando essa vertente, a residência pedagógica tem procurado minimizar os problemas ligados a aprendizagem de Química na escola em que atua.


Agradecimentos

A CAPES e ao Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UNIFAP do Curso de Licenciatura em Química.


Referências

AMAPÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial Curricular Amapaense – Ensino Médio– Macapá: SEED, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica – Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais – ensino médio; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, v. 3, 2000.

GUERRA, M. H. F. S. et al. An Approach of the Experimental Activities in Chemistry: Use of the Flower Ixorachinensi as Acid-Base Indicator. Revista Thema, v. 15, n. 3, p. 834 - 837, 2018.

MATOS, G. M. A. et al. Recursos Didáticos para o Ensino de Botânica: Uma avaliação das Produções de Estudantes em Universidade Sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, 2015.

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