ÁREA
Ensino de Química
Autores
Lima, M.K.C.R. (IFPI) ; Silva, F.C. (IFPI) ; Silva, E.S. (IFPI) ; Rodrigues, L. (IFPI) ; Martins, V.S. (IFPI) ; Moraes, M.I. (IFPI) ; Silveira, F.F. (IFPI)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do PIBID na formação docente a partir da perspectiva de alunos do curso de licenciatura em química do IFPI campus Paulistana que participaram do programa no período de outubro de 2020 até abril de 2022. Em relação à metodologia, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, e para se chegar ao objetivo adotou-se a aplicação de questionário via Formulários Google ao público alvo. A partir das respostas obtidas foi possível concluir que as atividades desenvolvidas pelos licenciandos durante o PIBID apresentaram um aspecto positivo para a formação desses sujeitos.
Palavras Chaves
Formação; Docência; PIBID
Introdução
A formação de professores é um tema pertinente nas discussões sobre melhorias na qualidade do ensino, visto que as frequentes modernizações na sociedade trazem impactos ao âmbito educacional. A formação docente passa a ter uma importância crucial para uma educação de qualidade (MELLO; FRANÇA-CARVALHO, 2017). O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas de iniciação à docência a alunos de licenciaturas. O PIBID foi criado em 2007, pelo decreto nº 7.219/2010, e é coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde então essa iniciativa vem desempenhando um importante papel na formação de novos docentes (BRASIL, 2010). Na perspectiva de Mello e França-Carvalho (2017), o PIBID tem um importante papel no aprimoramento do processo de formação de professores, ao contribuir com a articulação entre teoria e prática necessária. O programa visa estimular a inserção de futuros docentes nas escolas públicas, proporcionando experiências práticas no ambiente escolar, estimulando a docência entre estudantes de licenciatura e aprimorando a formação dos professores para o exercício do magistério. O curso de Licenciatura em Química é ofertado no IFPI campus Paulistana desde 2016. Vale destacar que o curso está presente em outros quatro campi do IFPI. A relevância de se estudar o tema se dá pela necessidade de conhecer a importância do programa para a instituição e para o ensino regional. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as contribuições do PIBID para a formação do docente a partir da percepção de alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana que participaram do programa.
Material e métodos
Em abril de 2022, período do término das atividades do PIBID, o campus Paulistana contava com cinco turmas do curso de Licenciatura em Química, totalizando aproximadamente 77 alunos. 24 destes alunos participaram do PIBID, (18 bolsistas e seis voluntários) o que representa aproximadamente 31% do total de matriculados no curso. Desse total de participantes do programa, 12 responderam ao questionário. A pesquisa foi realizada com licenciandos que participaram do referido programa entre outubro de 2020 à abril de 2022. Com a finalidade de avaliar a importância do programa supracitado e obter as respostas necessárias, foi aplicado um questionário para o público alvo. O questionário contendo quatro perguntas, sendo três objetivas e uma subjetiva, foi elaborado através do Formulários Google e disponibilizado via e-mail para os participantes. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa para a análise dos resultados, uma vez que foi levado em conta aspectos numéricos como quantidade de respostas positivas e negativas, além do aspecto subjetivo.
Resultado e discussão
Ao serem questionados se houve mudança na motivação e interesse pela carreira
docente após participar do PIBID, 75% dos licenciandos afirmaram que SIM e 25%
responderam que NÃO. Em uma pergunta subjetiva na qual se questionava as
principais contribuições do PIBID para a formação docente dos licenciandos
(Figura 01), obteve-se respostas como “Me ajudou a vivenciar de perto o trabalho
docente na prática, e me despertou mais ainda o interesse em relação a exercer a
profissão”, “melhor organização do tempo em sala de aula” e “melhor
comunicação”. Nesse sentido, Nascimento e Lopes (2020) mencionam que o PIBID
proporciona ao licenciando a oportunidade de estar em contato direto com a
vivência escolar e o cotidiano como professor. Quanto à relevância das
atividades do PIBID para a formação como docente, 66,7% dos licenciandos
avaliaram como muito relevantes e 33,3% como relevantes (Figura 02).Nesse
sentido, Burggrever e Mormul (2017) destacam que os bolsistas do programa têm a
oportunidade de realizar atividades e ações que possibilitam ter uma troca de
experiências pedagógicas, enriquecendo sua formação. Perguntou-se quais
habilidades os licenciandos haviam desenvolvido durante as atividades do
programa, e 10 pessoas marcaram a opção: “Me ajudou na utilização de recursos
didáticos”, enquanto 6 pessoas apontaram para a opção: diminuir minha timidez, e
3 pessoas afirmaram que houveram melhorias quanto a gestão de classe. Vale
destacar que o respondente tinha a opção de escolher mais de uma resposta.
Rodrigues et al (2022, p.63) afirmam que programas como o PIBID “se mostram
primordiais para a formação complementar dos graduandos, permitindo que estes
tenham um contato inicial com a sala de aula antes de concluírem o curso de
licenciatura.”
contribuições do PIBID para formação
RELEVÂNCIAS DAS ATIVIDADES DO PIBID
Conclusões
No cenário atual, a formação docente tem um papel importante para um ensino de qualidade, e iniciativas que levam os licenciandos a estabelecer vivências e realizar ações na educação básica contribuem para a formação de professores capacitados para as demandas da educação na sociedade contemporânea. Tendo em vista que o PIBID está diretamente relacionado com a formação docente inicial, pôde-se concluir que o programa trouxe diversas contribuições aos licenciandos. As respostas apontaram resultados positivos e contribuições do programa para suas formações, evidenciando a importância de iniciati
Agradecimentos
Agradecer a Deus pela oportunidade concedida, ao IFPI campus Paulistana e a CAPES pela bolsa concedida.
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 25 jun. 2010. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=4&data=25/06/2010. Acesso em: 13 jul. 2023.
BURGGREVER, T.; MORMUL, N. A importância do PIBID na formação inicial de professores: um olhar a partir do subprojeto de Geografia da Unioeste-Francisco Beltrão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia-MG, v. 8, n. 15, p. 98-122, 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N15/Art6-v8-n15-Revista-de-Ensino-Burggrever-Mormul.pdf Acesso em: 09 set 2023
MELO, R. A.; FRANÇA-CARVALHO, A. D. Contribuições do PIBID para a formação de professores de biologia. Crítica Educativa, 3(2), 465–478. 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/111 Acesso em: 22 jul 2023.
NASCIMENTO, J. L.; LOPES, M. V. P. Contribuições do PIBID para a formação inicial docente em Licenciatura em Química: um olhar atento sobre os futuros professores. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 4, p. 39-49, 2020.
RODRIGUES, R. M. et al. Contribuições dos programas de iniciação à docência e residência pedagógica na formação docente dos licenciandos em química: relato de experiência. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 53-65, 2022