Estágio Supervisionado II: Contribuições para a formação docente e Desafios enfrentados pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Silva, F.C. (IFPI) ; Rodrigues, L. (IFPI) ; Silva, E.S. (IFPI) ; Martins, V.S. (IFPI) ; Lima, M.K.C.R. (IFPI) ; Moraes, M.I. (IFPI) ; Silveira, F.F. (IFPI)


RESUMO

O trabalho tem como objetivo refletir sobre a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos do VIII módulo e X módulo do curso, turmas estas que já cursaram Estágio Supervisionado II. Com os dados obtidos foi possível refletir que o estágio supervisionado é importante e essencial na formação docente dos graduandos, uma vez que contribui para a inserção no contexto escolar e a realidade em sala de aula. Além disso, os licenciandos apontaram desafios enfrentados durante o período de estágio e as principais estratégias para superá-los.


Palavras Chaves

Estágio supervisionado; Formação Docente; contribuições

Introdução

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, afirma que o Estágio Supervisionado é uma oportunidade em que o aluno estagiário assume o papel de professor, vinculando-se diretamente à sala de aula e com os alunos, integrando o processo de ensino aprendizagem, assim como, dentre as funções importantes proporciona aos licenciandos colocar em prática as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Estágio Supervisionado é uma etapa indispensável nos cursos de licenciatura. Tendo em vista que há um estreitamento da relação entre teoria e prática, inserindo os universitários no ambiente escolar. Para Silva e Gaspar (2018), o estágio supervisionado tem uma importância inquestionável para a formação inicial docente, ao dialogar a prática do ensino com as disciplinas vistas ao longo da graduação. De acordo com Silva, Silva e Santos (2020), o estágio possibilita que os licenciandos entrem em contato com as diferentes dimensões da escola, vivenciando experiências e vivências que favorecem a identidade e a autonomia do estudante. Por possibilitar ao licenciando que desenvolva tanto atividades de regência como de observação, o Estágio Supervisionado II foi escolhido para a realização deste estudo. Nessa perspectiva, Adams, Alves e Nunes (2019) ressaltam que o Estágio Supervisionado II proporciona aos licenciandos um dos primeiros contatos com seu futuro campo de atuação de trabalho. É nesta etapa de observação e regência que os licenciandos poderão refletir sobre sua prática pedagógica. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana.


Material e métodos

Segundo Santos (2017), a pesquisa é uma busca de respostas por meio de ações no qual são utilizadas para obter uma solução para a problemática baseadas no uso de técnicas lógicas e primorosas. O curso de licenciatura em química do IFPI campus Paulistana surgiu em 2016 e atualmente conta com alunos matriculados nos módulos II, IV, VI, VIII e X. No curso são ofertados quatro estágios obrigatórios, sendo o I e III de observação no Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente; e o II e IV de observação e regência em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente. Para a determinação dos participantes da pesquisa, foram selecionados os alunos das turmas dos módulo VIII e X que estão de modo direto relacionados ao Estágio Supervisionado II do Instituto Federal do Piauí – campus Paulistana, dentre os quais foram vinte e seis alunos que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado II, dos quais 80% participaram da pesquisa. Para a coleta de dados sobre o problema em estudo aplicou-se um questionário contendo perguntas objetivas para obter informações sobre o ponto de vista e a opinião de cada participante do Estágio Supervisionado II. É importante destacar que cada pergunta do questionário apresentava opções de respostas, com a possibilidade de marcar mais de uma delas. O público da pesquisa foi informado que as respostas do questionário constituem material empírico para escrita de trabalho científico, sendo a participação de todos de caráter voluntário.


Resultado e discussão

O questionário foi respondido por 21 licenciandos, o que representa um percentual de 80% do total de alunos que cursaram o Estágio Supervisionado II. Ao serem questionados se o estágio contribuiu para sua formação como docente, 100% dos alunos marcaram a opção sim. Com essa resposta eles reconhecem que a prática do estágio é um ambiente perspectivo para a formação profissional, pois permite mobilizar e adquirir os conhecimentos necessários para a docência. No questionamento sobre as contribuições que o estágio supervisionado proporcionou aos alunos (Figura 01), 19 alunos afirmaram que desenvolveram habilidades referentes à prática docente em sala de aula. Nesse sentido, Scalabrin e Molinari (2013) enfatizam que o estágio proporciona ao licenciando a oportunidade de melhorar suas habilidades de ensino. Nessa mesma pergunta, 15 licenciandos responderam que o estágio supervisionado ajudou no conhecimento sobre o contexto escolar. Diante disso, é esperado que a formação de professores possa ensinar além dos conceitos acadêmicos, mas também como contribuir para tornar o aluno questionador e pesquisador diante dos desafios (CARVALHO, 2012). Sobre os desafios enfrentados (Figura 02), apenas dois alunos afirmaram não ter enfrentado desafios. Quanto aos demais licenciandos, os principais desafios relatados foram a falta de materiais didáticos adequados e desinteresse dos alunos, com 10 e 11 respostas respectivamente. Os dados mostraram que para superar tais desafios os futuros docentes adotaram estratégias (Figura 02) como relacionar o conteúdo da aula com o cotidiano dos alunos com 57,1% das respostas obtidas, 42,9% responderam exposição do conteúdo com slides bem elaborados e 47,6% a aplicação de metodologias ativas/mapas mentais, roda de conversa, jogos, entre outras.

Figura 01

Contribuições do estágio supervisionado

Figura 02

Estratégias adotadas para enfrentar os desafios

Conclusões

Com os dados obtidos foi possível refletir que a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana contribui para a formação dos graduandos, permitindo o contato com a rotina escolar e proporcionando aos licenciandos que desenvolvam habilidades referentes à prática docente. Além disso, apesar dos desafios enfrentados como a falta de interesse dos alunos e de materiais didáticos adequados para execução das aulas, os graduandos buscaram estratégias para superar tais desafios.


Agradecimentos

À CAPES e ao IFPI.


Referências

ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; NUNES, S. M. T. Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos?. Revista Iluminart, n. 17, 2019.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

CARVALHO, A.M.P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 2012.

SANTOS, R. N. Análise da percepção dos acadêmicos de graduação em Enfermagem sobre pesquisas científicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Macapá – FAMA, [S. l.], 2017.

SCALABRIN, I.C.; MOLINARI, A.M.C. A Importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=o+est%C3%A1gio+supervisionado+ajuda+a+desenvolver+habilidades+de+ensino+na+sala+de+aula&btnG= Acesso em: 07 set 2023.

SILVA, G.; SILVA, A. V.; SANTOS, I. M. As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional. Dialogia, n. 36, p. 484–501, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17009. Acesso em: 07 set. 2023.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. R. Bras. Est. Pedag., Brasília , v. 99, n. 251, p. 205-221, abr. 2018 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812018000100205&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 07 set. 2023.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN