ÁREA
Ensino de Química
Autores
Silva, F.C. (IFPI) ; Rodrigues, L. (IFPI) ; Silva, E.S. (IFPI) ; Martins, V.S. (IFPI) ; Lima, M.K.C.R. (IFPI) ; Moraes, M.I. (IFPI) ; Silveira, F.F. (IFPI)
RESUMO
O trabalho tem como objetivo refletir sobre a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana. Para isso foi aplicado um questionário aos alunos do VIII módulo e X módulo do curso, turmas estas que já cursaram Estágio Supervisionado II. Com os dados obtidos foi possível refletir que o estágio supervisionado é importante e essencial na formação docente dos graduandos, uma vez que contribui para a inserção no contexto escolar e a realidade em sala de aula. Além disso, os licenciandos apontaram desafios enfrentados durante o período de estágio e as principais estratégias para superá-los.
Palavras Chaves
Estágio supervisionado; Formação Docente; contribuições
Introdução
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, afirma que o Estágio Supervisionado é uma oportunidade em que o aluno estagiário assume o papel de professor, vinculando-se diretamente à sala de aula e com os alunos, integrando o processo de ensino aprendizagem, assim como, dentre as funções importantes proporciona aos licenciandos colocar em prática as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. O Estágio Supervisionado é uma etapa indispensável nos cursos de licenciatura. Tendo em vista que há um estreitamento da relação entre teoria e prática, inserindo os universitários no ambiente escolar. Para Silva e Gaspar (2018), o estágio supervisionado tem uma importância inquestionável para a formação inicial docente, ao dialogar a prática do ensino com as disciplinas vistas ao longo da graduação. De acordo com Silva, Silva e Santos (2020), o estágio possibilita que os licenciandos entrem em contato com as diferentes dimensões da escola, vivenciando experiências e vivências que favorecem a identidade e a autonomia do estudante. Por possibilitar ao licenciando que desenvolva tanto atividades de regência como de observação, o Estágio Supervisionado II foi escolhido para a realização deste estudo. Nessa perspectiva, Adams, Alves e Nunes (2019) ressaltam que o Estágio Supervisionado II proporciona aos licenciandos um dos primeiros contatos com seu futuro campo de atuação de trabalho. É nesta etapa de observação e regência que os licenciandos poderão refletir sobre sua prática pedagógica. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo refletir sobre a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana.
Material e métodos
Segundo Santos (2017), a pesquisa é uma busca de respostas por meio de ações no qual são utilizadas para obter uma solução para a problemática baseadas no uso de técnicas lógicas e primorosas. O curso de licenciatura em química do IFPI campus Paulistana surgiu em 2016 e atualmente conta com alunos matriculados nos módulos II, IV, VI, VIII e X. No curso são ofertados quatro estágios obrigatórios, sendo o I e III de observação no Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente; e o II e IV de observação e regência em turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente. Para a determinação dos participantes da pesquisa, foram selecionados os alunos das turmas dos módulo VIII e X que estão de modo direto relacionados ao Estágio Supervisionado II do Instituto Federal do Piauí – campus Paulistana, dentre os quais foram vinte e seis alunos que cursaram a disciplina Estágio Supervisionado II, dos quais 80% participaram da pesquisa. Para a coleta de dados sobre o problema em estudo aplicou-se um questionário contendo perguntas objetivas para obter informações sobre o ponto de vista e a opinião de cada participante do Estágio Supervisionado II. É importante destacar que cada pergunta do questionário apresentava opções de respostas, com a possibilidade de marcar mais de uma delas. O público da pesquisa foi informado que as respostas do questionário constituem material empírico para escrita de trabalho científico, sendo a participação de todos de caráter voluntário.
Resultado e discussão
O questionário foi respondido por 21 licenciandos, o que representa um
percentual de 80% do total de alunos que cursaram o Estágio Supervisionado II.
Ao serem questionados se o estágio contribuiu para sua formação como docente,
100% dos alunos marcaram a opção sim. Com essa resposta eles reconhecem que a
prática do estágio é um ambiente perspectivo para a formação profissional, pois
permite mobilizar e adquirir os conhecimentos necessários para a docência. No
questionamento sobre as contribuições que o estágio supervisionado proporcionou
aos alunos (Figura 01), 19 alunos afirmaram que desenvolveram habilidades
referentes à prática docente em sala de aula. Nesse sentido, Scalabrin e
Molinari (2013) enfatizam que o estágio proporciona ao licenciando a
oportunidade de melhorar suas habilidades de ensino. Nessa mesma pergunta, 15
licenciandos responderam que o estágio supervisionado ajudou no conhecimento
sobre o contexto escolar. Diante disso, é esperado que a formação de professores
possa ensinar além dos conceitos acadêmicos, mas também como contribuir para
tornar o aluno questionador e pesquisador diante dos desafios (CARVALHO, 2012).
Sobre os desafios enfrentados (Figura 02), apenas dois alunos afirmaram não ter
enfrentado desafios. Quanto aos demais licenciandos, os principais desafios
relatados foram a falta de materiais didáticos adequados e desinteresse dos
alunos, com 10 e 11 respostas respectivamente. Os dados mostraram que para
superar tais desafios os futuros docentes adotaram estratégias (Figura 02) como
relacionar o conteúdo da aula com o cotidiano dos alunos com 57,1% das respostas
obtidas, 42,9% responderam exposição do conteúdo com slides bem elaborados e
47,6% a aplicação de metodologias ativas/mapas mentais, roda de conversa, jogos,
entre outras.
Contribuições do estágio supervisionado
Estratégias adotadas para enfrentar os desafios
Conclusões
Com os dados obtidos foi possível refletir que a disciplina Estágio Supervisionado II desenvolvida no curso de Licenciatura em Química do IFPI campus Paulistana contribui para a formação dos graduandos, permitindo o contato com a rotina escolar e proporcionando aos licenciandos que desenvolvam habilidades referentes à prática docente. Além disso, apesar dos desafios enfrentados como a falta de interesse dos alunos e de materiais didáticos adequados para execução das aulas, os graduandos buscaram estratégias para superar tais desafios.
Agradecimentos
À CAPES e ao IFPI.
Referências
ADAMS, F. W.; ALVES, S. D. B.; NUNES, S. M. T. Percepções de pibidianos após a elaboração de suas primeiras aulas: o programa tem cumprido seus objetivos?. Revista Iluminart, n. 17, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.
CARVALHO, A.M.P. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 2012.
SANTOS, R. N. Análise da percepção dos acadêmicos de graduação em Enfermagem sobre pesquisas científicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Macapá – FAMA, [S. l.], 2017.
SCALABRIN, I.C.; MOLINARI, A.M.C. A Importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=o+est%C3%A1gio+supervisionado+ajuda+a+desenvolver+habilidades+de+ensino+na+sala+de+aula&btnG= Acesso em: 07 set 2023.
SILVA, G.; SILVA, A. V.; SANTOS, I. M. As contribuições do estágio supervisionado para a formação profissional. Dialogia, n. 36, p. 484–501, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.17009. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17009. Acesso em: 07 set. 2023.
SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. R. Bras. Est. Pedag., Brasília , v. 99, n. 251, p. 205-221, abr. 2018 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812018000100205&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 07 set. 2023.