A interdisciplinaridade existente nos itens de Química do Enem 2022 e Enem PPL 2022.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Sena, V.Y.A. (UFPA) ; Fernandes, A.C. (UFPA)


RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo realizar a quantificação e qualificação dos itens de Química presentes nas provas do Enem 2022 e do Enem PPL 2022 na perspectiva interdisciplinar. Foi empregado no trabalho a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como metodologia. Notou-se que 41% dos itens analisados possuem caráter interdisciplinar, abordando tópicos convergentes das disciplinas de Química e Biologia e entre a Física e a Química. Além disso, ao comparar os dados obtidos com dados de pesquisas já realizadas, foi concluído que a quantidade itens interdisciplinar ainda é baixa, porém se encontra dentro da média de 40%. Portanto, é notável que o exame apresenta uma irregularidade ao abordar essa proposta pedagógica nos itens, visto que essa porcentagem varia demasiadamente ano após ano.


Palavras Chaves

Enem ; Interdisciplinaridade; Química

Introdução

O Enem, elaborado no ano de 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), tinha como principal objetivo medir a qualidade da educação básica no Brasil. Todavia, no ano de 2009, o Enem passou por uma nova mudança em sua estrutura. O exame passou a ter uma redação e 180 itens divididos em 4 áreas do conhecimento. Os itens da prova foram divididos em níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil e avaliam as competências e habilidades dos estudantes, além de ser a porta de entrada para o ensino superior. Outrossim, tratando-se dos itens da disciplina de Química, diferentemente dos vestibulares tradicionais, os itens possuem uma abordagem interdisciplinar, ou seja, as questões costumam abordar temas que envolvem conhecimentos de outras disciplinas, como Biologia e Física, além de estimular o pensamento crítico e a resolução de problemas complexos. Isso reflete a importância de uma visão integrada do conhecimento, que vai além dos limites das disciplinas tradicionais. Visando compreender se há ou não a presença da interdisciplinaridade nos itens de Química do Enem 2022 e Enem PPL 2022, esse trabalho justifica-se por entender que a abordagem interdisciplinar em sala de aula, especialmente no ensino da química, é uma estratégia pedagógica enriquecedora, que contribui para uma aprendizagem mais significativa e para o desenvolvimento de habilidades essenciais. Ao integrar diferentes disciplinas, os estudantes são estimulados a compreender o mundo de forma mais completa e a aplicar o conhecimento de forma mais efetiva. O objetivo dessa pesquisa é qualificar e quantificar os itens de Química do Enem 2022 na perspectiva interdisciplinar. Buscou-se entender quais disciplinas são abordadas em cada item e como relacioná-los com os objetos de conhecimento da matriz de referência da prova.


Material e métodos

A presente pesquisa foi baseada no modelo de análise de conteúdo de Bardin (2011) que possui 3 etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Na etapa de pré-análise foi realizada uma busca das provas do Enem do ano de 2022 (aplicação regular e PPL) e foi feita uma leitura da matriz de referência da prova, sendo analisados os objetos de conhecimento, competências e habilidades nela presentes. Ainda na etapa 1, foram analisados todos os itens da prova de Ciências da Natureza que abordavam a disciplina de Química e foram considerados os conteúdos de cada item, sua relação com a matriz de referência do exame e quantas disciplinas diferentes essas questões estariam abordando. Já na etapa 2, foi realizada uma codificação e categorização dos dados obtidos. Os itens foram divididos analisando os seguintes critérios de: o objeto de conhecimento relacionado a ele e as disciplinas diferentes dos itens. Vale ressaltar que durante a pesquisa foram analisados cerca de 39 itens de Química, presentes na prova de área de Ciências da Natureza e suas tecnologias. É importante salientar que dentro do total de 90 questões, foi analisado um número inferior de itens comparado com a soma de questões das provas regulares e PPL de 2022, pois foram analisados somente os itens que continham como única disciplina a Química.


Resultado e discussão

Ao realizar a análise dos itens de Química do Enem 2022 (1ª aplicação e PPL), fica evidente que a abordagem interdisciplinar é uma característica proeminente, uma vez que cerca de 41% do total de itens analisados é interdisciplinar, enquanto 59% têm caráter disciplinar. É notável que muitas questões ultrapassam as fronteiras tradicionais e desafiam os estudantes a aplicar seus variados conhecimentos em diferentes contextos, porém ainda é menor que a metade do total de itens. Os itens foram categorizados a partir dos seguintes critérios: item disciplinar de Química, item interdisciplinar que aborda Química e Física, item interdisciplinar que aborda Química e Biologia e item interdisciplinar que aborda Química, Física e Biologia. Como principal discussão dessa pesquisa, deve-se inferir que a interdisciplinaridade é uma realidade na prova do Enem 2022, porém foi constatado que o número de questões ainda é baixo. Segundo Sousa e Silva (2019), nas provas dos anos entre 2013 e 2018, foi observado um nível de interdisciplinaridade abaixo de 40% nos itens de Química da prova e que, somente em 2012 houve uma porcentagem de 50%. Em contrapartida, entre os anos de 2018 e 2020, o quantitativo de questões interdisciplinares sofreu uma brusca queda, pois foi notado que apenas 13% dos itens possuíam caráter interdisciplinar, de acordo com Junior (2022). O presente trabalho constatou uma porcentagem de 41% dos itens tendo caráter interdisciplinar, ou seja, uma porcentagem ainda na média comparado aos exames aplicados entre 2013 e 2018 e muito acima comparado às provas que ocorreram entre 2018 e 2020, demonstrando assim um retorno dessa proposta pedagógica para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 (1ª aplicação e PPL).

Conclusões

Foi possível notar que o Enem 2022, mesmo após todas as mudanças sofridas ao longo dos anos, mostrou-se irregular tratando-se da frequência da interdisciplinaridade presentes em seus itens da área de Química. Deve-se salientar que o exame demonstrou utilizar a interdisciplinaridade, porém com uma porcentagem muito abaixo do que se espera, além de que foram utilizadas questões que seguem o modelo tradicional de avaliação. Dessa forma, deve-se afirmar que os objetivos do estudo foram alcançados com sucesso, pois foi feita uma análise individual e detalhada de cada questão de Química da prova.


Agradecimentos


Referências

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