O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA QUÍMICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Costa, D.G.M. (UFPB) ; Costa, D.G.M. (UFRN) ; Tavares, E.F.B. (UFRN) ; Silveira, K.L. (UFRN)


RESUMO

O trabalho enfoca a aplicação de abordagens lúdicas e jogos educativos no ensino de Química, visando melhorar a compreensão dos conceitos relacionados à tabela periódica. Por meio do uso de jogos como "dominó periódico" e "bingo químico", o projeto promoveu um aumento significativo no interesse e engajamento dos alunos, resultando em melhorias substanciais no desempenho acadêmico. Os resultados destacam a eficácia dessas estratégias lúdicas na aprendizagem da disciplina e enfatizam a importância de considerar abordagens pedagógicas diversificadas para atender às necessidades dos alunos, tornando o ensino de disciplinas desafiadoras, como a Química, mais envolvente e eficaz.


Palavras Chaves

LÚDICO; ENSINO; QUÍMICA

Introdução

Sugestões pedagógicas recentes enfatizam a preparação educacional para atender necessidades individuais e as mudanças na sociedade. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e a BNCC destacam a formação de alunos autônomos, solidários e participativos. A metodologia ludo-educativa surge para superar as limitações da abordagem expositiva, promovendo a autonomia dos alunos, criatividade e resolução de problemas no ensino de Química (KUROSKI, 2008). A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 promoveu a formação acadêmica para a licenciatura em Química, melhorando a capacitação dos profissionais da educação. Professores com formação adequada podem desenvolver estratégias, como o uso de jogos educativos, para melhorar o ensino de Química e promover a socialização entre os alunos. O uso de jogos na sala de aula traz benefícios pedagógicos, incluindo cognição, afetividade, socialização, motivação e criatividade, aspectos cruciais na educação (MIRANDA, 2002). Estudos adicionais confirmam que jogos não apenas proporcionam prazer aos alunos, mas também refletem o contexto sociocultural e histórico, contribuindo para a construção do conhecimento do aluno como mediador da aprendizagem (SOARES, 2004). Este trabalho visa aprimorar o ensino de Química com abordagens lúdicas e jogos educativos, tornando o aprendizado mais interativo e motivador. Busca-se incorporar o elemento lúdico nas práticas de ensino, avaliando seu impacto na aprendizagem. Bem como, reintroduzir a brincadeira como ferramenta de ensino, desenvolver recursos para apoiar aulas de Química com jogos e enfatizar o ensino experimental das nomenclaturas e identificação de elementos químicos. O objetivo final é criar momentos enriquecedores de interação e aprendizado, tornando o ensino de Química mais eficaz e envolvente.


Material e métodos

Este projeto teve seu início com uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de jogos lúdicos no ensino dessa disciplina e a identificação dos tópicos da tabela periódica mais adequados para essa abordagem. A partir dessa pesquisa, foi definido o público-alvo, composto por 36 alunos do Ensino Médio do ensino de jovens e adultos, pertencentes às turmas de 3ª série do turno da noite. Além disso, foram selecionados os jogos a serem aplicados para auxiliar na assimilação dos conceitos relacionados aos temas da tabela periódica. Os jogos, "dominó periódico" e "bingo químico", foram introduzidos durante as aulas regulares após explicações abrangentes e aplicação de questionários para avaliação do aprendizado das turmas. O "dominó periódico" é uma variação do jogo de dominó tradicional, onde as peças apresentam informações relacionadas aos elementos químicos da tabela periódica. Os alunos devem combinar as peças de acordo com a correspondência dos elementos químicos, o que os auxilia na memorização e compreensão da tabela periódica de maneira interativa. Já o "bingo químico" é uma adaptação do jogo de bingo convencional, onde as cartelas e as chamadas são baseadas em símbolos e nomes dos elementos químicos. Os alunos marcam os elementos químicos correspondentes em suas cartelas à medida que são chamados, permitindo que eles associem os símbolos e os nomes dos elementos de uma forma divertida e educativa. Ambos os jogos foram incorporados ao conteúdo das aulas, proporcionando aos alunos uma maneira dinâmica e interativa de explorar os conceitos relacionados à tabela periódica, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz. Essas atividades, de natureza dinâmica, interativa e divertida, estavam alinhadas com os conteúdos abordados nas aulas e nos testes.


Resultado e discussão

Os resultados deste projeto são significativos e destacam o impacto positivo das abordagens lúdicas e dos jogos educativos no ensino de Química para os alunos do Ensino Médio do ensino de jovens e adultos. Durante a implementação das atividades, observou-se um aumento notável no interesse dos alunos pela disciplina, bem como uma participação ativa e engajada nas aulas. Através da análise dos questionários aplicados antes e depois da realização dos jogos lúdicos, foi possível verificar uma melhoria substancial no nível de aprendizagem dos alunos. Os resultados dos testes pós-jogos revelaram um desempenho expressivamente melhor em comparação com os testes prévios, demonstrando a eficácia das estratégias lúdicas na assimilação dos conceitos relacionados à tabela periódica. A abordagem dinâmica e interativa dos jogos promoveu uma aprendizagem mais significativa e motivadora, reforçando a importância de incorporar estratégias lúdicas no ensino de Química, especialmente para públicos diversificados, como os alunos do ensino de jovens e adultos. Em discussão, podemos afirmar que a aplicação de jogos lúdicos na educação oferece uma abordagem pedagógica eficaz para tornar o aprendizado mais envolvente e interativo. Os jogos, como o dominó periódico e o bingo químico, mostraram-se valiosos recursos para promover a compreensão dos conceitos químicos de maneira lúdica e prazerosa. Este projeto contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino de Química, e , também, ressaltou a importância de considerar diferentes estratégias pedagógicas para atender às necessidades e interesses dos alunos. A aplicação prática dessas abordagens lúdicas pode servir como um modelo inspirador para outros educadores interessados em aprimorar o ensino de disciplinas desafiadoras, como a Química.

Alunos durante a atividade

Alunos do Ensino de Jovens e Adultos durante a aula \r\nde Química em momentos enriquecedores de interação e \r\naprendizado com os jogos lúdicos.

Os jogos

\"dominó periódico\" e \"bingo químico\", foram \r\nintroduzidos durante as aulas. Símbolos e os nomes \r\ndos elementos de uma forma divertida e educativa.

Conclusões

Este projeto alcançou com sucesso seus objetivos de melhorar o ensino de Química por meio de abordagens lúdicas e jogos educativos. Além disso, enfatizou a importância de considerar diferentes estratégias pedagógicas para atender às necessidades e interesses dos alunos. A aplicação prática dessas abordagens lúdicas pode servir como um modelo inspirador para outros educadores que buscam aprimorar o ensino de disciplinas desafiadoras, como a Química.


Agradecimentos

Agradeço a Deus por Sua orientação e bênçãos. À minha família e amigos. Este trabalho não teria sido possível sem vocês.


Referências

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.

KUROSKY, Cristina. Estrutura e Funcionamento do Ensino. Apostila de Educação a distância da Uniasselvi – NEAD. Indaial: Editora Grupo Uniasselvi, 2008.


MIRANDA, S. de. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje. V.28, n. 168. Jan/fev. 2002, p.64-66.

SOARES, M.H.F.B. O lúdico em Química: jogos e atividades aplicados ao ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos (tese de doutorado, 2004).

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