Metodologias ativas no ensino de reciclagem: compreendendo a importância do consumo e descarte consciente.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Pessoa Mendes da Silva, D. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; Milenia Luz da Silva, D. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; Aline dos Santos Conceição, A. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; Valéria de Sousa Santos, S. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; Celia de Morais Alves Silva, R. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; José Oliveira da Luz, W. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO) ; Henrique Barros da Silva, S. (INSTITUTO FEDERAL CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO)


RESUMO

As metodologias ativas contribuem de forma significativa para aprendizagem da criança, pois permitem que esta aprenda na pratica os conteúdos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula. Este projeto teve como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos por meios de atividades criativas desenvolvendo além de habilidades o senso crítico sobre o conteúdo abordado. A metodologia empregada na realização deste trabalho fundamentou-se nas metodologias ativas, permitindo aos alunos serem protagonistas de sua própria aprendizagem de forma atrativa e criativa, além de conscientizá-los sobre a reutilização e reciclagem de materiais para a preservação do meio ambiente.


Palavras Chaves

Aprendizagem; Reciclagem; Metodologias Ativas

Introdução

As metodologias ativas se fazem presente com diversas aplicações na sala de aula, tirando o aluno do papel do espectador e fazendo do mesmo o protagonista, tornando a sala de aula em um ambiente mais interativo visando mediar e estimular o aprendizado na construção de forma mais colaborativa. Desta forma, Bacich e Moran (2018, p.4) destacam que "as metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo, experimentando, desenhando, criando, com as orientações do professor.’’ Para tanto, utilizar como metodologia ativa a conscientização de reciclagem, promoverá a participação dos alunos em sala de aula fazendo com que estes alunos, possam desenvolver seu lado crítico sobre a temática além de fazer com que os mesmo sejam capazes de criar objetos a partir de materiais sólidos, materiais estes de uso doméstico, que na maioria ou quase sempre, é jogado no lixo. Discutir sobre o consumo e descarte de materias na natureza é de grande relevância sobretudo dentro da escola, pois permite as crianças pensarem sobre os impactos dessas ações no meio ambiente. Quando se fala em reciclagem, envolver as crianças, os jovens e os pais de forma ativa é um dos meios mais eficazes para a conscientização pois a criança aprende por meio de experimentações, pois conforme afirma Coletta et al (2018, p. 94- 114) a criança passa a interagir com o mundo que a cerca desde seu nascimento, quando aprende por meio de experimentações e estímulos de seus cuidadores e constrói uma base para ter condições a passar por diversas etapas de seu desenvolvimento.


Material e métodos

A atividade foi realizada com alunos do 6 Ano A e B em uma escola da rede publica, por meio da aplicação de jogos feitos utilizando materiais recicláveis, tal iniciativa teve como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos utilizando-se de formas criativas e divertidas de ensino contribuindo de forma colaborativa e produtiva para sensibilizar os estudantes sobre o consumo e descarte consciente. Inicialmente foi apresentado aos alunos um slide contendo imagens da natureza preservada e poluída seguido de uma explicação sobre a importância da reciclagem e a sua contribuição para a preservação da natureza, momento este no qual os alunos puderam se expressar e dar sua opinião sobre o tema abordado. Na oportunidade foi explicado aos alunos sobre a importância de reduzir, reciclar e reutilizar e apresentadas diversas formas criativas de utilização de materiais que diariamente são descartados na natureza e que poderiam ser reutilizados ou reciclados para outros fins. Em seguida foi proposto aos alunos a criação de jogos como o jogo da velha e dama utilizando materiais reciclados como papelão, tampas de garrafa pet, todos disponibilizados pelos estagiários.


Resultado e discussão

A realização da atividade com os alunos se deu de forma bastante produtiva, pois foi possível notar o interesse dos alunos pela realização das atividades, uma vez que tratava-se de uma metodologia diferenciada onde os mesmos puderam atuar de forma ativa, colocando em pratica os conhecimentos adquiridos a partir das explicações e discursões levantados no início da aula. Durante a criação dos jogos algumas perguntas foram feitas aos alunos tendo como foco identificar se os mesmos tinham a pratica de reciclar ou reutilizar materiais no seu cotidiano, obteve-se como esse questionamento uma resposta positiva pela maioria dos alunos onde apenas uma pequena minoria respondeu não ter hábitos de reciclagem. Posteriormente perguntou-se aos alunos se eles já haviam feito algum tipo de jogo utilizando materiais reciclados, a maioria respondeu que não, resposta esta que confirmou a empolgação dos alunos na realização da atividade. Ao final da aula foi reservado um momento para que os alunos pudessem descrever como eles se sentiram com a realização da atividade, se esta foi bem aceita por eles e se eles iriam reproduzir aquilo que haviam aprendido em sala de aula, não só a questão de criar jogos utilizando materiais recicláveis, mas também se estes passariam a desenvolver o hábito de reutilizar e reciclar, ajudando assim na preservação do meio ambiente.

Conclusões

A realização da presente atividade foi de grande relevância para o aprendizado dos alunos, bem como, para o enriquecimento acadêmico dos estagiários de química participantes do projeto. Observou-se que as metodologias ativas tem valor significativo no processo de ensino aprendizagem e que as mesmas possibilitam um melhor desempenho dos alunos no decorrer das aulas fazendo com que estes se tornem protagonistas do aprender


Agradecimentos


Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação
inovadora. Porto Alegre: penso, 2018.
COLETTA, Eliane Dalla et al. Psicologia da educação. Porto Alegre: SAGAH,
2018.

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