ÁREA
Ensino de Química
Autores
Ferreira, F.R.F. (IFCE) ; Vasconcelos, A.K.P. (IFCE) ; Oliveira, A.L.S. (IFCE)
RESUMO
O presente escrito tem como objetivo avaliar quais as contribuições do autor Álvaro Chrispino no ensino da Ciências da Natureza afim de auxiliar na formação teórica de professores que buscam por metodologias para aplicar em sala de aula na perspectiva CTS. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática (RSL) de cunho qualitativo descritivo utilizando a análise de dados para tratamento dos dados, pois o foco desta pesquisa foi analisar as metodologias aplicadas no campo de ensino sob a perspectiva CTS. Esta pesquisa faz parte da escrita de uma dissertação. Nela foram analisadas: o tipo de metodologia adotada e qual abordagem CTS utilizada.
Palavras Chaves
Ensino; Chrispino; CTS
Introdução
A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) está ganhando destaque no ensino, especialmente em Ciências da Natureza e Matemática, disciplinas frequentemente vistas como complexas pelos alunos. A CTS busca conectar essas matérias a questões sociais, culturais e ambientais, tornando o aprendizado mais acessível (Santos, 2012). Brandão et al. (2019) enfatizam a complexidade da CTS, destacando a necessidade de os professores aprofundarem seu entendimento teórico e refletirem sobre sua prática em sala de aula. Acevedo-Diaz (1996) ressalta que os professores que adotam a CTS devem comunicar objetivos claros aos alunos, servir de exemplo e incentivar a comunicação e a autonomia dos estudantes. No entanto, surgem preocupações sobre a formação dos professores e suas concepções de progresso, questionando se eles associam linearmente o progresso a inovações tecnológicas (Auler & Bazzo, 2001). Álvaro Chrispino, com mais de 30 anos de estudo na área, promove a implementação da CTS em cursos e pós-graduações, capacitando professores. Ele destaca que a CTS deve ser vista como uma cultura contínua, não apenas como uma técnica, enriquecendo a prática docente (Castiblanco & Chrispino, 2018). Uma revisão sistemática, com base no currículo lattes de Chrispino, identificou inicialmente 111 artigos. No entanto, após critérios PICO e protocolos de pesquisa, apenas 13 artigos foram selecionados, com foco em 4 para esta pesquisa. A CTS desempenha um papel crucial no ensino, tornando temas complexos mais acessíveis. A formação contínua dos professores é essencial, e pesquisadores como Chrispino contribuem para a disseminação dessa abordagem educacional.
Material e métodos
Para realização desse estudo foi utilizado software Start (State of the Art through Systematic Review), que auxilia na execução da Revisão Sistemática da Literatura, pois atende as etapas da mesma, bem como Protocolo de Estudo e o PICO, os artigos selecionados foram inseridos para a ferramenta no formato de RIS (Research Information Systems). As bases de dados que nortearam a pesquisa foram escolhidas após a leitura do currículo lattes do autor. Encontrou-se 111 trabalhos listados nas fontes CAPES e Google Acadêmico. Para este estudo a pesquisa foi limitada apenas a artigos científicos, sendo excluídos dissertações, resumos em forma geral, entrevistas e livros. Na realização da busca foram empregadas as mesmas palavras chaves em cada uma das plataformas de pesquisa, sendo elas, (A) “ensino” and “Chrispino” and “CTS”. Após realizado o filtro, os artigos foram alocados na ferramenta Start para que pudesse ser utilizado os critérios de exclusão e inclusão nos artigos selecionados. Para chegar ao total de 13 artigos aceitos para análise foi feita a leitura dos títulos e resumos dos mesmos, enfatiza-se que neste estudo apenas 4 trabalhos foram expostos. A extração dos dados deu-se pelos formulários de qualidade, antes de realizar a extração todos os artigos foram lidos na íntegra, para que o grau de confiança do documento fosse condizente com os objetivos da pesquisa. Nos formulários de qualidade foi escolhido o tipo de metodologia, Qualis e segmento educacional utilizado. Para o formulário de extração foi utilizado se a pesquisa foi aplicada em alunos, qual direcionamento de formação e se utiliza ou não questionários. Para os resultados deste trabalho foram apenas analisados os tipos de metodologia que foram utilizadas pelos autores.
Resultado e discussão
Os estudos abordados tratam da implementação da perspectiva Ciência, Tecnologia
e Sociedade (CTS) no ensino, destacando a importância de abordagens
interdisciplinares e críticas.
No estudo T1, alunos do ensino médio e técnico participaram de um projeto de
iniciação científica sobre Química Verde na perspectiva CTS. O projeto envolveu
quatro etapas: fundamentação teórica, discussões, avaliação da química verde e
exposição. Os alunos demonstraram interesse por questões como pegadas ecológicas
e desenvolvimento sustentável, promovendo discussões críticas.
O estudo T2 investigou a influência da ciência escolar sobre a sociedade em duas
culturas diferentes, utilizando o Questionário COCTS. Os resultados mostraram
que os participantes reconhecem a existência de duas culturas, ciências e
humanas, e valorizam a busca interdisciplinar de conhecimento.
O estudo T3 apresentou uma unidade didática sobre educação ambiental na
perspectiva CTSA. Os alunos inicialmente mostraram compreensão limitada das
questões socioambientais, mas a unidade proporcionou uma construção mais crítica
e argumentativa, abordando temas de Biologia e dengue com foco CTSA.
No estudo T4, a controvérsia controlada foi empregada para discutir o tema da
transgenia e promover debates bem estruturados sobre questões sociais, políticas
e ambientais. Os questionários COCTS e HCTA revelaram mudanças nas atitudes e
pensamento crítico dos alunos.
Em suma, os estudos ressaltam a importância de abordagens CTS no ensino para
promover mudanças na compreensão dos alunos sobre questões sociais, econômicas,
tecnológicas e científicas. No entanto, destacam a necessidade de formação
adequada para os professores aplicarem com sucesso essa perspectiva
interdisciplinar e crítica.
A figura apresenta o nome dos trabalhos analisados, \r\nseus respectivos autores e ano de publicação.
Conclusões
Este trabalho analisou os estudos do autor Chrispino na área de Ensino, com foco na perspectiva CTS. Foram identificadas metodologias que promovem uma formação crítica e ativa, principalmente nas disciplinas de Ciências da Natureza. Esses estudos buscam relacionar os conteúdos com contextos sociais dos alunos, avaliando o aprendizado por meio de pré e pós-testes. Os resultados indicam caminhos para enriquecer o currículo dos estudantes, destacando a importância de mais pesquisas para apoiar a formação de professores e alunos na perspectiva CTS, visando criar cidadãos socialmente responsáveis.
Agradecimentos
Agradeço ao Instituto Federal do Ceará pela oportunidade dada, ao PGECM e a CNPQ - CAPES.
Referências
Acevedo-Díaz, J. A. (1996). Cambiando la práctica docente en la enseñanza de las ciencias a través de CTS. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/260540112_Cambiando_la_practica_docente_en_la_ensenanza_de_las_ciencias_a_traves_de_CTS
Antonioli, P. de M., Chrispino, Á., Alonso, A. V., & Mas, M. A. M. (2012). Avaliação das atitudes das duas culturas em relação à aprendizagem da ciência. Revista Iberoamericana de Educação, Esp., (58), 151-166. Disponível em: https://rieoei.org/historico/documentos/rie58a08.pdf
Auler, D., & Bazzo, W. A. (2001). Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, 07(01), 01-13. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000100001&lng=pt&tlng=pt
Brandão, J. B., Bouzon, J. D., Alvarenga, S. D., & Chrispino, Á. (2019). Estudo sobre os conceitos da química verde numa escola de ensino médio e técnico integrado. Ciência em Tela, 12(2), 1-13. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/1202pe6.pdf
Castiblanco, O., & Chrispino, A. (2018). Enseñanza Aprendizaje de las Ciencias, 13(2), 195-200. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/2120867407
Cavalcanti, D. B., Lemos, J., & Chrispino, Á. (2012). Abordagem sociocultural de saúde e ambiente para debater os problemas da dengue: um enfoque CTSA no ensino de biologia. Ensino, Saúde e Ambiente, 5(3), 26-43. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/21010
dos Santos, W. (2012). Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 9(17), 49-62. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v9i17.1647
Ferreira Spolidoro, M. M., & Chrispino, A. (2020). Contribuição de uma controvérsia sobre transgenia para a formação crítica de alunos do ensino médio. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (48), 203-222. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614270272012
Gil-Pérez, et al. (2001). Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, 7(2), 125-153. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/mauriciofacanha/ensino-superior/disciplinas/epistemologia/artigos-e-demais-textos-para-estudo/gil-perez-et-al.-para-uma-imagem-nao-deformada-do-trabalho-cientifico.-sao-paulo-ciencia-educacao-v.-7-n.-2-p.-125-153-2001/view