A QUÍMICA PRESENTE NAS MACROMOLÉCULAS DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES: uma análise através da eletiva de base “Movimente- se”.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Santos, T.R.C.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santos, A.J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santos, P.R.F. (UNIASSELVI) ; Dias, V.L.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Lira, C.R.G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO) ; Santos, S.R.C. (INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO-CAMPUS MONTE CASTELO)


RESUMO

Esta pesquisa, tem por objetivo trabalhar a química presente nas macromoléculas dos suplementos alimentares, a partir de uma eletiva de base, desenvolvida na escola C. E. Menino Jesus de Praga, em São Luís, MA. Essa proposta visa explorar diversos conceitos químicos envolvidos como a seleção de suplementos, moléculas e formação de cadeias carbônicas, de modo a contribuir na aprendizagem dos educandos, como uma alternativa metodológica para o desenvolvimento do trabalho docente. A pesquisa é de cunho qualitativo, onde os discentes confeccionaram macromoléculas com materiais alternativos . Para o entendimento dos alunos sobre as mesmas e como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário de caráter qualitativo. A partir da pesquisa observou-se um resultado satisfatório.


Palavras Chaves

Educação; Macromoléculas ; Suplementos

Introdução

As macromoléculas, são moléculas que possuem massa molar de valor elevado, de grande estrutura molecular, e de grandes cadeias carbônicas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas, creatina e cafeína estão presentes de maneira muito comum em nosso dia a dia. De acordo coma a Anvisa, os suplementos alimentares não são caracterizados como medicamentos e, todavia, não são viáveis para o tratamento, prevenção ou cura de doenças. Os suplementos são destinados a pessoas saudáveis. Pois, a sua finalidade é fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos com intuito de complementar à alimentação O uso de suplemento alimentar tem se tornado algo comum entre os jovens atualmente. Embora esses diversos produtos estejam presentes e acessíveis à nossas realidades, muitos alunos apresentam dificuldades em relacionar conhecimentos químicos a estes produtos. Desta forma, contextualizar o ensino de química torna-se de grande importância para os estudantes percebem a relação da química com as macromoléculas presentes nos suplementos alimentares, bem como compreender seus efeitos e funcionamento no organismo. Os suplementos alimentares, para que sejam consumidos, é necessário que se tenha orientações de um profissional da área, médico ou nutricionista, pois o excesso de vitaminas e outras substâncias pode ser muito prejudicial ao corpo humano atingindo órgãos como: fígado, rins, e até causar intoxicação (BRUM, 2009). A química das macromoléculas permeia a essência da vida, governando suas funções vitais. Carboidratos, fundamentais como fonte energética, fornecem combustível para processos celulares. Lipídios, estruturais e energéticos, constroem membranas e armazenam energia. Proteínas, resultado da sequência única de aminoácidos, catalisam reações, transportam moléculas e sustentam a estrutura celular.. As ligações covalentes que entrelaçam monômeros em macromoléculas conferem sua estabilidade e função. A conformação tridimensional dessas moléculas é crucial; formas únicas ditam interações específicas. Os carboidratos são macromoléculas presentes em muitos suplementos alimentares, sendo fontes importantes de energia. Segundo KerkSick et al. (2018), os carboidratos são frequentemente adicionados aos suplementos para fornecer combustível ao organismo durante a prática de atividades físicas intensas. Por meio de reações de síntese e hidrólise, as macromoléculas se renovam, adaptam e sustentam a vida. A química intrínseca a essas estruturas intricadas é um testemunho da harmonia entre elementos e reações, sustentando a complexidade da biologia e proporcionando uma base para a compreensão da vida em seus níveis mais profundos. A pesquisa foi desenvolvida dentro de uma disciplina eletiva de base, conforme organização curricular do novo ensino médio, no Centro Educacional Menino Jesus de Praga, está eletiva teve por objetivo integrar os conhecimentos da área de química juntamente com a área de educação física, numa proposta interdisciplinar. A eletiva chamou “Movimente-se” e teve como foco compreender e discutir a composição química dos suplementos alimentares.


Material e métodos

Para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se pela abordagem qualitativa com caráter exploratório. Segundo Gil (2019) essas pesquisas tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, logo que pretende torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Sendo o planejamento flexível, pois leva em consideração os mais variados aspectos do fenômeno estudado. Para tal, o trabalho foi dividido em 3 etapas. Sendo elas: a aula expositiva, a aplicação de um questionário, e a confecção das macromoléculas com materiais alternativos. Na primeira etapa foi realizada a exposição de uma aula sobre os diferentes tipos de suplementação e das macromoléculas que seriam trabalhadas posteriormente como fonte principal do trabalho exploratório. Aula a qual fazia abordagens sobre como os suplementos alimentares se relacionavam coma química das macromoléculas presentes nos mesmos, em como a sua relação com superdosagens e ação a longo prazo. Na segunda etapa foram planejadas atividades e realizadas as intervenções pedagógicas, tais quais, desenhos de moléculas, demonstração de onde essas macromoléculas pode ser encontradas no dia a dia, e a forma a qual se apresentam, sendo em seguida aplicado um questionário para avaliar o aprendizado e a fixação do conteúdo exposto em sala de aula. Logo após a aplicação do questionário, foi-se utilizado uma abordagem de construção manual, onde os alunos formam divididos em equipes para fazer a confecção das macromoléculas referentes as trabalhadas em sala de aula. O projeto foi desenvolvido na escola pública de ensino médio Centro Educa Mais Menino Jesus de Praga, situada no bairro Cidade Operária, em São Luís, MA.


Resultado e discussão

Em se tratando da pesquisa a qual é o objetivo do presente trabalho, foi-se realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, onde houve a análise do caráter receptivo do assunto trabalhado em sala, onde foi-se feito um questionário em dupla, abrangendo 10 questões sobre suplementos alimentares,autosuplementação ,importância das macromoléculas e a química presente nas mesmas. Com intuito de traçar caminhos metodológicos, o questionário apresentou resultados satisfatórios, sendo realizado por 24 alunos matriculados no presente eletiva, obtendo resultados conforme o gráfico abaixo: O gráfico exposto mostra o percentual de acertos dos alunos mediante o questionário aplicado em sala, abrangendo questões objetivas, sobre as macromoléculas, características e composição química, realizado por 24 alunos sendo a metodologia de aplicação foi feita em duplas. Resultados de maneira geral satisfatórios de acordo com a aula expositiva sobre o assunto trabalhado, pois observou-se o interesse por parte dos alunos e entendimento acerca do uso dos suplementos alimentares, dosagens e da química presente nos mesmos, visto que se foi possível observar que os alunos conseguiram visualizar onde a química e as moléculas se encaixavam e são presentes no cotidiano deles. Levando em consideração a sociedade a qual vivemos, muitos docentes da área de Química têm procurado formas de inovar a aplicabilidade dos conhecimentos químicos para com os alunos, visto que estamos em uma era de tecnologias, houve uma precisão de mudança das metodologias de ensino para que fossem aprimoradas. Pois nota-se que há um grande desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos por parte dos discentes, também pelo fato de alguns ainda considerarem que a Química é pura memorização (MARTINS, 2003). O aprendizado sobre macromoléculas e suplementos é uma área importante no campo da química e da educação física, pois as macromoléculas são moléculas grandes e complexas que desempenham papéis cruciais nos organismos vivos, enquanto os suplementos são substâncias consumidas para complementar a dieta e fornecer nutrientes adicionais. Os resultados em questão foram bem satisfatórios visto que foi possível concluir e observar o entendimento e aprendizado dos alunos em relação ao que foi exposto e questionado. De acordo com Afonso: “A educação nunca é neutra, sempre deve trazer uma consciência crítica. Para ele, a questão dos conteúdos deve estar sempre relacionada com a problematização deles, e não ser uma transmissão”. Os resultados obtidos através do questionário de caráter qualitativo, reafirma a citação de Afonso, visto que a problematização do assunto trabalhado em sala foi muito bem vista pelos alunos e compreendida, pois as macromoléculas estão ligadas diretamente ao uso de suplementos alimentares e suas dosagens. Finalizando a pesquisa em questão, na terceira etapa, os alunos foram divididos em equipes, para que respondessem o questionário, e confeccionassem macromoléculas com materiais alternativos do assunto ao qual ficaram responsáveis, sendo elas: proteína, lipídio, creatina, cafeína e carboidrato, bem como um novo questionário de caráter qualitativo, com respostas tais quais: RESPOSTA 1: “Também conhecidas como sólidos covalentes, as macromoléculas tem como características. Estrutura de massa molar bastante elevada. São formadas por uma grande e indeterminadas quantidade de átomos que se ligam covalentemente formando retículos tridimensionais.” - Resposta presente no questionário 2, de caráter qualitativo. Fonte: autoral RESPOSTA 2: “Glycerol ou Glicerina é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois (funções orgânicas que apresentam um grupo OH ligado a um carbono saturado). De acordo com a regra de nomenclatura estabelecida pela IUPAC, esse composto é chamado de propan-1,2,3-triol.” - Resposta presente no questionário 2, de caráter qualitativo. Fonte: autoral RESPOSTA 3: “A creatina é importante na vida dos seres humanos como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular, principalmente pra quem faz atividade física.”. - Resposta presente no questionário 2, de caráter qualitativo. Fonte: autoral RESPOSTA 4: “A creatina é um composto de aminoácidos presentes nas fibras musculares e no cérebro. Tem a densidade de 1,33 g/ cm3, possui fórmula química N3O2, possui massa molar de 131,12 mol/l-1” - Resposta presente no questionário 2, de caráter qualitativo. Fonte: autoral As macromoléculas foram construídas com intuito de promover um jogo didático com as mesmas, a ideia surgiu a partir da necessidade dos alunos em compreender a formação de cadeiras carbônicas e ligações peptídicas, de forma que saibam construir uma se lhe forem propostos, abaixo uma imagem das confecções feitas totalmente pelos alunos, com auxilio em sala de aula.

Gráfico 1

Gráfico mostra o percentual de acertos em relação ao \r\nquestionário como um todo, onde o mesmo possuía 10 \r\nquestões sobre suplementos e macromoléculas.

Macromoléculas confeccionadas

Macromoléculas confeccionadas pelos alunos em sala \r\nde aula, para exposição

Conclusões

Ao contextualizar a importância de aprender química, destacamos como esse conhecimento influencia diversos aspectos da vida, da tomada de decisões pessoais às conquistas científicas globais. No âmbito educacional, a química não é apenas uma disciplina escolar. É uma oportunidade de desenvolver habilidades analíticas, resolução de problemas e pensamento crítico. Aprender química significa aprender a decifrar padrões na natureza, a entender como as substâncias interagem e a prever resultados de reações. Isso contribui para a formação de cidadãos mais informados e capazes de tomar decisões informadas sobre questões ambientais, de saúde e tecnológicas. Em se tratando de contextualização, de acordo com o novo ensino médio, as eletivas de base surgiram como uma unidade curricular que visa perspectivas de tratamentos didáticos que buscam interrelacionar temáticas reais dentro e fora da escola com a vida do aluno. No CE Menino Jesus de Praga, a eletiva busca interrelacionar a química e a matemática, trabalhando o seguinte tema: “A Química presente nos suplementos alimentares”. Levando em consideração a sociedade a qual vivemos, muitos docentes da área de Química têm procurado formas de inovar a aplicabilidade dos conhecimentos químicos para com os alunos, visto que estamos em uma era de tecnologias, houve uma precisão de mudança das metodologias de ensino para que fossem aprimoradas. Foi possível perceber que os alunos durante a culminância da eletiva apresentaram-se bem animados e assíduos para demostrar seu entendimento sobre a química presente nas macromoléculas trabalhadas, pois foi-se feita a exposição dessas macromoléculas construídas durante uma exposição para toda a escola como fruto de um trabalho que de maneira geral, foi satisfatório e demostrou ótima receptividade e empenho por parte dos alunos matriculados na eletiva de base “ Movimente-se : uma proposta químatica, assim como a compreensão de como essas macromoléculas são formadas,sua estrutura e elementos.


Agradecimentos

Agradeço a Universidade Estadual do Maranhão, a CAPES, ao CE Menino Jesus de Praga , ao meu orientador ,minha supervisora e a todos que contribuíram de forma direta e indireta para a conclusão do presente trabalho.


Referências

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