UMA EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: OFICINA COM FOGUETES

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Carrera, H. (UFPA) ; Carrera, H. (UFPA) ; Gatinho, K. (SEDUC - PA) ; Paixão, C. (UFPA) ; Santos, G. (UFPA) ; Martins, L. (UFPA)


RESUMO

O presente estudo teve como objetivo descrever a experiência acerca da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizado para execução da oficina de elaboração do protótipo de foguete. Tratou-se de um estudo observacional, descritivo do tipo relato de experiência, o qual abordou a experiência enquanto discente participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aplicado em uma escola pública, localizada no município de Ananindeua, estado do Pará. . A experiencia trouxe melhor aproveitamento da aula, ou seja, na praticidade acredita-se que para disciplinas complexas como ciências exatas, o índice de aproveitamento é mais bem desenvolvido quando o aluno passa a praticar. Além disso, teve a intenção de englobar a disciplina Projeto Integrado de Ensino.


Palavras Chaves

Metodologias ativas; Ensino e aprendizagem; Oficina de Foguetes

Introdução

Ao longo das últimas décadas a sociedade tem passado por uma série de mudanças, a partir disso tem surgido cada vez mais a necessidade de transformações no ensino e aprendizagem. Portanto, a nova era de sociedade informatizada, com a participação ativa dos alunos na escola, precisa de um ensino que que os prepare para enfrentar os desafios impostos pela sociedade contemporânea, por meio da ressignificação das práticas escolares (LIMA; ARAUJO, 2021). As metodologias ativas têm sido inseridas no processo de ensino e aprendizagem e tem ganhado força durante a formação de professores. Em se tratando de cursos de licenciatura, é importante considerar como um espaço o qual irá promover reflexão, compreensão e direcionamento para caminhos para resolução de problemas do cotidiano escolar (MENDOÇA, 2018). Durante a prática acadêmica em licenciatura em química, utilizou-se a metodologia ativa em formato de oficina. O foguete reciclável de garrafa PET, é considerada uma atividade lúdica, o qual pode ser realizada com materiais simples e baixo custo, tem como objetivo promover uma experiencia prática e demonstrar conceitos científicos, como: pressão, propulsão e reações químicas (XAVIER et al., 2023). O presente estudo teve como objetivo descrever a experiência acerca da utilização de metodologias ativas de ensino e aprendizado para execução da oficina de elaboração do protótipo de foguete.


Material e métodos

Tratou-se de um estudo observacional, descritivo do tipo relato de experiência, O qual abordou a experiência enquanto discente participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), aplicado em uma escola pública, localizada no município de Ananindeua, estado do Pará. As atividades ocorreram nos meses de março a maio de 2023, no período da tarde, com alunos no 1º ano do Ensino Médio. E, foram organizadas de acordo com a disponibilidade da turma, em comum acordo com os demais docentes de outras disciplinas. No primeiro momento, dia 31 de março de 2023, ocorreu a ministração do curso de como confeccionar e lançar o foguete, assim como a sua funcionalidade, pelo docente convidado, a fim de capacitar os bolsistas do PIBID, com a supervisão da docente responsável. Dessa forma, as etapas para o funcionamento da oficina ocorreram a partir da aplicação da teoria sobre as leis de newton, principalmente a 3° lei que envolve a ação e reação, como ocorre no foguete. Portanto, apresentou-se os 3 tipos de foguetes: o foguete de água pressurizada, no qual a garrafa é preenchida com 1/3 de água e o restante por pressão (colocada pela bomba de ar); o 2° foguete, que ocorre a reação química entre o Vinagre (CH3COOH) e o Bicarbonato de sódio (calcular as medidas por cálculos estequiométricos); e, o 3° no qual ocorre uma combustão a base de álcool e fogo. A partir disso, nos dias 10, 11 e 12 de maio, ocorreram as oficinas de foguete, os quais foram realizadas pelos bolsistas. Os materiais utilizados, como: garrafas pets, papelão, tesoura, fita durex, balão, tintas para colorir e canetinhas; foram solicitados aos alunos e cada grupo ficou responsável por levar o seu material.


Resultado e discussão

Para execução da oficina de foguete, foi realizado a divisão das turmas em grupos de acordo com a quantidade de alunos, aproximadamente 30 alunos por turma. Com isso, participaram da oficina 10 turmas (5 no turno da manhã e 5 no turno da tarde). No primeiro momento, os alunos foram direcionados ao laboratório de ciências da instituição, onde ocorreu uma breve apresentação e explicação da atividade em slide, acerca de conteúdos como: a importância do foguete e a sua funcionalidade, as disciplinas que englobam o estudo do foguete reciclável e como a oficina iria funcionar. Em segundo, ocorreu a confecção do foguete, onde os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver um protótipo de foguete reciclável com garrafas PETs. Observou-se o maior interesse dos alunos durante a oficina no aprimoramento e confecções dos foguetes que pudessem ser mais resistentes, percorressem maior distância. De modo, a oportunizar maior procura em realizar outras atividades que envolveram a disciplina, como foi o caso da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), onde há competições de foguetes feitos de garrafa PET, para representação escolar. O terceiro momento ocorreu o lançamento dos foguetes. Os grupos foram encaminhados para uma área aberta, onde fica localizada uma quadra abandonada, de modo a prevenir ocorrência de acidentes. Dessa forma, para o lançamento, foi organizado o local, com dois apoios de madeira, onde foi possível posicionar o protótipo. E, após posicionado, com o manuseio de uma bomba de ar, foi injetado a pressão no interior do foguete para seu lançamento no ar.




Confecção de foguete

momento de confecção dos foguetes utilizando \r\nmateriais recicláveis

Conclusões

A oficina foi criada para os alunos do primeiro ano do ensino médio, com o objetivo de melhor aproveitamento da aula, ou seja, na praticidade acredita-se que para disciplinas complexas como ciências exatas, o índice de aproveitamento é mais bem desenvolvido quando o aluno passa a praticar. Além disso, teve a intenção de englobar a disciplina “PIE” projeto integrador de ensino, parte do novo ensino médio.


Agradecimentos

Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela oportunidade em poder vivenciar a docência a partir do PIBID. Ao meu coordenador, supervisora e orientador pela minha inserção dentro das atividades curriculares. E por fim, à minha família.


Referências

LIMA, M; ARAUJO, J. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Rev Edu Publica, v. 21, n. 23, junho de 2021. Disponível em: < https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem>. Acesso em 28 de ago. 2023.

MENDONÇA, Z. Metodologias ativas de ensino aprendizagem: considerações sobre problemas, projetos e instruções. Rev Edu Psicologia e Interfaces, v. 2, n. 3, p.57-70, Set/Dez, 2018. https://doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v2i3.155.

XAVIER et al. Foguete de Garrafa PET como ferramenta para o ensino de física. Revivale, v.2, n. 1, out. 2021/jan.2022. Disponível em:< https://revivale.ifnmg.edu.br/index.php/revivale/article/view/83>. Acesso em 28 de ago. 2023.

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