Construindo Conhecimento sobre Saneamento Básico: Dinâmica Interativa para Alunos do Ensino Médio

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Barbosa, M.S. (UFVJM) ; Silva, L.R. (UFVJM) ; Pereira, M.S.C. (UFVJM)


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo promover o conhecimento sobre saneamento básico e educação ambiental aos alunos da Escola Estadual Juvêncio Martins, oferencendo uma maneira descontraída de trabalhar com o tema. Fez-se uma dinâmica de perguntas e respostas para serem trabalhadas em grupo. Foram ofertados brindes e o presente trabalho ocorreu de forma positiva. Observou-se que os alunos puderam refletir sobre as problemáticas ambientais atinentes ao tema abordado no contexto em que estão inseridos. Possibilitou o desenvolvimento mais aprofundado sobre as situações do cotidiano e as consequências interligadas, fazendo-os repensar nos devidos cuidados e comportamentos, buscando mais conhecimento e contribuindo com a redução dos impactos relacionado à falta de educação ambiental.


Palavras Chaves

educação ambiental; escolas; qualidade de vida

Introdução

A implantação e utilização correta do saneamento básico é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população (ZOMBINI; PELICIONI, 2014). O descarte incorreto do esgoto e o consumo de água não tratada são causas de várias doenças provenientes de organismos patogênicos que se proliferam em ambientes insalubres. A falta de saneamento contribui para o aumento de epidemias, expondo a população a vírus e bactérias que desencadeiam enfermidades potencialmente fatais. Grande parte das doenças associadas à precariedade do saneamento básico é causada por cistos, larvas ou parasitas provenientes de fezes e fluidos humanos a que a população de baixa renda está constantemente em contato (GUIMARÃES; CARVALHO; SILVA, 2007; BRASIL, 2019). Um agravante atual é o surgimento da pandemia causada pela Coronavirus disease 2019 (COVID-19), enfermidade causada por um agente da família dos coronavírus (LI, Q. et al., 2020; LI, J. et al., 2020). É sabido que efluentes hospitalares e esgoto doméstico podem conter este vírus, caso sejam lançados nos rios sem tratamento adequado, possibilitando a disseminação por meio do esgoto. Conforme pesquisas recentes realizadas no período de janeiro a março de 2020 por pesquisadores chineses, durante a pandemia decorrente da COVID-19, detectou-se o novo coronavírus em amostras de fezes de 98 pacientes. Mesmo após cerca de 5 semanas, o RNA do vírus foi detectado nas fezes dos pacientes (YEO, C.; KAUSHAL; YEO, D., 2020). Logo, a transmissão fecal-oral deste novo coronavírus ocorre conforme verificado em outros casos de vírus. A contaminação de recursos hídricos através do descarte errôneo de efluentes representa grandes riscos à saúde pública devido a relação intrínseca entre a qualidade da água e as enfermidades acometidas à população mais carente (OMS, 2006). Tais problemas são oriundos do atendimento precário dos serviços de saneamento básico e/ou além da utilização inadequada dos mesmos (LIBÂNIO; CHERNICHARO; NASCIMENTO, 2005). Razzolini e Günther (2008) ressaltam que o processo de transmissão de doenças infecciosas é complexo, uma vez que existem diversos fatores determinantes. A qualidade da água consumida pela população pode ser melhorada através de atitudes e comportamentos da comunidade local onde os corpos hídricos estão inseridos. Sendo assim, torna-se fundamental educar constantemente a população no sentido de conscientizar a sociedade sobre os problemas gerados decorrentes da falta ou má utilização dos recursos relacionados ao saneamento. Sabe-se que a educação é a base que sustenta as transformações e avanços de uma sociedade. O investimento na educação ambiental é uma forma de alertar e conscientizar a população sobre as inúmeras vantagens oferecidas por um meio ambiente sadio e equilibrado (PAGANINI, 2014). Percebe-se que somente o domínio das tecnologias e a execução de obras de saneamento básico não são suficientes para promover saúde e bem- estar à população. O Brasil, mesmo apresentando grande vantagem ambiental, ainda sofre com a utilização incorreta de recursos relacionados ao saneamento, pagando caro por esta má educação. O saneamento básico compreende o conjunto de serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo e drenagem de águas pluviais, além da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos (BRASIL, 2007). Essas atividades são essenciais para a população e são definidas na Lei nº 11.445/07, tendo entre os seus princípios básicos a universalização do acesso e a integralidade desses serviços (BRASIL, 2007). A questão ambiental se revela como um tema de elevada pertinência na contemporaneidade, requisitando uma abordagem aprofundada por meio de introspecções e estratégias educacionais. Isso se deve à imperativa necessidade de atender às exigências da população impactada. O propósito inerente a este estudo consistiu na concepção e condução de atividades lúdicas intrinsecamente relacionadas ao campo da educação ambiental e saneamento básico. De maneira concomitante, esse intento contemplou a elaboração de práticas pedagógicas e a realização de uma meticulosa coleta de dados. Tais ações didáticas não apenas facultaram aos discentes uma apreensão mais abrangente das problemáticas correlacionadas à interação humana com o ambiente circundante, mas também elucidaram o papel de responsabilidade que recai sobre eles.


Material e métodos

O trabalho foi realizado na Escola Estadual Juvêncio Martins em Unaí/MG com o desenvolvimento de uma dinâmica sobre o tema saneamento básico com alunos do ensino médio. Houve a participação de 4 turmas, totalizando 38 alunos. Cada turma formou um círculo no jardim da escola e a atividade foi aplicada no horário correspondente de cada turma, com duração de 40 minutos cada. O desenvolvimento da dinâmica ocorreu da seguinte forma: foram separadas duas caixas de sorteio, uma contendo perguntas e outra para pagarem micos (caso errassem), tudo impresso em frases e em folha A4. Logo, assim que se formou o círculo, seguiu-se uma ordem do primeiro ao último aluno. Quando o aluno acertava a resposta da questão, ele ganhava um brinde, caso errasse, a pergunta era devolvida para a caixa, para ser sorteada novamente por outro aluno, e ele teria que retirar um mico da outra caixinha de sorteio. Após pagar o mico, o aluno também ganhava um brinde. Isso fez com que a participação fosse positiva, contribuindo para a execução da dinâmica. As questões propostas aos alunos foram: 1-Jogar lixo na rua entope os bueiros e com as chuvas podem provocar? 2-Recolher e separar os materiais que podem ser reutilizados ou reciclados, é denominado? 3-Reaproveitamento de latas, garrafas plásticas e vidro, é denominado? 4-Toda sobra de alimento pode ser reciclada e utilizada como adubo é denominado? 5-Usar os dois lados da folha de papel e reaproveitar embalagens descartáveis para outros fins são exemplos de? 6-Época de chuva que ocorrem muitas enchentes esta doença tem um grande risco de aparecer e está associada a urina de um determinado animal. 7-Evitar nadar em lagoas é uma medida de prevenção desta doença. 8-Lavar os alimentos para proteger de contaminação por Escherichia coli é uma medida de prevenção da? 9-A eliminação de criadouros como calha d'água entupida e água parada podem evitar quais doenças? 10-O ciclo da água é o mecanismo responsável por renovar a disponibilidade de água no planeta. Esse ciclo biogeoquímico consiste na transformação e circulação da água pela natureza através? 11-Como sabemos, a água é necessária para o bom funcionamento do corpo humano. São funções da água no organismo? 12-O que é água destilada? 13-O que é água mineral? 14-A chuva ácida é originada da emissão de poluentes na atmosfera, como os dióxidos de enxofre e nitrogênio, que, em contato com o vapor de água, produzem os ácidos sulfúrico e nítrico. Dentre os muitos problemas causados pela chuva ácida, está a poluição nos reservatórios de água potável. Essa afirmativa é verdadeira ou falsa? 15-A motivação principal das investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta? 16-Poluição sonora é caracterizado como um crime ambiental? 17-Cite um problema ambiental provocado pela mudança climática 18-É um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.


Resultado e discussão

Após a divisão dos alunos do ensino médio em grupos, a atividade foi aplicada, conforme observado na Figura 1. De acordo com a Tabela 1, as questões 1, 2, 3, 14 e 18 relacionadas a enchentes, coleta seletiva, reciclagem, chuva ácida e desmatamento, respectivamente, não houve nenhuma porcentagem de erro, o que significa ótimo domínio dos alunos sobre os assuntos. A falta da participação da população em ações como coleta seletiva e reciclagem podem contribuir para o aumento de enchentes. Como o desmatamento tem crescido no Brasil, é importante que os alunos tenham conhecimento sobre o assunto e possam contribuir com ações para amenizar as problemáticas decorrentes desta questão. As questões 4, 9, 15 e 16 (Tabela 1) estavam relacionadas à compostagem, doenças relacionadas com a falta do saneamento, importância da água e crime ambiental, respectivamente. Para estas, o índice de acertos foi de 50% ou mais. Segundo o InfoDengue Fiocruz (BRASIL, 2022), em janeiro de 2022 o Brasil registrou mais de 700 mil casos de dengue, superando o total do ano anterior. Para a pesquisadora Andrea Sobral, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (BRASIL, 2022), o grande aumento do número de casos de dengue já configura um surto da doença em todo o território nacional. Com isso, o conhecimento dos alunos sobre esse problema, que está relacionado a uma das questões, é fundamental para ajudar a combater o foco da dengue. Desta forma, torna-se necessário aprofundar essa questão com os alunos em sala de aula, visto que não apresentou 100% de acerto. Conforme relatado em estudos realizados por Di Domenico e colaboradores (2023), esse tópico sobre saneamento é de profunda relevância para os cidadãos, uma vez que é instrumental para a melhoria da qualidade de vida. Desse modo, ainda que em escala modesta e gradual, o envolvimento direto com os alunos no âmbito escolar desempenha um papel construtivo no processo de aprendizagem, contribuindo para uma orientação mais eficaz em relação aos direitos e obrigações que lhes competem. Isso ressalta a importância da adoção de uma perspectiva crítica em todas as facetas que o âmbito do saneamento básico abarca, bem como sua íntima relação com o contexto social e ambiental circundante. As questões 5, 7, 10 e 13, conforme observado na Tabela 1, estavam associadas à reutilização de materiais, doenças relacionadas com o saneamento, importância da água na natureza e definição de água. Para estas questões ocorreram menos de 50% de acertos. Já os conteúdos das questões 6, 8, 11 e 17, relacionadas também a doenças ligadas ao saneamento, importância da água e problema de questões ambientais, não houve nenhum acerto por parte dos alunos. Tal fato é preocupante e deve ser discutido com os alunos de forma mais aprofundada, uma fez que influencia na qualidade de vida e saúde da população de modo geral. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 25 milhões de pessoas no mundo morrem por ano em virtude de doenças transmitidas pela água, como cólera e diarréias. Certamente a água utilizada para abastecimento doméstico deve manter características sanitárias e toxicológicas adequadas, como estar ausente de organismos patogênicos e substâncias tóxicas, para evitar danos à saúde e ao bem-estar do homem. Por isso é fundamental o conhecimento sobre a água, pois além de contribuir para o abastecimento, tem diversas funções na natureza, responsável pela manutenção da vida e todo o equilibrio de um ecossistema. Este deve ser um ponto crucial a ser trabalado com os respectivos alunos em futuras atividades escolares. Pesquisas realizadas por Barbosa e colaboradores (2023) demonstraram que estudantes do ensino médio não demonstravam interesse significativo na temática sobre saneamento básico devido à escassez de informações que levava a um estado de desconhecimento. No entanto, as atividades desenvolvidas por estes pesquisadores no ambiente escolar desempenharam um papel positivo na ampliação e aprimoramento do processo educativo dos alunos. Um aumento discernível tanto no nível de compreensão quanto na apreensão do conteúdo referente à educação ambiental tornou-se evidente a partir dessas iniciativas, juntamente com um discernimento mais aguçado em relação à vitalidade das medidas de saneamento básico para o bem-estar coletivo.

Figura 1. Organização dos alunos em grupos.



Tabela 1. Índice de acertos dos alunos do ensino médio sobre questões



Conclusões

Conclui-se que o trabalho contribuiu positivamente para o conhecimento dos alunos participantes, pois foi notório o empenho e a satisfação ao participar da dinâmica proposta, destacando como eficiente a metodologia abordada. Uma abordagem integrada de saneamento básico e educação ambiental é essencial para promover comunidades saudáveis e sustentáveis, garantindo não apenas o acesso a condições de vida dignas, mas também cultivando a conscientização necessária para a preservação a longo prazo dos recursos naturais. Portanto, há certos conceitos que ainda necessitam ser abordados com os alunos, visando a ampliação de seu acervo de conhecimentos e, consequentemente, a promoção de alterações comportamentais propensas a prevenir diversas problemáticas. Dentre tais questões, destacam-se as relativas à compreensão do conceito da água e às enfermidades correlatas. Para estes discentes, a importância reside não apenas na influência sobre a esfera da saúde e a qualidade de vida, mas também na relevância do tema como componente frequente em exames de desempenho escolar, como é o caso do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim, justifica-se a necessidade de uma exploração mais abrangente durante o período do ensino médio.


Agradecimentos

Ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) pela bolsa institucional concedida pela UFVJM/Proexc e à Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira.


Referências

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