Relato de experiência sobre o uso de Podcasts: uma forma de promover ludicamente o ensino e a aprendizagem de química

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Santos, J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS ARAPIRACA) ; da Silva, J.R.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS ARAPIRACA) ; Gomes, A.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS ARAPIRACA) ; Silva, M.M.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS ARAPIRACA) ; Silva, T.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- CAMPUS ARAPIRACA)


RESUMO

Este trabalho é um relato de experiência sobre a elaboração de podcasts como ferramenta educacional para o ensino e aprendizagem da química. A construção da proposta baseou-se na discussão dos elementos químicos, a partir da leitura do livro “A Tabela Periódica”, do escritor e químico italiano Primo Levi. Serão analisados os relatos dos alunos que produziram os podcasts em discurso indireto. Foi possível identificar que ainda há resistência na implementação de novas ferramentas de ensino e aprendizagem por parte dos estudantes, no entanto, durante o envolvimento com elas, estes a relatam como uma atividade positiva para viabilizar a compreensão dos assuntos abordados. Constatou-se a potencialidade dos podcasts como ferramenta educacional digital para ensinar e aprender química.


Palavras Chaves

podcasts; ensino de química; recursos digitais

Introdução

O uso de podcasts no ensino e aprendizagem da química tem se mostrado como uma ferramenta didática significativa para a discussão e construção do conhecimento químico por parte dos estudantes, especialmente com o desenvolvimento de novos Recursos Educacionais Digitais (REDs), cada vez mais presentes nas salas de aula (LEITE, 2022). Como se sabe, dentro do ensino (não só de química, mas das ciências, em geral) há uma concepção basilar, porém fundamental, de que é necessário conhecer a matéria a ser ensinada (CARVALHO, 2011). Do mesmo modo, para a construção dos podcasts, o domínio do conhecimento químico que irá ser trabalhado nos episódios é fundamental para que a ferramenta, de fato, contribua para a aprendizagem dos conceitos químicos (LEITE, 2022). Este trabalho é um relato de experiência sobre a elaboração de podcasts como ferramenta educacional que visa melhorar o processo de ensino e aprendizagem da química, a partir da discussão sobre os elementos químicos, através da leitura do livro “A Tabela Periódica”, do escritor e químico italiano Primo Levi. O objetivo do uso de podcasts no ensino de química é proporcionar aos alunos experiências de participação ativa durante a construção do conhecimento, visto que eles podem aprender e explicar informações de forma oralizada, discutir tópicos relevantes e até mesmo entrevistar outros alunos ou especialistas da área, além de aprimorar seu vocabulário científico e promover uma reflexão crítica sobre os temas abordados.


Material e métodos

A proposta de construção de podcasts para o ensino de química foi realizada na Universidade Federal de Alagoas–Campus de Arapiraca, no curso de licenciatura em Química, durante uma atividade na disciplina Leitura e Produção de Texto no Ensino de Química, ofertada no 3° período. Os materiais utilizados para a elaboração dos podcasts foram os seguintes: aparelhos celulares, aplicativos para gravação de áudios, computadores, software para edição de áudio e uma plataforma na qual os episódios do podcast pudessem ser compartilhados mq plataforma Spotify. A turma com vinte e três (23) estudantes foi dividida em dez (10) duplas e um (1) trio. Os grupos tiveram um prazo de trinta (30) dias para a produção completa dos episódios, referente a um dos capítulos do livro “A Tabela Periódica”. A produção ocorreu em três etapas previstas por Leite (2022), a saber: (1) a pré-produção, onde os estudantes tiveram que ler o capítulo do livro e escrever o roteiro; (2) nessa etapa foi realizada a reunião dos participantes em grupo para a gravação dos episódios, e, por fim; a (3) pós- produção, realizando a edição das gravações e a publicação do episódio na plataforma mencionada. A etapa final ficou sob a responsabilidade de um aluno e fez a edição padronizada e a publicação na plataforma mencionada na qual é assinante. Por fim, os autores deste trabalho realizaram uma entrevista semiestruturada com os estudantes que protagonizaram os podcasts, com o seguinte questionário base: Como foi proposta a ideia dos podcasts para a disciplina? Como foram produzidos? Quais destaques (positivos e negativos) podem ser feitos? Os relatos de quatro alunos, escolhidos de modo aleatório, serão transcritos e analisados. Para preservar a identidade dos participantes, usar-se-á uma letra em ordem alfabética.


Resultado e discussão

Foram produzidos onze (11) episódios com duração média de 10 minutos cada, os quais foram publicados em maio de 2023. Inicialmente, seriam realizados resumos escritos dos capítulos, no entanto aluno A teve a sugestão de utilizar o podcast, mas houve certa resistência quanto a aceitação dos demais, havendo divergência com a literatura analisada (LEITE, 2022; LEITE, 2012), onde é relatado uma grande aceitação por parte dos alunos. Essa informação é corroborada pela fala dos alunos B, C, e D, que expressaram a falta de familiaridade com os recursos educacionais digitais ou conhecimento técnico de como produzi-los. Apenas o aluno F mencionou ter gostado da proposta. Os alunos B e C relataram dificuldades encontradas em relação à conexão de internet, aparelhos inadequados ou com limitações para a gravação e edição, mas que, após finalizar, reconhece alguns pontos positivos, como poder regravar o material quando percebia ter cometido algum erro – seja técnico, como dicção das palavras, ruídos externos e perda dos arquivos gravados; seja teórico, como definições científicas, nome de substâncias, reações etc. O aluno D fez um relato semelhante, acrescentando que foi importante revisar a gravação antes de enviar para a edição, pois percebeu que cometeu erros semelhantes aos alunos B e C. Essa dificuldade relatada pode estar associada a uma escassez encontrada nas escolas dos municípios alagoanos em relação a equipamentos que possibilitem essa interação com novas tecnologias no ensino de química, mas que estão em contínuas melhorias (LEITE, 2015). Ademais, há nos relatos dos participantes um aspecto importante dos podcasts que é o aprendizado de forma ubíqua, que, como aponta Leite (2022), possibilita o aprendizado independente do local, bastando o acesso aos episódios.

Conclusões

O uso dos podcasts mostrou-se mostrado promissor no ensino de Química, despertando o interesse dos alunos e gerando discussões entre os mesmos, pois a colaboratividade na atividade contribuiu no aprendizado. O manuseio de áudios permite aos estudantes melhor abordagem dos conteúdos. Mas existem algumas limitações, pois nem todos os alunos têm conexão à internet ou a aparelhos adequados. Por fim, o uso de podcasts como ferramenta educacional digital tem potencialidade para dinamizar o processo de ensino e aprendizagem da química e colaborar para o fortalecimento do conhecimento químico.


Agradecimentos

Agradeço a Universidade Federal de Alagoas - Campus de Arapiraca, instituição da qual faço parte


Referências

LEITE, B. S. Podcast para o ensino de química. Química Nova na Escola (online), v. 45, pp. 101-108, 2022.
http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/EQM-3-22.pdf
LEITE, B.S. Elaboração de Podcasts para o Ensino de Química.XVI ENEQ/X EDUQUI, 2012.
http://www.eneq2012.qui.ufba.br/modulos/submissao/Upload/42857.pdf
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. Cortez, 2011.

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