ÁREA
Ensino de Química
Autores
Reis, A.S. (UFPA) ; Guedes, A.S. (UFPA) ; Coelho, S.M. (UFPA) ; Brandão, I.P. (UFPA)
RESUMO
Trata de um procedimento experimental, para alunos do 1º ano/9 de uma escola privada no distrito de Icoaraci, estudando a interdisciplinaridade entre química e biologia, onde foi produzido um desinfetante caseiro, com a justificativa: estimular o ensino da química para os alunos do ensino fundamental, no objetivo especifico: mostrar as reações e misturas de compostos químicos, tendo o objetivo geral: fazer com que os alunos confeccionem seus próprios rótulos, estimulando a imaginação e criatividade, integração disciplinar, através da unidade temática: vida e evolução do BNCC. Conclui-se que a atividade proposta foi bem desenvolvida e tendo um resultado positivo, por apresentar as contribuições de um trabalho a partir de intervenções didáticas.
Palavras Chaves
Ensino da química; Ensino fundamental; Produtos de limpeza.
Introdução
AULER, DELIZOICOV apud [2001] O ensino de ciências pode contribuir para, desde cedo, despertar a apreciação e o gosto pela ciência, mas também e, principalmente, contribuir para a formação da cidadania, de modo que as pessoas desenvolvam atitudes, valores sociais e capacidade para compreender, julgar e participar de processos decisórios que envolvam questões científicas e tecnológicas Segundo SILVA [2018], buscar conhecimentos a respeito do que está ao nosso redor, na vivência do cotidiano, onde a química está presente e como ela acontece, são questões que devem ser entendidas para que se possa ter uma base e uma visão crítica sobre a importância de se estudar essa disciplina. Essa pesquisa foi baseada no artigo de SILVA [2018], onde apresenta componentes estruturais para experimento adaptado e também buscando os objetivos educacionais delineados pela BNCC. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi a confecção de um desinfetante caseiro com a turma de 09 alunos de 1º ano/9 de uma escola privada do distrito de Icoaraci localizado no município de Belém/PÁ, apresentando os conceitos básicos da química, utilizando exemplos que ocorrem no dia a dia, envolvidos nas reações de misturas e aspectos relacionados à saúde coletiva e hábitos de higiene. Todo o processo de elaboração deste trabalho pode ser utilizado como forma de mostrar e experimentar reações e mistura dos compostos tendo a inserção da química de forma interdisciplinar no currículo dos alunos de ensino fundamental I o que favorece a melhoria do ensino e aprendizagem contribuindo também para consolidação da consciência socioambiental dos alunos.
Material e métodos
O trabalho foi ministrado nestes seguintes tópicos: Apresentação do experimento e diálogo com as crianças: Introdução do experimento abordando a importância da higiene na sala de aula. Discussão sobre a utilidade do desinfetante e dos materiais de limpeza. Exploração do conteúdo do rótulo dos produtos de limpeza e sua relevância cotidiana. Breve introdução a temas relacionados ao assunto. Estímulo à criatividade e socialização: Estímulo à criatividade e imaginação dos alunos na construção dos rótulos individuais. Socialização das informações sobre os produtos escolhidos, incluindo nome, finalidade e cuidados. Realização da oficina de desinfetante caseiro: Lista de materiais utilizados: detergente, álcool, vinagre, essência, corante, água e garrafa pet. Preparo da mistura dos ingredientes dentro da garrafa pet, incluindo a adição de corante. Funções dos componentes: água como solvente, essência para aroma, corante para coloração, detergente, vinagre e álcool como agentes bactericidas. Distribuição de amostras do desinfetante produzido para cada aluno. Confecção, pelos alunos, de um roteiro de produção do desinfetante em seus cadernos. Estímulo à produção do desinfetante em casa, junto com os pais, utilizando o roteiro elaborado. O projeto envolveu etapas de sensibilização sobre higiene e produtos de limpeza, incentivando a participação ativa dos alunos na criação de rótulos personalizados e na fabricação de desinfetante caseiro. Além de promover o aprendizado prático, o trabalho buscou conscientizar os alunos sobre a importância da limpeza, higiene e compreensão dos produtos utilizados no dia a dia. Ao final foi entregue uma amostra do desinfetante produzido em sala, para cada aluno e o roteiro da produção do desinfetante foi confeccionado pelos alunos no caderno para que eles possam também produzir em sua casa junto com seus pais.
Resultado e discussão
Durante a conversa realizada com a professora interdisciplinar, os alunos
ficaram entusiasmados quando se falou que iriam realizar um experimento acerca
da temática proposta na habilidade EF01CI03B da Base Nacional Comum Curricular -
BNCC, onde os mesmos relataram nunca ter tido esse tipo de aula, despertando o
interesse pela disciplina química.
No decorrer da atividade surgiram várias perguntas, partindo de conhecimentos
prévios, dos alunos com o tema, facilitando a interação e maior conhecimento do
conteúdo.
Na produção do desinfetante, chamou muita atenção dos alunos, pois era a
primeira vez que estavam vendo a química na prática, houve perguntas sobre as
misturas de cores, para o que servia determinado elemento que colocamos na
substância, como porque cada ingrediente mudar a coloração, o que possibilitou a
explicação prática sobre solvente, soluto, reações químicas etc. Os resultados
dessa prática foram mostrados aos pais dos alunos, através de fotos e relatos
dos discentes sobre a aula e a importância econômica da produção de material de
limpeza de baixo custo.
Essa atividade mostrou ser uma estratégia metodológica eficiente e eficaz, que
estimulou a curiosidade e o interesse ao tema abordado, através de uma forma
lúdica e participativa para a unidade temática: vida e evolução do BNCC.
THIESSEN refere as ideias de Paulo Freire de 1987 sobre
interdisciplinaridade. Segundo Freire, a interdisciplinaridade é um processo
metodológico em que o conhecimento é construído pelo indivíduo através de sua
relação com o contexto, a realidade e a cultura. Esse conceito é expresso por
meio de dois movimentos dialéticos: primeiro, a problematização da situação, que
revela a realidade, e segundo, a sistematização dos conhecimentos de maneira
integrada. Em resumo, a interdisciplinaridade envolve a abordagem de temas de
forma integrada, considerando a relação entre diferentes áreas do conhecimento e
o contexto do sujeito.
Resultado da confecção do desinfetante caseiro
Turma do 1º ano/9 do ensino fundamental
Conclusões
A atividade proposta teve seu objetivo atingido, por apresentar as contribuições de um trabalho a partir de intervenções didáticas, colocando em prática a interação dos alunos e despertar o interesse. Saindo do método tradicional de ensino para um método lúdico, participativo e estimulador para os discentes. O tema abordado associou a saúde coletiva aos hábitos de higiene, como ação preventiva ou de manutenção da qualidade de vida dos indivíduos. Além de discutir questões econômicas. Portanto as ações lúdicas fazem com que os assuntos de ensino fundamental podem ser desenvolvidos de forma simples e eficaz, fazendo com que as crianças tenham um pensamento crítico acerca dos fatores do seu cotidiano.
Agradecimentos
Agradeço ao Dr. Aureliano Guedes pela orientação e disponibilidade. Agradeço pela Escola Momento do Saber pela oportunidade de executar o experimento. Agradeço também a UFPA CAMPUS ANANINDEUA e a Faculdade de Química- FAQUIM
Referências
AULER,D, DELIZOCOV, D Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1): 1-13,Jul-Dez.,2001
SILVA, T.M.L, SANTOS,A.C.F, SÁ, C,L,S,G Produtos De Limpeza: Uma Abordagem Quimica Sobre Os Produtos Utilizados No Cotidiano. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID8612_17092018194418.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2023.
THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação. Santa Catarina, 13(39):545-554, set./dez,2008