O USO DO JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA ABORDAR OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR RESÍDUOS PLÁSTICOS NA ÓTICA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Silva, W.E.L. (UFRPE-UAST) ; Silva, G.B. (UFRPE-UAST) ; Ferraz, L.S. (UFRPE-UAST) ; Silva, D.T.B. (UFRPE-UAST) ; Diniz Jr., A.I. (UFRPE-UAST) ; Figueirôa, J.A. (UFCG)


RESUMO

Este estudo analisou uma ação de ensino que abordou a importância da reciclagem do plástico e seu impacto ambiental, realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio em um Instituto Federal de Pernambuco, com o objetivo de avaliar os benefícios dessa ação de ensino em relação às questões sociocientíficas (QSCs) relacionadas ao tema em questão. A pesquisa foi conduzida utilizando métodos qualitativos, coletando dados por meio da aplicação de um questionário e utilizando o júri simulado para incentivar a argumentação e criticidade dos alunos. Os resultados mostraram que eles têm consciência dos riscos envolvidos nessa problemática e conseguiram relacionar termos científicos às questões sociais. Além disso, o uso do júri se mostrou eficiente para estimular o conhecimento acerca das QSCs.


Palavras Chaves

QSCs; Reciclagem; Impactos ambientais

Introdução

A importância da abordagem das QSCs no âmbito escolar, trabalha no contexto social situações de interesse coletivo proporcionando a participação do indivíduo em tomadas de decisões bem como resolução de problemas, onde estes, podem estar voltados a aspectos políticos, científicos, ambientais dentre outras vertentes. Sendo assim, Ramsey (1993), Watts et al. (1997) e Pedretti (2003), propõem a abordagem de QSCs como uma forma de tratar, na prática dos professores, temas como natureza da ciência e da tecnologia, raciocínio ético- moral, reconstrução sociocrítica, ação responsável e sustentabilidade. Essa abordagem em sala de aula, proporciona o conhecimento a partir de questões sociais, uma vez que, coloca os sujeitos como responsáveis pela manutenção do bem estar geral, ou seja, induz a pensarem coletivamente de forma crítica. Assim, essas questões englobam diversos assuntos que promovem uma formação na qual o aluno irá aplicar no seu cotidiano, visto que, estudos recomendam a inclusão das QSCs no ensino de conteúdos escolares pois abrangem controvérsias relacionadas ao conhecimento científico atual onde cria uma relação entre as experiências sociais dos alunos e seus conhecimentos curriculares que colabora para a transformação do ambiente ao seu redor (CIOFFI, A. B. P.; ALBRECHT M. P. S. 2017). A abordagem da “importância da reciclagem do plástico e seu impacto no meio ambiente” está voltada para conscientizar sobre a necessidade de reciclar o plástico e os benefícios que essa prática traz para reduzir os impactos negativos no meio ambiente. Em que a reciclagem do plástico ajuda a diminuir a quantidade de resíduos plásticos em aterros sanitários e lixões, evitando a contaminação do solo, da água e do ar. Além disso, a reciclagem também contribui para a economia de recursos naturais, a redução da emissão de gases de efeito estufa e a conservação da biodiversidade (ANDRADY, A. L. 2017). O descarte de plásticos tem aumentado junto com a sua produção, e esse tipo de resíduo não se decompõe biologicamente, apenas se degrada mecanicamente quando exposto ao sol. Isso faz com que os objetos de plástico se fragmentem em partículas cada vez menores, que acabam se espalhando por todos os ambientes naturais. É comum encontrar plásticos de diversos tamanhos, desde áreas costeiras urbanas até ilhas remotas e desertas no meio dos oceanos, ou mesmo boiando em alto-mar (ARAÚJO, M. C. B. & CAVALCANTI, J. S. S. 2016). Ademais, o plástico é um componente presente em muitos produtos e um uso comum são as sacolas plásticas, que nem sempre são descartadas corretamente, no qual na atual sociedade, as embalagens são vistas como parte integrante do produto e são disponibilizadas de forma fácil pelo comércio; onde elas trazem praticidade aos consumidores, sendo amplamente utilizadas para transportar compras e acondicionar lixo (VIANA, 2010). Levando-se em consideração a necessidade de conscientização ecológica em todas as esferas sociais e os impactos ambientais negativos, gerados pelo consumo excessivo e pela falta de preocupação do indivíduo enquanto parte integrante do meio ambiente, torna-se fundamental a adoção de medidas que possam agregar e gerar resultados positivos ao processo de preservação ambiental, como a tentativa de redução na geração de resíduos decorrentes do processo de consumo e o descarte correto dos produtos em que essa alternativa está voltada para manter a preservação do meio ambiente.(Corrêa, Silva & Melo, 2010). Visando a questão do descarte incorreto, coube abordar o tema “a proibição do uso de sacolas plásticas’’ por meio do júri simulado como metodologia buscando a conscientização, o estímulo à criticidade e tomada de decisões, considerando a capacidade de argumentação dos alunos do 1ª ano do ensino médio do curso de logística de uma instituição federal de ensino médio técnico em Pernambuco, onde o uso do júri simulado se mostrou eficiente para tal abordagem permitindo assim, que os alunos pesquisem, argumentem e desenvolva suas habilidades para tomada de decisão sobre assuntos que envolve a sociedade como um todo, além de proporcionar o conhecimento voltado a disciplina de química no assunto de misturas e substâncias onde é possível relacionar a problemática com a região em que vivem. Dessa maneira, o júri simulado permite que os alunos se coloquem no lugar de cidadãos responsáveis e defensores de uma causa sustentável. Eles têm a oportunidade de expressar opiniões diferentes e propor alternativas sustentáveis, desenvolvendo habilidades de tomada de decisão e contribuindo para a formação de um indivíduo ativo na sociedade. Além disso, ajuda a contextualizar o aprendizado de conceitos, fortalece o pensamento crítico e a habilidade de argumentação dos alunos, e promove a participação e a formação de relações sociais. (MARTÍNEZ, L. F. P. A. 2012).


Material e métodos

A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, onde os sujeitos eram alunos do 1° ano do ensino médio de uma Instituição Federal de ensino técnico em Pernambuco os quais foram identificados por categorias nomeados como aluno E1 a E19. Em que esta pesquisa buscou abordar questões sociocientíficas relacionadas a sua região de vivência tendo como tema central a importância da reciclagem do plástico e seu impacto no meio ambiente. Assim, a coleta de dados foi de cunho comparativo das respostas analisadas, as quais foram coletadas através de um questionário impresso e entregue em sala de aula. Desse modo, discutiu-se sobre o tema: “ A importância da reciclagem do plástico e seu impacto no meio ambiente, uma questão sociocientífica’’, onde o questionário foi produzido baseando nesta temática onde visou analisar a criticidade e a opinião acerca de um questionário com 5 perguntas entregue a cada um, as quais estavam focadas no assunto de substâncias, enfatizando os impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto dos plásticos. Diante disso, trabalhamos essas questões por meio do júri simulado abordando o tema controverso, “ a proibição do uso de sacolas plásticas’’. No primeiro momento, dividimos a sala em dois grupos, onde seriam responsáveis por argumentarem contra e outro a favor, o grupo a favor sugeriram criar um grupo de químicos e de biólogos para formar argumentos voltadas para essas áreas. Um terceiro grupo foi formado para formar a banca de jurados que ficaram responsáveis por tomar uma decisão sob critérios éticos, científicos e sociais como também analisar os argumentos expostos. O prazo estipulado para organização da pesquisa e formação dos argumentos foi de uma semana, onde sugerimos a leitura de artigos científicos e noticiários via televisão e internet para assim, produzirem argumentos resistentes. Com a aplicação do formulário, visamos incentivar a pesquisa para melhor compreensão dos conceitos e validação dos argumentos. Assim, o formulário aplicado continha as seguintes perguntas: 1) Defina o que é termofixo e termoplástico; De acordo com sua análise, existe apenas um tipo de plástico? Justifique sua resposta; 2) Explique o que é material biodegradável e não biodegradável e explique quais problemáticas o descarte ilegal de materiais (plásticos) podem ocasionar; 3) Na sua cidade, já houve algum desastre ambiental causado por motivos de descartes incorretos de resíduos sanitários? Existe algum ponto de coleta ou mutirões que reciclam materiais não biodegradáveis? 4) Argumente sobre como o plástico está presente na sua vida; 5) Explique de que maneira você pode ajudar na redução do uso de plásticos. Diante disso 19 alunos conseguiram responder todas as questões onde foram escolhidas as respostas mais relevantes para se extrair os resultados e discuti-los, tendo em vista algumas respostas repetidas em um ou mais questionário.


Resultado e discussão

Segundo IWANICKI, L. ZAMBONI, A. (2020) não existe apenas um tipo de plástico, mas sim uma diversidade no qual os plásticos podem ser categorizados em diferentes tipos, como polietileno, polipropileno, PET, PVC, entre outros, cada um com suas características e propriedades únicas. No qual, afirmam que os termorrígidos (termofixo) e termoplástico são dois termos usados para descrever diferentes comportamentos dos plásticos quando expostos a altas temperaturas em que os termoplásticos são materiais que podem ser derretidos repetidamente, como o polietileno e o polipropileno; já os termofixos são materiais que, uma vez moldados e solidificados, não podem ser derretidos novamente. Diante disso, os alunos afirmaram que existem vários tipos de plásticos (PVC, PS, PEAD, PEBD, PET, PP, entre outros) usados na produção de produtos plásticos; e também definiram termofísicos como polímeros com estrutura rígida que não se alteram com o aumento da temperatura,, como por exemplo, poliuretano, poliéster e resinas epóxi, são usados em peças de automóveis, aeronaves e pneus. Por outro lado, os termoplásticos são plásticos formados por polímeros que se unem por meio de interações intermoleculares, resultando em estruturas lineares ou ramificadas, tais como PE, PEAD, PET, PP, PS e PVC. Ademais, em relação à pergunta 2, um material biodegradável é alterado por microrganismos sob condições adequadas (calor, umidade, luz, oxigênio e nutrientes) e se decompõe naturalmente em pouco tempo; já os não biodegradáveis não são decompostos por seres vivos e permanecem no ambiente por um longo período. Diante disso, o descarte ilegal de plásticos pode acarretar problemas, como poluição da água devido ao transporte de plásticos por rios e mares, prejudicando a vida marinha; além do acúmulo de plásticos nos aterros sanitários resulta em ocupação de espaço, contaminação do solo e liberação de gases de efeito estufa durante a decomposição. (FRANCHETTI, S. M. M. & MARCONATO, J. C. 2006). Ademais, de acordo com as respostas, os estudantes afirmaram que os materiais biodegradáveis se decompõem naturalmente ao longo do tempo, enquanto os não biodegradáveis não podem ser decompostos por organismos vivos e assim demorar anos para se decompor, em que essa compreensão demonstra que entenderam as diferenças. Além disso, os afirmaram que o descarte ilegal de plástico pode causar problemas ambientais sérios, como poluição do solo e da água, ameaça à vida selvagem, entupimento de sistemas de drenagem e liberação de substâncias químicas tóxicas. Em relação às questões 3 questionou-se sobre desastres ambientais causados por descartes incorretos de resíduos sanitários na cidade de cada um, onde é importante ressaltar que a poluição causada por resíduos sanitários é uma preocupação global, e a conscientização sobre a necessidade de descarte adequado é fundamental para evitar problemas ambientais e de saúde e ao meio ambiente. Enquanto a outra parte da pergunta foi em relação à existência de pontos de coleta ou mutirões de reciclagem de materiais não biodegradáveis na região onde viviam, em que esses pontos são essenciais para a destinação correta de materiais como plástico, vidro e metal, contribuindo para a preservação ambiental, a redução de resíduos e a promoção da economia circular (GOUVEIA, N. 2012). Ao analisar a resposta dos estudantes em relação à pergunta 3, onde eles se basearam em relação a desastres ambientais causados pela chuva, cuja responderam já ter ocorrido no qual foi em decorrência do entupimento de valas e bueiros causando alagamento e inundações, percebe-se que eles aprenderam sobre a importância do manejo adequado dos resíduos sanitários e dos sistemas de saneamento básico. Eles entenderam que o descarte incorreto desses resíduos pode causar problemas graves, como poluição ambiental, riscos à saúde pública e desastres naturais, como inundações e alagamentos. Eles também reconheceram a relevância da infraestrutura de saneamento básico, como a construção apropriada de valas e bueiros, para prevenir entupimentos e os consequentes problemas decorrentes disso. Em relação a resposta 04, os alunos responderam que havia uma unidade parceira da cidade para o recolhimento dos materiais como a UPMR, fruto de parceria com a prefeitura de Serra Talhada. Também foi possível identificar na mesma, o uso do plástico no dia a dia dos alunos, onde eles identificaram a presença em embalagens de alimentos e em itens de uso diário, como escovas de dentes, utensílios de cozinha e móveis, no qual, o plástico é amplamente utilizado devido à sua versatilidade, durabilidade e baixo custo, alguns alunos também mencionaram o uso de plástico em aparelhos eletrônicos. Assim, as respostas dos estudantes destacaram o uso frequente de sacolas plásticas de supermercado, indicando um alto consumo desses produtos. Na questão 5, aborda-se como ajudar a reduzir o uso de plásticos por meio de diferentes medidas, como escolher produtos sem embalagem plástica, usar sacolas de tecido reutilizáveis e rejeitar produtos de uso único como canudos de plástico; assim os alunos tinham a liberdade de escolher as ações que se adequassem aos seus valores e possibilidades. É importante repensar nossos hábitos de consumo e buscar alternativas sustentáveis para diminuir o impacto negativo do plástico no meio ambiente; no qual vários governos já têm adotado medidas restritivas para combater a poluição causada pelo plástico (IWANICKI, L. ZAMBONI, A. 2020; SOBRAL et al., 2011). Os estudantes, ao responderem à pergunta 5, analisaram soluções sustentáveis que incluem o uso de embalagens feitas de papelão e papel, evitando plásticos descartáveis, como canudos, e optando por sacolas de tecido reutilizáveis. Essa análise revela a preocupação dos estudantes com o uso excessivo de sacolas plásticas, uma vez que essa alternativa foi mencionada com mais frequência nas respostas. No entanto, é importante destacar que existem outros tipos de plásticos que também contribuem para a grande quantidade de resíduos que causam danos graves ao meio ambiente. A partir disso, foram analisados os argumentos dos alunos no júri simulado sobre “a proibição do uso de sacolas plásticas” foram analisados para estimular sua criticidade e capacidade de argumentação. O grupo a favor da proibição destacou os danos ambientais causados pelo uso excessivo de sacolas plásticas, como a poluição das águas e os riscos para a fauna e também questionaram o porquê dos mercados não oferecerem alternativas biodegradáveis. Por outro lado, o grupo contra a proibição mencionou as desvantagens econômicas, afirmando que as sacolas plásticas fazem parte da vida dos consumidores e que o custo de produção e distribuição de alternativas reutilizáveis seria alto para os empresários. A aluna A defendeu que os comerciantes devem agir de forma consciente em relação ao meio ambiente, não focando apenas no lucro, ressaltando a importância de conscientizar os consumidores sobre a reciclagem e o descarte correto dos produtos, ao invés de incentivá-los a usar mais plásticos que prejudicam o meio ambiente. Por outro lado, o grupo contra a proibição argumentou que a responsabilidade pela reciclagem é individual e que a proibição das sacolas plásticas teria um impacto mínimo no meio ambiente, ressaltando que as sacolas plásticas não são as únicas responsáveis pela poluição e que são úteis no dia a dia das pessoas. A aluna A concluiu destacando que as sacolas plásticas são uma das principais causas da poluição ambiental devido ao seu longo tempo de degradação e ao fato de serem consumidas por animais de rua, enfatizando que a queima de resíduos plásticos é prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Sendo assim, a banca de jurados apoiou a proibição devido aos argumentos consistentes e válidos apresentados, no qual a análise considerou o nível dos argumentos e a crítica nas divergências de opiniões, onde o grupo favorável usou argumentos sólidos, embasados em pesquisas e dados reais.

Conclusões

O uso do júri simulado como metodologia de ensino para abordar os impactos ambientais causados pelo resíduo plástico nas questões sociocientíficas com estudantes do ensino médio obteve resultados excelentes. Através dessa abordagem, os estudantes puderam compreender de forma prática e participativa a importância dessa problemática e desenvolver habilidades de argumentação, pesquisa e pensamento crítico. O debate entre os grupos a favor e contra a proibição das sacolas plásticas proporcionou uma troca de ideias enriquecedora, permitindo que os estudantes explorassem diferentes perspectivas e analisassem os impactos ambientais, econômicos e sociais envolvidos nessa questão. Assim, obtivemos resultado positivo desse júri simulado demonstrando a eficácia dessa metodologia no ensino, ao promover o envolvimento ativo dos estudantes e estimular o pensamento reflexivo sobre questões tão relevantes para a sociedade e para o meio ambiente. Além disso, essa abordagem contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões embasadas em argumentos sólidos e informações científicas. Portanto, o uso do júri simulado se mostra como uma estratégia pedagógica eficiente para tratar dos impactos ambientais causados pelo resíduo plástico, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem significativa e estimulando o engajamento ativo na busca por soluções sustentáveis.


Agradecimentos


Referências

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