ÁREA
Ensino de Química
Autores
Pereira, A.B.L. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN) ; Santos, D.O. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN) ; Carvalho, J.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN) ; Silva Junior, L.A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN) ; Alves, R.B.P. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UFRN)
RESUMO
O presente projeto tem por objetivo conscientizar os alunos sobre os perigos do descarte incorreto de lixo eletrônico, elucidar quais elementos os compõem, salientar onde descartá-los e contextualizar o ensino de conteúdos da química, reforçando as temáticas de oxidação, corrosão e pilhas. O trabalho foi desenvolvido ao longo de quatro semanas em uma turma de 2ª série do ensino médio da E. E. Zila Mamede, onde foram lecionadas aulas sobre lixo eletrônico e a criação de uma campanha de coleta de lixo eletrônico. Os resultados alcançados atestam que o projeto proposto viabilizou a ampliação da compreensão dos estudantes acerca da temática “lixo eletrônico” e sua relação com a química, promovendo uma maior sensibilização ambiental através das discussões realizadas.
Palavras Chaves
Ensino de química; Lixo eletrônico; Sensibilização ambiental
Introdução
No mundo tecnológico atual, é comum que pessoas busquem se atualizar e possuir algum tipo de dispositivo eletrônico. Segundo o relatório das nações unidas emitido em 2020 sobre a gestão de lixo eletrônico, The Global E-waste Monitor, a quantidade de aparelhos no mundo cresce 4% ao ano e 53 milhões de toneladas são descartados anualmente. Assim, ao passo em que aumenta-se a quantidade de utensílios elétricos no cotidiano, também há uma tendência em descartá-los. Esse fato faz com que desponte a necessidade da conscientização das pessoas sobre o despojamento ideal desses materiais, em virtude da existência de metais pesados em sua composição. No contexto histórico, os metais sempre foram vastamente utilizados pelos humanos, sejam como pigmentos inorgânicos e corantes, ou como ligas metálicas para produção de equipamentos, como também na produção de vidro e cerâmica (NEVES; FARIAS, 2008). No contexto bioquímico, esses elementos são de extrema importância para a manutenção e regulação dos organismos, exemplificando, o ferro presente nas hemoglobinas, responsável pelo transporte de oxigênio. Contudo, a capacidade de complexação dos metais faz com que sejam bioacumuladores e, quando presentes em demasiado nível, podem interagir com proteínas, enzimas e células dos organismos, alterando suas funções e causando inúmeras complicações danosas (MOSCHEM; GONÇALVES, 2020). No contexto ambiental, a alta crescente de aparelhos eletrônicos também significa o aumento do descarte dos mesmos. Consequentemente, além de gerar resíduos no nosso planeta, podem acabar contaminando recursos hídricos e o solo por conter metais pesados. Sendo assim, torna-se essencial a manutenção desse tipo de material, como a sua coleta para posterior reciclagem (MACÊDO, 2009).
Material e métodos
O projeto foi desenvolvido com estudantes da 2ª série do turno matutino da E. E. Zila Mamede, situada na cidade de Natal - RN, abrangendo um total de 29 alunos. Primeiramente, um questionário diagnóstico foi aplicado, indagando - principalmente - a definição de lixo eletrônico, onde esse material é descartado, a razão do lixo eletrônico ser uma problemática socioambiental e quais são as substâncias químicas presentes em tais aparelhos, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios da turma. O segundo momento (aplicado em duas aulas de 50 minutos) caracteriza-se pela realização de aulas expositivas dialogadas sobre o lixo eletrônico: Definição, substâncias químicas presentes em aparelhos eletrônicos, consequências do descarte incorreto e locais de coleta. É relevante ressaltar que todos os tópicos discutidos reforçaram as temáticas de oxidação, corrosão e pilhas, vistos anteriormente. Em seguida, apresentou-se a proposta de criar um ponto de coleta de lixo eletrônico na escola durante uma semana. A turma foi dividida em seis grupos e cada equipe deveria produzir um cartaz que chamasse a atenção da comunidade escolar para a arrecadação e a sensibilização ambiental. Além disso, postagens sobre a temática também foram produzidas pelos autores para publicação no instagram da escola. O terceiro momento foi destinado à auxiliar os alunos na produção e colagem dos cartazes, assim como na coleta do lixo eletrônico. Por fim, o quarto momento é caracterizado pela discussão das temáticas abordadas e das experiências dos estudantes, além da aplicação do questionário final, contendo as mesmas perguntas do questionário inicial, visando analisar a importância do projeto de lixo eletrônico na contextualização do ensino da química e na sensibilização ambiental.
Resultado e discussão
Ao analisar os resultados do questionário inicial, observa-se que 58,62% da
turma responderam satisfatoriamente a definição de lixo eletrônico, todavia,
68,96% dos estudantes afirmaram não conhecer nenhum local de coleta perto de
suas casas, descartando seus aparelhos eletrônicos no lixo comum quando estão
quebrados. Além disso, 58,62% e 20,69% dos alunos afirmaram não conhecer nenhuma
ou apenas uma substância química presente nos aparelhos eletrônicos,
respectivamente. Ao questionar o motivo do lixo eletrônico ser uma problemática
socioambiental e solicitar impactos negativos do descarte incorreto desse tipo
de lixo, apenas um quinto da turma respondeu corretamente. Na análise do
questionário final, por outro lado, observa-se que 87,5% da turma responderam
satisfatoriamente a definição de lixo eletrônico, 75% dos estudantes afirmaram
conhecer um ou mais locais de coleta de lixo eletrônico, ressaltando que não
podem descartar seus aparelhos eletrônicos no lixo comum quando estão quebrados.
Além disso, 79,16% dos alunos afirmaram conhecer mais de uma substância química
presente nos aparelhos eletrônicos. Ao questionar o motivo do lixo eletrônico
ser uma problemática socioambiental e solicitar impactos negativos do descarte
incorreto desse tipo de lixo, 62,5% apresentaram respostas satisfatórias. Ao
total, foram arrecadados 34 lâmpadas, 41 pilhas e baterias, 11 aparelhos
eletrônicos (celulares, calculadora, mp4 e medidor de pressão) e,
aproximadamente, 4 kg de cabos e carregadores. Na figura 1, observa-se o local
reservado para a coleta do lixo eletrônico na escola e alguns equipamentos
arrecadados. Os resultados alcançados atestam que o projeto proposto viabilizou
a ampliação da compreensão dos estudantes acerca da temática “lixo eletrônico” e
sua relação com a química.
Fonte: Produzido pelos autores.
Conclusões
A partir dos resultados obtidos no questionário inicial, nota-se como muitos estudantes desconheciam os constituintes químicos presentes nos aparelhos eletrônicos e a problemática referente ao seu descarte, contribuindo para uma destinação inadequada desses resíduos em virtude da falta de informação. Após a realização das atividades e discussões, é perceptível – através do questionário final – uma ampliação da compreensão da turma acerca da temática “lixo eletrônico” e sua relação com a química, promovendo uma maior consciência ambiental.
Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Referências
FORTI, Vanessa et al. The Global E-waste Monitor 2020: Quantities, flows and the circular economy potential. 2020.
DAS NEVES, Luiz Seixas; DE FARIAS, Robson Fernandes. História da Química: um livro-texto para a graduação. Átomo, 2008.
DA CRUZ MOSCHEM, Jorge; GONÇALVES, Paola Rocha. Impacto Toxicológico de Metais Pesados: Uma Análise de Efeitos Bioquímicos e Celulares: Impact of Heavy Metals: An Analysis of Biochemical and Cellular Effects. Health and Biosciences, v. 1, n. 2, p. 88-100, 2020.
MACÊDO, JADER CUNHA. Lixo tecnológico, contexto e soluções. 2018.