O Uso da Plataforma Digital Kahoot nas Aulas de Química: Uma Ferramenta de Suporte para o Ensino da Tabela Periódica

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Rocha Chaves, V. (UECE) ; Duarte Alexandrino Tavares, C. (UECE - EAD) ; Cavalcante Celestino, L.J. (UECE) ; Lins Nascimento, N.V. (UECE) ; Soares Costa Oliveira, M. (UECE)


RESUMO

Com o avanço da tecnologia, o ensino passou a utilizar aplicativos educacionais como o Kahoot, uma plataforma baseada em jogos (quizzes) usada para revisar o conhecimento dos alunos. O objetivo do projeto foi investigar a eficiência do Kahoot como ferramenta de auxílio no processo de ensino da Tabela Periódica – grande marco da Química - em alunos da disciplina de Química Geral II, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará. Ao total, 34 alunos participaram do jogo, elaborado no site Kahoot, e, depois, responderam a um formulário de avaliação sobre a aplicação do quiz. Os resultados indicaram que os alunos acharam o Kahoot útil para o ensino do tema abordado. Logo, conclui-se que o Kahoot é uma eficiente ferramenta de suporte para o ensino da Tabela Periódica.


Palavras Chaves

Kahoot; Ensino; Tabela Periódica

Introdução

As ferramentas de ensino em que se utilizam as TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) vêm se destacando com o progresso da tecnologia. É importante que as escolas incorporem tais recursos nas salas de aula, visto que os discentes usam bastante tais tecnologias e, segundo Silva et al. (2015), a escola deve se aproximar do cotidiano do aluno para estimulá-lo. O método educacional usando as TICs é uma maneira menos fadigada do que o método tradicional de ensino com teorias e respostas, pois une a internet com a aprendizagem e gera a interação entre os discentes (TAVARES; SOUZA; CORREIA, 2013). Dito isso, pontua-se a utilização de jogos educativos ou quizzes como ferramenta de suporte no ensino da Tabela Periódica, uma vez que é considerada o símbolo da Química, cujo ensino é fundamental (MORAES et al., 2012). Porém, devido à grande quantidade de informações que a permeiam, os alunos possuem dificuldade em entender tais conhecimentos e relacioná-los. Logo, a utilização das TICs tornaria o processo de aprendizagem atrativo e de fácil compreensão, por meio do acesso a imagens e exercícios (CORREIA; SANTOS, 2017). Dentre os aplicativos educacionais, destaca-se o Kahoot, uma plataforma disponível na Internet que permite a criação de atividades educativas para a dinamização de exercícios durante a aula. Em uma tela grande, aparecem as perguntas e as alternativas de resposta, enquanto os alunos respondem no próprio celular. Segundo Costa e Oliveira (2015), o Kahoot é uma ferramenta divertida e interativa de analisar os conhecimentos dos alunos sobre conteúdos abordados em sala de aula. Logo, o principal objetivo do trabalho foi avaliar o nível de aceitação dos alunos em relação à utilização da plataforma Kahoot para o processo de ensino do conteúdo de Tabela Periódica.


Material e métodos

Primeiramente, elaborou-se um jogo (quiz) na plataforma Kahoot a respeito da Tabela Periódica. O jogo possui 10 questões, das quais 8 perguntas eram de múltipla-escolha e 2 questões tratavam-se de verdadeiro ou falso. Cada questão possuía um intervalo de tempo de 30 segundos para ser respondida. A cada resposta correta, o aluno ganhava pontos e, quanto mais rápido respondia-se, maior a pontuação obtida. Ao final, formou-se um ranking com as 3 melhores pontuações. Foi criado também um formulário de avaliação na plataforma Google Forms. O objetivo de tal ferramenta foi avaliar o nível de aceitação dos alunos em relação à utilização da plataforma Kahoot no processo de ensino do assunto “Tabela Periódica”. Ao total, foram realizadas 4 perguntas: “Questão 1: Como você classificaria o nível de dificuldade para utilizar a plataforma Kahoot?”, “Questão 2: Em uma escala de 1 a 5, sendo 1 - Pouco e 5 - Muito, o quanto esse quiz auxiliou na fixação de informações sobre a Tabela Periódica?”, “Questão 3: Qual o seu nível de satisfação em relação ao uso do site Kahoot para o ensino de Tabela Periódica?” e “Questão 4: Você gostaria que o Kahoot fosse utilizado mais vezes nas aulas sobre Tabela Periódica?”. O jogo e o formulário foram aplicados nas turmas da disciplina de Química Geral II, nos turnos da tarde e da noite, do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Ao total, houve a participação de 34 alunos. Inicialmente, aplicou-se o jogo e, em seguida, os alunos responderam ao formulário de avaliação.


Resultado e discussão

Durante a aplicação do quiz, os alunos foram participativos e gerou-se interação entre os presentes na turma. Foi dinâmico e lúdico, ratificando a ideia de Costa e Oliveira (2015) de que o Kahoot é uma ferramenta interativa e divertida de analisar o conhecimento dos alunos. Tratando-se da avaliação da plataforma, quando questionados a respeito do nível de dificuldade para utilizar o site Kahoot, 26,5% dos alunos classificaram como muito fácil. Já 44,1% consideraram fácil, 23,5% avaliaram como médio, enquanto 5,9% dos alunos classificaram como difícil. Ao questionar-se o quanto o quiz auxiliou na fixação do conteúdo de Tabela Periódica, classificando em uma escala de 1 a 5, sendo 1 – Pouco e 5 – Muito, 52,9% dos alunos assinalaram o nível 5 na escala, 32,4% marcaram o nível 4, 11,8% assinalaram o nível 3 e 2,9% marcaram o nível 1. Quando questionados a respeito do nível de satisfação em relação à utilização do site Kahoot para o ensino de Tabela Periódica, 58,8% dos alunos afirmaram estar muito satisfeitos, enquanto 35,3% declararam estar apenas satisfeitos e 5,9% classificaram como regular. Por fim, ao perguntar se os alunos gostariam que o Kahoot fosse utilizado mais vezes nas aulas sobre Tabela Periódica, a aprovação foi quase unânime: 97,1% responderam “sim”, enquanto apenas 2,9% negaram possuir tal vontade. Portanto, assim como afirmam Kozanitis (2017) e Licorish et al. (2018), as atividades realizadas em ferramentas como o Kahoot promovem ações que fazem o aluno refletir e discutir os conceitos abordados. Logo, o Kahoot foi classificado como satisfatório ao ser utilizado no processo de ensino nas aulas de Tabela Periódica, foi considerado como uma eficiente ferramenta de suporte na fixação do conteúdo, além de o manuseio do site ter sido aprovado pelos estudantes.

Figura 1



Figura 2



Conclusões

Conclui-se que, com o avanço da tecnologia, torna-se válido o uso das TICs no processo de ensino, uma vez que os discentes utilizam, em notória escala, as novas tecnologias. Portanto, a fim de auxiliar os alunos a absorver a grande quantidade de informações da Tabela Periódica, tema fundamental na área da Química, é importante o uso de plataformas educativas como ferramenta de suporte do ensino. Dentre elas, destaca-se o Kahoot, que, de acordo com os dados obtidos, foi considerado satisfatório pelos estudantes e classificado como uma ferramenta útil no processo de ensino da Tabela Periódica.


Agradecimentos

Às turmas da disciplina de Química Geral II da UECE pela disponibilidade e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Referências

CORREIA, M; SANTOS, R. A aprendizagem baseada em jogos online: uma experiência de uso do Kahoot na formação de professores. In: Atas da Conferência, XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa/VIII Encontro do CIED–III Encontro Internacional. CIED–Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2017. p. 252-257.
COSTA, G. S. OLIVEIRA, S. M. B. C. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. In:6º SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E 2º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIAS, n. 6., 2015. Anais 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Ed. UFPE, 2015. p. 1-17.
KOZANITIS, A. Las pedagogías activas y el uso de los TICs en contexto universitario: ¿una combinacion posible? Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, p. 479-502, 2017.
LICORISH, S. A.; OWEN, H. E.; DANIEL, B.; GEORGE, J. L. Students’ perception of Kahoot!’s influence on teaching and learning. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 13, n. 9, 2018.
MORAES, A.; et al. O LÚDICO NO ENSINO DA TABELA PERIODICA. 2012. Disponível em: < https://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/6/613-13868.html https://www.abq.org.br/cbq/2012/trabalhos/6/613-13868.html >. Acesso em: 14. ago. 2023.
SILVA, João. B., SALES, Gilvandenys L., LEITE, Eliana A. M., PONTELLO, Luiza S. Mudança Conceitual em Óptica Geométrica Facilitada pelo Uso de TDIC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 21, 2015, Maceió. Anais... Porto Alegre: SBC, 2015, p. 1-17. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5060>. Acesso em: 12 ago. 2023.
TAVARES, R.; SOUZA, R. O. O.; CORREIA, A. O. Um estudo sobre a “TIC” e o ensino da Química. Revista Geintec, v. 3, n. 5, p. 155-167, 2013.

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