ÁREA
Ensino de Química
Autores
Sousa, A.L. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Macedo, A.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Oliveira, G.R. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Silveira, F.F. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Silva, F.L. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Costa, L.C. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Silva, R.A.L. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA) ; Costa, S.S. (INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ- CAMPUS PAULISTANA)
RESUMO
É comum observar desafios encontrados pela maioria dos alunos nas disciplinas de ciências exatas como Matemática, Química e Física, muitas vezes devido à falta de conexão entre os conteúdos e o contexto do dia a dia dos alunos. Os estudantes enfrentam um déficit em matemática, o que impacta a compreensão de tópicos químicos. Isso ocorre porque a compreensão básica é crucial não só para memorização, mas também para clareza na compreensão. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes do curso de Licenciatura em Química no IFPI/Paulistana. Para tanto, foi utilizada a pesquisa quantitativa, através da aplicação de um questionário. Os resultados apontam a dificuldade em matemática como obstáculo na aprendizagem de química.
Palavras Chaves
Ensino de Química.; Matemática.; Dificuldades.
Introdução
A Química é uma ciência fundamental para nossa compreensão e adaptação do mundo, é um dos ramos mais importante na vida moderna, pois a sua função é estudar a natureza da matéria, sua estrutura, composição, propriedades dos corpos, as reações e transformações dos materiais, contribuindo para a compreensão dos fenômenos naturais (PAIVA,2022). Para Clementina (2011,p.25),”O estudo da Química, assim como de outras áreas do conhecimento, é fundamental para desenvolver a capacidade de raciocinar logicamente, observar, redigir com clareza, experimentar e buscar explicações sobre o que se vê e o que se lê, para compreender o refletir sobre os fatos do cotidiano e para analisar criticamente a realidade”. No entanto, o ensino de Química frequentemente difere da realidade dos alunos, o que torna a abordagem dessa disciplina complexa. A dificuldade nas disciplinas de ciências exatas (Química, Física e Matemática) impacta especialmente os alunos do ensino médio. Muitos consideram a Química como “impossível de aprender”, embora seja vital para a análise crítica e compreensão de eventos cotidianos. Além disso, compreender tópicos de cálculo, como estequiometria e matemática básica, representa um desafio significativo. Dada a complexa natureza que envolve o processo de ensino e aprendizado da Química, essa investigação tem como objetivo primordial a identificação das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes matriculados no curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal do Piauí-Campus Paulistana, no ano inicial do curso, devido a lacunas em disciplinas que envolvem cálculo. Cumpre destacar que a compreensão dos principais desafios encontrados pelos alunos se revela como um ponto crucial para o desenvolvimento de futuros aprimoramentos de ensino.
Material e métodos
A pesquisa é de natureza descritiva-exploratória, com abordagem quantitativa que de acordo com MANZATO;SANTOS (p.7,2012), “Os métodos de pesquisa quantitativa, de modo geral, são utilizados quando se quer medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes etc. de um universo (público-alvo) através de uma amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada”. Primordialmente, o presente trabalho foi realizado no Instituto Federal do Piauí- Campus Paulistana, na turma do II período do curso de Licenciatura em Química, incluindo 10 estudantes. Nesse sentido, foi realizado um formulário através da plataforma Google Forms. O questionário foi aplicado, onde o link do formulário foi repassado a turma através de um grupo do WhatsApp. Dessa maneira, o formulário ficou aberto a respostas por um período de três dias para que os discentes pudessem responder com tranquilidade colaborando assim para a pesquisa. O estudo foi composto por questões subjetivas e discursivas, em que os alunos poderiam expressar suas experiências e opiniões com transparência e honestidade como também descrever possíveis dificuldades e observações. O questionário tinha como objetivo coletar informações sobre a educação básica dos discentes em relação à disciplina de Química e Matemática. Os dados obtidos foram analisados e tratados com base no tema proposto. Posteriormente realizou a construção de gráficos que foram analisados juntamente com as dificuldades descritas pelos alunos, tendo como objetivo avaliar a importância e a contribuição da experiência pessoal e escolar, optamos por verificar possíveis dificuldades existentes. A pesquisa foi realizada com o compromisso de assegurar a privacidade e a confidencialidade dos resultados obtidos, preservando a identidade e o anonimato dos alunos.
Resultado e discussão
Após revisão bibliográfica sobre a relação entre Química e Matemática, a
pesquisa envolveu alunos do 2º período da Licenciatura em Química no
IFPI/Paulistana. A avaliação do desempenho ocorreu por meio de um questionário
semiestruturado no Google Forms, a respeito das dificuldades encontradas em
relação ao ensino-aprendizagem de química.
Com o intuito de identificar as preponderantes dificuldades inerentes ao
processo de aprendizagem na disciplina de química, procedeu-se à aplicação de um
questionário de natureza semiestruturada. No Gráfico 1, encontram-se as
principais dificuldades em aprender química, segundo os discentes. Segundo
(OLIVEIRA; BARBOSA, 2019, p. 1), "),“Química é caracterizada por ser uma ciência
complexa e de difícil entendimento". A constatação de 42,9% dos alunos acharem
os conteúdos químicos complexos realça a importância de um ensino adequado ao
nível de compreensão. A categoria "baixo aprendizado em matemática no ensino
médio" também atinge 42,9%, mostrando a relação direta Química-Matemática. A
discussão sobre o domínio básico em Química e Matemática levanta questões sobre
a compreensão dos alunos. O Gráfico 2 ilustra essas informações. Os dados
indicam que 42,9% dos alunos têm domínio em conceitos básicos de Química,
fornecendo uma visão inicial de sua compreensão. Adicionalmente, 28,6% não
dominam esses conteúdos em Química e Matemática, revelando diversidade nos
níveis de compreensão e desafios no aprendizado. Avaliamos como os alunos veem a
condução das aulas de Química e Matemática, eis a resposta de um participante:
“Se não souber explicar o básico de forma que o aluno entenda, o aprendizado de
todo o restante dos conteúdos que dependiam dos conceitos básicos, será
prejudicado". Foram obtidos insights para aprimorar métodos de ensino.
No Gráfico 1, encontram-se as principais \r\ndificuldades em aprender química, segundo os \r\ndiscentes.\r\n\r\nFonte: Autores
O nível de compreensão que os alunos possuem em \r\nrelação aos fundamentos dessas duas disciplinas \r\nconectadas, consta no Gráfico 2.\r\n\r\nFonte: Autores
Conclusões
Com base nos resultados, há lacunas nas disciplinas de cálculo entre os alunos, reforçando fatores mencionados na introdução, como a falta de domínio de conteúdos do ensino médio. Foi possível obter informações preciosas para aprimorar as abordagens de ensino e satisfazer as demandas dos alunos de maneira mais eficiente. A metodologia de ensino é influente na vida dos discentes, podendo afetar sua trajetória estudantil. O estudo destaca a dificuldade em matemática como obstáculo na aprendizagem de química, propondo uma sequência didática contextualizada para melhorar a compreensão de ambos.
Agradecimentos
Agradecemos a Deus pela orientação e saúde durante este trabalho. À CAPES pela bolsa, à nossa instituição de ensino Instituto Federal do Piauí Campus-Paulistana, à família pelo apoio crucial, e aos professores e demais envolvidos.
Referências
CLEMENTINA, C. M. A importância do ensino da Química no cotidiano nos alunos do colégio estadual São Carlos do Ivaí de São Carlos do Ivaí–PR. 2011. Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Química no Programa Especial de Formações de Docentes da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza–FGF, p. 1-49, 2011. Disponível em: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=CLEMENTINA%2C+C.M.+A+import%C3%A2ncia+do+ensino+da+qu%C3%ADmica+no+cotidiano+dos+alunos+do+Col%C3%A9gio+Estadual+S%C3%A3o+Carlos+do+Iva%C3%AD+de+S%C3%A3o+Carlos+do+Iva%C3%AD-PR.+Paran%C3%A1%2C+2011.&btnG=.
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OLIVEIRA, N. L.; BARBOSA, A. C. R. Ensino de química: afinidade, importância e dificuldades dos estudantes no ensino médio. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS. IV., 2019. Anais [...]. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 2019. p. 1-6. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56792. Acesso em: 15 ago. 2023.
PAIVA, M. M. P. C.; FONSECA, A. M. da; COLARES, R. P. . ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS POTENCIALIZADORAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 1-25, 2022. DOI: 10.22481/reed.v3i7.10379. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/10379. Acesso em: 25 jul. 2023.