Elaboração de um livreto sobre elementos químicos em celulares como tema de contextualização para o conteúdo da Tabela Periódica.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Dornelas, A. (UFAL) ; Rodrigues da Trindade, J. (UFAL) ; Pereira da Silva, N. (UFAL) ; Lino, N. (UFAL) ; de Sá Barreto Barros, M.E. (UFAL)


RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de promover o letramento científico em Química para estudantes do ensino médio com a elaboração de livreto que teve como tema os elementos químicos em celulares. Foi realizada uma pesquisa sobre a origem dos elementos utilizados desde a fabricação dos celulares até o momento de descarte dos mesmos. Para avaliação do trabalho pelo público-alvo, foi desenvolvido um formulário de avaliação. Os resultados iniciais mostram que o objetivo foi alcançado. Cerca de 83% dos estudantes concordaram que o livreto ajudou no entendimento do conteúdo da Tabela Periódica e na sua correlação com o cotidiano. Além disso, 100% dos professores usariam o livreto como apoio em suas aulas de Tabela Periódica e consideram que o mesmo relaciona o conteúdo ao cotidiano.


Palavras Chaves

Ensino; Química; Material didático

Introdução

Este trabalho foi desenvolvido na disciplina Atividades Curriculares de Extensão A, do curso de Química Licenciatura da UFAL, sob a orientação da nossa professora M. Éster S. B. Barros, que tem como objetivo desenvolver materiais digitais para a promoção do letramento científico em Química de estudantes do ensino básico. Segundo Ruppenthal e colaboradores (2020), o letramento científico é alcançado quando o cidadão consegue utilizar os códigos científicos para "avaliar e analisar situações, tomar decisões baseadas em fatos". Neste aspecto, a contextualização de conteúdos de Química pode contribuir para o processo do letramento científico. Como afirma Silva e colaboradores (2023), "contextualização pode se tornar uma estratégia de ensino importante para aproximar o que é aprendido com a vivência, e com o que é observado no cotidiano de quem está aprendendo". Dessa forma, foi escolhido o tema Compostos Químicos em Celulares para contextualizar o conteúdo da Tabela Periódica para estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Para tanto, levantaram-se dados bibliográficos desde o surgimento do celular até os impactos ambientais e à saúde causados pelo mesmo. Os elementos químicos presentes nos componentes dos aparelhos apresentam métodos de extração poluentes e pouco produtivos. Um exemplo é a extração de ouro e paládio que gera uma alta quantidade de gás carbônico, contribuindo assim para o aquecimento global (TRIGO, et al., 2013). Metais como chumbo, cádmio e mercúrio são encontrados nas baterias e pilhas dos celulares. Estas são geralmente descartadas de modo inadequado e, ao entrarem em contato com rios, lagos e solo, poluem e afetam diretamente os seres humanos, podendo causar danos aos rins, pressão alta, anemia, paralisia e até déficit de atenção (RIBEIRO, et al., 2022).


Material e métodos

Após a definição do tema de interesse, foi debatido em sala de aula os possíveis tópicos relevantes a serem abordados no livreto e em qual ordem os mesmos deveriam estar para promover uma sequência lógica. Posteriormente, foram realizadas pesquisas em bases de dados, como Google Acadêmico, manuais de instruções de aparelhos celulares, sites etc. Para elaboração do livreto foram utilizados artigos científicos e reportagens publicadas entre 2009 e 2023 como referências bibliográficas. Os trabalhos selecionados abordam o surgimento dos celulares, as fontes minerais de onde são extraídos os principais elementos químicos que constituem as peças de um celular, a toxicidade destes, as formas de descarte e as cooperativas municipais que fazem o descarte apropriado. Também foi escolhido o design, elementos gráficos, etc, que seriam utilizados na confecção do livreto. Como metodologia para avaliar se o objetivo foi devidamente alcançado, foi elaborado um breve formulário para professores e estudantes. Este pretende verificar, principalmente: se o professor usaria o material como apoio em suas aulas de Tabela Periódica e se ele considera que o livreto relaciona o conteúdo ao cotidiano; se a leitura do material ajudou o estudante na correlação entre cotidiano e conteúdo, e se ajudou no entendimento do conteúdo. Também foi dada a opção dos participantes deixarem sugestões e críticas para o trabalho desenvolvido.


Resultado e discussão

No tocante aos tópicos selecionados e a sequência lógica entre eles, iniciou-se contando sobre o surgimento dos celulares, seguindo com uma linha do tempo mostrando os principais modelos de aparelhos celulares desenvolvidos desde 1983 até os dispositivos atuais. Na sequência, foi apresentado o ciclo dos celulares (desde a preparação do protótipo até a compra do aparelho), as fontes minerais (quartzo, bauxita, esfalerita, calcopirita, espodumênio, wolframita, tetraedrito e bastnaesita) de onde são extraídos os elementos químicos utilizados na fabricação dos celulares (mercúrio, chumbo, cádmio, lítio, cloro e bromo) e as propriedades tóxicas destes. Por fim, foram apresentadas formas ideais de descarte dos celulares, para evitar a contaminação à população e ao meio ambiente, muitas vezes associadas ao descarte irregular, e algumas cooperativas da capital Maceió (AL) que promovem o descarte adequado. Quanto ao design do livreto, foram selecionadas imagens que tornassem o conteúdo autoexplicativo e de fácil abordagem. Também foram adicionados links de acesso aos perfis das cooperativas listadas e ao questionário de avaliação do livreto. Até o momento, responderam ao questionário 17 estudantes e 04 professores. A análise das respostas dos professores (Figura 1) mostra que 100% usariam o material como apoio em suas aulas de Tabela Periódica (gráfico 1) e consideram que o livreto relaciona o conteúdo ao cotidiano (gráfico 2). Já a análise das respostas dos estudantes (Figura 2) mostra que 83,3% concordam que a leitura do material ajudou na correlação entre cotidiano e conteúdo (gráfico 3) e 83,9% concordam que o material ajudou no entendimento do conteúdo da Tabela Periódica (gráfico 4).

Figura 1



Figura 2



Conclusões

Tendo em vista o principal objetivo da elaboração do livreto (promover o letramento científico em química) e os resultados preliminares obtidos após a leitura do material por professores e estudantes, observamos que os resultados esperados foram devidamente observados. Além disso, a experiência de elaborar o livreto foi importante para os autores (professores em formação), pois os colocou como protagonistas de sua formação, permitindo-os vivenciarem todo o processo de idealização e execução de um material didático pensado e contextualizado a partir do tema escolhido pelos mesmos.


Agradecimentos

Agradecemos a todos que nos incentivaram na construção e elaboração com suas sugestões e críticas para um melhor desenvolvimento do livreto e assimilação do conteúdo abordado com o cotidiano dos alunos.


Referências

RIBEIRO, João Gabriel Rodrigues; SANTOS, Matheus Felipe dos; SILVA, Nicholas Chagas. O Impacto causado ao meio ambiente pelo descarte incorreto de pilhas e baterias. 2022.

RUPPENTHAL, Raquel; COUTINHO, Cadidja; MARZARI, Mara Regina BONINI. Alfabetização e letramento científico: dimensões da educação científica. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

SILVA, Neila de Santana; SILVA, Manoel Lucas da; PIRES, Diego Arantes Teixeira. Automedicação e a Química do paracetamol: Uma abordagem contextualizada para o ensino de Química. Rev. Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 5 n. 1 p. 35–56 - jan./abr. 2023.

TRIGO, Aline Guimarães Monteiro; ANTUNES, Thainá Rodrigues; BALTER, Rodrigo Samico. Uma visão sustentável dos resíduos eletroeletrônicos de aparelhos de celular. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL– CONGEA. 2013.

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