Processos de separação de misturas: relacionando teoria à prática em uma turma do 1º ano técnico integrado ao médio em Mineração do IFPI campus Paulistana

ÁREA

Ensino de Química


Autores

de Sousa Martins, V. (IFPI) ; de Sousa Silva, E. (IFPI) ; Rodrigues, L. (IFPI) ; Carvalho da Silva, F. (IFPI) ; de Carvalho Rodrigues Lima, M.K. (IFPI) ; Inacio de Moraes, M. (IFPI) ; Silveira, F.F. (IFPI)


RESUMO

O trabalho tem como objetivos verificar a importância de relacionar teoria à prática nas aulas de Química sob a perspectiva de alunos do ensino médio e analisar se a aula prática contribuiu para a aprendizagem dos alunos. Para isso foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do ensino médio uma aula prática sobre os processos de separação de misturas, posterior à aula teórica. Os dados obtidos foram mediante aplicação de questionário, onde os resultados mostraram que os discentes consideram importante a teoria relacionada à prática nas aulas de Química, bem como foi possível analisar que a metodologia utilizada pelos licenciandos foi bem recebida pelos alunos e que contribuiu para a aprendizagem dos mesmos.


Palavras Chaves

Ensino de Química; Separação de misturas; Raciocínio prático

Introdução

De acordo com Durazzini et al. (2020), para os alunos a disciplina Química é classificada como uma disciplina de difícil compreensão, uma vez que seu estudo envolve conceitos abstratos, cálculos e fórmulas. Nesse sentido, Lunkes et al. (2021) afirma que a exaustão causada aos discentes durante as aulas de Química se deve a predominância do ensino tradicional em sala de aula. O autor ainda cita possíveis causas para que haja essa exaustão, como “[..] ausência de interligação com a realidade do aluno, falta de aulas experimentais relacionadas com a teoria estudada em sala de aula, despreparo dos professores e ausência de tecnologia para o ensino da disciplina” (LUNKES et al, 2021, p. 519). Quanto às aulas experimentais, Pereira et al. (2021) afirmam que atividades que relacionam teoria à prática, desde experimentos que os próprios alunos realizam a demonstrações feitas pelo professor, auxiliam nas aulas de química, facilitando a compreensão dos conteúdos. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é fundamental que os estudantes não apenas adquiram conhecimentos teóricos, mas também saibam ampliá-lo na prática, pois essa integração entre teoria e prática é essencial para auxiliá-los nas demandas cotidianas (BRASIL, 2019). Nesse contexto, o trabalho tem como objetivo verificar a importância de relacionar teoria à prática nas aulas de Química sob a perspectiva de alunos do ensino médio, como também analisar se a aula prática contribuiu para a aprendizagem dos alunos.


Material e métodos

O trabalho foi realizado no Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Paulistana com a turma do 1º ano técnico integrado ao médio em Mineração, sendo desenvolvido em duas etapas: aula expositiva-dialogada e atividade prática. A primeira etapa, foi ministrada uma aula expositiva-dialogada sobre o conteúdo de processos de separação de misturas a aula ocorreu por meio de slides e resolução de questões. Na segunda etapa uma aula prática para demonstrar os processos de separação de misturas explanados na aula teórica. Foi montado na sala de aula e no laboratório de Química do campus os seguintes métodos para separar misturas, na sala de aula os processos de separação foram: separação magnética, filtração, peneiração e decantação; já no laboratório os processos de destilação simples e decantação. Para realizar as demonstrações utilizou-se tanto vidrarias e equipamentos do laboratório quanto itens usados no cotidiano, adquiridos pelos licenciandos. A turma foi dividida em dois grupos e alternaram entre a sala de aula e o laboratório para as explicações e demonstrações dos processos de separação de misturas. Além disso, para verificar a importância de relacionar teoria à prática nas aulas de Química sob a perspectiva dos alunos do ensino médio, bem como analisar se a aula prática contribuiu para a aprendizagem dos discentes foi aplicado um questionário aos alunos.


Resultado e discussão

Foi aplicado um questionário com quatro perguntas, em que 33 discentes responderam. Quando questionados se consideram importante para compreender melhor os conteúdos de Química ter aulas relacionando teoria com a prática, 88% dos alunos apontaram que sim e 12% consideram regular a importância de relacionar teoria à prática. Em uma pergunta complementar a essa, 55% dos discentes responderam que analisam como excelente as contribuições de aula prática para a aprendizagem, 36% como boas e 9% como regular. Dessa forma, é possível verificar que sob a perspectiva dos alunos do ensino médio é importante relacionar teoria à prática nas aulas de Química. Segundo Braga et al. (2021), é necessário no processo de ensino-aprendizagem de Química dos alunos a inserção de aulas práticas por possibilitar desenvolver habilidades crítico-científicas. Quanto à aula prática desenvolvida pelos licenciandos, 97% dos discentes afirmaram que a aula prática sobre processos de separação de misturas contribuiu para compreender melhor a teoria e consequentemente para a aprendizagem dos mesmos, 3% consideraram regular. Quando questionados sobre a metodologia utilizada pelos licenciandos para a aula de processos de separação de misturas, 49% avaliaram como excelente, 45% como boa e 6% como regular. De acordo com Pereira et al. (2021, p.1807), “as aulas práticas despertam a atenção dos alunos, além de torná-las mais participativas e menos cansativas ocorrendo assim, um aumento significativo na aprendizagem dos alunos.” A aula despertou o entusiasmo dos alunos e a metodologia empregada provou ser notavelmente eficaz, tanto em relação ao desempenho dos alunos quanto à compreensão do conteúdo. As Figuras 1 e 2 mostram o desenvolvimento da aula prática.

Figura 1

Alunos realizando processos de separação de misturas

Figura 2

Licenciandos durante aula prática

Conclusões

Verificou-se a partir do ponto de vista dos estudantes que é importante relacionar teoria à prática nas aulas de Química. Ademais, a metodologia empregada desempenhou um papel fundamental na compreensão do conteúdo, ao mesmo tempo em que contribuiu significativamente para uma experiência de aprendizado mais abrangente. A aula se tornou esclarecedora, uma vez que os estudantes acompanharam e realizaram alguns processos de separação de misturas, tornando-se evidente que a combinação da teoria com a prática na aula contribuiu para o processo de aprendizagem dos discentes.


Agradecimentos

A CAPES e ao IFPI campus Paulistana.


Referências

BRAGA, M. N. S. et al. A importância das aulas práticas de química no processo de ensino-aprendizagem no PIBID. Diversitas Journal, v. 6, n. 2, p. 2530-2542, 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. p. 9.

DURAZZINI, A. M. S. et al. Ensino de Química–algumas aulas práticas utilizando materiais alternativos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 6, p. 330-349, 2020.

LUNKES, S. G. et al. Importância de aulas práticas e tecnologias para aulas de Química. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 6, p. 518-535, 2021.

PEREIRA, W. M. et al. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, v. 3, n. 4, 2021.

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