ÁREA
Ensino de Química
Autores
Santos, A.E.A. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA) ; Reis, J.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA) ; Dias, N.C. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA) ; Fernandes, R.M.T. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA)
RESUMO
A falta de práticas experimentais nas escolas públicas tem sido um desafio para o ensino de Ciências/Química. Nesse contexto, a proposta deste estudo foi a elaboração de uma apostila de práticas experimentais, com o uso de materiais alternativos de fácil acesso, baixo custo e sua aplicação. Para tal, realizaram-se três etapas que culminaram na demonstração dos experimentos, para quatro turmas do 9º ano, da Escola Dom Ricardo Pedro Páglia, localizada no Distrito Três Furos, Presidente Sarney - MA. Os resultados obtidos confirmam que atividades experimentais despertam o interesse dos alunos, contribuem para uma aprendizagem significativa, estimulam a participação e assegura a conexão entre a teoria e a prática.
Palavras Chaves
Ferramenta pedagógica; Práticas experimentais; Apostila
Introdução
O fazer pedagógico não é um processo engessado, visto que é fundamental que haja flexibilidade e reorganizações diante de cada realidade estudantil para que exista um aprendizado verdadeiramente efetivo. Dessa forma, os nomes científicos e a complexidade da ciência abrangem uma abstração dos conteúdos aos discentes, o que perpassa a necessidade de aproximação dos eventos químicos corriqueiros ao processo de ensino-aprendizagem. Nesse viés, para que aconteça a apreciação no estudo de Ciências/Química o docente deve trazer a perspectiva de uma didática diferenciada na qual disponha ao aluno a oportunidade de confrontar o conhecimento empírico com o científico, de forma que tal atitude torne o processo de aprendizagem mais cativante e envolvente para os estudantes. Desse modo, frente à atual situação das escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio no Município Presidente Sarney, constata-se uma deficiência significativa no uso de recursos científicos, especialmente no que tange à implementação de práticas experimentais. Essa escassez de recursos tem gerado uma apatia por parte dos alunos em relação à disciplina, resultando em dificuldades adicionais na assimilação dos conteúdos, os quais muitas vezes são percebidos como distantes ou até mesmo místicos. Dessa forma, segundo Mendonça e Pereira (2015) a aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não- científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência (MENDONÇA et. al, 2015). Ou seja, a associação dos conteúdos expositivos com elementos cotidianos torna o aprendizado mais consistente e coeso, e para isso faz-se necessário o uso de métodos que de forma simples proporcionem esse nível de aprendizado, além de prestar aos profissionais de ensino a oportunidade de expor aos seus discentes o vínculo que o material exposto em sala possui para com os elementos do cotidiano. Além disso, a prática experimental se revela como um elo crucial entre a teoria científica e a realidade vivenciada pelo aluno, objetivando não apenas a formação de futuros cientistas, mas também de indivíduos conscientes e críticos, alinhando-se com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ante o exposto, destaca-se a relevância desta proposta pedagógica que objetiva a confecção e aplicação de um material didático - apostila de práticas experimentais com materiais alternativos-como ferramenta para o Ensino de Ciências/Química para os discentes do 9º ano da Escola Dom Ricardo Pedro Páglia, localizada no município de Presidente Sarney - Maranhão, com o intuito de tornar as aulas mais atrativas e facilitar a aprendizagem, que por vezes torna-se distante da realidade do discente, além disso, torná-los conscientes de que não há, especificamente, a necessidade de equipamentos sofisticados para que haja realizações experimentais, e também, como uma alternativa para a problemática, ressaltando que estes não substituem o laboratório convencional, mas na ausência deste, torna-se uma possibilidade para a introdução de práticas experimentais aos estudantes.
Material e métodos
Nesta etapa foram realizadas: pesquisas, seleção e organização de materiais que pudessem auxiliar no embasamento teórico da temática elegida para desenvolvimento da proposta; levantamento de conteúdos relacionados a Ciências/Química do 9º ano do Ensino Fundamental, através da análise do livro didático de Ciências utilizado na Instituição de Ensino Dom Ricardo Pedro Páglia e consulta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para confirmação e comparação dos conteúdos do referido livro. Para elaboração da apostila de experimentos de química com materiais alternativos foi feito a análise dos conteúdos trabalhados no 9º ano do ensino fundamental que serviram como subsídio para escolha das práticas experimentais. Na seqüência, realizou-se uma busca em artigos na plataforma “Google Acadêmico” que tratavam da temática abordada, a fim de obter-se aporte teórico para elaboração do material. Foram selecionados os materiais e reagentes utilizados em cada experimento e estes, adaptados para materiais alternativos. Em seguida, deu-se a escrita da apostila, na qual foi composta por 9 (nove) práticas experimentais intituladas: Fusão e solidificação da parafina; Vaporização e condensação; Ligando a luz: excitando os elétrons; Condutividade elétrica; Desprendimento de gás; Mudança de cor; Violeta que desaparece; Liberação de calor; Liberação de luz, onde cada roteiro contempla: fundamentação teórica, materiais e reagentes, procedimento experimental e resultados esperados. Realizou-se a confecção dos materiais; testaram-se os experimentos a fim de confirmarem-se as quantidades de cada reagente a serem utilizadas e para validar o uso de cada material alternativo. Registros fotográficos dos materiais alternativos confeccionados foram efetuados para que estivessem disponíveis no material didático, como forma de ilustração destes materiais e de sua utilização no experimento. Para a aplicação da proposta, os autores se direcionaram a escola para apresentar em uma roda de conversa o procedimento de aplicação à gestão, definir uma data de execução da proposta pedagógica, além de se verificar o espaço a ser utilizado. A partir dessa reunião, houve a organização dos materiais e reagentes para as práticas experimentais, e dos materiais necessários para a organização e ornamentação do local de aplicação. No dia de aplicação, deu-se a organização do ambiente de exposição no pátio da Escola Dom Ricardo Pedro Páglia, na qual foi feito a decoração com cortinas, balões, figuras e o tema: Demonstração de Experimentos. Foram utilizadas mesas para compor os estandes onde os materiais e reagentes foram dispostos de acordo com o conteúdo contemplado: estados físicos da matéria e mudanças de estado físicos da matéria; modelos atômicos; tabela periódica e reações químicas. Foi entregue a apostila ao professor de Ciências/Química, em sequência efetuou-se a demonstração dos experimentos por estande.
Resultado e discussão
Em pesquisa no livro didático “Ciências: Vida & Universo” manual do professor
utilizado pela Escola Municipal Dom Ricardo Pedro Páglia constatou-se que a
unidade 1 “MATÉRIA E ENERGIA” apresenta os conteúdos referentes a química do 9º
ano, os quais podemos citar: mudanças de estado físico da matéria; pressão e
mudanças do estado físico da matéria; evolução dos modelos atômicos; elemento
químico e molécula; algumas características dos átomos; estudando a tabela
periódica; as reações químicas e suas leis e balanceamento de reações químicas.
Em consulta à tabela adaptada referente a BNCC presente no livro didático,
observou-se que os conteúdos supracitados correspondiam as habilidades
(EF09CI01), (EF09CI02) e (EF09CI03) do Capítulo 1, e que também estavam
presentes na BNCC web no eixo “MATÉRIA E ENERGIA”. Pautando-se nisso os tópicos
dos conteúdos da apostila foram retirados do livro didático, visto que, neste
constava tópicos mais diretos e simplificados, que são: estados físicos da
matéria e mudanças dos estados físico da matéria; modelos atômicos; tabela
periódica e reações químicas. Com base nos dados obtidos no início da análise,
foi elaborado uma apostila contendo práticas experimentais de Ciências/Química
com materiais alternativos, de baixo custo e confeccionados com outros que
normalmente seriam descartados, os quais foram testados previamente, e teve como
embasamento teórico os conteúdos do 9º ano, com roteiros detalhados que englobam
fundamentação teórica, lista de materiais e reagentes, procedimentos
experimentais e resultados esperados. Além disso, o material é enriquecido com
registros fotográficos dos materiais utilizados e do resultado alcançado em cada
experimento, os quais foram disponibilizados no material didático. A Figura 1
apresenta a capa da apostila supramencionada.Para seleção das práticas
experimentais foram utilizados alguns critérios: para os conteúdos estados
físicos da matéria e mudanças de estados físicos da matéria buscaram-se
aplicações que ilustrassem as mudanças como evaporação, condensação,
liquefação/fusão e solidificação. Em relação ao conteúdo modelo atômico pelo
menos um modelo, com isso, a experimentação de excitação eletrônica do modelo de
Bohr pela fluorescência foi escolhida, mediante a ideia mais comum de ilustração
dos modelos em respeito a práticas. Já o conteúdo tabela periódica está alinhado
às propriedades dos elementos químicos dispostos na mesma quanto a condutividade
elétrica, de modo que possam ser identificados os metais e ametais. Enquanto
para o conteúdo reações químicas foram eleitos experimentos de acordo com as
características notáveis visivelmente como desprendimento de gás, mudança de
cor, emissão de luz e liberação de calor. A aplicação da proposta pedagógica
ocorreu no dia 21 de junho de 2023, onde o ambiente de exposição foi
cuidadosamente preparado no pátio da Escola Dom Ricardo Pedro Páglia, com
decoração de cortina, balões, figuras e o tema "Demonstração de Experimentos".
Foram utilizadas mesas para compor os estandes, nos quais os materiais e
reagentes foram dispostos de acordo com o conteúdo, como: estados físicos da
matéria e mudanças de estado físico, modelos atômicos, tabela periódica e
reações químicas. Os experimentos foram demonstrados para uma média de 60
discentes do 9º ano do ensino fundamental, para o docente de Ciências “Djenanes
Vieira Carvalho”, para a gestora “Sarah Regina Santos Ferreira”, tutores e
demais presentes no evento, conforme demonstrado na compilação de fotos
apresentadas na Figura 2. Durante a execução das práticas experimentais os
discentes demonstraram-se bem atentos, o que explicita que atividades como estas
como sugere Paraná (2008) “contribuem para o fortalecimento do processo de
ensino, propiciando interações, discussões, confronto de idéias” (PARANÁ, 2008)
que foram observáveis no momento diante da percepção dos alunos referente a
alusões das teorias trabalhadas em sala reconhecendo os conteúdos ao que se
referia os processos executados. Dessa forma, o uso do recurso metodológico
proposto de acordo com Medeiros e Rocha (2015) “permite que os estudantes
manipulem objetos e idéias e negociem significados entre si e com o professor
durante a aula” (MEDEIROS et. al, 2015) mostrando-se uma ferramenta complementar
importante para o desenvolvimento cognitivo, além de propiciar uma formação
significativa, visto que são utilizados materiais do cotidiano. Em suma, o
momento de demonstração tornou-se necessário para comprovar a viabilidade do
material elaborado, tanto trazendo a possibilidade dos materiais serem adaptados
de utensílios que poderiam ser descartados, ou reutilizar outros, quanto ao uso
de reagentes que encontram-se em casa, que são de fácil acesso e de baixo custo,
além de afirmar a veracidade do texto através do acompanhamento das práticas
pelo professor na apostila. Sendo assim, pode-se afirmar que o material didático
desenvolvido se apresenta como uma valiosa ferramenta de apoio ao professor no
ensino de Ciências/Química em sala de aula. Além disso, a incorporação de
práticas experimentais como parte do processo de ensino aprendizagem enriquece a
experiência educacional dos alunos, estimulando seu interesse pela disciplina.
Capa da apostila elaborada
compilação de fotos do momento da aplicação da \r\nproposta
Conclusões
Diante da proposta de elaboração e aplicação de uma apostila de experimentações como material didático complementar às aulas de Ciências/Química, foram dispostas três etapas: a primeira etapa compreendeu o levantamento de conteúdos e materiais, visando estabelecer uma base teórica e contribuir para o direcionamento do processo de elaboração do referido material. Em seguida, foi realizada a segunda etapa, que consistiu na elaboração da apostila mencionada. Por fim, na terceira etapa, ocorreu a aplicação prática da apostila, na qual os experimentos contidos nela foram demonstrados. A utilização de metodologias ativas, como a proposta são bem aceitas pelo corpo estudantil, o que propicia uma maior interação dos mesmos com os conteúdos ministrados em aula. Igualmente, mostra-se importante para que haja o reconhecimento e associação dos conteúdos no dia a dia, desmistificando os termos científicos, os conduzindo e aproximando-os dos fenômenos do mundo real, pois na medida em que eles conseguem relacionar conceitos abstratos com o mundo real, fica mais fácil a compreensão e a aplicação dos conhecimentos científicos. Além disso, a apostila elaborada representa uma ferramenta pedagógica valiosa para os professores de Ciências/Química, tendo em vista, que ela fornece um guia prático e didático, com experimentos detalhados, facilitando a sua aplicação em sala de aula. E também, o material aplicado, apresenta a possibilidade de aulas nas quais o docente poderá mediar os educandos a interpretação e discussão dos processos, além de suas possíveis variações, pois a apostila pode ser adaptada de acordo com o contexto escolar e conteúdos ministrados pelo professor. Portanto, a apostila é uma ferramenta que pode contribuir de forma significativa para o ensino de Ciências/Química, tendo em vista que ela proporciona o aprimoramento de abordagens pedagógicas de forma prática, sustentável e envolvente.
Agradecimentos
À Deus. Aos nossos familiares. À UEMA, através do Programa Ensinar. À nossa orientadora profª Dra Raquel Fernandes. A todos os professores que contribuíram para nossa formação profissional e humana e aos nossos colegas de classe.
Referências
MEDEIROS, Elaine Cristina Souza; ROCHA, João Augusto Pereira da. Importância das aulas experimentais no ensino de química. 14º ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA QUÍMICA DA AMAZÔNIA, 14., 2015, Belém. Anais eletrônicos...Belém, 2015, p. 344-347. Disponível em: < http://www.14epqa.com.br/areas-tematicas/ensino-quimica/52-P344-347-importancia-das-aulas-experimentais-no-ensino-de-quimica.pdf>. Acesso em 29 jun. 2023
MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte et al.. Ensino de química: realidade docente e a importancia da experimentação para o processo de aprendizagem. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11662>. Acesso em: 30 jun. 2023
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica–Ciências. Curitiba: SEED/DEB, 2008. Disponível em:
<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_cien.pdf>. Acesso em: 30 de junho de 2023.