Experimentação alternativa de fenômenos físicos e químicos: uma abordagem no ensino de ciências

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Botelho, E.V.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Batista, R.G.C. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Oliveira, B.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS ANANINDEUA) ; Castro, A.C.G. (SEDUC/PA)


RESUMO

A experimentação desempenha um papel fundamental no processo educacional, auxiliando no ensino e na aprendizagem. É uma valiosa ferramenta que permite aos alunos explorar e vivenciar conceitos de forma prática, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa. O objetivo do trabalho foi proporcionar um momento formativo com materiais alternativos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina. A atividade foi realizada em duas turmas de uma escola pública, durante a regência em aulas de ciências. Com os resultados obtidos foi possível perceber que a experimentação é uma ferramenta significativa no entendimento dos conceitos de fenômenos físicos e químicos.


Palavras Chaves

Ensino de ciências; Experimentação; Contextualização

Introdução

A exploração dos fenômenos físicos e químicos através de métodos alternativos de experimentação tem se tornado uma abordagem cada vez mais relevante no contexto da educação básica. Segundo Pereira e Scheibler (2020, p. 01) “No Ensino de Química a utilização de atividades experimentais desempenham um papel importantíssimo na efetivação da aprendizagem do educando”. No entanto, essa abordagem muitas vezes limita a compreensão dos estudantes, deixando pouco espaço para a curiosidade, a descoberta e a criatividade. No processo educacional, é evidente que apenas transmitir informações teóricas por meio de aulas expositivas não é eficaz o bastante para instigar o interesse e capturar a atenção dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos (DINIZ, 2017). Nesse sentido, a experimentação alternativa surge como uma maneira inovadora de envolver os alunos com a ciência, permitindo-lhes explorar e compreender os fenômenos naturais de maneira mais envolvente e prática. Esta introdução explora o papel crescente da experimentação alternativa de fenômenos físicos e químicos no âmbito da educação básica, destacando seus benefícios em promover uma melhor compreensão. Neste contexto, foi idealizada uma aula interativa utilizando materiais alternativos para deixar a aula de química mais dinâmica e envolvente, que incentivou a mobilização de conceitos relacionados a funções orgânicas e ainda foi aplicado questionários sobre o assunto abordado. Dessa forma, o exposto trabalho teve como objetivo, proporcionar um momento formativo com materiais alternativos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem na disciplina.


Material e métodos

O trabalho foi realizado com 45 discentes, de duas turmas, sendo 21 alunos na turma A e 24 na segunda turma B, atividade decorreu no 9º ano do ensino fundamental da escola pública do município de Ananindeua-PA, E.E.E.F.M Prof. Zulima Vergolino Dias. A metodologia deste trabalho sucedeu-se, a partir da experimentação com materiais alternativos do cotidiano dos alunos, onde foram realizados experimentos de fenômenos físicos: lata de alumínio e papel amassado; experimento 2 azul de bromotimol e ar dos pulmões. Enquanto, os experimentos de Fenômenos químicos foram o 1 enchimento do balão com bicarbonato e vinagre, e o segundo experimento 2 efervescências da vitamina C na água. No início e no final do trabalho aplicou-se um questionário contendo 5 questões subjetivas sobre o tema, com as seguintes perguntas: “1° Sobre o fenômeno químico, é correto afirmar que:”, “2° O fenômeno físico está relacionado com:”, “3° Por que a madeira queimando pode ser considerado um fenômeno químico?”, “4° Por que o derretimento do gelo é considerado um fenômeno físico?”, “5° Por que é importante entender sobre os fenômenos físicos e químicos?”. Seguidamente, os dados foram coletados e analisados para saber o nível de entendimento dos alunos em relação aos conteúdos antes e depois da experimentação.


Resultado e discussão

O questionário foi o principal item da coleta de dados desta pesquisa, os alunos responderam 5 perguntas sobre o tema, no qual estes foram respondidos e devolvidos. O primeiro questionário foi aplicado no início da aula e o segundo depois da atividade experimental. Dessa maneira, na tabela 1, verificou-se que no primeiro questionário, dos 45 estudantes referentes a soma das duas turmas, 80 % acertaram e 20 % erraram, na segunda pergunta 77,8% acertaram, 71,1 % dos alunos acertaram a terceira pergunta, na quarta pergunta 33 dos 45 alunos acertaram equivalente a um porcentual de 73,3 % e na quinta pergunta resultou-se um porcentual de 100% de acerto. Prontamente, na aplicação do segundo questionário, na primeira pergunta houve um aumento na porcentagem de acerto cerca de 15,6 % de acerto, referente a segunda pergunta 91,1 % de acerto, 93,3% de acertos na terceira pergunta, em relação a quarta pergunta observou-se um aumento na porcentagem de acertos com 13,4 %. Portanto, certifica-se, logo após aplicação da atividade e a resolução do questionário final ocorreu um crescimento de no porcentual de acertos, á vista disso 100% dos alunos participaram da atividade. De acordo com Andrijauskas (2020), o ensino de química quando trabalhado de forma eficiente, envolvendo as atividades experimentais e investigativas, tende a ser produtivo na formação do aluno na educação básica.

Figura-1

Materias alternativos da atividade experimental

Tabela 1

Avaliação pré e pós questionário

Conclusões

Vale ressaltar, a relevância das atividades experimentais que auxiliem os alunos na compreensão dos conteúdos, como pode ser observado na satisfatoriedade dos resultados. Concluindo assim, que a utilização de experimentação alternativa é uma ferramenta de baixo custo podendo ser executada com materiais do cotidiano, sendo imprescindível na formação entendimento científico dos discentes e engrandecedora na formação do discente em formação.


Agradecimentos

À Deus, a minha família, a Prof Ana Carla Gomes Castro, aos alunos e a direção da E.E.E.F.M. Prof. Zulima Vergolino Dias, e à a Universidade Federal do Pará - Campus Ananindeua (CANAN).


Referências

ANDRIJAUSKAS, Ketlyn. A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE 
CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA NACIONAL NA ÚLTIMA DÉCADA. 2020. Especialização na 
Pós­ Graduação - Ensino  de  Ciências - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São Paulo, 2020.

DINIZ DA SILVA, E. UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES AVM -FACULDADE INTEGRADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA EDUCAÇÃO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/posdistancia/54358.pdf>.

PEREIRA GOMES, J.; SCHEIBLER, J. EXPERIMENTAÇÃO ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2020/TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID602_25102020102820.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2023.

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