COMO OS CIENTISTAS PODEM SER DECISIVOS NO AVANÇO TECNOLÓGICO PARA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Nascimento, N.V.L. (UECE) ; Oliveira, M.S.C. (UECE) ; Tavares, C.D.A. (UECE/EAD) ; Cavalcante, L.J.C. (UECE) ; Chaves, V.R. (UECE)


RESUMO

A Ciência e Tecnologia desde da década de 50 tem alavancado uma melhoria na qualidade de vida das pessoas sob a visão dos cientistas, formando assim uma sociedade mais crítica e que reconhece seus direitos como participantes de decisões importantes dentro da sociedade. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a o (pensamento/opinião/concepção) dos alunos da disciplina de CTS da Universidade Estadual do Ceará, do semestre 2023.1, através de um QUIZ do Projeto Ibero-Americano (PIEARCTS) sobre como a Ciência e Tecnologia caminham para melhores desempenhos de uma sociedade mais posicionada político-social. Os resultados obtidos foram, em maior parte, satisfatórios visto que a tecnologia ainda precisa ser acessível a todos os níveis da sociedade.


Palavras Chaves

cientistas; tecnologia; socieadade

Introdução

O avanço da Ciência e Tecnologia tem expandido as formas de ensino e aprendizagem para além do que é exato, trazendo assim pensamentos críticos em uma sociedade que até então não fazia parte de um julgamento que afetava a todos. Torna-se cada vez mais necessário que a população possa, além de ter acesso às informações sobre o desenvolvimento científico-tecnológico, ter também condições de avaliar e participar das decisões que venham a atingir o meio onde vive. É necessário que a sociedade, em geral, comece a questionar sobre os impactos da evolução e aplicação da ciência e tecnologia sobre seu entorno e consiga perceber que, muitas vezes, certas atitudes não atendem à maioria, mas, sim, aos interesses dominantes. Dessa forma, a importância de discutir com os alunos os avanços da ciência e tecnologia, suas causas, consequências, os interesses econômicos e políticos, de forma contextualizada, está no fato de que devemos conceber a ciência como fruto da criação humana. Por isso, ela está intimamente ligada à evolução do ser humano, desenvolvendo-se permeada pela ação reflexiva de quem sofre/age as diversas crises inerentes a esse processo de desenvolvimento (Pinheiro et al., 2007). O verdadeiro significado da Ciência se tornaria mais óbvio se cientistas e não cientistas tomassem maior consciência dos vários aspectos que discutimos. Muitas das críticas ao desenvolvimento científico e tecnológico perderiam força, o valor da Ciência no crescente conhecimento e compreensão dos fenômenos da natureza seria mais bem apreciado e o papel da Ciência na sociedade mais bem equacionado (Sala, 1974).


Material e métodos

O Quiz foi aplicado na disciplina de Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS, ministrado pela Profa. Dra. Micheline Soares Costa Oliveira, na Universidade Estadual do Ceará e contou com aulas, palestras, seminários apresentados pelos alunos, e atividades. A disciplina contava com 29 alunos, com idade entre 20 a 24 anos, e foram os mesmos a responderem o QUIZ. O Quiz utilizado foi o Questionário de Opiniões sobre a Ciência e a Tecnologia (COCTS) do Projeto Ibero-americano de Atitudes Relacionadas com a Ciência, Tecnologia e Sociedade (PIEARCTS). Com essa nova ferramenta, pretendemos sanar alguns problemas como: dar aos alunos uma grade maior de opções; ajustar a correspondência entre o instrumento escolhido e o que se quer medir; ter a oportunidade de avaliar separadamente o discurso sobre um conceito, dos princípios e práticas operativas; diminuir a tendência que os alunos têm a responder para satisfazer as expectativas dos professores (Pinheiro et al., 2007). Os itens das questões variavam entre 1 e 4 como nível de discordância, sendo o 5 para indeciso, 6 a 9 para nível de concordância, E para não a entendo e S para não sei. Através de adaptações às questões originais e à exclusão de algumas delas e à inclusão de algumas novas, criou-se o COCTS, contendo 100 questões. O grande avanço desse questionário está no fato de utilizar o modelo de resposta múltipla, ao invés do modelo de resposta única (Vázquez et al., 2005). A obtenção de várias respostas ao invés de apenas uma, enriquece a informação disponível para cada questão e pode proporcionar uma maior precisão na avaliação das atitudes (Chispino, 2016.)


Resultado e discussão

A questão de número 40211, trata sobre Os cientistas e engenheiros serem os únicos a decidir os assuntos científicos do nosso país porque são as pessoas que melhor conhecem estes assuntos. O Indice atitudinal médio para essa questão foi de 0,2332, não chegou a ser um índice negativo, mas ainda sim foi um valor baixo ao compararmos que o valor máximo para o Ia é +1. Ou seja, os cientistas e engenheiros não necessitam ser os únicos a decidirem assuntos científicos, mas também a sociedade. A de número 50111 sobre dois tipos de pessoas, as que entendem de ciências e as que entendem de letras (por exemplo, literatura, história, economia, leis). Mas se todos estudassem mais ciências, então todos as compreenderiam. Para essa questão o IaM foi de 0,2540, trazendo a mesma conclusão da questão anterior. Talvez as pessoas não passem a amar ou gostar das ciências, mas talvez as entenderiam melhor. E a questão de número 60511 sobre trabalho de uma cientista mulher. A questão teve seus Ia bem próximos de +1, mostrando que um bom cientista faria sim um bom trabalho independentemente de ser homem ou mulher.

TABELA 01

IaM das Questões

Figura 01

Gráfico de intercessão dos IaM

Conclusões

Em uma linha geral, os resultados obtidos no Quiz nos mostram que a sociedade deve sim participar de assuntos científicos e não somente cientistas e/ou engenheiros, como também buscar conhecimento de todas as ciências e que os estes conhecimentos podem ser obtidos por igual, independente de ser homem ou mulher. Por isso, enfoque CTS vem tomando espaço na educação de ciências, formando assim, uma sociedade mais crítica.


Agradecimentos

Aos alunos participantes da pesquisa e a Pró-Reitoria de Extensão pela concessão da bolsa.


Referências

CHRISPINO, A. Introdução aos Estudos de Políticas Públicas: uma visão interdisciplinar e contextualizada. Rio de Janeiro: FAPERJ;FGV, 2016.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M.; BAZZO, W. A.. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v. 13, p. 71-84, 2007.
SALA, Oscar. O papel da ciência na sociedade. Revista de História, v. 50, n. 100, p. 813-820, 1974.
VÁZQUEZ, A.; ACEVEDO, J. A.; MANASSERO, M. A. Consensos sobre la naturaleza de la ciencia: evidencias e implicaciones para su enseñanza. In: Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, 2004. Disponible em: http://www.campus-oei.org/revista/deloslectores/702Vazquez.PDF Acesso em 7 jul. 2005.

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