UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM QUÍMICA APLICADO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Evangelista, J.P.C. (UFRN) ; Carvalho, K.R.A. (CEEP DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS) ; Silva, R.Y.J. (CEEP DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS) ; Duarte, C.A. (CEEP DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS) ; Souza, S.P.M.C. (CEEP DR. RUY PEREIRA DOS SANTOS)


RESUMO

Esta pesquisa visa implementar a estratégia de ensino-aprendizagem lúdica relacionado à disciplina de Química do ensino médio por competências que opera na Escola da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte (RN). Para tanto é realizada uma atividade integradora no conteúdo temático da tabela periódica e suas propriedades de 32 elementos químicos, que contempla esta técnica de ensino-aprendizagem. Assim, foi construído o jogo inspirado no Super Trunfo (jogo tradicional) e aplicado por meio de disputas e competições entre os alunos. Os resultados indicam o aumento no interesse sobre a disciplina e uma melhoria perceptível no rendimento escolar, além da melhor relação entre professor e aluno. Isso sugere que o lúdico como ferramenta didática facilita o processo de ensino-aprendizagem.


Palavras Chaves

Ensino-aprendizagem; Ferramentas didáticas; Jogos lúdicos

Introdução

Como outras ciências físicas e naturais, a química ocupa uma posição central na vida diária, pois fornece recursos para que os alunos entendam o ambiente ao seu redor. No entanto, o ensino e aprendizagem de química em todos os níveis de ensino tem sido marcado por diversos desafios. Por exemplo, a falta de habilidades de resolução de problemas dos alunos, visualização espacial limitada, dificuldades em entender o vocabulário de química e comunicação deficiente entre alunos e professores foram estudados anteriormente (Childs e Sheehan, 2009; Erman, 2017). Isso levou pesquisadores de diferentes contextos a defender continuamente um ambiente de aprendizado que abordasse adequadamente essas dificuldades. Para superar essas dificuldades, técnicas de aprendizagem ativa, como: a abordagem de aprendizagem cooperativa (Sibomana et al., 2021), abordagem de resolução de problemas (Dorimana et al., 2021) e abordagem baseada em jogos (North et al., 2021) tem sido levado para a sala de aula. Jogos podem ser considerados educativos se desenvolverem habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizagem, tais como resolução de problemas, percepção, criatividade, raciocínio rápido, dentre outras. Quando um jogo é elaborado com o objetivo de atingir conteúdos específicos para ser utilizado no meio escolar, este é denominado de jogo didático (Godoi et al., 2010). Dessa forma, surge a ideia de elaborar um jogo didático para se trabalhar o ensino da química, no intuito de melhorar a compreensão de conteúdos e de relacionamento entre professor e aluno. Esses avanços podem ser atribuídos à eficiência dos jogos em despertar o interesse dos alunos, o que reflete em um aumento da disciplina (Romero e cols., 2007; Zanon et al., 2008).


Material e métodos

O super trunfo de química foi desenvolvido baseado no jogo de cartas comercialmente existente chamado Super Trunfo®, que são encontrados em diversas formas e assuntos diferentes. Dessa forma, utilizando-se essa estrutura, foi desenvolvido um jogo Super Trunfo com cartas tendo como tema central a Tabela Periódica dos elementos químicos e suas propriedades, promovendo, assim, uma abordagem diferente do assunto nas turmas de química de alunos do 2º ano do ensino médio da rede estadual do RN. O jogo possui 32 cartas (figura 1), onde cada carta é representada por um elemento químico, sendo as regras são baseadas no jogo tradicional. Os 32 elementos escolhidos são representados pelo símbolo, nome e uma imagens ilustrativa de sua aplicação no cotidiano. Foram escolhidas seis propriedades dos elementos: Densidade, raio covalente, ponto de fusão, primeira energia de ionização, eletronegatividade e abundância média no corpo humano para compor as informações nas cartas. Em seguida, foram impressas as cartas para os alunos recortarem e colarem para formação do baralho completo das cartas. Por fim, foi realizado a aplicação e disputa entre os alunos utilizando as cartas confeccionadas (figura 2). Para aplicação do jogo, os alunos foram divididos em grupos de quatro ou oito componentes, sendo que um componente de fora do grupo deveria escolher a propriedade a ser jogada inicialmente.


Resultado e discussão

Inicialmente foi apresentado o jogo Super Trunfo de Química para alunos do 2º ano, cujo o tema era Tabela periódica e suas propriedades. Os resultados mostraram que o jogo de cartas efetivamente reconstruiu conhecimento dos alunos visto no ano anterior, demonstrando que os jogos podem servir também como ferramenta pedagógica na reconstrução do conhecimento. Além da melhora significativa no entendimento das propriedades periódica dos elementos, eles começaram a relacionar essas propriedades com a posição dos elementos na tabela, quanto a seus grupos e suas famílias, possibilitando o aluno armar uma estratégia e aumentar suas chances de ganhar o jogo. Adicionalmente, pode-se observar que a atividade despertou o interesse dos alunos para o tema abordado, com consequências muito favoráveis para a aprendizagem. Eles passaram a fazer correlações entre as propriedades dos elementos como, por exemplo, densidade e ponto de fusão, de modo natural e sem a indução do raciocínio pelo professor, o que contribuirá para o aprendizado dos próximos conteúdos de ensino de química como, por exemplo, ligações químicas, propriedades dos materiais (Godoi et al., 2010). Observou-se maior interação e participação dos alunos, e o jogo pareceu ser mais envolvente cognitivamente. Sendo assim, as atividades de ciências escolares, que fornecem o potencial para ativar cognitivamente oportunidades de aprendizagem, podem melhorar a relação entre o interesse dos alunos e a compreensão conceitual sobre o assunto. Isso comprova a necessidade de incentivar os alunos a jogar/manipular, pois eles tenderão a aprender mais quando se envolverem cognitiva, física e socialmente. Dessa forma, essa atividade alavancou um ambiente amistoso entre os alunos para aumentar o engajamento e o aprendizado.

Figura 1: Jogo Super trunfo de Química

Jogo elaborado e confeccionado de super trunfo de \r\nQuímica

Figura 2: Aplicação do jogo super trunfo de química entre os alunos.

Fotos tiradas durante a aplicação dessa oficina que \r\nenvolveu a confecção e aplicação do jogo super \r\ntrunfo de química.

Conclusões

A aplicação do super trunfo de química mostrou-se uma boa alternativa no processo de ensino e aprendizagem, envolvendo os conceitos de elementos químicos, tabela periódica e suas propriedades de uma forma mais lúdica. Essas atividades feitas de forma descontraída em um ambiente alegre e favorável, melhoraram a interação entre aluno-aluno e aluno-professor, além de promover um aprendizado ativo de forma associativa, alguns conceitos abstratos envolvidos no tema. Isso mostra que o uso dessa ferramenta de ensino-aprendizagem ocorreu de forma satisfatória aos envolvidos no processo.


Agradecimentos


Referências

CHILDS, P.E.; SHEEHAN, M. What’s difficult about chemistry? An Irish perspective. Chemistry Education Research and Practice,10, 204–218, 2009.
DORIMANA, A.; UWORWABAYEHO, A.; NIZEYIMANA, G. Examining mathematical problem-solving beliefs among Rwandan secondary school teachers. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 20 (7), 227–240, 2021.
ERMAN, E. Factors contributing to students’ misconceptions in learning covalent bonds. Journal of Research in Science Teaching, 54 (4), 520–537, 2017.
GODOI, T. A. F.; OLIVEIRA, H. P. M.; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química nova na escola. 32, 1, 2010.
NORTH, B.; DIAB, M.; LAMERAS, P.; ZARAIK, J.; PHILIPPE, S.; MULLER, J.; FISCHER, H. Developing a platform for using game-based learning in vocational education and training. IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON), 1345–1352, 2021.
ROMERO, J.H.S.; SILVA, C.S.; MARUYAMA, J.A. e OLIVEIRA, L.A. Jogos didáticos em espaço não formal: aprovação pelos visitantes. Anais da 30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2007.
SIBOMANA, A.; KAREGEYA, C.; SENTONGO, J. Effect of cooperative learning on chemistry students’ achievement in Rwandan day-upper secondary schools. European Journal of Educational Research, 10 (4), 2079–2088, 2021.
ZANON, D.A.V.; GUERREIRO, M.A.S.; OLIVEIRA, R.C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, 13, 72-81, 2008.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN