SHOW DA QUÍMICA: ENRIQUECENDO A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Ferreira da Silva, G. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Kelly de Lima, L. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Cauã Klaiwert Assis da Silva, J. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Teixeira Gomes de Brito, L. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Mikaelly Cardoso Soares, E. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Maria Soares Ferraz, J. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Xavier Miranda, A. (IFPB JOÃO PESSOA) ; dos Santos Farias, J. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Raquel da Costa Agra Amaral, F. (IFPB JOÃO PESSOA) ; Marcone Tavares Alves de Figueiredo, A. (IFPB JOÃO PESSOA)


RESUMO

A transição eficaz dos estudantes do Ensino Médio para as instituições de ensino superior é essencial, visto que é um momento repleto de emoções e expectativas. Nesse segmento, o Programa de Educação Tutorial – PET Química, do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, oferece uma recepção para os calouros do Curso de Licenciatura em Química com uma atividade de ensino denominada “Show da Química (SQ)”. Tal atividade tem o objetivo de cativar e despertar ainda mais o interesse dos alunos ingressantes por essa ciência. Assim, a metodologia empregada foi de natureza qualitativa e participativa. Logo, para obtenção dos dados, foram coletados depoimentos acerca da ação realizada de acordo com os resultados obtidos por meio de um Questionário.


Palavras Chaves

QUÍMICA; EXPERIMENTAÇÃO; LUDICIDADE

Introdução

A recepção de alunos no Ensino Superior é um momento crucial que marca o início da jornada acadêmica de indivíduos ansiosos por aprender e crescer e, geralmente, representa um momento em que os alunos ingressantes se encontram repletos de curiosidades e questionamentos. No entanto, muitos deles, sentem dificuldades em se ambientar à nova modalidade de ensino. Por isso, existe o esforço em proporcionar aos alunos do primeiro período da graduação um contato inicial integrativo com o novo paradigma ao qual serão expostos durante o curso (MATTEI, 2023). Dentro dessa conjuntura, a concepção de que o curso de Química é uma graduação que integra as definições matemáticas com o estudo da matéria, fenômenos e conceitos científicos, gera no público ingressante uma certa aflição. Logo, como não há, geralmente, estímulo externo o bastante para o discente permanecer na faculdade, o aluno sente-se condicionado, muitas vezes, a desistir da graduação, se evadindo. Entretanto, este período inicial é de extrema importância para estabelecer uma base sólida para o sucesso acadêmico e pessoal, ao longo dos anos que estão por vir. Por conseguinte, quanto mais intensas forem as experiências de prazer e aprendizagem vivenciadas, mais ocorrerá o desencadeamento de mudanças que a memória guarda, consequentemente, maior será o sentimento de acolhimento sentido pelo sujeito na condição primária de acolhimento (SANTOS; PERAZZOLO; PEREIRA, 2014). Sob essa ótica, a transição do Ensino Médio para o Ensino Superior é um marco significativo na vida de qualquer indivíduo. Com um aprendizado avançado, crescimento pessoal e preparação para a carreira, essa etapa é repleta de oportunidades e desafios únicos. Nesse contexto, a recepção para novatos no Ensino Superior emerge como um componente determinante para facilitar essa transição suave e eficaz (Menezes et al, 2021), logo, esse processo e adaptação provoca ansiedade e estresse aos novos discentes. Com isso, a importância dessa recepção vai muito além de um simples evento de boas-vindas, desempenha um papel fundamental na integração dos novos alunos à comunidade universitária. Sendo assim, a recepção aos calouros contribui para aliviar a ansiedade dos novos alunos, permitindo que eles se concentrem em seus estudos e se sintam apoiados desde o início. Portanto, o Programa de Educação Tutorial – PET Química, do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, oferta, dentro da recepção aos calouros, uma atividade lúdica que envolve uma apresentação com experimentos que abarca conceitos químicos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi realizar uma recepção aos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Química do IFPB Campus João Pessoa, fazendo uso da ludicidade numa atividade intitulada “Show da Química”.


Material e métodos

O trabalho em tela fundamentou-se nas abordagens qualitativa e participante. De acordo com Lins (2021), a abordagem qualitativa é a base principal de todos os outros tipos de pesquisa, pois permite analisar e discutir as experiências dos indivíduos e suas percepções de forma mais profunda e detalhada. Enquanto que, na pesquisa participante, o pesquisador e o aluno trabalham juntos para melhor entendimento das situações que estão sendo estudadas. (SILVA e MOURA, 2020). A atividade ocorreu no segundo semestre de 2023 para os estudantes que estão iniciando o primeiro período do curso de Licenciatura em Química. No primeiro momento, os PETianos (bolsistas do grupo PET Química) compartilharam informações sobre as atividades desenvolvidas no programa, abrangendo as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, também foram explanados os programas existentes, tanto no curso quanto no IFPB, Campus João Pessoa, durante a recepção dos estudantes. Na sequência, a atividade de extensão denominada “Show da Química (SQ)” foi realizada com os discentes ingressantes. A atividade SQ consiste na demonstração de experimentos com conceitos químicos, que sejam contextualizados com o cotidiano dos estudantes. Assim sendo, foram executados 4 (quatro) experimentos lúdicos como: i) Sopro mágico (Ca(OH)2 + CO2 + Fenolftaleína); ii) Pasta de elefante (KI + H2O2); iii) Bolhas (2NaOH + 2Al + 2H2O → 2NaAlO2 + 3H2) e iv) Fogo na mão ( H2O + C3H8 + detergente). Esses experimentos foram realizados com materiais e reagentes que apresentam baixo risco para os discentes. Após a conclusão do “Show da Química”, como forma de avaliação da atividade realizada, os estudantes foram convidados a preencher um questionário contendo 3(três) questões. Este tinha como intuito coletar depoimentos para compreender a opinião dos alunos acerca da prática executada.


Resultado e discussão

Quando se olha para a realidade do Ensino de Química (EQ) percebe-se que ele ainda está pautado majoritariamente no ensino tradicional e sendo disseminado de forma totalmente expositiva, no qual a teoria ganha ênfase quando comparada à prática. Essa conduta é constantemente criticada, pois nesse molde o professor se torna ator principal no ensino e o aluno um mero agente passivo de suas informações. Além deste fato, ao observar os conteúdos apresentados, nota-se que muitos não têm relação com o cotidiano dos discentes, e isso aumenta a distância entre o que está sendo ensinado e a vida do que está aprendendo, dessa forma o aprendizado é dificultado (SANTOS e NAGASHIMA, 2017). A priori, durante a recepção aos calouros, notou-se uma notória integração dos discentes em participar e apreender mais sobre o curso de Licenciatura em Química, sobre o programa PET e os mais diversos programas existentes no IFPB Campus João Pessoa. Sob esse viés, no que se refere à integração de novos alunos nos cursos de graduação, Pinto et al. (2020) apontam que a realização de atividades para os estudantes novatos pode contribuir positivamente na adaptação e potencializar o interesse deles no curso. Durante a recepção ocorreu o “Show da Química”, tal atividade buscou gerar uma conexão dos ingressantes ao curso, demonstrando que existem formas interessantes de abordar a Química, se distanciando do conteudismo por meio de experimentos ilustrativos, lúdicos e chamativos, com uso de materiais alternativos, que despertem a atenção dos discentes. Após os experimentos do “Show da Química”, realizou-se uma verificação da contribuição dos experimentos para o público recepcionado com aplicação de um questionário contendo 3 (três) indagações. A primeira pergunta questionava: De acordo com sua experiência no Show da Química, qual é a sua satisfação em ter participado da atividade proposta pelo PET Química? Observou-se que, 72% dos discentes envolvidos classificaram sua satisfação em relação à atividade como “excelente", e apenas 28% definiu-a como “boa”. Foi questionado na segunda pergunta: Através do seu primeiro contato com os experimentos químicos apresentados, o quanto você se sente motivado(a) para começar o curso? Os resultados obtidos apontaram que 72% os participantes constataram sua motivação como “excelente”, e apenas 28% como “boa”. Por fim, a terceira e última indagação discorreu em: Após sua participação no “Show da Química”, atribua qual a importância dessa atividade como ingressante no curso superior. Os resultados dos relatos estão elencados na Tabela 1: Em concordância com a Tabela 1, nota-se que a etapa inicial da recepção aos calouros na vivência acadêmica, corrobora positivamente para potencializar os interesses dos sujeitos pelo curso. Além disso, os estudantes tornam-se mais confortáveis com o ambiente acolhedor que o evento proporciona ao ter o contato primário com seus pares. Também em alusão à Tabela 1, percebe-se que os estudantes tiveram sua curiosidade despertada em relação aos conceitos químicos. Sob essa ótica, Cain (2019) informa que a curiosidade é um elemento essencial para desenvolver a autonomia dos alunos em investigar sistemas científicos e buscar soluções criativas para as resoluções de problemas. Quando o aluno 3 relata: “Foi importante para quebrar a tensão e demonstrar algumas experiências”, pode-se inferir que, o Show da Química fugiu da ideia burocrática da recepção, demonstrando que essa ciência pode ser divertida, atrativa e fácil. Tal relato, vai na contramão do que geralmente acontece, pois é comum ocorrer em recepções de cursos de graduação apenas a explanação dos componentes curriculares, carga horária e conhecimento do ambiente. Assim, por meio da apresentação do SQ, buscou-se de fato quebrar o conceito da Química conteudista e de difícil acesso que é disseminada através do senso comum, e gerar uma inserção amigável dos ingressantes para com sua graduação. Dentro dessa conjuntura, o ensino atual necessita urgentemente de licenciados que estejam incentivados a tornar suas aulas atrativas de modo que essas atraiam o interesse do aluno. A formação em Licenciatura em Química do IFPB, Campus João Pessoa, conta com diversas disciplinas que incentivam seus alunos a trabalharem experimentos em sala de aula, utilizando materiais do cotidiano e de baixo custo. Trabalhando essa perspectiva, os PETianos ao realizarem os experimentos no SQ, utilizaram materiais que enfatizavam a ideia de que a Química está presente no dia a dia, tais como: detergente, odorizador ambiental, desincrustante a base de soda cáustica, gás carbônico da respiração humana, água oxigenada, corante alimentício. Portanto, quando os recepcionados relatam a observação de que a Química está presente na vivência deles, demonstra que eles se apropriaram dos experimentos e fizeram ligação com os materiais que os mesmos, muitas vezes, utilizam ou que observam ser utilizados por outros indivíduos diariamente. Assim, da apropriação do que foi observado, os futuros licenciados poderão desenvolver e relacionar essas ideias durante as disciplinas e quando estiverem aptos para lecionar.

Tabela 1: Relatos dos participantes ingressantes do curso sobre o Show

Tabela 1: Relatos dos participantes ingressantes do \r\ncurso sobre o Show da Química.

Conclusões

Ficou evidente que a recepção aos ingressantes pertencentes ao curso de Licenciatura em Química é um momento enaltecedor para a sua experiência ao longo do curso, visto que estimula o envolvimento na instituição e a permanência na graduação. Esta atividade não é apenas um evento isolado, mas sim o ponto de partida para uma jornada de descobertas, uma vez que se apresenta com uma abordagem dinâmica e participativa, permitindo uma experiência enriquecedora. Nessa atividade, os discentes foram incentivados a questionar, explorar e relacionar conceitos em um ambiente estimulante, oportunizando o desenvolvimento de habilidades cruciais, como a capacidade de análise crítica e a de interpretação de informações para construir uma compreensão mais profunda. Dessa forma, incentivando os discentes a terem uma afeição maior pelo aprendizado da Química e a reconhecerem o valor prático e inspirador que essa disciplina pode oferecer em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Assim, a atividade oferecida pelo PET foi instigante, pois serviu de engrandecimento profissional para os bolsistas do programa, como também para os ingressantes, futuros docentes. Destarte, foi possível coadunar os conhecimentos teóricos com os práticos, promovendo a interação entre os alunos, estimulando a busca constante pelo aprimoramento acadêmico, além de proporcionar uma visão mais ampla e contextualizada do campo educacional.


Agradecimentos


Referências

CAIN, Jeff. We should pay more attention to student curiosity. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 11, n. 7, p. 651-654, 2019.

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LINS, A. B. Método qualitativo na pesquisa acadêmica. Revista Primeira Evolução, v. 1, n. 14, p. 17-24, 2021.
MATTEI, M. R. A. Acolhimento e trajetórias profissionais no ensino superior: percepções de estudantes ingressantes da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação( Mestrado) – Curso de Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.
MENEZES, Dayane Patricia Ferreira et al. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 45, 2021.
OSTERMANN, F.; CAVALCANTI, C. J. H.; Teorias da aprendizagem; Editora Evangraf, Porto Alegre, p. 37-39, 2011. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/253767/001157637.pdf?sequence=1 Acessado em: 21/08/2023.
PINTO, Daniel et al. De veteranos para os novatos: Avaliação das atividades de recepção aos calouros organizado pelo grupo petcomp. In: Anais do xxviii workshop sobre educação em computação. SBC, 2020. p. 61-65.
SANTOS, D. M.; NAGASHIMA, L. A. Potencialidades das atividades experimentais no ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 94–108, 2017. DOI: 10.26843/rencima.v8i3.1081.

SANTOS, M. M. C.; PERAZZOLO, O. A.; PEREIRA, S. A hospitalidade numa perspectiva coletiva o corpo coletivo acolhedor. In: SANTOS, M. M. C.; BAPTISTA, I. (org.) Laços sociais: por uma epistemologia da hospitalidade. Caxias do Sul: Educs, 2014. p. 49-63.
SILVA, B. R. T.; MOURA, F. M. T.. SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE QUÍMICA:: limites e possibilidades nas vozes discentes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 17, 2020.

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