Caracterização das imagens utilizadas na abordagem do tema Pilha, presente em livro didático de Ciências da Natureza aprovado no PNLD 2021, utilizando a taxonomia de Perales e Jiménez

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Domingues, C.A.P. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO) ; Cintra, E.P. (INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO)


RESUMO

O uso de imagens, para comunicação e expressão cultural, está presente na história das civilizações desde a antiguidade. As imagens também podem ser consideradas uma (excelente) ferramenta que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo naqueles que demandam maior carga de abstração, tal como a eletroquímica. O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, documental e que busca responder como se caracterizam as imagens sobre a temática “pilhas”, presentes em livros didáticos aprovados no PNLD 2021? Para tanto, foi utilizado a Taxonomia de Perales e Jiménez e os resultados indicam o uso de imagens com diferentes graus de demandas cognitivas.


Palavras Chaves

Perales e Jiménez; PNLD; Pilha

Introdução

O uso de imagens, para comunicação e expressão cultural, está presente na história das civilizações desde a antiguidade (SANTAELLA, NÖTH, 2020). Este tipo de linguagem pode ser um importante difusor de ideias, uma vez que tem potencial para assumir “papel facilitador na explicação de conceitos, bem como na descrição e desenvolvimento de significados”. (KLEIN, 2011). Segundo AZEVEDO (2010), as imagens possuem simbologias que podem exercer maior influência que as representações verbais. Ainda sobre a função das imagens, PERALES e JIMENÉZ (2002) citam algumas razões para o uso educacional desse tipo de recurso: tornar a obra mais atraente, com o intuído de despertar interesse; facilitar a explicação de situações não evidentes por si só; descrever situações ou fenômenos em torno da capacidade humana de processar informações visuais em detrimento as textuais. Diante do exposto, o uso de imagem se torna uma excelente ferramenta que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem, sobretudo naqueles que demandam maior carga de abstração. Na química, diversos estudos (NIAZ, CHACÓN, 2003; SANGER, GREENBOWE, 1999; GARNETT, TREAGUST 1992) indicam dificuldades na compreensão dos conceitos envolvidos na eletroquímica. O presente trabalho busca responder à questão: Como se caracterizam as imagens sobre a temática “pilhas”, presentes em livros didáticos aprovados no PNLD 2021?


Material e métodos

Esse trabalho se caracteriza como pesquisa qualitativa e a fonte – livro didático – é também o objeto de investigação. Assim, caracteriza-se a pesquisa como Análise Documental, com categorização a priori. A obra escolhida foi a “Diálogo”, da editora Moderna, uma das 7 coleções aprovadas no PNLD 2021 – Objeto 2. Para o reconhecimento das imagens, a princípio foi utilizado a versão digital dos livros – PDF – e empregou-se o programa Adobe Acrobat para a leitura delas. No início, tentou-se reconhecer o tema pela leitura dos sumários dos 6 livros da coleção, porém esse procedimento não foi seguido, uma vez que a obra possui terminologia própria. A fim de estabelecer um método, utilizou-se a ferramenta “pesquisar”, presente no programa Adobe Acrobat e empregou-se como descritor o termo “Pilha”. Todos os resultados foram analisados e, quando reconhecidos aqueles relacionados ao conceito eletroquímico, o capítulo inteiro foi adotado como referencial. Após a identificação dos capítulos, foram selecionadas todas as figuras dessa seção e, individualmente, categorizadas utilizando a taxonomia de Perales e Jiménez (2002). A classificação proposta foi realizada e discutida por duas pessoas – Autor e Orientadora, sendo o resultado a seguir o fruto dessa análise.


Resultado e discussão

No início do percurso metodológico, foi identificado que o tema “pilha” está presente em apenas um dos seis livros que compõe a coleção analisada. Este assunto é abordado na unidade 1, capítulo 4, do livro 2, intitulado “Energia e Sociedade: Uma Reflexão Necessária”. O capítulo, formado por 20 páginas, contêm 25 imagens (média de 1,25 imagem/página) distribuídos nos subtemas abordados: histórico, representação IUPAC, funcionamento da pilha de Daniell (incluindo variação de massa dos eletrodos), diferentes tipos de pilhas comerciais, eletrodo de referência e atividade investigativa. As imagens foram caracterizadas e o resultado está sintetizado na Figura 1. Na categoria Iconicidade, imagens do tipo Fotografia ocorrem com maior frequência (52%). Conforme descreve SILVA (2008, p 57), esse tipo de imagem possui a finalidade de descrever fenômenos ou situações com uma relação próxima da realidade, sendo utilizadas para motivar o aluno. A categoria Funcionalidade, predomina imagens com função Inoperante – tipo de figura que não apresenta elementos utilizáveis para a compreensão do conceito. Na categoria Relação com o Texto Principal, notou-se maior ocorrência (56%) da unidade “Conotativo” (sem estabelecimento de relação com texto principal). Para a maioria das imagens não foram constatadas referências às imagens nos textos (sem etiqueta verbal – 44%) e a sequência didática mais frequente (56%) é a evocação – tipo de unidade que pressupõe conceito conhecido.

Figura 1

Frequência de Imagem, por Categoria

Conclusões

A escolha (majoritária) por imagens com alto grau de iconicidade – Fotografias, pertencentes as unidades Evocação e Sem etiqueta verbal pode ter sido feita pelo fato de que as pilhas e baterias são produtos bastante presente no cotidiano da população. As imagens que descrevem temas que exigem uma abordagem mais explicativa – utiliza as unidades de categorização mais complexas, desta forma adequando as imagens às necessidades conceituais. O capítulo analisado apresenta imagens conceitualmente adequadas e com diferentes graus de interpretação, correspondentes as necessidades exigidas para o tema


Agradecimentos

À professora Elaine, pela constante motivação e orientação; ao Instituto Federal de São Paulo e ao programa Encima.


Referências

AZEVEDO, Norma Suely. A linguagem não-verbal no espaço escolar. 2010.
GARNETT, P. J.,TREAGUST, D. F. Conceptual difficulties experienced by senior high school students of electrochemistry: electric circuits and oxidation-reduction equations. Journal of Research in Science Teaching. v. 29, n. 2, p. 121-42, 1992.
KLEIN, TA da S. Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio. 2011. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado em Ensino das Ciências e Educação Matemática), Universidade Estadual de Londrina, Paraná.
NIAZ, M., CHACÓN, E. A Conceptual Change Teaching Strategy to Facilitate High School Students’ Understanding of Eletrochemistry. Journal of Science Education and Technology, v. 12, n. 2, 2003.
PERALES, F. J.; JIMÉNEZ, J. de D. Las ilustraciones en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias: análisis de libros de texto. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, v. 20, n. 3, p. 369-386, 2002
SANGER, M. J. & GREENBOWE, T. J. An Analysis of College Chemistry Textbooks As Sources of Misconceptions and Errors in Electrochemistry. Journal Chemical Education, v.76, n. 6, p. 853-860, 1999.
SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. Iluminuras, 2020.
SILVA, C. F. Construção e realidade nas imagens dos livros didáticos de física. Trabalho de Conclusão de Curso, PUC-MG, Belo Horizonte, 2008.

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