Produção Artesanal de Materiais de Limpeza Doméstica: O ensino de Química no contexto Sociocultural.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Viana, L.E. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Silva, A.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Lago, M.A.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Sales, L.S.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Silva, A.L.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)


RESUMO

O projeto EcoClean foi desenvolvido no Centro de Ensino Paulo IV, na disciplina Química em uma turma de Eletiva Multisseriada, resultando em uma experiência interdisciplinar valiosa. Envolveu-se alunos em etapas que variaram desde a compreensão teórica até a produção prática de produtos de limpeza, enfatizando os aspectos químicos e ambientais. A colaboração entre professores de Química e Geografia enriqueceu a compreensão dos alunos sobre os produtos de limpeza e seus impactos. Além do aprendizado prático, o projeto fomentou a conscientização ambiental, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes. O sucesso do projeto transcendeu a sala de aula, contribuindo para a formação integral dos alunos e promovendo uma sociedade informada e sustentável.


Palavras Chaves

Interdisciplinaridade; Sustentabilidade; Aprendizado Prático

Introdução

A história do sabão é uma narrativa que espelha as transformações das necessidades humanas ao longo das eras, sobretudo no que tange à higiene e saúde. Conforme a civilização evoluía, novos desafios de saúde pública emergiam, como doenças transmissíveis, saneamento precário e recursos limitados, catalisando o advento da Saúde Pública moderna. Na antiga Roma, por volta de 1000 a.C., lavadeiras perceberam os efeitos benéficos da interação entre gordura animal e cinzas, um antecessor rudimentar do sabão. O termo “produtos químicos” frequentemente evoca imagens de laboratório científicos distantes da vida cotidiana, mas na realidade, há uma ampla diversidade desses produtos utilizados diariamente em atividades domésticas, incluindo sabões, alimentos, cosméticos e produtos de limpeza (SILVA NETO et al., 2013). O sabão é derivado de ácidos graxos, e seu potencial de limpeza é uma decorrência da estrutura molecular que conjuga segmentos hidrocarbônicos e polares. Quando em contato com água e gordura, o sabão reduz a tensão superficial da água, formando micelas. Produtos de limpeza, como detergentes e alvejantes, incorporam uma gama diversificada de componentes químicos, incluindo coadjuvantes que intensificam a eficácia de limpeza. Contudo, a popularidade desses produtos requer uma avaliação ponderada, considerando os impactos ambientais e os riscos à saúde associados. No entanto, é importante destacar que esses produtos químicos podem ter impactos ambientais significativos e representar sérios riscos para saúde humana (CORRÊA, 2005). Baird (2002) salienta que a química desempenha um papel fundamental ao meio ambiente do nosso planeta, embora seja comum as pessoas culparem os químicos sintéticos e seus criadores pelos problemas da poluição mais comum, passa despercebido que a maioria dos problemas ambientais de décadas ou séculos passados foram em parte solucionados pelo conhecimento químico. A iniciativa que ganha destaque é um projeto que se concentra na produção sustentável de sabão e outros produtos de limpeza, realizado por meio da abordagem da Eletiva Multisseriada. Esse enfoque permitiu a colaboração entre alunos provenientes de diversas séries, desencadeando uma experiência educacional mais envolvente e relevante. A utilização de óleo de cozinha reciclado como matéria-prima evidenciou a relevância da reutilização de recursos e a prevenção de impactos ambientais negativos. Conforme traçamos uma retrospectiva histórica, percebemos que as mudanças da saúde pública, como a disseminação de doenças e a escassez de saneamento, impeliram a busca por soluções inovadoras. Na Roma antiga, a descoberta da potência da interação entre gordura animal e cinzas representou um marco inicial na jornada rumo à criação do sabão (FERREIRA et al., 2022). Sua gradual incorporação no cotidiano, especialmente durante a Idade Média, refletiu uma crescente demanda por práticas higiênicas mais avançadas. O alicerce químico do sabão repousa sobre ácidos graxos, cuja estrutura molecular amalgama segmentos hidrocarbônicos e polares. A ação de limpeza do sabão é um resultado da capacidade de reduzir a tensão superficial da água, gerando micelas que encapsulam as partículas de gordura. Entretanto, os novos produtos de limpeza, como detergentes e alvejantes, empregam uma gama diversa de componentes químicos, muitos dos quais agem como coadjuvantes na limpeza. Partindo um ponto de vista ambiental, o lançamento excessivo de produtos de limpeza em águas naturais, através de esgotos sanitários, afeta diretamente o poder auto depurador da água, visto que a propriedade germicida dos produtos vão dificultar a oxidação biológica do meio que vai ser realizado por bactérias, logo se não for metabolizado por estes microrganismos, sendo observado que boa parte dos compostos passam pelo tratamento de esgoto, podem afetar mananciais de abastecimento (PEREIRA JÚNIOR et al., 2012). A realização de um projeto prático e interdisciplinar, focado na produção sustentável de sabão e produtos de limpeza, ressalta a eficácia da abordagem prática. A colaboração entre alunos de diferentes séries não apenas enriquece a experiência educacional, mas também enfatiza o poder da sinergia na busca por soluções sustentáveis. A escolha de utilizar óleo de cozinha reciclado como matéria-prima alinha-se com uma consciência ecológica mais ampla, demonstrando a importância da prevenção de danos ambientais e do aproveitamento responsável de recursos. Uma história marcada pela evolução das necessidades humanas e das soluções encontradas, reflete uma jornada contínua em direção à higiene e saúde. Essa evolução é um testemunho eloquente da interação entre conhecimento científico, considerações de saúde pública e preocupações ambientais. O projeto de ensino abordado neste contexto personifica a maneira pela qual tais conceitos podem ser transmitidos aos estudantes, proporcionando uma aprendizagem prática, engajadora e voltada para a sustentabilidade no uso de produtos de limpeza.


Material e métodos

No âmbito do Centro de Ensino Paulo IV, um projeto colaborativo com o professor titular da disciplina de Química, por meio da modalidade de Eletiva Multisseriada, mostrou-se eficaz em engajar estudantes de diferentes séries, despertando o interesse tanto pela disciplina quanto por questões ambientais relevantes. A jornada de desenvolvimento do projeto se dividiu em duas etapas distintas: Na primeira etapa, teve início com um encontro na escola, situada no bairro Cidade Operária, em São Luís. Durante essa fase introdutória, foram realizadas visitas com o intuito de apresentar a proposta do projeto. A fase de implementação propriamente dita ocorreu em um momento subsequente, sob a supervisão atenta do professor. Esse período permitiu que os alunos se aprofundassem nas atividades da sala de aula, explorando diversos aspectos do ambiente educacional. A segunda etapa representou a consolidação do projeto, envolvendo pesquisas meticulosas que contemplaram custos, materiais, disponibilidade de espaço e estratégias de ensino eficazes. As aulas, conduzidas por meio de diálogos construtivos, introduziram conceitos fundamentais, como Funções Ácidos e Bases, pH e Saponificação. A turma da Eletiva se caracterizou pela diversidade de alunos provenientes de diferentes séries. A condução desse grupo contou com a colaboração de dois professores, um de Química e outro de Geografia. O Professor de Geografia contribuiu enriquecendo o projeto com informações valiosas sobre os impactos ambientais dos produtos de limpeza doméstica, ressaltando, de modo especial, os efeitos negativos advindos do descarte inadequado de resíduos de óleo. Dada a diferença no nível de conhecimento e nas séries dos alunos, aqueles nos primeiros anos escolares demandaram um cuidado maior, pois demonstraram familiaridade limitada com a disciplina de Química. No entanto, com o passar do tempo, todos se adaptaram e alcançaram um patamar de conhecimento equiparado. Os alunos desempenharam a tarefa de filtrar óleo de cozinha usado, dosar cuidadosamente a soda cáustica e combinar álcool e água nas proporções adequadas. Após receberem orientações visuais sobre as reações químicas subjacentes e os resultados esperados do detergente, seguiram as etapas do processo com destaque para o fenômeno da saponificação. A produção de sabão em barra constituiu a etapa subsequente, seguindo princípios semelhantes à fabricação do detergente, porém com uma menor quantidade de água para atingir a consistência desejada. Além disso, os alunos participaram da produção de água sanitária e de um produto multiuso, cuja explicação foi mais concisa devido à sua simplicidade intrínseca. O impacto desse projeto multidisciplinar se refletiu na experiência de aprendizagem interativa e prática que proporcionou aos alunos, aprofundando a compreensão da Química e do seu impacto ambiental. Ao mesmo tempo, estimulou a conscientização ecológica, cultivando uma mentalidade de responsabilidade ambiental entre os participantes.


Resultado e discussão

O desenvolvimento do projeto EcoClean, uma Eletiva Multisseriada, foi meticulosamente concebido para se alinhar aos horários regulares da escola e ao calendário escolar. Entretanto, uma série de desafios se apresentou ao longo desse percurso, impactando o ritmo e a progressão do projeto. Entre esses obstáculos, destaca-se a greve dos Professores do Ensino Médio da Rede Estadual, que coincidiu com o período de execução do projeto. Esse imprevisto acarretou atrasos nas atividades que haviam sido minuciosamente planejadas e organizadas em colaboração com o professor encarregado do projeto. A importância de aderir ao calendário escolar se tornou vital para assegurar a coesão do projeto com as atividades acadêmicas e a continuidade do compromisso com os alunos. Diante dessa adversidade, se tornou crucial adotar medidas para minimizar qualquer impacto negativo sobre a aprendizagem dos estudantes. Em uma abordagem colaborativa, foi estabelecido que as aulas seriam retomadas inicialmente em meio turno, de forma a possibilitar a continuidade do projeto sem prejudicar ainda mais o cronograma acadêmico. A Eletiva Multisseriada, batizada de EcoClean, foi delineada para englobar alunos de todas as séries do ensino médio, formando assim uma turma com capacidade para acomodar até 40 alunos. Com a retomada das aulas, a turma pôde dar sequência às suas atividades conforme o calendário revisado. Conforme previamente mencionado, os alunos foram expostos a aulas que abordaram temas pertinentes ao processo de fabricação de produtos de limpeza, uma vez que uma compreensão profunda desses processos se mostrava essencial para o entendimento das reações químicas envolvidas. O cerne do projeto EcoClean consistiu na produção sustentável de sabão, enfatizando a importância da reutilização de materiais e da conservação ambiental. Isso proporcionou um aprendizado abrangente acerca dos processos de fabricação de produtos de limpeza e do impacto negativo do descarte inadequado desses produtos no meio ambiente, afetando tanto a vida terrestre quanto marinha. A incorporação de óleo de cozinha usado na produção de sabão e detergente emergiu como um elemento central para reduzir a geração de resíduos e preservar o ecossistema. Diante das consequências danosas do descarte inadequado desse resíduo e seus potenciais danos irreversíveis ao ecossistema, essa iniciativa ressaltou a importância de práticas sustentáveis. Dessa forma, Silva et al. (2009) confirmam que para a utilização da linguagem específica da Química se encaixar com a realidade do aluno, há uma necessidade de os professores estabelecerem objetivos para as aulas, selecionar conteúdos e certificação das metodologias, com a intuito de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, dissolver padrões tradicionais, percebendo que o ensino ocorre além do caráter transmissão-recepção. Durante as aulas expositivas dialogadas, foi observado que os alunos não interagiam de maneira tão expressiva com as informações apresentadas. No entanto, com a realização das atividades práticas, um evidente aumento na interação entre os alunos e suas perguntas foi percebido. Por exemplo, eles questionaram sobre possíveis usos adicionais para os produtos fabricados, mesmo após terem sido previamente informados sobre as reações químicas subjacentes. A Eletiva Multisseriada, embora abarque múltiplas disciplinas, encontrou nas atividades práticas uma ferramenta eficaz para promover um ensino envolvente e motivador. O conhecimento foi ancorado na vida cotidiana dos alunos, muitos dos quais tinham contato direto com os materiais utilizados ou já possuíam alguma noção sobre a existência desses componentes. Essa abordagem proporcionou um aprendizado mais significativo e duradouro, estabelecendo uma conexão tangível entre o ensino em sala de aula e sua aplicação no mundo real. Em resumo, a trajetória do projeto EcoClean espelha a complexidade inerente a conduzir um empreendimento educacional entrelaçado ao contexto escolar e ao calendário acadêmico. A habilidade de superar desafios, como a greve dos professores, evidencia o comprometimento da equipe com a aprendizagem dos alunos. A empreitada rumo à produção sustentável de sabão e produtos de limpeza não apenas transmitiu conhecimentos químicos, mas também incutiu uma conscientização ambiental preciosa. A abordagem prática enraizada na Eletiva Multisseriada EcoClean não só fomentou uma aprendizagem significativa, mas também solidificou a concepção de que a aprendizagem sustentável transcende as fronteiras da sala de aula, estabelecendo uma base sólida para uma compreensão consciente e ação proativa no mundo real.

Conclusões

Destaca-se, inicialmente, que o projeto EcoClean mostrou-se uma iniciativa valiosa. Ao longo das etapas, os alunos percorreram um caminho que abrangeu desde o entendimento teórico até a aplicação prática dos conceitos relacionados à química dos produtos de limpeza e seus impactos ambientais. A abordagem interdisciplinar, com professores de Química e Geografia, proporcionou uma visão ampla sobre os produtos de limpeza, seus componentes e efeitos no meio ambiente. A criação de produtos como detergentes, sabão em barra, água sanitária e multiuso permitiu que os alunos experimentassem a conversão de matérias-primas em itens úteis do cotidiano, ao mesmo tempo em que internalizavam a importância do descarte responsável e os efeitos adversos desses produtos. Ademais, o projeto ressaltou a relevância do aprendizado prático, o qual concedeu aos estudantes uma experiência de ensino estimulante. Desde a filtragem do óleo de cozinha até a compreensão das reações químicas envolvidas, os alunos puderam ver a aplicação concreta dos conceitos teóricos, tornando o aprendizado mais concreto e pertinente. A diversidade dos alunos foi habilmente gerenciada, resultando em igualdade de compreensão e engajamento. A progressão dos alunos menos familiarizados com a matéria ao longo do projeto evidencia a eficácia do método de ensino adotado. Nesse contexto, o projeto não somente proporcionou uma oportunidade de aprendizado prático e multidisciplinar, mas também estimulou a conscientização ambiental entre os alunos. Isso os capacitou a serem cidadãos mais responsáveis e conscientes de seu impacto no meio ambiente. Logo, o êxito do projeto transcende a sala de aula, contribuindo para a formação completa dos alunos e para a edificação de uma sociedade mais informada e sustentável.


Agradecimentos

Agradeço a Universidade Estadual do Maranhão pela bolsa concedida no Programa Bolsa Cultura, meus colegas de projeto, aos professores da UEMA e ao corpo docente do C.E. Paulo IV, que confiou em nosso projeto.


Referências

BAIRD, C. Química ambiental 2 ed. São Paulo: Artmed, 2002.

CORRÊA, L. M. L. Saneantes domissanitários e saúde: um estudo sobre a exposição de empregadas domésticas. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Núcleo de estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 94, (2005).

FERREIRA, I. F.; ALVES, K. D. S.; ANDRADE, ÂNGELA L.; DOS SANTOS, V. M. R. A produção artesanal do sabão nas perspectivas histórica, ambiental e educativa no ensino da química. Além dos Muros da Universidade, v. 1, n. 1, p. 10-16, 2022.

PEREIRA JÚNIOR, A. M.; SILVA, G. V.; QUEIROZ, S. E. E. Levantamento das informações sobre produtos saneantes domissanitários e dos problemas causados por estes no município de Ipameri, GO. In: III Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, Goiânia, Goiás, 19 a 22 de novembro, 2012.

SILVA NETO, J. L.; MENDES, T. S.; OLIVEIRA, D. F. O perigo dos produtos químicos domésticos. Disponível em: http://annq.org/eventos/upload/1330119994.pdf v. 8, n. 2, p. 187-200, 1999.

SILVA, R. T. et al. Contextualização e experimentação uma análise dos artigos publicados na seção “experimentação no Ensino de Química” da Revista Química Nova na Escola 2000- 2008. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 277-298, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983- 21172009000200277&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 19 fev. 2023

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN