Avatar: a Lenda de Aang como instrumento lúdico para o ensino de química

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Silva, J.W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Leite, A.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Almeida, W.K.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Júnior, W.E.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL))


RESUMO

Levando em consideração o atual cenário da educação que sofreu modificações ao longo do tempo. Essas mudanças possibilitam o uso de novas ferramentas lúdicas para o ensino, pois o lúdico possibilita maior interação dos alunos com o objeto de estudo. Mediante esses aspectos o presente trabalho visa propor a utilização do anime Avatar: A Lenda de Aang como ferramenta lúdica para o ensino de química em uma sequência didática investigativa. Diante disso, o objetivo do trabalho é a melhoria do ensino e aprendizagem da constituição e propriedades da matéria.


Palavras Chaves

ferramenta lúdica; anime; ensino de química

Introdução

Ao longo do tempo, o atual cenário da educação vem sofrendo modificações, dentre essas mudanças podemos destacar a presença Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. Segundo Sulzbacher (2019, p. 257) as TICs “servem para amplificar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem dentro e fora de sala de aula”. Tal mudança requer que os professores utilizem ferramentas para proporcionar um ensino mais lúdico. Segundo Knechtel e Brancalhão (2018 apud Santos e Meneses, 2019, p. 70), “o ensino lúdico consiste na utilização de práticas que venham proporcionar uma maior interação ativa dos alunos com o objeto de estudo (física e química), buscando promover uma aprendizagem com significados”. Com isso podemos destacar a possibilidade do uso de animes como ferramenta lúdica em sala de aula, pois podemos socializar os conhecimentos empíricos com os conhecimentos científicos. A utilização do anime Pokémon como ferramenta lúdica promoveu a conexão entre a memória operacional, encarregada da codificação das informações, e a memória de longo prazo, onde aspectos relevantes são armazenados. Isso ocorreu através da habilidade dos estudantes em associar os eventos dos episódios com conceitos científicos (Santos e Meneses; 2019; p. 84) Tomando essas considerações esse trabalho tem como objetivo analisar uma passagem do anime com o intuito de propor uma sequência de ensino investigativa tendo como base um trecho do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang”.


Material e métodos

A proposta se dá a partir de um trecho do do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang, conforme diálogo a seguir: “Katara: É só uma nuvem. Pera aí, uma nuvem! Toma, voa é domina a água da nuvem para o meu cantil. Aang voa e domina a água da nuvem. Katara: Poxa não tem quase nada.” (AVATAR, 2005) Nesse trecho nota-se uma discussão sobre a composição química das nuvens e como se dá a distribuição da água nelas. A sequência de ensino proposta compõe-se em três etapas: 1°- contextualização e apresentação da situação problema “existem espaços vazios nos materiais que utilizamos no dia a dia?” Essa etapa objetiva expor a situação problema para induzir o aluno a pensar sobre o assunto e identificar os conhecimentos prévios dos alunos. 2°- Exposição do trecho do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang”, e discussão em grupo sobre a situação problema e os aspectos científicos que são abordados no trecho. Esta etapa tem como intuito identificar, sistematizar e socializar os conhecimentos científicos, para que os alunos levantem hipóteses baseadas em conceitos científicos que estão ligados ao trecho do anime e à situação problema. 3°- avaliação dos resultados obtidos por meio da criação de um mapa conceitual. De modo que Novak e Cañas (2010 apud Santos e Meneses, 2019 p. 73), destaca que a construção, organização e o desenvolvimento de um mapa conceitual viabilizam a sistematização de grandes corpos de conhecimento adquiridos durante o processo formal de ensino e/ou até o informal. Portanto o uso de mapas conceituais proporciona ao professor uma melhor avaliação dos termos conceituais que os alunos compreenderam.


Resultado e discussão

Por meio da análise da situação problema e do trecho podemos explorar por meio de discussão aspectos científicos e sociais sobre a constituição e propriedades da matéria. A discussão deve ser mediada pelo professor de forma que os alunos sejam levados a pensar sobre o assunto. Essa discussão pode ser mediada por algumas indagações sobre o assunto e a cada indagação o professor deve induzir os alunos a pensar mais sobre o assunto. Vale ressaltar que o professor deve apenas induzir os alunos a pensar e não apontar as respostas corretas. A seguir terão alguns exemplos de questionamentos que podem ser utilizados para mediar a discussão. E notável que o volume do vapor d’água diminuiu quando passou para o estado líquido, o número de moléculas de água também diminui? Por meio das hipóteses levantadas percebemos que o número de moléculas de água não diminuiu, com isso podemos afirmar que existem espaços vazios (vácuo) entre as moléculas e átomos? Se existem espaços vazios, como é o comportamento das moléculas e dos átomos em cada estado físico? As moléculas e átomos interagem de alguma forma? Desse modo os alunos são levados a pensar de uma forma lúdica sobre a constituição e propriedades da matéria. Para concretizar e avaliar se o anime proporcionou uma melhoria na aprendizagem dos conceitos científicos serão avaliados se nos mapas conceituais produzidos pelos alunos. Deverá ser observado nas produções se os alunos apresentaram termos conceituais do conteúdo e suas correlações com o anime.

Conclusões

Espera-se que por meio da aplicação do anime Avatar em uma sequência didática proporcione aos alunos uma melhoria na aprendizagem de conhecimentos científicos de uma forma clara. Além disso, espera-se constatar que a incorporação de ferramentas educacionais inovadoras no ensino de química viabiliza uma melhoria para o ensino crítico. E com isso evidenciar a possibilidade da utilização do anime como ferramenta lúdica para melhoria da aprendizagem em química.


Agradecimentos

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)


Referências

AVATAR: A LENDA DE AANG, Direção: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. Produção: Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko, Aaron Ehasz e John O’Bryan. Nickelodeon, 2005.
SANTOS, A. B.; MENESES, F. M. G. O anime Pokémoncomo ferramenta lúdicano processo de ensino e aprendizagem em ciências (Física e Química).Revista EletrônicaLudus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 03, n. 01, p. 69-86, jan./jul. 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1675/1751. Acesso em: 16 ago. 2023.
SULZBACHER, R. Contribuições da ferramenta tabela periódica interativa para o ensino de química em ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 255-261, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11205. Acesso em: 16 ago. 2023.

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