ÁREA
Ensino de Química
Autores
Silva, J.W. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Leite, A.S.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Almeida, W.K.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)) ; Júnior, W.E.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL))
RESUMO
Levando em consideração o atual cenário da educação que sofreu modificações ao longo do tempo. Essas mudanças possibilitam o uso de novas ferramentas lúdicas para o ensino, pois o lúdico possibilita maior interação dos alunos com o objeto de estudo. Mediante esses aspectos o presente trabalho visa propor a utilização do anime Avatar: A Lenda de Aang como ferramenta lúdica para o ensino de química em uma sequência didática investigativa. Diante disso, o objetivo do trabalho é a melhoria do ensino e aprendizagem da constituição e propriedades da matéria.
Palavras Chaves
ferramenta lúdica; anime; ensino de química
Introdução
Ao longo do tempo, o atual cenário da educação vem sofrendo modificações, dentre essas mudanças podemos destacar a presença Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. Segundo Sulzbacher (2019, p. 257) as TICs “servem para amplificar e potencializar os processos de ensino e aprendizagem dentro e fora de sala de aula”. Tal mudança requer que os professores utilizem ferramentas para proporcionar um ensino mais lúdico. Segundo Knechtel e Brancalhão (2018 apud Santos e Meneses, 2019, p. 70), “o ensino lúdico consiste na utilização de práticas que venham proporcionar uma maior interação ativa dos alunos com o objeto de estudo (física e química), buscando promover uma aprendizagem com significados”. Com isso podemos destacar a possibilidade do uso de animes como ferramenta lúdica em sala de aula, pois podemos socializar os conhecimentos empíricos com os conhecimentos científicos. A utilização do anime Pokémon como ferramenta lúdica promoveu a conexão entre a memória operacional, encarregada da codificação das informações, e a memória de longo prazo, onde aspectos relevantes são armazenados. Isso ocorreu através da habilidade dos estudantes em associar os eventos dos episódios com conceitos científicos (Santos e Meneses; 2019; p. 84) Tomando essas considerações esse trabalho tem como objetivo analisar uma passagem do anime com o intuito de propor uma sequência de ensino investigativa tendo como base um trecho do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang”.
Material e métodos
A proposta se dá a partir de um trecho do do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang, conforme diálogo a seguir: “Katara: É só uma nuvem. Pera aí, uma nuvem! Toma, voa é domina a água da nuvem para o meu cantil. Aang voa e domina a água da nuvem. Katara: Poxa não tem quase nada.” (AVATAR, 2005) Nesse trecho nota-se uma discussão sobre a composição química das nuvens e como se dá a distribuição da água nelas. A sequência de ensino proposta compõe-se em três etapas: 1°- contextualização e apresentação da situação problema “existem espaços vazios nos materiais que utilizamos no dia a dia?” Essa etapa objetiva expor a situação problema para induzir o aluno a pensar sobre o assunto e identificar os conhecimentos prévios dos alunos. 2°- Exposição do trecho do episódio “O deserto” do anime “Avatar: A Lenda de Aang”, e discussão em grupo sobre a situação problema e os aspectos científicos que são abordados no trecho. Esta etapa tem como intuito identificar, sistematizar e socializar os conhecimentos científicos, para que os alunos levantem hipóteses baseadas em conceitos científicos que estão ligados ao trecho do anime e à situação problema. 3°- avaliação dos resultados obtidos por meio da criação de um mapa conceitual. De modo que Novak e Cañas (2010 apud Santos e Meneses, 2019 p. 73), destaca que a construção, organização e o desenvolvimento de um mapa conceitual viabilizam a sistematização de grandes corpos de conhecimento adquiridos durante o processo formal de ensino e/ou até o informal. Portanto o uso de mapas conceituais proporciona ao professor uma melhor avaliação dos termos conceituais que os alunos compreenderam.
Resultado e discussão
Por meio da análise da situação problema e do
trecho podemos explorar por meio
de discussão aspectos científicos e sociais
sobre a constituição e propriedades
da matéria. A discussão deve ser mediada pelo
professor de forma que os alunos
sejam levados a pensar sobre o assunto. Essa
discussão pode ser mediada por
algumas indagações sobre o assunto e a cada
indagação o professor deve induzir
os alunos a pensar mais sobre o assunto. Vale
ressaltar que o professor deve
apenas induzir os alunos a pensar e não apontar
as respostas corretas.
A seguir terão alguns exemplos de
questionamentos que podem ser utilizados para
mediar a discussão. E notável que o volume do
vapor d’água diminuiu quando
passou para o estado líquido, o número de
moléculas de água também diminui? Por
meio das hipóteses levantadas percebemos que o
número de moléculas de água não
diminuiu, com isso podemos afirmar que existem
espaços vazios (vácuo) entre as
moléculas e átomos? Se existem espaços vazios,
como é o comportamento das
moléculas e dos átomos em cada estado físico?
As moléculas e átomos interagem
de alguma forma? Desse modo os alunos são
levados a pensar de uma forma lúdica
sobre a constituição e propriedades da matéria.
Para concretizar e avaliar se o anime
proporcionou uma melhoria na aprendizagem
dos conceitos científicos serão avaliados se
nos mapas conceituais produzidos
pelos alunos. Deverá ser observado nas
produções se os alunos apresentaram
termos conceituais do conteúdo e suas
correlações com o anime.
Conclusões
Espera-se que por meio da aplicação do anime Avatar em uma sequência didática proporcione aos alunos uma melhoria na aprendizagem de conhecimentos científicos de uma forma clara. Além disso, espera-se constatar que a incorporação de ferramentas educacionais inovadoras no ensino de química viabiliza uma melhoria para o ensino crítico. E com isso evidenciar a possibilidade da utilização do anime como ferramenta lúdica para melhoria da aprendizagem em química.
Agradecimentos
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Referências
AVATAR: A LENDA DE AANG, Direção: Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. Produção: Michael Dante DiMartino, Bryan Konietzko, Aaron Ehasz e John O’Bryan. Nickelodeon, 2005.
SANTOS, A. B.; MENESES, F. M. G. O anime Pokémoncomo ferramenta lúdicano processo de ensino e aprendizagem em ciências (Física e Química).Revista EletrônicaLudus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 03, n. 01, p. 69-86, jan./jul. 2019. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1675/1751. Acesso em: 16 ago. 2023.
SULZBACHER, R. Contribuições da ferramenta tabela periódica interativa para o ensino de química em ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 255-261, 21 nov. 2019. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11205. Acesso em: 16 ago. 2023.