ÁREA
Ensino de Química
Autores
Santos, A.M.C.M.S. (IFMA) ; Brito, R.L. (IFMA) ; Araújo, W.S. (IFMA)
RESUMO
O trabalho teve como objetivo utilizar as redes sociais para o ensino de química através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A turma foi dividida em dois grupos para discutir os temas do ODS e desastres naturais relacionando com os conteúdos de química e criaram dois canais nas redes sociais. Houve um aprofundamento dos temas do ODS e após os participantes relataram suas opiniões nos canais do You Tube e Instagram sobre alguns assuntos relevantes como: a preservação e degradação ambiental, consumo e produção sustentável, saneamento básico, educação de qualidade e outros. Portanto, o ensino de química pode ser abordado nos diversos temas dos ODS melhorando a aprendizagem e possam adquirir mais competência e habilidades na formação do discente.
Palavras Chaves
Ensino; Meio Ambiente; Redes Sociais
Introdução
A educação está em um momento de grandes transformações e são necessárias para alinhá-la aos desafios da educação e às necessidades do século XXI. As metodologias ativas na prática já estão sendo incorporadas de forma mais intencional nas salas de aula. As metodologias ativas são um conjunto de metodologias que incentivam os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, adotando um papel ativo e um envolvimento maior com o seu desenvolvimento (FAZ EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, 2022). A química é uma disciplina muito importante a ser estudada, pois apresenta uma grande variedade de conhecimentos que poderão contribuir para a compreensão dos fenômenos que ocorrem no cotidiano, além de contribuir no desenvolvimento do senso crítico do aluno, no que diz respeito às questões que envolvem a ciência e os fenômenos químicos (RIBEIRO et al., 2022). Para um aprendizado melhor no ensino de química, esta pode ser contextualizada utilizando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E aliado a esse contexto, o uso das redes sociais pode agregar métodos e instrumentos adequados para adaptar um ensino mais dinâmico, inserindo as tecnologias de comunicação para abordar esses assuntos nos conteúdos de química. Entretanto, o uso de dispositivos móveis, redes sociais e outras tecnologias se tornou uma constante na educação e provam serem úteis para os professores e alunos. Muitos estudos mostram que é importante incluir a tecnologia na sala de aula, fazendo uma ligação mais próxima do ensino a realidade dos alunos e estimula a aprendizagem e a interação nos trabalhos desenvolvidos em sala. Considerando-se que a presença das mídias na aprendizagem possa contribuir para discussões relacionadas à educação em relação as redes sociais e a inclusão da cultura digital no ensino dos alunos.
Material e métodos
Primeiramente, a turma do curso de Informática, terceiro ano do ensino médio do IFMA Campus Santa Inês foi dividida em dois grupos. Na primeira fase, os grupos fizeram pesquisas no laboratório de informática sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: conceito, o que seriam esses objetivos, para que serviam e como poderiam relacionar esses temas com os conteúdos de química. Realizada as pesquisas houve discussões sobre os ODS e a química em sala de aula. Na segunda fase, para divulgar melhor os resultados discutidos em sala de aula sobre os ODS foram criados dois canais nas redes sociais: You tube e Instagram. Então, fez-se a divulgação do trabalho para que outras turmas participassem. A Turma de Informática ornamentou duas salas com cartazes, placas, identificando cada sala sendo uma para o canal do You Tube e outra para o Instagram. Após, foram convidadas algumas turmas para participarem do trabalho dando suas opiniões acerca dos ODS. E depois os relatos foram adicionados nos canais.
Resultado e discussão
Na primeira fase os alunos conseguiram perceber o quanto os ODS podem se relacionar
com os assuntos abordados na disciplina de química e poderiam entender de forma
mais clara aqueles conhecimentos.
Lourenço e seus colaboradores (2022) trabalharam com o ODS (Água) relatando sua
grande importância à sociedade é a água e como esse conceito está relacionado aos
conteúdos de química.
Os temas dos ODS foram relacionados em diversos assuntos estudados em química:
Erradicação da pobreza - estudo das macromomoléculas (carboidratos, lipídeos,
proteínas). Boa saúde e bem-estar - estudo dos Haletos orgânicos e agrotóxicos.
Água limpa e saneamento - estudo do ciclo biogeoquímico, reações químicas,
poluição, saneamento básico. Energia acessível e limpa - estudo dos hidrocarbonetos
(combustíveis fósseis). Mundaças Climáticas - estudo dosCFCs (clorofluorcarbono).A
contextualização dos assuntos abordados na química pode melhorar o aprendizado do
aluno e quando se usa ferramentas tecnológicas o aprendizado fica mais prazeroso e
dinâmico na sala de aula. Para Dramalli (2023), "o uso de redes sociais na educação
é uma maneira de construir a relação aluno-professor por meio de trocas de
experiências e informações. As redes serão aliadas no ensino durante a orientação
dos estudantes e como aproveitá-las para uma aprendizagem significativa.
Diante disso, devemos repensar como a mídia e as redes sociais podem influenciar
tanto no comportamento do aluno e nos seus conhecimentos, e utilizar em prol do
ensino. No decorrer do trabalho os alunos conseguiram trabalhar em equipe, o
engajamento melhorou as discussões em sala, a criação dos canais foi bem
proveitoso, pois é uma ferramenta que eles conhecem bastante e não houve
dificuldade em postar os comentários dos participantes nas redes sociais.
Conclusões
Portanto, os Objetivo de Desenvolvimento Sustentáveis juntamente com o uso das redes sociais podem ser trabalhados no ensino da química, podendo garantir conhecimentos para uma educação mais inclusiva e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. E encontrar soluções para os desafios da educação através de investimentos em pesquisa científica e inovação para facilitar o desenvolvimento crítico, social e sustentável dos discentes.
Agradecimentos
Ao IFMA Campus Santa Inês, À Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC IFMA)
Referências
DRAMALLI, B. L. Como as redes sociais podem ser aliadas da educação? Disponível em: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/redes-sociais-educacao-aula. Acesso em: 07 jul. 2023.
LOURENÇO, A. B. et al. O Ensino de Química e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: um estudo das produções do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Quím. Nova Esc. – São Paulo-SP, BR Vol. 44, n. 2, p. 194-203, Maio, 2022.
Metodologias ativas na prática: 6 modelos para transformar suas aulas! Faz Educação & Tecnologia. Março, 2022, p. 1-7. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/metodologias-ativas-pratica-modelos-aulas. Acesso em: 07 ago. 2023.
RIBEIRO et al. Sustentabilidade e Educação Ambiental no Ensino de Química: contribuições para a tomada de consciência sobre agricultura sustentável. Quím. Nova Esc. – São Paulo-SP, BR Vol. 44, N° 2, p. 160-172, Maio, 2022.