RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL SOBRE REAÇÕES QUÍMICAS ÁCIDO-BASE

ÁREA

Ensino de Química


Autores

dos Reis Saraiva, R. (UNIFAP) ; Benaion de Souza, R. (UNIFAP) ; Luis Belém dos Santos, K. (UNIFAP)


RESUMO

O experimento realizado é conhecido como “Vulcão Químico” e é um popular e emocionante experimento realizado com bicarbonato de sódio e vinagre. Este foi selecionado por ser um experimento de baixo custo, trazendo para a realizado das escolas públicas do Amapá. A abordagem adotada priorizou a experimentação e a interação com os alunos do ensino médio, enfatizando a importância da química prática no contexto educacional. Os resultados obtidos reforçaram a relevância dessa metodologia, destacando-a como uma ferramenta indispensável para o ensino de química nas escolas.


Palavras Chaves

Experimentação ; ExpoQuímica; Feira de Ciências

Introdução

O ensino de ciências é necessário para a sociedade, e vem se mostrando cada dia mais importante o seu estudo, principalmente dentro da sala de aula, pois, como as demais disciplinas a ciência busca guiar os estudantes em situações sociais, políticas e econômicas. A disciplina de ciência teve o seu reconhecimento como essencial para o desenvolvimento da economia, da cultura e da sociedade (SACCOL; CAMAROTTO, 2013). Diante desses avanços do ensino de ciências, se faz necessário que a consolidação desse conhecimento abandone abordagens tradicionalistas e que sejam empregadas metodologias inovadoras de ensino, que possibilitem aos estudantes a ligação do conhecimento com a sua vivência. E isso passa a ser bem compreendido nas observações de Carvalho (2000), quando explica que nos dias atuais o ensino de ciências se reduz à transmissão de conceitos prontos. Mesmo sabendo da importância das aulas experimentais, não são todas as escolas que possuem laboratórios, pois os mesmos são construções caras, além do mais se forem equipados com instrumentos sofisticados. E para isso uma das opções estariam voltadas para atividades experimentais alternativas e de baixo custo. De acordo com Vieira et al. (2007), a utilização de experimentos de baixo custo representa uma alternativa importante, principalmente se tratando de impactos ambientais que são gerados por resíduos de laboratórios. Uma metodologia que vem sendo bastante trabalhada pelos docentes é a da sala de aula invertida. Os autores Pozo e Crespo (2009), defendem que a sala de aula invertida torna o aprendizado de Ciências mais comunicativo, ativo e crítico.


Material e métodos

O relato de experiência a seguir descreve o projeto de Extensão ExpoQuímica, realizado em Escola do município de Santana no Amapá em 2022 (Ver figura 1). O projeto teve como público-alvo os estudantes do ensino médio da instituição de ensino integral. O experimento foi realizado no refeitório da escola, um local aberto e com mesas disponíveis para a exposição. Tratando de materiais e métodos, tem-se os seguintes materiais usados para a realização do experimento: tampa de balde, latinha de refrigerante, copo de vidro, argila, gesso, papelão, fita adesiva, corante vermelho, detergente, bicarbonato de sódio e vinagre. Primeiramente, inicia-se prendendo o copo de vidro na tampa de balde, que será usado como base para a latinha de refrigerante (cortada ao meio), usando a fita adesiva, para deixar bem firme. Em seguida, será usada a argila envolvendo ao centro o copo de vidro e a latinha de refrigerante, será moldada até chegar ao formato de uma montanha, logo após, cobrir toda a estrutura com gesso para dar mais firmeza. Para a realização da reação química, para simular a erupção de um vulcão, será adicionado o bicarbonato de sódio (NaHCO3) dentro da latinha (pode-se usar um funil para facilitar a adição). Em outro recipiente, será misturado o vinagre (CH3COOH), o detergente e o corante. Em seguida, será adicionado essa mistura dentro da latinha com bicarbonato de sódio. Em instantes, a lava científica começa a sair de dentro do vulcão, como se ele tivesse em erupção, evidenciando assim uma reação química.


Resultado e discussão

O experimento "Vulcão Químico” foi realizado com sucesso, envolvendo ativamente a participação e interação dos alunos durante a exposição (Ver Figura 2). Esse experimento faz parte da ExpoQuímica com exemplos práticos do cotidiano, utilizando materiais alternativos e despertando o interesse dos alunos pelas disciplinas de ciências (química, física e biologia). O objetivo principal do experimento era ensinar sobre reações químicas ácido- base, evidenciado pela liberação de gás (CO2), utilizando vinagre e bicarbonato de sódio para demonstrar a erupção de um vulcão. Os alunos demonstraram curiosidade e fizeram perguntas sobre o porquê da erupção, e todas as dúvidas foram esclarecidas de forma didática ao final de cada etapa do experimento. Isso proporcionou uma oportunidade valiosa para compartilhar conhecimento e despertar o interesse científico em alunos de diferentes idades. A realização do experimento trouxe novas oportunidades de aprendizado para os expositores, permitindo que eles ensinassem e observassem as questões e dificuldades dos estudantes. Ficou evidente a importância de abordagens didáticas com linguagem simplificada para facilitar a compreensão do conteúdo, especialmente para aqueles sem contato prévio com o tema em suas aulas regulares (MANCUSO, 2000) Muitas pessoas tiveram essa experiência pela primeira vez. A empolgação de aprender através de experimentos práticos destaca a importância de abordagens didáticas e envolventes na ciência escolar. O projeto ExpoQuímica, com experiências interativas e materiais alternativos, desperta o interesse dos alunos em ciências exatas e apoia aqueles sem acesso a laboratórios.

Figura 1

Execução da feira de ciências

Figura 2

Execução do experimento vulcão químico

Conclusões

A abordagem experimental no ensino de reações químicas ácido-base mostrou-se uma ótima alternativa para o ensino, uma vez que foge do conceito da aula tradicional e traz uma perspectiva de ensino mais significativa. O aluno licenciando pode aprofundar-se e fixar melhor o tema por esse método, para assim transmitir esse conhecimento de forma mais efetiva e segura. Torna-se uma aula dinâmica e trabalha elementos como planejamento, organização, execução e oratória do aluno/professor, o que contribui para sua formação docente.


Agradecimentos


Referências

CARVALHO, Wanderlei (org). Biologia: o professor e a arquitetura do currículo. São Paulo: Editora Articulação Universidade/Escola Ltda, 2000.
DELIZOICOV, Demetrio; ANGOTTI, Jose. André P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1992.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, p. 198-202, 2009. HODSON, D. Hacia um Enfoque más Crítico del Trabajo de Laboratório. Enseñanza de lãs Ciências, Barcelona, v. 12, n.3, p. 299-313. 1994.
MANCUSO, R. Feira de Ciências: produção estudantil, avaliação, consequências. Contexto Educativo Revista Digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Buenos Aires, v. 6, n. 1, p. 1- 5, 2000.
NUNES, Ana. Psicologia da Aprendizagem. Fortaleza - Ceará: EdUECE, 2015. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf. Acesso em: 6 ago. 2023.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto alegre: Artmed, 2009.
SACCOL, A.; CAMAROTTO, F. A adoção de Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS) e as competências de profissionais de vendas: dois estudos de caso na indústria farmacêutica de Goiás. Universitas Gestão e TI, v.3, n.1, p. 11-25, jan./jun. 2013.
VIEIRA, H. J.; FIGUEIREDO-FILHO, L. C. S., e FATIBELLO-FILHO, O. (2007): “Um Experimento Simples e de Baixo Custo para Compreender a Osmose”, in: Química Nova na Escola, n.º 26, pp.37-39.

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