A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: DENTRO DA REALIDADE DE ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Silva, A.R. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santos, R.R.L. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Sales, L.S.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santana, L.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Santos, A.J.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Porto, M.J.F. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Alves, J.C.R. (CENTRO DE EDUCAÇÃO PAULO VI)


RESUMO

As práticas no ensino de química dentro da rede pública de ensino, são de extrema importância para o entendimento dos alunos, pois ajudam na consolidação dos conceitos e no aprofundamento científico, mas nem sempre esse método é utilizado na rede de ensino, pela inexistência de laboratórios, materiais e reagentes disponíveis. Esta pesquisa teve o intuito de mostrar a importância da realização de aulas práticas no processo de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a dedutiva e para a coleta de dados utilizou-se um questionário na plataforma Forms. Como resultados observou-se que as aulas práticas ajudam na melhor compreensão dos conteúdos. Por fim, destaca-se que as realizações de aulas teóricas seguidas de aulas práticas são de extrema necessidade e importância para as escolas públicas.


Palavras Chaves

Ensino de Química; Aulas Experimentais; Ensino Médio

Introdução

O ensino de Química é um grande desafio nos dias de hoje, pois está sempre em constante evolução por conta de novas descobertas, desta forma os profissionais dessa área precisam sempre buscar novas fontes, novos aprendizados devidos as grandes mudanças no mercado de trabalho. A Química é um dos componentes curriculares que faz parte do ensino médio, é uma disciplina que induz o aluno a buscar meios de aprendizagem de diferentes percepções, visto que a Química se faz presente em tudo ao nosso redor. Partindo para hipótese da grande importância de aulas teóricas e em seguida as aulas práticas, é perceptível o grande nível de absorção dos alunos e até mesmo a atenção que eles demonstram perante as aulas (SOUSA, MODESTO e TAVARES, 2022), é visto o quanto é importante esse meio de aprendizagem que são as aulas práticas para os alunos de escola pública, o interesse e a busca de querer mais experimentos, mais conhecimento e mais aulas de Química é muito satisfatório para os professores. Um dos pontos que mais prejudica a aplicação de aulas laboratoriais é justamente a falta dos produtos essenciais dentro do laboratório desde os EPI´S até os reagentes. De acordo com a experiência vivida dentro do Centro de Educação Integral Paulo VI, a escola tem 50% de boa estrutura de laboratório com vidrarias e alguns equipamentos que um laboratório de Química exige, mas o que realmente está escasso é a falta de reagentes, como mostrado na figura I, dentro do prazo de validade, pelo que foi notado existem muitos produtos e reagentes nesta instituição, porém o seu prazo de validade passou-se há 3 anos atrás, o que dificulta muito um experimento com uma certa precisão Química. A realidade do ensino médio na rede pública é um ponto bem significativo, pois dependendo de como foi/será o ensino, isso irá nos marcar para o resto de nossas vidas enquanto estudantes e profissionais, é preciso ter uma base de conhecimento a altura do mercado de trabalho e até mesmo das universidades, pois o ensino fundamental e principalmente o ensino médio é um passo essencial para essas etapas. Cardoso e Colinvaux (2000, p.401) defendem que “o estudo da química deve possibilitar ao homem o desenvolvimento de uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo ele analisar, compreender e utilizar esse conhecimento no cotidiano”. Logo o ensino de química vai muito além da sala de aula, pois é um ensino que se faz presente em nossas vidas de acordo com os fenômenos da natureza e suas transformações. Em sala de aula aplicou-se o assunto sobre Funções Inorgânicas, demostrado na figura II sobre o experimento. Onde foi de grande importância para a ampliação da aula, que foi seguida de aula prática sobre ácidos e bases, na qual teve o objetivo da identificação de coloração do meio básico e como se comportaria o meio ácido sobre a reação com a fenolftaleína.


Material e métodos

Este trabalho foi desenvolvido no Centro Educacional Paulo VI, escola de rede pública integral no Estado do Maranhão, situada no município de São Luís. Participaram 28 estudantes do 2° ano do ensino médio, no primeiro semestre de 2023. Este trabalho foi realizado pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP), executado pelos residentes do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), sob Supervisão do prof. Alan Jhones da Silva Santos e da profa. Maria José Fernandes Porto e sob orientação do Prof. José Cristóvão Ribeiro Alves, professor regente da escola, e por dois bolsistas do PRP. Inicialmente os alunos assistiram aulas teóricas sobre o tema Funções Inorgânicas, a abordagem da aula ocorreu de forma padrão (quadro branco e pincel), onde notamos que é um tema de muita relevância, pois as substâncias inorgânicas estão abundantemente presentes em nosso cotidiano, desde a água que ingerimos, o ar que respiramos e as moléculas que transportam oxigênio pela corrente sanguínea, os alunos demostraram muito interesse pelo tema com perguntas de muita relevância para aula e para a vida dos mesmos, e na atividade alguns deles foram ao quadro responder alguns exercícios objetivos e se saíram muito bem. No segundo momento com a conclusão das aulas teóricas, aplicou-se uma aula prática com o tema “Indicador ácido-base” relacionado as Funções Inorgânicas (ácidos e bases). Essa aula prática foi seguida de roteiro experimental onde os residentes prepararam como seria no decorrer da aula e quais materiais e reagentes seriam utilizados, dentre os materiais estavam presentes as vidrarias (Becker, Erlenmeyer e bastão) e os reagentes e substâncias (fenolftaleína, ácido sulfúrico, soda caustica, vinagre, água sanitária, sabão em pó e bicarbonato de sódio). No decorrer da prática os alunos identificaram com clareza substâncias ácidas e básicas com a presença do indicador fenolftaleína. Os materiais utilizados nessa prática como a fenolftaleína e o ácido sulfúrico estavam entre os reagentes encontrados na escola juntamente com as vidrarias, onde os reagentes estavam fora do seu prazo de validade o que dificultou um pouco na identificação de cor no meio básico. Já os demais materiais os residentes e o professor se dispuseram a trazer no dia do experimento. Essa prática foi realizada pelos alunos da turma 2ª/200TTT, aprofundamento 3, onde tinham 6 substâncias para identificação do meio ácido e básico. As identificações foram feitas pelos alunos onde 6 alunos foram a mesa do professor e adicionaram de 3 a 5 gotas de fenolftaleína sobre as substâncias que em meio ácido não apresentaram coloração e em meio básico ou alcalino apresentaram coloração rosa. Logo após a prática os alunos foram questionados pelos residentes na sala de aula sobre os conceitos básicos de ácidos e bases e notamos a diferença da aula teórica para a aula prática, pois os alunos estavam bem participativos e com um entendimento amplo em suas respostas orais.


Resultado e discussão

Aplicou-se um questionário (A importância das Aulas Experimentais) com 5 perguntas fechadas para os alunos, para obtenção de respostas exatas, dentre os 28 estudantes 18 alunos responderam esse questionário o que corresponde aproximadamente a 64% da turma. A pergunta de número versa sobre “Você gostaria (ou gosta) de ter aulas práticas (em laboratório) de Química?” Com 100% dos alunos respondendo que sim é notório a aptidão de qualquer estudante para o desenvolvimento de qualquer assunto quer seja tratado em sala de aula também no laboratório da escola, segundo Cruz (2007) as escolas devem destinar e promover ambientes adequados para o laboratório e que atenda a proposta pedagógica, assim melhorando o ensino. No segundo item a pergunta foi “Qual grau de importância das aulas experimentais, para você?” Igualmente a pergunta anterior com 100% na opção importante, reafirmando o que já era esperado para seguindo a ideia da resposta da primeira pergunta. As ciências naturais como um todo dependem muito de aulas práticas para um prévio ou profundo conhecimento daquilo que está sendo estudado em sala de aula de maneira teórica. Em química essa relação de ensino aprendizagem com aulas práticas é fundamental para obtenção do sucesso no ensino desse componente curricular (SILVA, FERREIRA e SOUZA,2021). Em seguinte os itens 3 e 4 que tem como enunciados “De que forma às aulas práticas ajudam mais na compreensão do conteúdo trabalhado?” E “Houve diferença significativa na compreensão do conteúdo trabalhado na prática do que visto apenas na teoria?” Respectivamente. Com percentual de 94,4% na questão 3 os estudantes responderam que preferem ter aulas no laboratório disponível da escola que auxiliam com maior eficiência na compreensão do conteúdo trabalhado em contraponto 5,6% acreditam que as práticas demostradas em sala de aula como espaço físico para realização dos experimentos são eficientes para absorção do objeto de conhecimento. No item 4, a porcentagem volta a ser de 100% com a opinião de que sim às aulas práticas fizeram grande diferença no que diz respeito a ficar apenas na teoria em sala de aula. Em relação a isso, segundo Rossasi e Polinarski (2015, p. 11), tais aulas “permitem aos educandos um contato direto com os fenômenos, manuseio de equipamentos e observação dos organismos, desafiando, assim, sua imaginação e raciocínio”. Como quinta e última questão do questionário “Você considera que a falta de aulas práticas pode (ou poderia) prejudicá-lo?” 88,9% acreditam que sim, evidenciando que mesmo com poucas aulas desse tipo os alunos sentem a grande necessidade de que esse tipo de aula seja em sala ou laboratório, além da grande contribuição para uma futura compreensão sólida dos fenômenos estudados. Mas 11,1% responderam não para o item, logo acreditando que a possível falta de aulas práticas não teria impacto negativo sobre seu ano letivo. Para Pereira, et al (2021, p. 1805-1813) “As aulas práticas despertam a atenção dos alunos, além de torná-las mais participativas e menos cansativas ocorrendo assim, um aumento significativo na aprendizagem dos alunos, o que acarretará um maior desempenho em avaliações e provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, além de facilitar o ensino e ceder mais ferramentas para o professor em sala de aula”. Através da análise deste questionário percebemos a relevância de aulas experimentais para uma melhor assimilação de conteúdos relacionados a química. A observação da aula prática demostrou a atenção e o cuidado com o manuseio dos reagentes, principalmente pelos mesmos estarem fora do seu prazo de validade, o resultado deste questionário mostrou o quanto eles receberam positivamente a aplicação de experimentos seguidos de aulas teóricas, apesar da carência de materiais e reagentes a altura e dentro do seu prazo de validade, agiram de maneira satisfatória. Questão de 1 a 5 respectivamente/Resultados obtidos 1- Você gostaria (ou gosta) de ter aulas práticas (em laboratório) de Química? Resposta= 100% dos alunos querem ter aulas práticas no laboratório. 2- Qual grau de importância das aulas experimentais, para você? Resposta= 100% dos alunos acham importante. 3- De que forma às aulas práticas ajudam mais na compreensão do conteúdo trabalhado? Resposta= Apenas 5,6% preferem práticas demonstradas em sala aula os outros 94,6% preferem no laboratório. 4- Houve diferença significativa na compreensão do conteúdo trabalhado na prática do que visto apenas na teoria? Resposta= 100% dos alunos concordam que aulas práticas melhoram seu aprendizado. 5- Você considera que a falta de aulas práticas pode (ou poderia) prejudicá-lo? Resposta= 88,9% acreditam que a falta de aulas práticas pode prejudicá-lo e 11,1% não acredita que a falta dessas aulas o prejudique. Fonte: elaborado pelo autor

Figura I

Materiais e reagentes do laboratório da escola.

Figura II

Fotos do dia 25/06/2023, quando se realizou o \r\nexperimento sobre ácidos e bases.

Conclusões

Com a aplicação de experimentos em sala de aula e o uso dos laboratórios de uma escola pública, fazem toda diferença para vivencias dos alunos quando se trata de novos conhecimentos que podem ser adquiridos ou solidificados, com as práticas realizadas pelos residentes no decorrer dos dias letivos da escola. Evidenciando a importância das práticas experimentais em química para interpretação fenômenos que muitas vezes são cotidianos e de fácil observação pelos alunos das escolas públicas de São Luís-MA. É importante os alunos adquirirem o hábito da utilização dos laboratórios em aulas de Química, para um aprendizado mais eficaz e com novas experiências, assim os alunos demonstraram interesse e curiosidade pela disciplina, sendo assim gerará diálogos significativos para as aulas. Portanto apesar das dificuldades enfrentadas por falta de equipamentos e reagentes, foi possível desenvolver uma aula prática com os alunos, contribuindo, deste modo, para melhor compreensão sobre as funções inorgânicas.


Agradecimentos

Agradecemos toda a comunidade da Escola CEIN Paulo VI, ao programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES), pelas bolsas concedidas e aos orientadores.


Referências

CARDOSO, S.P; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401, 2000.
CRUZ, J.B. Laboratório. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/13_laboratorios.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023
PEREIRA, W.M. et al. A importância das aulas práticas para o ensino de química no ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 3, n. 4, p. 1805-1813, 2021.
ROSSASI, L.B.; POLINARSKI, C.A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da prática docente, 2015. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023
SILVA, E. F. da; FERREIRA, R. N. C.; SOUZA, E. de J. Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação docente. 2021. Ceará. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15360/12095. Acesso em: 18 ago. 2023
SOUSA, N.J.; MODESTO, M.J.C.; TAVARES, D.S. A importância de aulas práticas experimentais sobre os conteúdos de fenômenos físicos e químicas e reações químicas. CLAQ. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2022/trabalhos/6/782-528.html. Acesso em: 10 ago. 2023

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