Caracterização de textos de divulgação científica para promoção da alfabetização científica na educação básica

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Sousa, D.A. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, L.B. (IFMA/CAMPUS CODÓ) ; Cantanhede, S.C.S. (UFMA/CAMPUS CODÓ)


RESUMO

Uma prática pedagógica que almeja níveis mais elevados de Alfabetização Científica (AC) dos alunos pode ser pautada na divulgação científica, que apresenta os subsídios necessários à sua realização e recursos didáticos apropriados a esse fim. Neste trabalho, buscamos selecionar e caracterizar Textos de Divulgação Científica (TDC) da revista Ciência Hoje para a AC no ensino de Química com ênfase no conteúdo O estudo dos gases. A análise foi realizada, segundo o esquema de seleção e categorização de TDC proposto por Cantanhede, Alexandrino e Queiros (2015) e os eixos estruturantes da AC propostos por Sasseron e Machado (2017). O TDC O ártico na máquina do tempo, se mostrou adequado para ser utilizado como recurso didático para promoção da Alfabetização Científica em práticas pedagógicas.


Palavras Chaves

Divulgação Científica; Alfabetização Científica; Revista Ciência hoje

Introdução

A difusão de conhecimentos científicos para o público geral é um processo denominado Divulgação Científica (DC). No final do século XX, apesar das variações históricas, socioculturais e discursivas, o objetivo da DC era adaptar conhecimentos científicos aos não especialistas (FERREIRA, 2013), e por isso, entende-se que a DC contribui para a Alfabetização Científica (AC) dos indivíduos por ambos os processos estarem relacionados no tocante ao acesso ao conhecimento científico (GERMANO, KULESZA, 2007). A AC se apresenta como um processo sistematizado no Ensino Fundamental e Médio, etapas que são o lócus da AC (CHASSOT, 2018), e os currículos de ciências que propõem a AC de estudantes têm buscado na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) uma forma de ensinar ciências com aprofundamento nesses elementos, facilitando a leitura do mundo de modo a contribuir com a tomada de decisões para a transformação social (NASCIMENTO, MOL, 2020). A abordagem CTSA visa a AC, a aprendizagem de conteúdos científicos para uma visão mais ampla da ciência e tecnologia (LOPES, GARCIA, 2019). No contexto da DC atribui-se destaque a Revista Ciência Hoje, criada em 1982 e produzida por cientistas, pelas publicações periódicas de textos que são objetos de estudo sobre recursos didáticos (DIAS et. al, 2016; SOUSA; CANTANHEDE; CANTANHEDE, 2020). Diante do exposto, torna-se relevante avaliar a utilização dos TDC como recurso didático no ensino de Química objetivando seu potencial na contribuição para a Alfabetização Científica. Assim, o objetivo deste trabalho foi selecionar e caracterizar TDC da revista Ciência Hoje para ser utilizado como recurso didático no ensino de Química para o conteúdo Os gases e suas transformações, considerando aspectos da AC presente no TDC selecionado.


Material e métodos

Para a escolha do TDC, foi realizada uma consulta no portal da revista Ciência Hoje com emprego das palavras-chave “aquecimento global e poluição atmosférica”, nas edições da categoria artigos publicados, nos últimos 5 anos. Para a seleção do TDC, foi utilizado o esquema de seleção e caracterização de TDC proposto por Cantanhede, Alexandrino e Queiroz (2015) e os eixos estruturantes da Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Machado (2017), utilizados como marcadores da AC presentes no TDC. A Figura 1 apresenta o esquema de seleção e caracterização de TDC e o esquema dos eixos estruturantes da AC. O esquema de seleção e caracterização de TDC considera a forma geral e específica do texto. A análise geral se dividiu em três subcategorias: Conteúdo de química, Fronteiras e Temas transversais; e a análise específica foi categorizada em três temas específicos: Temática, Características da atividade científica e Abordagens e contexto. Quanto à forma do TDC discriminaram-se as três subcategorias: Estrutura, Linguagem e Recursos Visuais e Textuais. Os eixos estruturantes da Alfabetização Científica propostos por Sasseron e Machado (2017) se dividem em: termos técnicos e científicos; aspectos relacionados à compreensão da natureza da Ciência; e as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). Embora não sejam indicados como parâmetros rígidos para planejamento, os eixos estruturantes da AC podem ser usados por professores como diretrizes para o desenvolvimento das aulas (SASSERON; MACHADO, 2017). A partir dessas premissas, a seleção e caracterização dos textos de divulgação científica foi finalizada e um TDC foi definido como recurso didático para utilização em possíveis intervenções pedagógicas.


Resultado e discussão

O TDC O ártico na máquina do tempo atendeu aos referenciais de análise empregados. A Figura 2 apresenta um recorte dos recursos visuais presentes no TDC e o fluxograma de análise. Quanto a forma, a estrutura expositivo-descritivo do TDC apresentou linguagem acessível e metafórica, em que se destacou a analogia: “Como toda geladeira, ao ser descongelada, o derretimento do permafrost está expondo a matéria orgânica nele contida à decomposição e, portanto, à produção, cada vez em maior escala, de gases de efeito estufa” (COSTA, 2020, p. 6) As imagens do TDC auxiliam a compreensão e subsidiam o interesse do leitor na problemática do texto que se adequou ao conteúdo de química ao abordar sobre gases do efeito estufa, o ciclo do carbono e poluição atmosférica, além da análise específica que revelou a temática aquecimento global, presentes no seguinte excerto: “o aumento de concentração desse gás, por sua menor abundância, produz efeitos bem maiores, traduzidos no chamado ‘potencial de aquecimento global’, que, no caso do metano, é 34 vezes o do CO, considerando os efeitos no ciclo do carbono na escala de 100 anos” (COSTA, 2020, p. 6). Para Moura (2014), a aceitação ou rejeição de ideias científicas abrange pontos externos como a influência de elementos sociais, culturais, religiosos e políticos. Uma característica da atividade científica presente no TDC é a força que os fatores políticos e sociais podem ter no fazer científico e tecnológico. Foram identificados termos técnicos e científicos como: efeito estufa, antrópico, matéria orgânica, paleoclimatologia, pergelissolo, etc. Esses termos tendem a aprimorar a argumentação dos alunos pois enriquecem o vocabulário dos estudantes, e podem, através da linguagem, contribuir com a prática do pensamento científico.

Figura 1

Esquema de seleção e caracterização de TDC (a). Esquema dos \r\neixos estruturantes da alfabetização científica adaptado de Sasseron \r\ne Machado (2017) (b).

Figura 2

TDC analisado (a); gelo no ártico (b); emissão de CO2 (c); \r\necossistema local (d); filme De volta para o futuro (e). Fluxograma de \r\nanálise do TDC (f).

Conclusões

A análise do TDC O ártico na máquina do tempo possibilitou a verificação de sua empregabilidade como recurso didático idealizado para estudo do conteúdo de química O estudo dos gases. Foram encontrados no TDC conteúdos significativos para o processo de ensino-aprendizagem como recursos visuais interessantes para despertar o interesse dos estudantes e temáticas com abordagem que facilitam a problematização. Elementos considerados substanciais para adequação do recurso didático em uma proposta de intervenção pedagógica para Alfabetização Científica incluindo abordagem CTSA.


Agradecimentos

Ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Química do Maranhão (GPEQUIMA), à FAPEMA, ao IFMA/CampusCodó e UFMA/Campus Codó


Referências

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CHASSOT, A. Alfabetização Científica: Questões e desafios para a educação. 8 ed. Ijuí: Unijuí, 2018.
DIAS, G. R.; SILVA, J. M.; BENTO, J. I. M.; CANTANHEDE, S. C. S; CANTANHEDE, L. B. Textos de divulgação científica: análise e caracterização para utilização no ensino de matemática. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 84-98, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n1p84. Acessado em: Janeiro de 2022.
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MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência. Revista Brasileira de História da Ciência. Vol. 7, n. 1, p.32-46, 2014. Disponível em: https://www.sbhc.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1932#:~:text=Pela%20an%C3%A1lise%20acima%2C%20podemos%20entender,ou%20de%20concep%C3%A7%C3%B5es%20pr%C3%A9vias%20dos. Acessado em Janeiro de 2022.
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SASSERON, L. H.; MACHADO, V. F. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/8211. Acessado em: Outubro de 2021.

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