Produção de Textos Científicos: Monitoria Compartilhada em Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Cunha, V.L.I. (IF GOIANO - CAMPUS IPORÁ) ; Ferreira, J.M. (IF GOIANO - CAMPUS IPORÁ) ; Valdo, A.K.S.M. (IF GOIANO - CAMPUS IPORÁ)


RESUMO

Este estudo relata a implementação de uma abordagem interdisciplinar, nas aulas e na monitoria, para a produção de textos científicos em um curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio. As atividades nas disciplinas de Química Inorgânica e Produção Textual foram integradas, via diversas ferramentas e ações, como as de escrita colaborativa. Os resultados mostraram melhoria na produção de textos científicos em comparação a turmas anteriores. Além disso, foi possível identificar dificuldades individuais na escrita, levando ao direcionamento de alunos para a monitoria. Logo, esperamos que esse processo de aprendizagem dos estudantes se aprimore com esse trabalho colaborativo para a escrita de textos acadêmicos, consolidando uma prática inovadora no contexto educacional.


Palavras Chaves

escrita acadêmica; monitoria; prática laboratorial

Introdução

O programa de monitoria é um instrumento de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, sendo regulamentado para o ensino superior (BRASIL, 1996). Tal programa visa fortalecer o aprendizado, por meio do ensino mútuo ou cooperação mútua entre os discentes, sob supervisão dos professores proponentes. A resolução do Programa de Monitoria do IF Goiano (IF Goiano, 2014) regulamenta tal atividade no nível médio/técnico e prevê somente uma pessoa orientadora. Em nenhum momento, menciona-se o termo orientadores, possibilitando uma monitoria integrada, apesar de estar explícito que uma das finalidades da monitoria é promover a integração entre as áreas do conhecimento. Essa integração tornou-se importante com a reforma do Ensino Médio. A Lei nº 13.415/2017 (BRASIL, 2017) alterou Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, portanto, modificou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017). A partir disso, surgiu o novo Ensino Médio, o qual tem sido alvo de críticas intensas (LIAZIBRA, 2023). O curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio (TQ) do IF Goiano - Campus Iporá passou por mudanças para se adequar ao novo Ensino Médio. Dentre essas, tivemos diminuição da carga horária nas disciplinas da base comum curricular e aumento das disciplinas da parte técnica, as quais sofrerão recomposição de conteúdo (IF Goiano, 2023). Um exemplo foi a disciplina de Produção Textual e a disciplina técnica de Química Inorgânica. Ambas são disciplinas da base técnica ofertadas no primeiro ano do curso, sendo o objetivo da primeira integrar os conceitos trabalhados na língua portuguesa com a área de Química ao focar na escrita de textos científicos. Esse trabalho visa relatar a experiência dessa integração, ressaltando a importância da monitoria compartilhada nesse processo.


Material e métodos

As disciplinas de Química Inorgânica e Produção Textual são ofertadas para os estudantes do 1° ano do TQ. Na disciplina de Química Inorgânica, parte das aulas são práticas, logo é necessário que os estudantes anotem com detalhes as atividades e consigam compreender, do ponto de vista científico, o que está ocorrendo. Para que isso seja verificado, tem-se como mecanismo de avaliação a entrega de relatórios científicos. Nessa linha, a professora de Produção Textual trabalhou a produção de texto e os meandros da língua portuguesa - modalidade escrita - utilizando-se dos conteúdos científicos e anotações feitas na aula de Química Inorgânica. Durante as aulas, os seguintes tópicos, de cada seção do relatório, foram trabalhados: introdução, materiais e métodos, resultados e discussão e conclusão. O compartilhamento da monitoria foi estruturado com encontros semanais do monitor com cada orientadora e com atendimento aos estudantes. O monitor ficou responsável por orientar os estudantes na escrita das seções dos relatórios, detalhando o esperado em termos de conteúdo de Química e, além disso, fomentou dicas de escrita como uso de conectivos, tempo verbal, quebra de parágrafos e estruturação do texto. Os estudantes produziram textos de duas formas. Em sala de aula, cada estudante escreveu uma seção do relatório com base nas suas anotações. Já para o trabalho final, um único relatório científico era entregue por grupo (cerca de quatro estudantes). Para a elaboração deste, os estudantes foram instruídos a utilizar a ferramenta de escrita colaborativa na plataforma do Google Drive. O documento foi criado pelas professoras e compartilhado com todos do grupo e com o monitor da disciplina. Dessa forma, toda modificação de escrita e formatação do texto foi acompanhada.


Resultado e discussão

O emprego da monitoria se mostrou positivo para ambas disciplinas, de Química Inorgânica e Produção Textual. Para os estudantes que frequentam a monitoria, notou-se que a maioria dos déficits em relação aos conteúdos, estruturação do texto e a escrita tem sido sanados. O mesmo é observado em outros trabalhos que evidenciam a importância da monitoria no desempenho acadêmico de estudantes (SILVA et al. 2015). Esse melhor desempenho foi observado para os conteúdos básicos de Química, mas também para os relatórios científicos produzidos pelos estudantes. Notou-se, em relação às turmas passadas (que não tinham a disciplina técnica estruturada dessa forma), algumas diferenças importantes. A primeira delas é a capacidade dos estudantes de produzirem textos científicos com boa qualidade em um tempo menor. Essa diferença entre turmas é evidenciada pela experiência do próprio monitor, que foi estudante da disciplina sem essa integração. A outra diferença foi a exposição de dificuldades individuais. Em turmas anteriores somente o relatório por grupo era analisado. Dado disso, o controle sobre quem/como escreveu era nulo. Ao abordar a escrita como um produto individual na turma de Produção Textual, notou-se que muitos estudantes ainda possuem dificuldades de escrita e que somente trabalhos em grupo não conseguem saná-las (HOFFMANN, 1998). Uma metodologia que se mostrou eficiente para a avaliação do processo de escrita e identificação de tais dificuldades foi o uso da ferramenta de escrita colaborativa. Essa ferramenta permitiu que as professoras e o monitor analisassem as modificações de cada trecho, identificando quem e quando foram feitas. Dessa forma, a identificação desses estudantes permite um trabalho mais próximo ao serem estimulados a participar da monitoria.

Conclusões

O resultado desse trabalho compartilhado gerou uma atividade promissora que alia o programa de monitoria à interdisciplinaridade, sendo inédito no campus. O mesmo tem indicado efeitos positivos para o processo de aprendizagem dos estudantes, podendo ser entendido como uma oportunidade acadêmica única ao aliar duas práticas importantes para o curso técnico. Entende-se que ainda há muito trabalho a ser feito, inclusive processos estão sendo reajustados. Como se trata de uma disciplina anual, seguir-se-á com as atividades compartilhadas como aulas, correções e monitoria até o final do ano.


Agradecimentos

À professora Nara Alinne Nobre da Silva pela contribuição ao texto deste trabalho, ao Instituto Federal Goiano.


Referências

BRASIL. Lei nº. 9.394 de 1996. Brasília, 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf . Acesso em: 16 ago. 2023
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2023
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 14ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
IF GOIANO. Resolução Nº 070 de 05 de dezembro de 2014. Disponível em:<https://www.ifgoiano.edu.br/home/images/HIDR/Ensino/docsdeapoio/Regulamento_Monitoria_Res_sTOZwC4.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2023
IF GOIANO. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, 2023. Disponível em: <https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/PPC_Curso_T%C3%A9cnico_Integrado_Qu%C3%ADmica.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2023
LIAZIBRA, Luiz Felipe. Debatedores pedem revogação do novo ensino médio. Agência Senado. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2023/06/debatedores-pedem-revogacao-do-novo-ensino-medio>. Acesso em: 16 ago. 2023.
SILVA, S.; ARAÚJO, F.; VALLE, C.; PERRONE, L. Monitoria como recurso para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. In: Anais do 55° Congresso Brasileiro de Química, 2015. Disponível em: <https://www.abq.org.br/cbq/2015/trabalhos/6/7218-20950.html>. Acesso em: 17 ago. 2023.

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