ÁREA
Ensino de Química
Autores
Rodrigues, B.S. (UFPA) ; Ribeiro, A.F. (UFPA) ; Reis, A.S. (UFPA) ; Dias, C.P. (UFPA) ; Moraes, L.B.S. (UFPA)
RESUMO
O trabalho explorou a importância do nivelamento em Química para estudantes ingressantes em licenciaturas, o objetivo do projeto foi conectar o conhecimento científico com a realidade dos alunos, proporcionando uma educação teórico-prática e experimental para as aulas iniciais do currículo de Química. O projeto envolveu a exposição de conteúdos químicos, contextualização dos conceitos e atividades dinâmicas. Um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes em relação ao nivelamento e os resultados mostraram que a maioria considerou o nivelamento útil para as disciplinas iniciais da graduação. Conclui-se que o nivelamento em Química é uma estratégia eficiente para aprimorar o conhecimento dos estudantes e proporcionar uma base sólida para seu desenvolvimento acadêmico.
Palavras Chaves
escola pública; calouros; aprendizagem
Introdução
Segundo Machado (2011), apud Jesus (2015) A grande evasão em cursos de exatas é algo que tem preocupado bastante as universidades, os cursos de Licenciatura em Química oferecidos pelas universidades federais brasileiras têm enfrentado desafios em relação ao desempenho de seus estudantes. Em muitas regiões do país, esses cursos têm altas taxas de retenção e evasão escolar, o que leva ao insucesso acadêmico. Esse cenário negativo é discutido na literatura desde a década de 80, no entanto, existem poucos estudos que abordam especificamente as questões internas dos cursos de Licenciatura em Química no Brasil. Esse fato dificulta a compreensão desses fenômenos e a proposição de soluções efetivas. A Química, como disciplina científica, possui conceitos teóricos e práticos que nem sempre são adequadamente incorporados pelos estudantes durante o ensino médio. Isso pode levar a uma deficiência de conhecimento e à dificuldade de compreensão dos temas iniciais abordados nos cursos superiores de licenciatura. Para solucionar essa lacuna, o nivelamento em Química busca promover uma aprendizagem mais significativa, conectando o conhecimento científico com a realidade dos alunos. (Santos, 2021). A relevância deste estudo, reside na importância do nivelamento em Química garantir uma transição mais suave entre o ensino médio e o ensino superior, especialmente para os estudantes provenientes de escolas públicas. Através do nivelamento, é possível aprimorar o conhecimento e preencher possíveis lacunas de aprendizado, proporcionando uma base sólida para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes. (Osti, 2020). Diante do exposto, este trabalho apresenta uma análise acerca do nivelamento em Química, realizado durante a semana do calouro, com estudantes dos cursos de Licenciatura, da Universidade Federal do Pará-Campus Universitário de Ananindeua (UFPA-CANAN), com intuito de prepará-los para as disciplinas iniciais da graduação.
Material e métodos
O nivelamento em Química foi realizado ao longo de uma semana, com os calouros, no qual utilizou-se métodos semelhantes aos reportados por Martelli et al. (2012), porém passando por algumas adaptações. Desta forma, os estudantes foram expostos aos conteúdos que seriam abordados durante o curso, com o objetivo de familiarizá-los com os conceitos e contextualizá-los em relação aos estudos anteriores. Posteriormente, foram incorporadas atividades lúdicas para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo. Além disso, os ingressantes realizaram experimentos de Química Geral, oportunizando-os, assim, para as primeiras disciplinas do desenho curricular do curso. Logo após, elaborou-se um questionário no Google forms os quais foram aplicados aos participantes para coletar informações sobre o processo de aprendizagem dos conteúdos iniciais da Química. O questionário abordou questões relacionadas à origem escolar dos estudantes, avaliação do nível de conhecimento em química antes e após o nivelamento, importância dos conteúdos lúdicos, utilidade dos conteúdos abordados e satisfação com o processo em si.
Resultado e discussão
A aprendizagem se torna verdadeiramente significativa quando o novo conhecimento
é incorporado e relacionado com as estruturas de conhecimento prévio do aluno.
Essa conexão e atribuição de significado permitem que o conteúdo seja
compreendido de forma mais profunda e duradoura. Por outro lado, quando essa
incorporação e atribuição de significado são insuficientes, a aprendizagem pode
parecer mecânica ou repetitiva, resultando em um armazenamento isolado do novo
conhecimento ou em associações aleatórias na estrutura cognitiva. (Pelizzari,
Adriana et al.2002). Diante disso, foram usadas estratégias para que os
discentes fossem capazes de se familiarizar com a química na graduação através
de conhecimentos prévios que foram ou não aprendidos no ensino médio sendo
levados a conhecer teorias iniciais da química.
De acordo com Ortega (2001), a desigualdade no acesso ao ensino superior no
Brasil está mais relacionada à preparação dos alunos por parte das escolas do
que ao processo seletivo em si. As escolas particulares, frequentadas pela
elite, têm maior interesse em preparar seus alunos para ingressarem em
universidades públicas de prestígio, enquanto as escolas públicas não fornecem
informações adequadas sobre o processo de admissão aos estudantes. A autora
destaca que os principais benefícios dos alunos das escolas particulares são: a)
eles já têm a intenção de participar dos vestibulares para tentar ingressar nas
universidades; b) eles possuem informações sobre os vestibulares de diversas
universidades; c) a estrutura educacional básica pública não incentiva seus
alunos a buscar ingresso nas universidades.
O questionário aplicado aos estudantes mostrou que a maioria (85,7%) eram
proveniente de escolas públicas conforme demonstrado na tabela 1, o que reforça
a importância do nivelamento em Química para preencher possíveis lacunas de
aprendizado. Apesar da maioria dos alunos serem de escola pública o nível de
conhecimento destes em química, antes do nivelamento, (71,4%) foi considerado
regular tal como indicado na tabela 1, indicando a necessidade do nivelamento
para nivelar o conhecimento dos estudantes ingressantes confirmando que esses
alunos não compreendiam a maior parte dos assuntos que deveriam ser vistos antes
de ingressarem em uma universidade.
Após o nivelamento, 71,4% dos estudantes avaliaram seu conhecimento como bom
segundo a tabela 1. Isso demonstra a eficácia do nivelamento em proporcionar uma
base sólida de conhecimento em química. Segundo Alvarenga (2012), o fator
crucial para o bom desempenho de qualquer aluno ao longo do curso é o seu
comprometimento. Assim, se um indivíduo for dedicado e empenhado, há a
possibilidade de concluir a graduação com sucesso, independentemente da sua
formação escolar anterior. Por outro lado, faz-se necessário enfatizar a
importância de uma colaboração entre as instituições governamentais e as
universidades.
Em relação à importância dos conteúdos lúdicos em associação aos conteúdos
teóricos, a maioria dos estudantes (57,1%) avaliou como bom conforme
identificado na tabela 1, ressaltando a contribuição desses conteúdos para
tornar a aprendizagem mais dinâmica e atrativa. Além disso, 57,1% dos estudantes
responderam que os conteúdos abordados na semana do químico estão sendo úteis
para as disciplinas iniciais da graduação como revelado na tabela 1, enquanto
42,9% consideraram que estão sendo totalmente úteis de acordo com a informação
contida na tabela 1. Esses resultados evidenciam a relevância do nivelamento em
Química para garantir uma transição mais suave entre o ensino médio e o ensino
superior, preparando os estudantes para as disciplinas iniciais da graduação.
Questionário aplicado aos estudantes do nivelamento\r\n
Práticas no laboratório
Conclusões
Os resultados obtidos através do questionário aplicado aos estudantes mostraram que a maioria percebeu o nivelamento como útil para as disciplinas iniciais da graduação e considerou seu conhecimento em química como bom após o nivelamento. Com base nesses resultados, conclui-se que o nivelamento em Química é uma etapa fundamental para criar uma base sólida de conhecimento e garantir uma transição mais suave entre o ensino médio e o ensino superior.
Agradecimentos
Os autores agradecem a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus universitário de Ananindeua pelo apoio financeiro que permitiram a execução desse trabalho.
Referências
ALVARENGA, Carolina Faria et al. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2012.
DE JESUS, Filipe Augusto. Em busca de soluções para evitar a evasão nos cursos de Exatas da Universidade Federal de Sergipe: relatos de uma proposta da Química. [TESTE] Debates em Educação, v. 7, n. 14, p. 33, 2015.
MACHADO, R. C. Dificuldades de Aprendizagem versus desempenho acadêmico dos alunos dos curso de química: Relatos Possíveis. 2011. 63f. Monografia (Licenciatura em Química) – Universidade Federal da Bahia, Barreiras, 2011.
MARTELLI, M.C. et al. Nivelamento em Química elementar para as engenharias: uma análise comparativa. Belém-PA, XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2012.
ORTEGA, Eliane Maria V. O ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 23, p. 153-176, jan./jun. 2001.
OSTI, Andreia et al. Satisfação académica: Pesquisa com estudantes brasileiros de uma universidade pública. Revista E-Psi, v. 9, n. 1, p. 94-106, 2020.
PELIZZARI, Adriana et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. revista PEC, v. 2, n. 1, p. 37-42, 2002.
SANTOS, Sostenes et al. CONTRIBUIÇÕES DO NIVELAMENTO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ECIT JOSÉ ROCHA SOBRINHO–BANANEIRAS–PB. 2021. Dissertação de Mestrado.