ÁREA
Ensino de Química
Autores
Monteiro Soares, R. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Fernandes Júnior, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Araújo, M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Miranda, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Santos, G. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Santos, R.V. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Campos, A. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
RESUMO
O trabalho tem por objetivo propor uma abordagem para o desenvolvimento da aprendizagem sobre o componente curricular combustão, para a educação básica, a fim de potencializar o ensino-aprendizagem para melhor compreensão do conteúdo abordado em sala de aula. Desse modo, além de promover para os alunos, a visualização, a representação e interpretação química das reações de combustão, através da correlação com os conteúdos de sala de aula e o cotidiano, oferece também uma alternativa de realizações de experimentos acessíveis e baixo custo. Ressaltando os efeitos de uma metodologia expositiva demonstrativa, considerando os resultados positivos obtidos.
Palavras Chaves
Ensino de Química; Combustão da vela; Prática Investigativa
Introdução
assunto combustão estuda as reações químicas de um material (combustível) e um material (comburente), resultando na liberação de energia na forma de propagação de calor ,a combustão está presente de várias formas na química, na oxidação e na classificação de uma reação de combustão incompleta, reação completa e reação lenta. No entanto, a forma de ensinar o conteúdo ainda sim é muito delicado em relação a construção do conhecimento do aluno e o interesse dos mesmos em aprender o conteúdo, evidenciando a dificuldade de relacionar a teoria com a prática dos experimentos devido a falta de infraestrutura e orçamentos das escolas e os acontecimentos no dia a dia. ”A experimentação é uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem que desperta forte interesse entre alunos de diversos níveis de escolarização”(GIORDAN, 1999, p.43), a partir das observações da prática pedagógica, o presente trabalho visa uma alternativa para tratar do ensino de combustão, a partir da relação à visualização da parte experimental de baixo custo com os conhecimentos básicos de combustível, comburentes e suas aplicabilidades,buscando proporcionar uma aula didática, entendimento do componente curricular,combustão partindo de uma corrente pedagógica a qual relaciona o conhecimento científico com o cotidiano, enfatizando-se a importância da prática expositiva.
Material e métodos
O trabalho foi desenvolvido de maneira experimental com os discentes de licenciatura em química, da Universidade Federal do Pará, com o propósito de desenvolver uma aplicação alternativa do ensinamento da química para alunos do ensino médio, que se utiliza de uma metodologia expositiva com a utilização de conhecimentos prévios por meio de uma introdução abordando os conceitos iniciais para a compreensão da Combustão, construindo o conhecimento científico, utilizando ferramentas como: slides, quadro branco, pincel e material dos experimentos como material de apoio didático. Em seguida, foram abordados os diversos tipos de combustão e sua presença no cotidiano, bem como, os fatores que influenciam a ocorrência de combustão, posteriormente, a execução do experimento de combustão que se refere ao consumo do O₂ e a forma como ele influência na reação. Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: 2 copos de vidros de tamanhos diferentes( um maior e outro menor);2 velas.;1 fósforo;2 pratos. Foram colocados duas velas sobre um prato e acendido a vela (combustível) e em seguida foram posto por cima das velas os dois copos. Ressaltando o tempo de duração de cada reação, como meio de explicação do conceito científico do consumo de O₂. Visando estimular e desenvolver por meio do diálogo, apresentação de slides e apresentação de experimentos, a capacidade cognitiva dos alunos para que eles compreendam atentamente a execução do experimento presente, a fim de conseguir que o estudantes façam uma melhor associação do conteúdo abordado ao cotidiano, pois a “ ideia da realização de experimentos é difundida como uma grande estratégia didática para o seu ensino e aprendizagem “,(KOVALICZN,199,P.2).
Resultado e discussão
Após evidenciar pedagogicamente a prática da exposição teórica do experimento de
consumo de O₂ para melhor compreensão do processo e o que precisa para que
ocorra uma combustão, e em seguida, como forma de efetivar o aprendizado, um
pequeno questionário oral, com as seguintes perguntas:
-As velas são combustíveis ou comburentes? Justifiquem.
-Para que ocorra o fenômeno de ração de combustão, é necessário a presença de
qual elemento?
-O que caracteriza uma reação lenta?
-Qual das duas velas apagaria mais rápido? E porque?
Obteve-se resultados significativos em relação a compreensão do conceito teórico
sobre o assunto abordado e o bom desempenho da turma, observou-se que, a
interação da turma relacionada a metodologia utilizada, é eficaz em consideração
a construção do conhecimento Científico dos alunos. Pois de fato eles puderam
entender acontecimentos básicos do cotidiano por meio Científico. Segundo
Costa(2013), o uso da prática investigativa associada aos acontecimentos diários
do aluno, torna o ensino mais atrativo, eficiente e potencializa o conhecimento
científico por meio do estímulo investigativo do Conhecimento.
Considerando-se que, o educador e o educando constroem o saber a fim de poder
partilhar eficientemente um caminho de aprendizagem, desenvolvimento e
crescimento, o que se baseia na escola modernista, que tem critérios
fundamentados na formação cidadã dos alunos, portanto, o diálogo possibilita ao
educador tomar
decisões e Praticar intervenções a favor da melhor aprendizagem do educando.
Conclusões
A partir dos resultados obtidos, entende-se que, a prática investigativa associada a visualização dos experimentos e a relação do conteúdo abordado de combustão com cotidiano, como método para explicar o fato investigativo por meio Científico, torna mais eficaz o ensino-aprendizagem. Ratificando que o uso dos experimentos de baixo custo, potencializam o conhecimento científico e prévio dos alunos. Pois "A experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação" (GUIMARÃES,200,p.182).
Agradecimentos
Agradecemos para ufpa, Campus Ananindeua, faculdade de química. Ao orientar deste trabalho Dr.Prof. Aluísio Fernandes.
Referências
GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova
na Escola, v. No 1999, n. 10, p. 43-49, 1999Tradução. Acesso em: 22 ago de 2023.
GUIMARÃES, C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos
Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola, vol. 31, n° 3, Agosto
2009, p. 198– 202.Disponível em: https://goo.gl/CbDpfL. Acesso em : 18 de agosto de
2023.
KOVALICZN, R. A. O professor de Ciências de Biologia frente as Parasitoses comuns
em escolares. Mestrado em Educação. UEPG, 1999.(Dissertação).
COSTA, O. M. S. Avaliação escolar e sua significação no processo educativo na
primeira fase do ensino fundamental. 2013. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura,Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, 2013.Disponível em:
<https://goo.gl/4gPybr>. Acesso em: 18 de agosto de 2023.