ÁREA
Ensino de Química
Autores
Araújo, M. (UFPA) ; Monteiro, R. (UFPA) ; Santos, V. (UFPA) ; Santos, G. (UFPA) ; Fernandes Junior, A. (UFPA)
RESUMO
As atividades lúdicas tendem a facilitar a compreensão de conteúdos da área de exatas e naturais. O objetivo busca utilizar o jogo mega - periódica para discutir em sala de aula sobre os elementos químicos, através de metodologia alternativas a assimilação do conteúdo trabalhado de forma mais didático. A metodologia aplicada volta-se para experiências didáticas com alunos dos Ensino Médio. Ao analisar as experiências práticas e pedagógicas, os resultados obtidos foram relevantes uma vez que o método de ensino foi aceito pelos educandos.
Palavras Chaves
Ensino de Química; Ludicidade; Tabela periódica
Introdução
A atividade lúdica denominada mega – periódica é inspirada na mega – sena e mega – da – virada, ambos jogos da loteria federal, são populares no Brasil e ocorrem durante o ano. Neste caso foram adaptadas para utilidade educativa, com o intuito de proporciona uma qualidade de aprendizado que permita ser prazeroso e divertido ao mesmo tempo, este modelo de ensino se enquadra dentro de uma proposta progressista, onde o professor busca priorizar o aluno como centro, ele procura instigar esse individuo a partir dos seus conhecimentos prévios para construção de conhecimentos formais (VASCONCELLOS, 1992). Antigamente o professor era o motivador do seu aluno em sala de aula, posteriormente esse pensamento muda e o responsável por ela passa a ser o próprio educando. Entretanto hoje se tem uma visão mais abrangente que supera essas concepções de motivação, na qual ninguém se motiva sozinho, e nem a outro alguém, portanto os homens se motivam quando estão em comunhão, mediados pela realidade. Por este motivo é importante abordar múltiplas propostas metodológicas para educação, utilizando as como rede de apoio para as escolas. É por meio destas práticas que o professor começa a desconstruir os impasses criados pelos estudantes estimulando- os a explorar o conhecimento passado, deste modo o educador deixa de agir como orador e passar a fazer parte daquele grupo como um todo. Este jogo foi elaborado para trabalhar as propostas dos conteúdos de química sobre a tabela periódica, de uma maneira que os educandos se sentissem mais a vontade para tirar dúvidas e compreender questões que somente na teória se tornam vagas.
Material e métodos
O jogo foi desenvolvido por uma estudante da educação básica de licenciatura em Química da Universidade Federal do Pará. O objetivo do presente trabalho é abranger os assuntos estudados na tabela periódica de uma maneira mais flexível, facilitando a aprendizagem de indivíduos que possuem dificuldades para assimilar tal matéria . pois através de uma “brincadeira” a competitividade aguça a curiosidade do estudante que sente atração e interesse pelo conteúdo apresentado na atividade realizada. Para sua confecção foi utilizado o software canva, aplicativo editor de imagens, que permitiu produzir a cartela que deve conter os 118 elementos da tabela. No jogo os alunos devem resolver os exercícios que são sorteados pelo mediador, assim poderam descobrir qual foi o elemento sorteado e marca em suas cartelas, se tiverem escolhido anteriormente. A turma em que o jogo foi aplicado era do primeiro ano do ensino médio e continha 20 alunos, cada um recebeu uma cartela empresa em papel A4 para participar da atividade, resolveram o total de 20 questões, o vencedor foi aquele que marcou 15 pontos. Os exercícios selecionados, devem ser de fácil resolução para os alunos não demorem muito a chegar as respostas (MIRANDA e GIACOMINI, 2013, p 144). Instruções do jogo: • Após receberem as cartelas os jogadores devem escolher 50 símbolos para montar seu jogo. • Segundo passo é o sorteio das questões. • Os alunos devem resolver as questões sorteadas. • Devem verificar se o elemento sorteado está entre os 50 símbolos escolhidos anteriormente. O jogador que marca os primeiros 15 pontos ganha e recebe um brinde
Resultado e discussão
Observou-se que a partir da dinâmica desenvolvida em sala de aula com alunos
do 1° ano do ensino médio, pode-se analisar que o comportamento dos estudantes
em relação à metodologia aplicada teve resultados relevantes, já que os mesmos
participaram ativamente e colaboraram com o desenvolvimento do método elaborado,
alguns se mostraram mais entusiasmados e perguntaram se a metodologia poderia
ser repetida com outros conteúdos de níveis complexos como da química.
Apesar de terem participado, 70% da turma afirmou ter visto somente
superficial o conteúdo da tabela periódica, enquanto os 30% restantes citou não
ter
ouvido nada sobre a tabela periódica e seus elementos, e mesmo assim com todas
as suas dificuldades conseguiram desenvolver os exercícios sorteados e por meio
deles aprenderam sobre informações do conteúdo que anteriormente não conseguiam
assimilar e compreender com os métodos tradicionais de ensino - aprendizagem.
Portanto os resultados a que chegamos na presente pesquisa demonstrou que o
lúdico utilizado como suporte para aprendizagem é de suma importância, pois é
através dele que a criança se desenvolve de forma prazerosa (SANTOS, 2016, p.
9).
Para promover essas ações educacionais dentro de uma instituição
é necessário que o mediador que irá direciona-la seja versátil para lidar com
situações
que possam ocorrer, pois as emoções em atividades deste modelo são afloradas
pelo
espirito competitivo e portanto é necessário organização para que saia como o
esperado, uma vez que imprevistos acontecem.
Conclusões
Analisando o comportamento dos estudantes durante a dinâmica pode-se concluir que as atividades lúdicas inseridas em aulas de matérias Consideradas complexas como a Química, física e a Matemática, tem ganhado espaço na educação, pois é uma Maneira de ajudar na assimilação do assunto e ganhar a concentração do indíviduo, criando no mesmo interesse pelos conteúdos abordados nesta pratica pedagógica. Desse modo é válida a inclusão da ludicidade da atividade da mega-Periódica para descontrair o momento de ensino-Aprendizagem sobre os elementos químicos.
Agradecimentos
Agradeço a Deus em primeiro lugar, e em segundo ao meu orientador, minha família, meu noivo e minhas amigas que seguraram minha mão e não me deixaram desisitir.
Referências
MIRANDA, Paulo Cesar, GIACOMINI, Rosana. Prática de ensino e
aprendizagem de Química-UNEF. V.1- módulo1, 2, 3 e 4. Rio de janeiro: Fundação
CECIERJ, p 144, 2013.
SANTOS, Camila Carla Fidelis. O lúdico como opção metodológica no contexto
escolar. João Pessoa, UFPB, p. 9, 2016. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1813/1/CCFS21062016. Acesso em: 30 ago. 2023.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologias Dialética em sala de aula. In:
Revista de educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83). Disponível em:
http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.