Teste de Chamas como Prática Investigativa para o Ensino da Química

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Santos, G. (UFPA) ; Miranda, A. (UFPA) ; Santos, V. (UFPA) ; Araújo, M. (UFPA) ; Fernandes, A. (UFPA) ; Campos, A.G. (UFPA) ; Soares, R. (UFPA) ; Monteiro, H. (UFPA)


RESUMO

O trabalho tem como objetivo apresentar o ensino da Química a partir de uma análise investigativa na Educação Básica no Ensino Fundamental, por meio do ensino de Ciências, utilizando experimentos do Teste de Chamas, possibilitando ao aluno interface com seu o cotidiano. O componente curricular em questão é específico do ensino da Química e nos últimos anos mostrou-se um verdadeiro empecilho na vida de alguns alunos, devido a forma pragmática que é trabalhada em sala de aula. Diante disso, as práticas que são desenvolvidas nos laboratórios e de caráter investigativa tornou-se aliada para Ensino da Química. Diante disso, ao final da atividade investigativa os resultados obtidos foram de extrema importância e relevante, devidos as respostas obtidas.


Palavras Chaves

Ensino da Química; Prática Investigativa; Teste de Chamas

Introdução

O conhecimento teórico articulado com o ensino investigativo é dinamizado pela participação ativa do aluno, por meio da argumentação, da construção de hipóteses, da comparação de ideias, da sistematização das informações e conclusões (SASSERON; CARVALHO, 2007). Desse modo, este trabalho apresenta uso da prática investigativa experimental como o meio de aprendizagem do aluno, já que as práticas experimentais chamam o interesse do aluno.Como apontam Zanon e Freitas (2007, p. 95), nesse tipo de atividade, o professor “suscita o interesse dos alunos a partir de uma situação problematizadora em que a tentativa de resposta dessa questão leva à elaboração de suas hipóteses”. Desse modo, as práticas investigativas tem como objetivo, como o aluno irá se desenvolver a partir do problema apresentado pelo educador.O Teste de chamas é uma parte da química ligado a Transição eletrônica descoberta por Bohr. O ensaio de chama baseia-se nos princípios do modelo de Bohr, de que quando certa quantidade de energia é fornecida a determinado elemento químico, alguns elétrons da camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado (MAIA, 2008, p. 38).Essa mudança de estado estacionário a excitado gera uma partícula que de acordo com cada elemento a sua coloração sofre alteração.Este trabalho, teve como seu principal objetivo elaborar o Ensino da Química através das práticas investigativas e modificar o ambiente rotineiro do aluno. Dessa forma, usando a prática investigativa o aluno torna-se seu próprio objeto de conhecimento, tudo o que será perguntado, dúvidas e questionamentos virão a partir do educando, o educador será apenas seu auxiliar nessa didática.


Material e métodos

A prática investigativa foi realizada na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Ananindeua, para os discentes de Licenciatura em Química. Para que ocorresse a realização da atividade de experimental foram utilizados os seguintes materiais, 3 sais: MgCl - cloreto de magnésio, CaCl - cloreto de Cálcio e BaCl - Cloreto de Bário. Adquiridos, através da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de. Ananindeua. Além dos sais foram necessários algodão e álcool etílico Para realização do teste e demonstração das cores, fósforo e formas de alumínio para melhor visualização do experimento. A realização do experimento foi feita em um ambiente com baixa luz para que pudéssemos observar a mudança de coloração dos sais.Para o procedimento do Teste de chamas, inicialmente foi realizada a separação dos sais em seus respectivos recipientes, juntamente com o álcool etílico em pequenos pedaços de algodão na forma de alumínio, já estando devidamente separados em recipientes. Posteriormente a preparação do experimento, foi necessário o uso da chama do isqueiro para que pudéssemos observar a mudança de coloração de cada sal nos três recipientes amostra e como aquelas colorações poderiam ser vistas no cotidiano e onde eram encontradas de forma comum e de conhecimento geral. Para o uso do cotidiano do aluno e para incentivo da prática Investigativa, foi utilizado como problema a coloração dos fogos de artifício, como ela é gerada, por qual motivo a mudança de coloração nos fogos, o que está presente neles e o que a Transição Eletrônica do modelo de Bohr está relacionado com ele.O problema escolhido foi os fogos de artifício, para que o educando viesse resolver através da identificação, análise e resolução do problema a partir do seu cotidiano e o seu conhecimento


Resultado e discussão

A partir da atividade realizada, foi possível notar as respostas dos alunos diante do problema apresentado e como relacionam ele a Transição Eletrônica e o Teste de Chamas. Observou-se também como os alunos chegaram a resposta e analisar dos sais e como os identificaram através das cores apresentadas e ao identificar os sais e relacionar com os fogos de artifício houve uma pequena conversa sobre como esses sais estão presentes nesses fogos. A discussão e análise está diante do esperado que foi proposto na metodologia escolhida para ser aplicada durante este presente trabalho.As respostas, perguntas e dúvidas estavam dentro do esperado e do que foi proposto, gerando ainda mais curiosidade sobre o Teste de Chamas, Transição Eletrônica e a sua aplicação básica no cotidiano dos mesmo.

Conclusões

Observando os resultados referente a prática, conclui-se que foram satisfatórios já que os educandos participaram de maneira ativa e seus questionamentos foram expostos o que gerou fomentação do interesse dos mesmos pelo assunto tendo ênfase relação com o cotidiano e seu funcionamento a partir do problema abordado. Nessa análise, uma abordagem continua da prática investigativa dentro da química, torna-se necessária para que o educando venha buscar entender o assunto de uma forma diferente, diante de um novo olhar e perspectiva e o educador venha ser seu auxiliar nessa busca e inovação.


Agradecimentos


Referências

MAIA, D. Práticas de Química para as Engenharias. Campinas: Átomo, p. 38,
2008.
SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.
Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de
Ciências, v. 16, n. 1, 2011, p. 59-77.
ZANON, D. A. V., FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino
fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciência & Cognição. 10,
2007, p. 95.
YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy, RODRIGUES, Cristiana, NUNES, Fernando. Teste de Chama; uso da Transição de Elétrons. Revista de Extensão IFAM. 2010
MÜLLER, Cleverton Miguel .FERREIRA, Matheus. FERNANDES, Julia Piechontcosk.
SANTOS, Edimara Zacarias dos. Teste da chama: análise de um experimento investigativo. 2014.
ATKINS, Peter Willian; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

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