ÁREA
Ensino de Química
Autores
Silva, F.K. (UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA) ; Nunes, J.C. (CONSELHO FEDERAL DE QUÍMICA)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas no projeto de extensão Olimpíada Catarinense de Química: motivando a aprendizagem e relacionando a química com o cotidiano dos estudantes. A intenção é motivar os estudantes catarinenses inscritos ou não na OCQ, através da experimentação do ensino aprendizagem diferenciado, utilizando como ferramenta a rede social Instagram® (@ocquímica). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado de março a junho de 2023. Foi possível identificar que o perfil alcançou 2.570 contas, tendo 139 engajamentos e aumentando em 9% o total de seguidores. Entende-se que o projeto de extensão tem contribuído para a divulgação da química e incentiva a busca pelo aprimoramento do ensino de química nas escolas.
Palavras Chaves
Olimpíada de Química; Olimpíadas científicas; Extensão
Introdução
A Olimpíada Catarinense de Química (OCQ) é um evento que integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ), realizada pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), em parceria com o Conselho Regional de Química em Santa Catarina (CRQ 13ª Região) e tem como objetivo desenvolver o espírito científico, tecnológico e social em estudantes de ensino médio; descobrir a importância da ciência química no cotidiano e para a sociedade; incentivar o entrosamento, através do ensino de química, entre professores e estudantes das instituições de ensino e; estimular jovens estudantes o despertar de novos talentos na área química. A OCQ é dedicada a estudantes matriculados na rede de ensino médio de todo Estado de Santa Catarina, onde estes são inscritos por modalidade, sendo a Modalidade A destinada a alunos regularmente matriculados no 9o ano do Ensino Fundamental e 1ª ano/série do Ensino Médio e a Modalidade B destinada a estudantes do 2ª ano/série e 3ª ano/série do Ensino Médio e estudantes na 4ª série do Ensino Técnico. As provas são formuladas com os conteúdos programáticos de cada ano/série, com conceitos teóricos e experimentais de todos os tópicos envolvidos na Química do Ensino Médio, compostas de 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha, valendo 100 (cem) pontos, aplicadas simultaneamente e de caráter eliminatório e classificatório. Inspirados neste grande projeto educacional, e motivados pela necessidade de contato com os estudantes do ensino médio do Estado de Santa Catarina, em 2017 foi proposta a primeira edição do projeto de extensão Olimpíada Catarinense de Química: motivando a aprendizagem e relacionando a química com o cotidiano dos estudantes, que caracteriza-se como uma proposição de despertar nos estudantes catarinenses inscritos ou não na OCQ, situações de aprendizagem significativas, através da experimentação do ensino aprendizagem diferenciado do método tradicional, utilizando como ferramenta a rede social Instagram® (@ocquimica). Neste contexto, é possível observar que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos estudantes do ensino médio, sendo que a internet e as redes sociais podem auxiliar na produção, distribuição e consumo de informações sobre os conteúdos de química, além de divulgar informações sobre a OCQ e as olimpíadas vinculadas ao PNOQ. De acordo Silva (2016), as olimpíadas científicas contribuem com o aprendizado de estudantes do ensino médio e incentiva o estudo de conceitos científicos, não promovendo a competição, mas sim despertando e estimulando o interesse pelas Ciências, proporcionando novos desafios aos estudantes. Faz-se necessário motivar e despertar o interesse do aluno o que, para Cunha (2012), passou a ser um desafio, que deve gerar situações estimuladoras para aprendizagem. É nesse contexto que foi desenvolvida a proposta do projeto de extensão utilizando o perfil da OCQ, na rede social Instagram, para divulgar e disseminar conhecimentos na área da química e das olimpíadas científicas, sendo utilizadas como instrumento motivador para a aprendizagem de conhecimentos químicos, à medida que propõe estímulo ao interesse do aluno. O projeto de extensão da OCQ atende diretamente um dos grandes desafios vivenciados, especialmente pelas escolas públicas de ensino médio, que é manter o interesse dos estudantes pela aprendizagem e pela formação continuada. Tal exercício somente se concretiza pela integração do projeto de extensão aos cursos de graduação de todas as áreas do conhecimento, afinal, a química está presente em tudo que nos rodeia. Desta forma, este estudo tem como objetivo relatar as ações realizadas pelo projeto de extensão, especialmente as desenvolvidas na rede social Instagram®, bem como expor os resultados exitosos no que diz respeito a divulgação de informações, socialização e discussão sobre os conteúdos de química presente no cotidiano dos estudantes, assim como da Olimpíada Catarinense de Química.
Material e métodos
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as ações desenvolvidas no projeto de extensão Olimpíada Catarinense de Química: motivando a aprendizagem e relacionando a química com o cotidiano dos estudantes, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), localizada no município de Tubarão, Santa Catarina. O presente trabalho foi produto dos resultados das atividades desenvolvidas pelos estudantes de graduação da Unisul, extensionistas participantes do projeto de extensão, na mídia social Instagram®, com intuito de divulgar conteúdos da química relacionados com o cotidiano para os estudantes do ensino médio, assim como informações sobre a OCQ 2023 e demais olimpíadas científicas vinculadas ao PNOQ. A execução do projeto ocorreu nos meses de março a junho de 2023, através de seis etapas, onde as atividades foram distribuídas aos estudantes extensionistas do projeto, com seu respectivo cronograma e responsabilidades. Metodologicamente, o projeto de extensão foi desenvolvido através das seguintes etapas, a saber: (1) publicações no Instagram, (2) campanha #SouOlimpicoSC, (3) destaques informativos (stories e feed) e cartilha, (4) caixinha de perguntas no Instagram®, (5) produção de vídeos do projeto e, (6) portfólio de ações do projeto. Para a produção das publicações foi utilizada a plataforma de design gráfico Canva® por possuir uma versão de acesso gratuito e possibilitar a personalização dos conteúdos visuais. As publicações foram realizadas em formato de pôsteres, vídeos, reels e lembretes disponibilizados no feed para o público. A escolha das postagens se deu da seguinte forma: na segunda, quarta e sexta-feira eram realizadas postagens sobre a química no cotidiano, nas terça e quinta-feira eram realizadas enquetes sobre a Olimpíada Catarinense de Química, e por fim, em dias alternados eram realizadas divulgações sobre as olimpíadas científicas vinculadas ao PNOQ ou vídeos no formato de reels sobre o projeto de extensão. Os dias da semana foram selecionados conforme pesquisa de investigação envolvendo o nível de interação dos seguidores na rede social. Os dados coletados foram gerados pelo Instagram®, pois a plataforma possui algoritmos e uma visão geral dos insights, ou seja, contendo as informações necessárias para a análise e tabulação.
Resultado e discussão
As tecnologias da informação e comunicação estão cada vez mais presentes no
cotidiano dos estudantes do Ensino Médio, por isso o Instagram® (@ocquimica) foi
escolhido como uma ferramenta de disseminação de conhecimento sobre os conteúdos
da química no cotidiano, assim como da Olimpíada Catarinense de Química, através
de posts, vídeos e enquetes.
O projeto proporcionou diversos momentos de troca de ideias e conhecimentos, onde
os estudantes de graduação da Unisul, estudantes extensionistas, puderam propor
ações a partir de acontecimentos do cotidiano, que são excelentes oportunidades
para o aprendizado dos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas
do Estado de Santa Catarina.
O projeto foi desenvolvido por meio de (6) seis etapas norteadoras gerais, sendo
elas: (1) publicações no Instagram; (2) campanha #SouOlimpicoSC; (3) destaques
informativos (stories e posts) e cartilha; (4) caixinha de perguntas no Instagram;
(5) produção de vídeos do projeto; (6) portfólio de ações do projeto. A Figura 1
apresenta os materiais desenvolvidos a partir das ações conduzidas no projeto de
extensão.
Figura 1 – Ações desenvolvidas no projeto de extensão: (a) publicação no Instagram
sobre a química no cotidiano; (b) publicação da campanha #SouOlimpicoSC; (c)
destaques informativos (stories e posts); (d) cartilha encaminhada através de e-
mail para as escolas de Ensino Médio de SC; (e) vídeo homenagem aos profissionais
da química; (f) capa do portfólio de ações do projeto de extensão.
Neste contexto, dos 41 (quarenta e um) estudantes matriculados no projeto,
participaram 29 (vinte e nove) estudantes dos cursos de graduação da Unisul, que
desenvolveram os materiais e elaboraram as diversas publicações no Instagram
relacionando a química com o cotidiano.
Foram realizadas 22 (vinte e duas) publicações no Instagram da Olimpíada
Catarinense de Química (@ocquimica), que envolveram a química com o cotidiano e
tiveram relação com a área do curso dos estudantes extensionistas. Além disso,
foram desenvolvidos materiais de divulgação visando atrair estudantes para a
campanha #SouOlimpicoSC realizada em parceria com o Conselho Federal de Química
(CFQ).
Foi produzido um vídeo para o dia do profissional da química, que ocorreu dia 18
de junho (https://www.instagram.com/reel/Ctokn1NxXIb/?
utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==), sendo que o vídeo até o
momento obteve um total de 2.074 (duas mil e setenta e quatro) visualizações.
Foram produzidos os destaques informativos nos quais foram publicados no storie e
destaque do Instagram e, a cartilha foi distribuída através de e-mail as escolas
do Estado de Santa Catarina.
Através das estatísticas do Instagram® foi possível perceber que nos últimos
noventa dias (26 março a 23 junho de 2023), o perfil alcançou 2.570 (duas mil,
quinhentos e setenta) contas, sendo 880% (oitocentos e oitenta por cento) superior
ao mesmo período do ano passado, tendo 139 (cento e trinta e nove) engajamento e
aumentando em 9% (nove por cento) o total de seguidores. Foram realizadas 28
(vinte e oito) publicações, 50 (cinquenta) stories e 01 (um) reels. Os insights do
Instagram mostram que 62% (sessenta e dois por cento) das pessoas que acessam a
página são mulheres, sendo, 44,7% (quarenta e quatro, vírgula sete por cento) com
idade entre 18 (dezoito) a 24 (vinte e quatro) anos.
Foi elaborado o portfólio de ações do primeiro semestre de 2023, onde o mesmo será
entregue em janeiro de 2024 aos parceiros do projeto (CRQ13ª Região e CFQ), e em
cumprimento ao envio de relatório para a Coordenação de Extensão do Ecossistema
Ânima.
As publicações no Instagram visaram relacionar a química com o cotidiano e com a
área do curso dos estudantes extensionistas. Os estudantes criaram um card para as
publicações, utilizando a plataforma de design gráfico Canva®, que dão identidade
a este projeto de extensão e que estão sendo publicadas no Instagram da OCQ.
A campanha #SouOlimpicoSC está em desenvolvimento e é realizada em parceria com o
Conselho Federal de Química (CFQ), visando valorizar a participação dos estudantes
na OCQ e demonstrar como ela contribuiu para a aprendizagem em química, para a
escolha profissional, assim como é uma mensagem de incentivo aos estudantes para a
participação neste certame.
Em relação as habilidades socioemocionais, pode-se citar o intenso trabalho em
equipe, comprometimento, empatia, empreendedorismo e consciência ambiental,
comunicação eficaz, colaboração, paciência, flexibilidade e dinamicidade. Ao final
do projeto, os estudantes extensionistas responderam um questionário no
GoogleForms, no qual buscou compreender a experiência dos alunos nas ações, assim
como o aprimoramento em suas atividades.
Através das ações realizadas no projeto de extensão da OCQ, é possível observar
que o mesmo contribuiu para a formação de estudantes dotados de visão local e
regional, com habilidades de liderança, de negociação, de trabalhar em equipe, de
resolução de problemas e de inovação, capacitados para as tomadas de decisão e
para o exercício da cidadania com ética e responsabilidade social, de modo a
estarem aptos a participar de forma ativa, criativa na sociedade.
Além disso, as ações do projeto de extensão contribuíram para divulgar e
incentivar a participação na OCQ, e com o aprendizado de estudantes do ensino
médio e incentiva o estudo de conceitos científicos relacionados ao cotidiano,
pois a química está presente em tudo que nos rodeia. Através das publicações no
Instagram, foi possível motivar os estudantes a obterem uma aprendizagem em
química motivadora, através da utilização de tecnologias da informação e
comunicação.
Figura 1
Conclusões
Considerando a dinâmica adotada pelo projeto, percebe-se a relevância das ações tanto para os estudantes de graduação, quanto para a comunidade externa, os estudantes do ensino médio do Estado de Santa Catarina, tendo em vista os resultados exitosos. A realização da Olimpíada Catarinense de Química visa desenvolver o espírito científico, tecnológico, social e ambiental em estudantes da graduação da Unisul e do ensino médio, descobrir a importância da ciência química no cotidiano e para a sociedade, incentivar o entrosamento, através do ensino de química, entre professores e estudantes das instituições de ensino e, estimular jovens estudantes o despertar de novos talentos na área química. As ações realizadas, utilizando como apoio as mídias sociais, possibilitou a aproximação dos estudantes do ensino médio, de forma atrativa e composta de conhecimento técnico aplicada na mídia social Instagram® (@ocquimica), sendo os resultados evidenciados através do aumento em nosso alcance. A realização do projeto de extensão da OCQ por meio de uma rede social, se mostrou uma boa alternativa, pois conseguiu atingir a meta de socializar e discutir informações referentes a química no cotidiano, bem como, divulgar as olimpíadas científicas vinculadas ao PNOQ, sobretudo a Olimpíada Catarinense de Química. Desta forma, a realização deste projeto pelas redes sociais permitiu aos seguidores do perfil da OCQ, interagiram na mídia social, ampliando o interesse, curiosidade e aprendizado disseminado. Espera-se ter estimulado a participação e a formação de estudantes para a Olimpíada Catarinense de Química (OCQ) e Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). Além de despertar a motivação para a aprendizagem da química e para a formação continuada, sobretudo relacionando a química com o cotidiano.
Agradecimentos
Agradecemos a Unisul e ao CRQ 13ª Região, por acreditarem que as olimpíadas promovem o engajamento das escolas, dos professores e dos alunos na área da química, permitindo mudanças na vida daqueles que participam.
Referências
CUNHA, M.B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 2, p. 92-98, 2012.
SILVA, Renato Cândido da. O estado da arte das publicações sobre as Olimpíadas
de Ciências no Brasil. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em
Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
Disponívelem:<https://mestrado.prpg.ufg.br/up/97/o/DISSERTAÇÃO_COMPLETA_R
enato_Candido_da_Silva.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2023.