UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: VIOLETA QUE DESAPARECE COMO ALTERNATIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE OXIRREDUÇÃO EM UMA FEIRA DE QUÍMICA EM MACAPÁ-AP

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Souza, I.S. (UNIFAP) ; Chagas, A.G.S. (UNIFAP) ; Oliveira, H.M. (SEED/AP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP)


RESUMO

A realização do experimento “Violeta que Desaparece” tem como finalidade proporcionar o conhecimento do assunto de oxirredução aos alunos do ensino médio, trazendo uma troca de experiência entre os alunos da escola e os expositores do projeto de extensão ExpoQuímica da UNIFAP. A Escola Estadual Prof. Elizabeth Picanço Esteves foi a escolhida para a realização da prática. O método utilizado foi uma abordagem de linguagem simples onde a interação com os alunos junto a prática apresentada torne um ensino atrativo. Com resultados significativos na motivação em relação a química, mostrando interesses nas práticas.


Palavras Chaves

ExpoQuímica; Prática; Aprendizagem

Introdução

No projeto Expoquímica de 2022, iniciado na disciplina Prática de Ensino I do Curso de Licenciatura em Química da UNIFAP, os alunos desenvolveram experimentos para a Feira de Ciências, começando pela Escola Estadual Profª Elizabeth Picanço Esteves, localizado em Santana, onde os alunos do ensino médio participaram das atividades no refeitório da escola, um local aberto para a circulação dos alunos. O projeto de Extensão ExpoQuímica visa levar uma transformação mediante ao ensino de química, levando experimentos com materiais alternativos, apoiando escolas públicas de ensino médio. As atividades práticas promovem conhecimentos nas ciências da natureza (Biologia, Química, Física), incentivando o aprendizado além de teorias. Alunos se envolvem na experimentação, como com a violeta de desaparecimento, explorando conceitos de oxirredução que abordam oxidação e redução. "Oxirredução" deriva de "oxidação" e "redução", simultaneamente na transferência de elétrons: um componente doa elétrons, dano sofrido, enquanto outro componente os recebidos, passando por redução (BROWN; LEMAY; BURSTEN, 2016). Portanto, a experimentação é crucial no ensino de química, conforme Silva (2016) destaca que quando se ensina Química e Ciências, é importante não só dar aulas em que o professor fala, mas também ter conversas sobre os assuntos científicos. Além de aulas expositivas, as realizações de experimentos podem tornar as aulas mais atrativas, dinâmicas e envolventes para os alunos. Isso ajuda a despertar um interesse genuíno nas disciplinas de química, facilitando a aprendizagem.


Material e métodos

O experimento “Violeta que desaparece” teve como objetivo demonstrar aos alunos o assunto de oxirredução de uma forma mais atrativa, usando materiais alternativos, como um pote de vidro que seria descartado, mas foi utilizado para substituir um Becker, água de torneira, peróxido de hidrogênio (água oxigenada), permanganato de potássio que são comercializados em farmácias, ácido acético (vinagre incolor) e copos descartáveis comprados em supermercado. Sendo assim correlacionando os reagentes ao seu dia a dia, mostrando que a química estar no seu cotidiano. De início foram utilizados três copos descartáveis, para a separação dos reagentes com suas medidas feitas, de forma que os alunos pudessem ver os reagentes em cima da mesa, em seguida explicando como cada reagente é encontrado no dia a dia e sua utilização. Com o pote de vidro começaram a misturar os reagentes, primeiro a água com o permanganato de potássio, deixando os alunos observarem a cor violeta dessa mistura, logo após adicionando o ácido acético (vinagre) na solução, posteriormente a água oxigenada. Na prática nota-se que a cor violeta do permanganato (MnO4-) muda para um líquido transparente de forma quase instantânea formando assim o íon manganês (Mn2+), íon que recebe elétrons tem a sua carga ou número de oxidação (Nox) diminuído, e dizemos que ele sofreu uma redução.


Resultado e discussão

O experimento “Violeta que desaparece” teve sua realização concluída com sucesso, pois os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio da escola fizeram relatórios dos experimentos e através desses relatórios podemos ver a compreensão tanto do experimento quanto do assunto de oxirredução. Na qual mesmo faz parte do projeto ExpoQuímica que visa levar experimentos com materiais alternativos para os alunos do ensino médio, buscando o interesse pelas áreas das ciências da natureza. A princípio o objetivo era ensinar através da experimentação o assunto de oxirredução, que foi compreendido pelos alunos ali presente. Cada aluno mostrou- se interessado pelo conteúdo, ficaram impressionados com a mudança de cor da reação. Em cada vez que o experimento era realizado, novas dúvidas dos alunos iam surgindo, e consequentemente explicadas no final do experimento. A ExpoQuímica deixou os alunos mais interessados pela matéria, observando a animação deles ao verem o experimento acontecendo e associando algumas dúvidas ao seu cotidiano, proporcionando uma satisfação aos expositores, na qual para alguns era o primeiro contato com alunos do ensino médio, deixando um aprendizado sobre a didática e identidade dentro da sala de aula. Tendo em vista que serão futuros professores. A priori a feira foi um sucesso (Ver Figura 2), com dúvidas sendo respondidas, alunos com olhares diferentes para as áreas da ciência da natureza (Biologia, Química e Física), e com uma linguagem abordada para a facilidade de compreender os conteúdos ministrados.

FIGURA 1: EQUIPE EXPOSITORA E MATERIAIS UTILIZADOS



FIGURA 2: FEIRA DE QUÍMICA REALIZADA NA ESCOLA



Conclusões

Conclui-se que a ExpoQuímica despertou curiosidade aos alunos para a ciência, em especial para os experimentos demonstrados na feira de ciências, logo instituiu novos conhecimentos acerca da temática de cada experimento. Assim, sobre o violeta que desaparece, ofereceu conhecimentos práticos e teóricos sobre oxirredução, ajudando-os a relacionar a teoria com a prática. E aos alunos da disciplina de Prática de ensino I uma experiência significativa na sua formação como futuros professores.


Agradecimentos


Referências

BROWN; LEMAY; BURSTEN; Química: A ciência central. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 2016. p. 710;773-781.
SILVA, V. G. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/136634. Acesso em: 30 de Agosto de 2023.

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