ÁREA
Ensino de Química
Autores
Santos, B. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Almeida, W.K.V. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Silva, M.M.M. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Francisco Junior, W.E. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA)
RESUMO
Este trabalho propõe uma sequência de ensino usando uma cena da série "Rick and Morty" para abordar conceitos químicos em sala de aula. A análise do trecho escolhido destaca aspectos da ciência, como sua aplicação social (geração de energia), dinâmicas de poder (planeta gerando energia) e conhecimento (tecnologia de geração de eletricidade). A discussão em sala de aula envolve questionamentos sobre reações químicas, uso da ciência para a humanidade e processos de conversão de energia. O objetivo é incentivar os alunos a refletir sobre os conceitos, separando ficção científica da realidade científica. A abordagem busca tornar o ensino de química mais dinâmico, estimulando o interesse dos alunos, desenvolvendo o pensamento crítico e aumentando a compreensão dos princípios químicos.
Palavras Chaves
Desenhos animados; Ensino de química; Ficção científica
Introdução
Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o uso de mídias como instrumento de ensino vem sendo intensificado em sala de aula, seja na forma de imagens, vídeos, textos digitais, entre outros (PIMENTEL et al., 2021). Um dos principais desafios enfrentados pelos professores da educação básica é promover um ensino que tenha sentido aos estudantes, possibilitando o interesse e a curiosidade dos pelas ciências. Atrair a atenção dos estudantes para essas disciplinas pode ser um processo complexo, uma vez que muitos alunos têm uma percepção inicial de que as ciências são difíceis ou entediantes. Alguns estudos indicam também a importância de explorar não apenas os produtos da ciência (teorias, modelos leis), mas os processos de produção da ciência e suas interrelações com a sociedade (GARCIA-CARMONA, 2021). Alguns desenhos animados se apresentam como um cenário para abordar e explorar diversos desses aspectos, já que, em muitos dos casos, utilizam de nuances da ciência para se referir ou extrapolar a realidade (OLSON, 2018), sendo exemplo disso a série de comédia e ficção científica “Rick and Morty”. Buscamos, então, propor uma sequência de ensino utilizando a análise da cena “The Ricks Must Be Crazy”, exposta no desenho animado Rick and Morty, nas quais aparecem conceitos químicos que podem ser explorados em sala de aula.
Material e métodos
A proposta didática consiste em dois momentos, a saber: (a) Exibição do trecho do episódio "The Ricks Must Be Crazy" da série Rick and Morty, no qual serão abordados conceitos de química. É importante explicar aos alunos que a série utiliza humor e ficção científica para apresentar esses conceitos. O objetivo é criar uma situação a partir da qual a ciência possa ser explorada de maneira criativa e divertida. (b) Após a exibição do trecho, será realizada uma discussão em grupo dos aspectos ligados à ciência abordados no episódio, levando em consideração o diálogo abaixo: “Morty: Isto parece um outro planeta inteiro. Rick: Obrigado, Morty. Estou orgulhoso disto. Olhe. Rick: eu pus um vácuo espacial de mosaicos em um campo alterado até um planeta desenvolver vida inteligente. Depois, mostrei a essa vida a fantástica eletricidade, que agora, é gerada em escala mundial. Uma parte alimenta o meu motor, carrega o meu celular, etc. Morty: Você tem um planeta inteiro gerando energia pra você? isso é escravidão. Rick : É a sociedade. Eles trabalham uns para os outros…. Alienígena: Ao que parece, voltamos a ser visitados pelo alienígena Rick, que deu ao mundo o presente da tecnologia da “Caixa do Google", que ao ser pisada, gera eletricidade, alimentando casas e negócios, melhorando o nosso dia a dia…” (Transcrição parcial do diálogo entre Rick, Morty e Alienígena, 6º episódio, 2ª temporada). Na seção a seguir, algumas considerações sobre aspectos envolvendo a ciência são feitas, tendo em vista uma perspectiva de análise que considerou elementos da natureza da ciência (ERDURAN e DAGHER, 2014).
Resultado e discussão
A análise do trecho em questão demonstra aspectos que podem ser explorados para uma
discussão de elementos da natureza da ciência. Entre os aspectos identificados
podem ser destacados: aspectos sociais (aplicações da ciência para humanidade –
geração de eletricidade); estruturas de poder (planeta inteiro gera energia para
você), conhecimento (“eletricidade que alimenta o motor, carrega celular,
tecnologia que ao ser pisada gera eletricidade). A partir do trecho da cena "The
Ricks Must Be Crazy" de Rick and Morty, é possível promover uma discussão em sala
de aula sobre os aspectos envolvidos no funcionamento da ciência identificados,
assim como em termos do conhecimento, tais como as formas de geração de
eletricidade (reações químicas, materiais piezoelétricos). Essa discussão pode ser
conduzida por meio de questionamentos como: Quais tipos de reações químicas vocês
identificaram na cena que podem estar relacionadas à geração de energia? De que
forma a série 'Rick and Morty' aborda a relação entre o uso da ciência para a
humanidade, suas aplicações práticas e as dinâmicas de poder presentes no ensino de
química? Baseado nas reações químicas que vocês observaram, como vocês explicariam
o processo de conversão de energia que ocorre nessa cena? Com isso, os alunos são
incentivados a refletir sobre os processos químicos envolvidos na geração de
energia, explorando conceitos como reações exotérmicas e de combustão, por exemplo.
Por fim, pode ser realizado um experimento que faça alusão aos conceitos
retratados, como por exemplo, o da pilha galvânica. Dessa forma, os alunos são
incentivados a analisar criticamente os conceitos apresentados no episódio,
separando a ficção científica do conhecimento científico real.
Conclusões
Espera-se que a partir da utilização de trechos de séries como Rick and Morty, que exploram conceitos químicos, contribui para uma abordagem mais dinâmica e envolvente do ensino de química, estimulando o interesse dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de pensamento crítico e promovendo uma maior compreensão dos princípios e fenômenos químicos que nos cercam.
Agradecimentos
Ao Programa de Educação Tutorial (PET) Química e a Universidadefederal de Alagoas- Campus Arapiraca.
Referências
ERDURAN, S.; DAHGER, Z. R. Reconceptualizing the nature of science for science education: scientific knowledge, practices and other family categories; Springer: Dordrecht, Netherlands, 2014.
GARCIA-CARMONA, A. Improving pre-service elementary teachers’ understanding of the nature of science through an analysis of the historical case of Rosalind Franklin and the structure of DNA. Research in Science Education, v. 51, 347-373, 2021.
OLSON, J. K. The inclusion of the nature of science in nine recent international science education standards documents. Science & Education, v. 27, n. 7-8, 637–660, 2018.
PIMENTEL, Ana Carla et al. A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. 2021.