A utilização de um trecho da cena 'The Ricks Must Be Crazy' de Rick and Morty como ferramenta didática para o ensino de química

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Santos, B. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Almeida, W.K.V. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Silva, M.M.M. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA) ; Francisco Junior, W.E. (UFAL - CAMPUS ARAPIRACA)


RESUMO

Este trabalho propõe uma sequência de ensino usando uma cena da série "Rick and Morty" para abordar conceitos químicos em sala de aula. A análise do trecho escolhido destaca aspectos da ciência, como sua aplicação social (geração de energia), dinâmicas de poder (planeta gerando energia) e conhecimento (tecnologia de geração de eletricidade). A discussão em sala de aula envolve questionamentos sobre reações químicas, uso da ciência para a humanidade e processos de conversão de energia. O objetivo é incentivar os alunos a refletir sobre os conceitos, separando ficção científica da realidade científica. A abordagem busca tornar o ensino de química mais dinâmico, estimulando o interesse dos alunos, desenvolvendo o pensamento crítico e aumentando a compreensão dos princípios químicos.


Palavras Chaves

Desenhos animados; Ensino de química; Ficção científica

Introdução

Com a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o uso de mídias como instrumento de ensino vem sendo intensificado em sala de aula, seja na forma de imagens, vídeos, textos digitais, entre outros (PIMENTEL et al., 2021). Um dos principais desafios enfrentados pelos professores da educação básica é promover um ensino que tenha sentido aos estudantes, possibilitando o interesse e a curiosidade dos pelas ciências. Atrair a atenção dos estudantes para essas disciplinas pode ser um processo complexo, uma vez que muitos alunos têm uma percepção inicial de que as ciências são difíceis ou entediantes. Alguns estudos indicam também a importância de explorar não apenas os produtos da ciência (teorias, modelos leis), mas os processos de produção da ciência e suas interrelações com a sociedade (GARCIA-CARMONA, 2021). Alguns desenhos animados se apresentam como um cenário para abordar e explorar diversos desses aspectos, já que, em muitos dos casos, utilizam de nuances da ciência para se referir ou extrapolar a realidade (OLSON, 2018), sendo exemplo disso a série de comédia e ficção científica “Rick and Morty”. Buscamos, então, propor uma sequência de ensino utilizando a análise da cena “The Ricks Must Be Crazy”, exposta no desenho animado Rick and Morty, nas quais aparecem conceitos químicos que podem ser explorados em sala de aula.


Material e métodos

A proposta didática consiste em dois momentos, a saber: (a) Exibição do trecho do episódio "The Ricks Must Be Crazy" da série Rick and Morty, no qual serão abordados conceitos de química. É importante explicar aos alunos que a série utiliza humor e ficção científica para apresentar esses conceitos. O objetivo é criar uma situação a partir da qual a ciência possa ser explorada de maneira criativa e divertida. (b) Após a exibição do trecho, será realizada uma discussão em grupo dos aspectos ligados à ciência abordados no episódio, levando em consideração o diálogo abaixo: “Morty: Isto parece um outro planeta inteiro. Rick: Obrigado, Morty. Estou orgulhoso disto. Olhe. Rick: eu pus um vácuo espacial de mosaicos em um campo alterado até um planeta desenvolver vida inteligente. Depois, mostrei a essa vida a fantástica eletricidade, que agora, é gerada em escala mundial. Uma parte alimenta o meu motor, carrega o meu celular, etc. Morty: Você tem um planeta inteiro gerando energia pra você? isso é escravidão. Rick : É a sociedade. Eles trabalham uns para os outros…. Alienígena: Ao que parece, voltamos a ser visitados pelo alienígena Rick, que deu ao mundo o presente da tecnologia da “Caixa do Google", que ao ser pisada, gera eletricidade, alimentando casas e negócios, melhorando o nosso dia a dia…” (Transcrição parcial do diálogo entre Rick, Morty e Alienígena, 6º episódio, 2ª temporada). Na seção a seguir, algumas considerações sobre aspectos envolvendo a ciência são feitas, tendo em vista uma perspectiva de análise que considerou elementos da natureza da ciência (ERDURAN e DAGHER, 2014).


Resultado e discussão

A análise do trecho em questão demonstra aspectos que podem ser explorados para uma discussão de elementos da natureza da ciência. Entre os aspectos identificados podem ser destacados: aspectos sociais (aplicações da ciência para humanidade – geração de eletricidade); estruturas de poder (planeta inteiro gera energia para você), conhecimento (“eletricidade que alimenta o motor, carrega celular, tecnologia que ao ser pisada gera eletricidade). A partir do trecho da cena "The Ricks Must Be Crazy" de Rick and Morty, é possível promover uma discussão em sala de aula sobre os aspectos envolvidos no funcionamento da ciência identificados, assim como em termos do conhecimento, tais como as formas de geração de eletricidade (reações químicas, materiais piezoelétricos). Essa discussão pode ser conduzida por meio de questionamentos como: Quais tipos de reações químicas vocês identificaram na cena que podem estar relacionadas à geração de energia? De que forma a série 'Rick and Morty' aborda a relação entre o uso da ciência para a humanidade, suas aplicações práticas e as dinâmicas de poder presentes no ensino de química? Baseado nas reações químicas que vocês observaram, como vocês explicariam o processo de conversão de energia que ocorre nessa cena? Com isso, os alunos são incentivados a refletir sobre os processos químicos envolvidos na geração de energia, explorando conceitos como reações exotérmicas e de combustão, por exemplo. Por fim, pode ser realizado um experimento que faça alusão aos conceitos retratados, como por exemplo, o da pilha galvânica. Dessa forma, os alunos são incentivados a analisar criticamente os conceitos apresentados no episódio, separando a ficção científica do conhecimento científico real.

Conclusões

Espera-se que a partir da utilização de trechos de séries como Rick and Morty, que exploram conceitos químicos, contribui para uma abordagem mais dinâmica e envolvente do ensino de química, estimulando o interesse dos alunos, desenvolvendo suas habilidades de pensamento crítico e promovendo uma maior compreensão dos princípios e fenômenos químicos que nos cercam.


Agradecimentos

Ao Programa de Educação Tutorial (PET) Química e a Universidadefederal de Alagoas- Campus Arapiraca.


Referências

ERDURAN, S.; DAHGER, Z. R. Reconceptualizing the nature of science for science education: scientific knowledge, practices and other family categories; Springer: Dordrecht, Netherlands, 2014.

GARCIA-CARMONA, A. Improving pre-service elementary teachers’ understanding of the nature of science through an analysis of the historical case of Rosalind Franklin and the structure of DNA. Research in Science Education, v. 51, 347-373, 2021.

OLSON, J. K. The inclusion of the nature of science in nine recent international science education standards documents. Science & Education, v. 27, n. 7-8, 637–660, 2018.

PIMENTEL, Ana Carla et al. A inclusão das TICS no processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. 2021.

PATROCINADORES

CFQ PERKINELMER ACMA LABS BLUCHER SEBRAE CRQ XV CAMISETA FEITA DE PET LUCK RECEPTIVO

APOIO

UFRN UFERSA IFRN PPGQ IQ-UFRN Governo do Estado do Rio Grande do Norte Natal Convention Bureau Nexa RN