PROPOSTAS DE JOGOS SUSTENTÁVEIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Santos, B. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Xavier, E. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Morais, F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Terra, I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Silva, T. (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)


RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo planejar e construir opções de jogos didáticos para o ensino de química a partir do reuso criativo de resíduos sólidos, isto é, uma proposta didático-pedagógica sustentável. Foram construídos dois jogos para, de forma lúdica, discutir sobre os elementos químicos, suas propriedades e aplicações, bem como sobre os compostos orgânicos comuns no dia a dia dos estudantes. A proposta tem potencialidade para contribuir para despertar o interesse dos alunos pela química e, adicionalmente, ser instrumento de promoção da conscientização ambiental.


Palavras Chaves

Jogos didáticos; Sustentabilidade; Ensino de química

Introdução

Estimular o interesse e a curiosidade dos alunos pelas ciências é um desafio educacional vivenciado pelos professores (CARLETTO e VIECHENESKI, 2013). Os jogos didáticos são reportados na literatura como uma forma eficiente de instrumento motivador para o ensino e aprendizagem da química, com a potencialidade de facilitar, a partir da mediação do professor, a discussão dos conceitos, permitindo que o aluno amplie seu conhecimento científico de forma lúdica (SOARES, 2008). Apesar disso, o custo desses recursos didáticos, muitas vezes, é alto e isso pode ser uma dificuldade para que eles sejam adquiridos e executados em sala de aula. Nesse sentido, jogos didáticos podem ser construídos de forma sustentável, por exemplo, através do reuso criativo de resíduos sólidos que geramos, impedindo que sejam descartados inadequadamente causando sérios danos ambientais (PEREIRA, PONTES e SILVA, 2020). Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi planejar e construir duas propostas de jogos didáticos chamados: "Baralho Periódico" e "Bingo dos Compostos Orgânicos" com materiais reutilizáveis, visando contribuir tanto para aprendizagem dos alunos sobre os elementos químicos e os compostos orgânicos quanto sobre a inserção de práticas sustentáveis em sala de aula.


Material e métodos

As propostas de jogos didáticos sustentáveis para o ensino de química foram feitas em duas etapas: 1)planejamento e 2) construção. Foram pautados os seguintes critérios: (a) os jogos devem ser de baixo custo e facilmente reproduzidos; (b) os jogos devem ser capazes de proporcionar abordagens e discussões sobre elementos químicos e compostos orgânicos; (c) os jogos devem ser construídos através do reúso criativo de resíduos sólidos e (d) em futuras aplicações, os jogos seguirão as regras do baralho e do bingo tradicional. Os materiais utilizados para construção dos jogos foram: papelão oriundo de caixas de brinquedos, cola branca, rascunhos de folhas A4, banner postergado e retalhos de emborrachado.


Resultado e discussão

Foram produzidos dois jogos didáticos para o ensino de química. O jogo denominado “Baralho Periódico” é composto por 44 cartas com elementos da tabela periódica e 2 cartas “coringas”. Na carta coringa está estampada um modelo de um átomo e as demais cartas contêm as seguintes informações: nome e símbolo do elemento, número atômico, a família e uma imagem relacionada à uma possível aplicação, visto que, por vezes, os elementos químicos são apresentados como meros constituintes da tabela periódica e desconexos do cotidiano dos estudantes (FERREIRA, LIMA e SILVA, 2017), dificultando o interesse, a curiosidade e consequentemente a aprendizagem dos estudantes. Já o jogo intitulado “Bingo dos Compostos Orgânicos” é formado por cartelas com cinco compostos diferentes entre elas, incluindo nome e fórmula de cada uma. Esse material pode despertar o interesse dos alunos e professores para outras possibilidades de construção de materiais didáticos baratos e, principalmente, sustentáveis. Não foram avaliados os impactos no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, visto que a proposta está em fase de submissão ao comitê de ética institucional para que possa ser realizada a aplicação com seres humanos.

Conclusões

Espera-se que a partir do uso dos jogos, os estudantes possam compreender de forma atrativa e motivadora conceitos químicos conectados a suas aplicações no cotidiano. Além disso, almeja-se que os alunos consigam enxergar possibilidades de reuso criativo de materiais recicláveis para construção de jogos nas mais diversas áreas do conhecimento, contribuindo para a conscientização ambiental.


Agradecimentos

Programa de Educação Tutorial – PET Química da Universidade Federal de Alagoas – Campus de Arapiraca. Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.


Referências

SILVA, Egle Katarinne Souza; LIMA, João Paulo Ferreira; FERREIRA, Maricélia Lucena. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 1, n. Esp, 2017.

SILVA, Daniel Baptista; PONTES, Cintia Miranda; PEREIRA, Cláudio Alves. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 13, p. 146-159, 2020.

SOARES, M. H. F. B. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 14, p. 1-12, 2008.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, 2013.


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