JORNADA DE DESCOBERTAS: EXPERIÊNCIAS NAS FEIRAS CIENTÍFICAS COM O EXPERIMENTO “LEITE PSICODÉLICO”: UMA CONEXÃO COM ENSINO DA POLARIDADE

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Vilhena, P. (IFAP) ; Oliveira, H. (SEED-AP) ; Santos, K. (UNIFAP)


RESUMO

Este trabalho visa relatar a vivência dos estudantes (e autor) na feira de ciências promovida pelo projeto ExpoQuímica da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Durante o evento, foi concebido e apresentado um experimento de Química abordando a polaridade das moléculas, intitulado "Leite psicodélico", destinado aos alunos de duas escolas públicas em Macapá (uma da zona sul e outra da zona norte). As atividades ocorreram neste ano de 2023. A aplicação prática do experimento traz vantagens tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino, ao estimular o interesse pelas ciências, a expansão do conhecimento, o fomento da criatividade e o estímulo à inovação.


Palavras Chaves

EDUCAÇÃO; FEIRA CIENTÍFICA; EXPERIMENTOS

Introdução

O ensino de química é uma preocupação constante na educação, pois muitos estudantes enfrentam dificuldades para compreender essa ciência complexa e de grandes ramificações.A incorporação de práticas experimentais e feiras científicas é essencial para abordar essas questões de forma assertiva e promover um ensino mais eficaz e significativo. Destaca ainda Candito, Rodrigues e Menezes (2021) que a ação da instituição educacional ao promover eventos como de ciências estreita os laços entre professores e alunos com as atividades científicas. Isso não apenas contribui para o aprimoramento da aprendizagem dos estudantes, mas também estimula a criatividade e a habilidade de construir conhecimentos científicos. Segundo Dewey (1976), a aprendizagem baseada em experiências é fundamental, pois o conhecimento é construído através da interação ativa do estudante com o mundo. Ao abordar o ensino da polaridade, também se enfrentam desafios na aprendizagem. A falta de compreensão clara do processo químico pode ser um obstáculo. Por isso, o objetivo dessa prática é apresentar experimentos acessíveis e de baixo custo como ferramentas de ensino para evidenciar os procedimentos e fatores envolvidos na polaridade, tema estudado no ensino médio. A polaridade é um conceito fundamental na química, relacionado à distribuição desigual de cargas elétricas em moléculas ou ligações químicas. Para que substâncias se dissolvam mutuamente, é necessário que tenham a mesma polaridade. Para que ambas venham se dissolver é usado os reagentes denominados de anfipáticas, pois elas têm partes polar e apolar,e facilitam essa dissolução. O sabão é um exemplo clássico, pois dissolve gordura (apolar) e se mistura com a água (polar) devido a essas características,sendo usado no cotidiano do aluno (MC MURRY,1996).


Material e métodos

No início, foram agendadas reuniões com os acadêmicos colaboradores para explicar a organização do evento ExpoQuímica e definir as datas para sua realização nas escolas. O experimento foi aplicado por meio do projeto de extensão da UNIFAP, chamado ExpoQuímica, onde ela visa o ensino da química através das práticas experimentais nas instituições de ensino estaduais no estado do Amapá. No primeiro semestre desse ano de 2023 a execução do projeto ocorreu em duas escolas localizadas na zona norte e sul de Macapá, localizada no estado supracitado. As atividades foram conduzidas no refeitório (escola da zona norte) e na quadra (escola da zona sul), envolvendo alunos e professores de diferentes idades e series, assim como integrantes da coordenação pedagógica, permitindo adaptar a linguagem de acordo com o público e melhorar a compreensão dos assuntos abordados (Ver Figura 1). A prática experimental estava relacionada com conceito de polaridade, onde foi produzido uma mistura de leite e corante alimentício (de diversas cores). A prática consistia em mostrar como duas substâncias (leite e corante) de polaridade diferentes podiam se misturar utilizando o sabão, além de, comprovar que o sabão é um reagente que tem afinidade tanto com o leite, quanto com o corante.Após a conclusão das responsabilidades do Coordenador do Projeto, houve uma reunião com os expositores/acadêmicos, durante a qual foram compartilhadas as perspectivas e vivências individuais naquele dia, além das opiniões dos professores de Química das respectivas instituições.


Resultado e discussão

A ExpoQuímica, uma feira científica, ressalta a importância de eventos similares nas escolas, especialmente para aquelas com recursos limitados para laboratórios. Nessas ocasiões, os alunos conectam teoria e prática, aprofundando seu entendimento. A percepção comum de que a química é complexa estimulou pesquisas e abordagens educacionais inovadoras para tornar seu ensino mais atraente e eficaz. A ligação entre feiras científicas e a teoria se torna, portanto, significativa (ALMEIDA, SANTOS e SILVA, 2010; SILVA, 2013). A Figura 2, fica claro a importância da feira e experimentação para os alunos e integração da escola. Nas escolas e universidades, a execução de atividades experimentais estimula a curiosidade e o engajamento dos estudantes, demonstrando a assimilação do conteúdo (CUNHA et al., 2012). Elementos como a emissão de luz, produção de sons e alterações de coloração são fatores que impulsionam esse interesse. Um exemplo é o experimento conhecido como "Leite psicodélico", que provoca agitação e transformações cromáticas, pois na prática experimental, são explorados os conceitos de polaridade e solubilidade. O detergente promove a emulsificação da mistura de leite e corante, devido à composição de suas moléculas, que possuem segmentos polares e apolares. Essa estrutura resulta na criação de micelas, pequenos glóbulos nos quais a região polar se conecta com a água, enquanto a porção apolar se liga à gordura. As atividades do projeto foram relevantes para alunos expositores, impulsionando a aprendizagem. Ao abranger alunos de diferentes níveis, o projeto enriqueceu a visão metodológica dos participantes, especialmente os futuros professores de química, estimulando a busca por métodos claros e eficazes.

FIGURA 1- REALIZAÇÃO DA FEIRA CIENTÍFICA

A figira 1 evidencia a proporção que o projeto tem \r\nnas instituições de ensino e o desafio que cada \r\nacadêmico tem para aprimorar sua didática.

FIGURA 2- IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL

Nesta imagem fica evidente a importância das \r\npráticas experimentais nas escolas públicas, tendo \r\numa visão ampla da ciência.

Conclusões

A demonstração do experimento "Leite psicodélico" na ExpoQuímica 2023 permitiu transmitir conhecimento eficaz a estudantes de várias idades. Durante a apresentação, a separação da gordura do leite e a mistura com corante suscitaram perguntas sobre outras substâncias envolvidas e a composição do recipiente. Isso ressaltou a importância das feiras de ciências nas escolas, fomentando a curiosidade e ligando teoria e prática. Assim, a Química é aprendida autenticamente, enriquecendo alunos e expositores.


Agradecimentos


Referências

ALMEIDA, A. R. S.; SANTOS, F. P. L.; SILVA, J. S. O ensino e aprendizagem de química na percepção dos estudantes do ensino médio. In: V CONNEPI-2010. 2010.
CANDITO, V.; MENEZES, K. M.; RODRIGUES, C. B. C. Feira de ciências: uma possibilidade para a educação e divulgação científica. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, 2021.
CUNHA, A. E. et al. Envolver os alunos na realização de trabalho experimental de forma produtiva: o caso de um professor experiente em busca de boas práticas. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, Vigo, v. 11, n. 3, p. 635-659, 2012
DEWEY, J. Experiência e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
MC MURRY, Química Orgânica, Editora Afiliada, 4. ed. p. 133, 144-146 e 330, 1990.
SILVA, S. G. As Principais Dificuldades na Aprendizagem de Química na Visão dos Alunos do Ensino Médio. In: IX Congresso de Iniciação Científica do IFRN. 2013.

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