ÁREA
Ensino de Química
Autores
Oliveira, L.A.T. (IFAM-MAUES) ; Santos, M.S.L. (IFAM-MAUES)
RESUMO
Todos os átomos conhecidos estão agrupados em uma única estrutura. Ela é conhecida como Tabela Periódica, nesta os elementos químicos estão arranjados em ordem crescente de número atômico. É um conteúdo que os alunos precisam compreender os princípios sob os quais ela está estruturada e organizada. Com o objetivo de tornar o ensino dinâmico e criativo é que foi desenvolvido a atividade intitulada: Globo Repórter das Famílias da Tabela Periódica: Quem são? Onde vivem? Para que servem? Assim, a turma foi dividida em oito grupos. Cada um apresentou uma família através de um Jornal televisivo. O resultado foi o esperado, as equipes se dedicaram para fazer a melhor apresentação, com efeitos, pano de fundo e entrevistas. Os discentes aprenderam o assunto de uma forma que fugiu do tradicional.
Palavras Chaves
Aprendizagem; Elementos Químicos; Ensino
Introdução
Toda matéria que existe, seja visível ou invisível é formada de átomos e todos eles estão ordenados na Tabela Periódica (TP). Hoje sabemos que existem 118 elementos químicos e eles estão organizados em ordem crescente de número atômico e agrupados em famílias (SARDELLA, 2002). Até chegar ao desenho atual, alguns modelos foram elaborados. Segundo Thompson (et al., 2020), a TP é resultado do trabalho de muitos cientistas que buscavam a organização dos elementos, nos quais destaca: Döbereiner, Chancourtois e Newlands. Esses protótipos tiveram a sua contribuição, mas foram abandonadas por suas limitações. Coube a Dmitri Mendeleev, conseguir colocar os mais de 60 elementos conhecidos em ordem crescente de massas atômicas. Este trabalho representou um divisor de águas na história da Química por sua capacidade de pesquisar as informações acumuladas, reuni-las e sintetizá-las. Destacamos também, Henry Moseley que desenvolveu o conceito de número atômico e Glenn Seaborg, que em 1950 fez a última maior troca na TP o que resultou no modelo atual (OLIVEIRA et al., 2015; THOMPSON et al., 2020). A TP é um dos ementários de Química o qual os discentes precisam compreender os princípios sob os quais está estruturada a sua organização e a sua classificação periódica. Foi com o objetivo de tornar o ensino dinâmico e criativo é que foi desenvolvido a atividade intitulada: Globo Repórter®1 , das Famílias da Tabela Periódica: Quem são? Onde vivem? Para que servem? Neste os discentes tinham que apresentar uma família da TP no formato de um Jornal Televisivo e responder as três questões. Foi com essa atividade que saímos do padrão das provas e desenvolvemos um ensino que despertou talento, incentivou criatividade e estimulou sonhos. 1-Globo Comunicação e Participação SA.
Material e métodos
A atividade aconteceu no Instituto Federal do Amazonas, campus Maués, nas três turmas do 1º ano do Ensino Médio no ano de 2022. Com o encerramento do assunto Átomo, o próximo conteúdo foi Tabela Periódica. Neste tópico elaboramos uma atividade intitulada: Globo Repórter das Famílias da Tabela Periódica: Quem são? Onde vivem? Para que servem? A ideia surgiu dos memes da internet que utilizam essas três perguntas. Assim as turmas foram divididas em oito equipes e cada uma por sorteio ganhou um grupo da Tabela Periódica. As famílias utilizadas foram: 1º,2º 13º,14º,15º,16º, 17º e 18º. Todos os grupos deveriam elaborar um jornal, respondendo as três perguntas norteadoras e este vídeo deveria ter no máximo sete minutos. A criatividade na produção do telejornal ficou a critério deles, que poderiam fazer uma simples gravação com o celular ou algo mais elaborado com pano de fundo, efeitos visuais e entrevistas. Os discentes tiveram o tempo de três semanas para fazer as pesquisas e defender a apresentação. Ao responder os questionamentos: Quem são? Onde vivem? Para que servem? Os alunos saberiam os elementos que fazem parte da família, onde podem encontrar na natureza e a sua utilidade no dia-a-dia. Esse conjunto de respostas mostrava na prática a importância do conteúdo. A nota avaliativa seria de acordo com os seguintes critérios: responder corretamente as perguntas, apresentação e criatividade. Após as apresentações das equipes, os seus vídeos foram compartilhados entre os discentes que ganharam um material rico em informações sobre o assunto.
Resultado e discussão
O assunto Tabela Periódica é um conteúdo que causa medo nos discentes, pois ao verem 118 símbolos, pensarem que devem decorá-los. A memorização é absolutamente desnecessária se não vier acompanhada de significados. Assim, foi proposto uma nova roupagem para aprender com significância e utilidade prática.
Ao solicitar a apresentação no formato de um telejornal, os alunos tiveram que consultar a Tabela periódica, saber o porquê de elas estarem nesta família, descobrir onde são encontrados na natureza e a sua importância. Neste último tópico, eles entenderam o valor econômico, que está associado à sua raridade e utilidade.
Esse conjunto de informações tiveram que ser sintetizados em um vídeo, essa dinâmica os estimulou a estudar mais para entender melhor. Nas gravações tiveram que treinar para fazer a melhor apresentação e neste ensaiar aprenderam mais.
O resultado disso foram a produção de 24 vídeos nas três turmas do Ensino Médio. Destes oito grupos teve-se como resposta: uma gravação simples com celular e a mesa da sala de aula como bancada e sete equipes realizaram entrevistas com “especialistas” no assunto; cinco agrupamentos (Figura 1) usaram pano de fundo com efeitos visuais e quatro conjuntos além do apresentador também possuíam repórteres.
Foram momentos contagiantes de despertar de novas profissões. Alguns por terem páginas nas redes sociais e ficarem fazendo vídeos, sabiam melhor manusear e criar efeitos.
Tanto o vídeo mais simples, quanto ao mais sofisticados alcançaram o objetivo do projeto. No geral, todos gostaram, pois foi algo novo, diferente do habitual. Afirmaram que aprenderam bastante e ainda despertou o sonho de trabalhar na televisão, virar um jornalista ou um artista global.
Fonte: Print dos vídeos dos Alunos IFAM-MAUÉS
Conclusões
Fazer seminários, provas e exercícios são formas de avaliar a aprendizagem dos discentes, mas isso se torna comum, pois é prática de muitos docentes. A ideia de produzir um telejornal, mudou conceitos e perspectivas dos alunos, foi algo novo que mexeu com o seu imaginário e despertou sonhos. A prova disso foi que mais de 66% dos discentes produziram vídeos mais elaborados, com vinhetas de entrada, efeitos visuais, entrevistas e reportagens. Sem dúvidas, essa mudança fez com que os alunos estudassem mais para fazer a melhor apresentação e isso favoreceu a aprendizagem.
Agradecimentos
Ao Instituto Federal do Amazonas, campus Maués pela colaboração na atividade e apoio na participação do evento
Referências
OLIVEIRA, V.B. et al. Tabela periódica: uma tecnologia educacional histórica. Disponível no site: <https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/download/138/133/659>. Acesso no dia 10/04/23.
THOMPSON, M. et al. Conexões: ciências da natureza e suas tecnologias. 1. ed. --
São Paulo/SP: Moderna, 2020.
SARDELLA, A. Curso completo de Química. Volume Único - 3º edição. São Paulo/SP: Ática, 2002.