ÁREA
Ensino de Química
Autores
Andrade, V.D.E. (UFRPE-UAST) ; Ferreira, S.S. (UFRPE-UAST) ; Santos, J.L.M. (UFRPE-UAST) ; Santos, M.V.L. (UFRPE-UAST) ; Figueirôra, J.A. (IF-SERTÃO) ; Júnior, A.I.D. (UFRPE-UAST)
RESUMO
Martínez Pérez y Carvalho (2012) relatam em suas obras, que as QSC procuram abordar problemas controversos, e reflexivos, relacionados a assuntos sociais. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido em uma escola de ensino médio técnico, com o público alvo do 1° ano, com idades entre 15 a 16 anos. Nesse sentido, o estudo foi dividido em três etapas, sendo elas, a aplicação de dois questionários e a proposta de intervenção atrelados aos conteúdos de separação de misturas em que envolveu os resíduos sólidos no formato das QSC. Com isso, foi possível perceber que os estudantes passaram a ter uma visão mais crítica sobre o assunto tratado, além de afirmarem que o tipo de formato QSC contribuiu significativamente para as suas aprendizagens.
Palavras Chaves
Questões sociocientíficas; Aprendizagem ; Resíduos sólidos
Introdução
Considerando o ensino de química como um campo de pesquisa e investigação para o desenvolvimento sócio-científico de uma sociedade, os docentes procuram as melhores ferramentas metodológicas para elucidar este fato. As QSC são utilizadas na área de ensino de química como uma alternativa didática, de modo que os alunos sejam capazes de fazer relações com o seu cotidiano. Martínez Pérez y Carvalho (2012) relatam em suas obras que as QSC procuram abordar problemas controversos, e reflexivos, relacionados a assuntos sociais que são propagados a partir dos meios de comunicação e massa, como a internet, por exemplo. Conforme demonstrado por Pérez e Carvalho (2012) nos seus estudos, essa relação do cotidiano dos alunos com o que é trabalhado na química, é essencial para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, visto que, eles vão poder observar a química e não apenas se prender às teorias. Nesse sentido, essa relação poderia ser estabelecida a partir das QSC. A partir disso, as controvérsias científicas são provocadas através do avanço e influência da esfera tecnológica e científica, provocando também uma ruptura com vários paradigmas presentes no ensino tradicional. (PEREIRA, 2019). Ademais, sabe-se que os efeitos desses lixos causarão muitos problemas, como por exemplo, o aumento do efeito estufa, emissões de gases na atmosfera, poluição na paisagem, etc, o que enfatiza a necessidade deste assunto ser abordado em sala de aula. Dessa forma, este trabalho procura analisar as percepções de estudantes do primeiro ano do ensino médio técnico, tendo como ferramenta metodológica as questões sociocientíficas (QSC) atreladas ao tema resíduos sólidos durante as atividades proporcionadas pelo PIBID (programa institucional de bolsas de iniciação à docência).
Material e métodos
Este estudo adotou como aporte metodológico para o desenvolvimento da pesquisa uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva, pois, conforme Severino (2007) é um dos procedimentos mais adequados para a investigação quando o estudo é complexo e não carece de procedimentos estatísticos. Nesse sentido, os sujeitos participantes da pesquisa foram 17 estudantes de uma escola pública de Ensino Médio Técnico no município de Serra Talhada - PE, com idades entre 15 a 16 anos, cursando o 1° ano, e, portanto, eles foram tratados neste estudo a partir das siglas contendo letras e números, como A1, A2,...,A17. Assim, o contato com esses estudantes deu-se por intermédio das atividades no fdo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-(PIBID), núcleo do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco- (UFRPE), Campus Serra Talhada - PE. No que tange acerca do processo de produção e aplicação da intervenção didática, a mesma foi elaborada em 3 etapas, sendo elas: (Etapa 1)- Disponibilização do primeiro questionário via Google Forms contendo duas perguntas; (Etapa 2)- Explanação dos conteúdos relacionado separação de misturas através da temática “resíduos sólidos”, utilizando o tipo de abordagem das (QSC). a (Etapa 3) - Aplicação de um segundo questionário final com três perguntas . A organização dos dados se procedeu com o olhar de Bardin (1979), pois, conforme ela essa técnica visa obter procedimentos sistemáticos e objetivo, assim, no tange a estruturação de tabelas contendo categorias gerais de análise, elas foram subdivididas em cinco subcategorias que apresentam a descrição e Unidade de registro, bem como o tratamento dos dados coletados de forma mais específica.Elucidado no quadro abaixo.
Resultado e discussão
O quadro 02 elucida a subcategoria 1, a qual
remete as falas dos alunos não terem
conhecimento aprofundado sobre as QSC e seus
objetivos, e considerando o trabalho de
Dionor (2018), uma das dificuldades que
limitam o desenvolvimento de uma prática
pedagógica baseada em QSC está ligada à
resistência dos docentes em utilizar as QSC
para impulsionar os conteúdos trabalhados e a
dificuldade no planejamento e à adequação da
proposta ao contexto escolar. Por fim, a
categoria 2 retrata as reflexões
proporcionadas aos estudantes acerca da
gestão e os impactos que os resíduos causam
no meio ambiente, corroborando para uma
Educação Ambiental transformadora como afirma
Loureiro (2018) em seu trabalho.No quadro 03,
ao analisar as falas dos discentes, pôde-se
ver que para a subcategoria 1 houve a conexão
entre o conteúdo técnico como um auxiliador
no processo de reciclagem dos resíduos,
trazendo uma visão acerca da Educação
Ambiental, bem como um diálogo com a
conclusão obtida por Frederico e Matsumoto
(2012), mostrando a facilidade que os
estudantes têm em aprender Química a partir
de temas cotidianos. Para a subcategoria 2,
constatou-se que os alunos trataram o projeto
Recicla Serra Talhada como algo essencial
para a sociedade e o meio ambiente, aceitando
que os resíduos são como um bem econômico de
valor social, gerador de trabalho, renda e
cidadania (BRASIL, 2010). No tocante à
subcategoria 3, os alunos trouxeram, através
de suas falas, uma tomada de consciência
acerca dos problemas ambientais causados
pelos resíduos, reafirmando os resultados
obtidos por Silva (2021), em seu projeto
interdisciplinar envolvendo resíduos sólidos.
Sendo assim, pode-se reafirmar que as QSC
motivam os estudantes e personalizam seu
aprendizado (CONRADO; NUNES-NETO, 2018).
Quadro categoria gerais\r\nQuadro categorias 1 e 2\r\nQuadro categorias 3,4 e 5
Conclusões
Através desta pesquisa percebeu-se que os estudantes apresentaram indícios de compreensão acerca da temática resíduos com base na abordagem QSC, com visões críticas acerca da Educação Ambiental, bem como uma formação cidadã mais robusta. Um outro fato importante a ser mencionado se deve a falta de contato dos estudantes com essa metodologia de ensino, podendo ser notado que após a intervenção a aprendizagem dos estudantes foi relevante tanto quanto através de uma metodologia baseada no ensino tradicional. Sendo assim, é notória a importância das QSC para o ensino de Química.
Agradecimentos
Referências
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