ÁREA
Ensino de Química
Autores
Oliveira, L.C.M. (UNIFAP) ; Teles, I.R.A. (UNIFAP) ; Costa, K.T. (UNIFAP) ; Silva, B.S. (UNIFAP) ; Silva, V. (UNIFAP) ; Souza, R.B. (UNIFAP) ; Santos, K.L.B. (UNIFAP) ; Oliveira, H.M. (SEED/AP)
RESUMO
O experimento desenvolvido e nomeado “Azul do Além” tem como objetivo propor experiências através do conhecimento de oxirredução e cinética química para os alunos no ensino médio e experiências de vivência para os acadêmicos participantes do projeto de extensão ExpoQuímica da UNIFAP. Este foi apresentado para os alunos do município de Santana em 2022, levando feira de ciências para alunos do ensino médio, almejando recursos de fácil acesso para melhor aprendizagem. A metodologia utilizada foi tensionar a experimentação do ensino de química e interação com os alunos ao demonstrar o experimento desenvolvido. Os resultados esperados foram alcançados e mostraram a real importância da química experimental nas escolas, sendo uma alternativa didática indispensável nas salas de aula.
Palavras Chaves
Feiras de Ciências; Experimentação; ExpoQuímica
Introdução
As feiras de ciências desempenham um papel crucial na construção do conhecimento científico, especialmente para estudantes de escolas públicas que muitas vezes não têm acesso a laboratórios e experimentos práticos em sua educação (PINTO, 2012; WEBER, 2016). O projeto de Extensão ExpoQuímica foi criado para apoiar escolas públicas de ensino médio, oferecendo conhecimento, experiência e cuidado aos alunos que não têm acesso a esse tipo de ensino. O projeto proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar a química de forma prática, estimulando o interesse pela ciência e o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. Entre os tópicos abordados, destacam-se a cinética química, que investiga os fatores que afetam a velocidade das reações e como controlá-las, e a oxirredução, uma importante reação química que envolve a transferência de elétrons entre substâncias (ATKINS, 2014; SANTOS, 2018). Esses experimentos práticos visam avançar o conhecimento dos alunos, que muitas vezes não obtêm essa experiência apenas por meio de aulas teóricas. Além disso, ressalta-se a importância das feiras de ciências na formação educacional, especialmente em disciplinas que requerem experiências práticas, como as ciências da natureza (Biologia, Química, Física) e outras áreas. A falta de acesso a laboratórios pode ser causada por diversos fatores, como infraestrutura inadequada e falta de equipamentos. Essa limitação pode ter impactos negativos na aprendizagem dos alunos, tornando o projeto ExpoQuímica um facilitador ao apresentar experimentos com materiais alternativos disponíveis no cotidiano, proporcionando conhecimentos essenciais e despertando o interesse dos estudantes pelas áreas de ciências e exatas.
Material e métodos
O presente relato de experiência foi discorrido com base no projeto ExpoQuímica que ocorreu na Escola localizada no município de Santana em 2022, público-alvo foram estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio da instituição de ensino integral onde podemos executar o experimento no refeitório local cedido pela escola por ser um local aberto e já possuir mesas, que foram necessárias para a exposição. O experimento apresentado teve por demonstrar assuntos de cinética química e oxirredução onde usamos materiais de fácil acesso como vasilha de plástico, colher, ácido ascórbico (vitamina C), peróxido de hidrogênio (água oxigenada), tintura de iodo, amido de milho. Promovendo assim o entendimento do conhecimento da química em que há uma transferência de elétrons entre os reagentes, dando origem a uma mudança em seus estados de oxidação. Os elétrons liberados por um dos átomos são tomados pelo outro, como é afirmado pela lei de conservação de matéria. As definições formais são: i) a oxidação é o resultado de uma perda de elétrons, ii) a redução é a resultado de um ganho de elétrons” (OCOTERO, 2015). Dessa maneira, e onde o ácido ascórbico reage com o iodo, que forma íons de iodo, que reage com peróxido de hidrogênio, que reage com os íons de iodo, assim esse processo ocorrerá até que todo ácido ascórbico seja consumido, transformando em iodo novamente, assim, chegando até o intento do experimento que é quando as moléculas de iodo estão livres para reagir com o amido, formando o azul intenso.
Resultado e discussão
O experimento "Azul do Além" ou "Relógio de
Iodo" foi realizado com sucesso,
envolvendo ativamente a participação e
interação dos alunos durante a exposição
(Ver Figura 1). Esse experimento faz parte
da ExpoQuímica com exemplos práticos
do cotidiano, utilizando materiais
alternativos e despertando o interesse dos
alunos pelas disciplinas de ciências
(química, física e biologia).
O objetivo principal do experimento era
ensinar sobre oxirredução e cinética
química, utilizando a observação das
mudanças de cor espontâneas que ocorrem
durante a reação química. Os alunos
demonstraram curiosidade e fizeram perguntas
sobre o porquê da mudança de cor e a rapidez
da reação. Ao final de cada etapa
do experimento, todas as dúvidas foram
esclarecidas de forma didática,
proporcionando uma oportunidade valiosa de
compartilhar conhecimento e despertar
o interesse científico em alunos de diversas
idades.
A realização do experimento proporcionou
novas experiências de aprendizado para
os expositores, que puderam ensinar e
observar as questões e dificuldades dos
estudantes. A importância de abordagens
didáticas e linguagem simplificada ficou
evidente para auxiliar na compreensão do
conteúdo, especialmente para aqueles
sem contato prévio com o tema em suas aulas
regulares.
A feira de experimentos foi bem recebida
pelos alunos (ver Figura 2), muitos
experimentaram esse tipo de evento pela
primeira vez. A empolgação e diversão em
aprender através de experimentos práticos
destacam a importância de abordagens
didáticas e envolventes da ciência nas
escolas. O projeto ExpoQuímica, com
experiências interativas e materiais
alternativos, estimula o interesse dos
alunos em ciências e exatas e oferece
suporte para aqueles sem acesso a
laboratórios.
Execução do experimento na escola do Município de \r\nSantana-AP\r\n
Execução do experimento na escola do Município de \r\nSantana-AP\r\n
Conclusões
O projeto científico mostrou-se de extrema importância, proporcionando aos alunos conhecimento prático e dinâmico sobre oxirredução e cinética, além de relacionar esses conceitos com o ensino teórico em sala de aula. Isso despertou o interesse pela disciplina de química, desmistificando a ciência e superando as impressões errôneas dos estudantes em relação à matéria. Além disso, para os acadêmicos de licenciatura em química, a experiência permitiu transmitir conhecimento e interagir com os alunos de forma significativa.
Agradecimentos
Referências
ATKINS, Peter. et al. Princípios da Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente.5° edição. Porto grande: bookman, 2014. p. 516-517.
de apoyo para comprender mejor la Química. Facultad de Ciencias, Universidad
FERNANDA, S. D. As Feiras de Ciências escolares: um incentivo à pesquisa. Scientia Cum Industria, Caxias do Sul, v. 4, n. 4, p. 188-190, 2016.
Nacional Autónoma de México, 1ª ed., 2015.
OCOTERO, V. M., CASAS, C. P., VÁZQUEZ, S. M., ESPINAL, M. de J. M. Los
PINTO, Angelo C. et al. Química sem fronteiras. Química Nova, v. 35, p. 2093, 2012.
procesos redox y su relevancia en la vida. In OCOTERO, V. M. (coord.) Lecturas
SANTOS, A. C., SILVA, B. L., PEREIRA, M. F., SAMPAIO, R. M., & MOREIRA, Y. U. Prática 7: Cinética Química, 2018.
WEBER, F.S.D. As feiras de ciências escolares: um incentivo à pesquisa. Scie. Indústria, v.4, n.4, p.188-190, 2016.