ÁREA
Ensino de Química
Autores
Luis Belém dos Santos, K. (UAB/DEAD/UNIFAP) ; Rodrigues de Souza, L. ((UAB/DEAD/UNIFAP)) ; Melo de Lima, L. (UNIFAP) ; Marques de Oliveira, H. (SEED/AP) ; Viegas da Silva, A. (UNIFAP)
RESUMO
A pandemia de 2020 alterou significativamente a rotina, impactando a educação com a transição para aulas remotas. Este estudo analisa trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Química de 2021 a 2023 relacionados ao Ensino a Distância (EaD) e ensino remoto como recursos para o ensino de Química. Os resultados revelam variações no número de trabalhos ao longo desses anos, com destaque para 2021 devido à pandemia. As categorias de análise indicam uma ênfase na metodologia, com destaque para tecnologias da informação e comunicação (TICs), embora alguns trabalhos utilizem incorretamente o termo EaD, que requer elementos específicos. Essas modalidades EaD e ensino remoto, utilizam tecnologia para superar barreiras de tempo e espaço, mas apresentam diferenças em sua estrutura e abordagem.
Palavras Chaves
Ensino de Química; EaD; Remoto
Introdução
A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeras mudanças em nosso cotidiano, devido às medidas sanitárias e de distanciamento social, trazendo modificações em vários eixos da sociedade. Entre os eixos mais afetados, encontra-se a área educacional, de modo que as atividades presenciais foram suspensas por órgãos reguladores nacionais, dando lugar para as aulas remotas com a finalidade de dar continuidade no semestre letivo (RONDINI; PEDRO; DUARTE, 2020; LIMA et al, 2021) Profissionais enfrentam desafios no ensino de Química, mas buscam motivar estudantes do ensino médio por meio de atividades de extensão. Costa e Mourão (2016) enfatizam que um ensino eficaz de ciências desenvolve habilidades para compreender questões tecnológicas e culturais que beneficiam a comunidade. A Química é vista como complexa e de difícil compreensão, conforme Lima et al. (2019). Conforme Moran (2009), a Educação a Distância (EaD) envolve a separação física e/ou temporal entre alunos e professores. Existem duas modalidades de educação: presencial, com aulas em sala de aula, e a distância, que utiliza tecnologias para superar barreiras de tempo e espaço. podendo incluir momentos presenciais, Já o Ensino Remoto Emergencial (ERE) pode ser entendido como um recurso que se utiliza de tecnologias e plataformas digitais, mantendo-se o distanciamento social entre o educador e aluno. Apesar de fazer uso das tecnologias, deve-se entender que há diferença entre esta modalidade e EaD, já que essa última modalidade possui caráter metodológico próprio com material pedagógico específico e apoio de tutores (MORAIS et al, 2020; LIMA et al, 2021) Assim este tem como objetivo analisar os trabalhos apresentados no Congresso Brasileiro de Química, de 2021 a 2023, a fim de traçar um perfil acerca desta temática.
Material e métodos
A fundamentação dessa pesquisa possui caráter investigativo nos moldes de Santos et al (2013) e tem como base a análise criteriosa dos trabalhos que tratam da temática EaD e Ensino Remoto como recurso metodológico voltado para o ensino de Química apresentados no Congresso Brasileiro de Química (CBQ), este evento possui grande importância no cenário nacional, no que diz respeito à divulgação das pesquisas na área da Química, e em seus diversos seguimentos. Esta pesquisa abrangeu o período de 2021 a 2023, tendo em vista que em 2020 teve-se uma Pandemia Mundial (COVID-19), com aumento crescente sobre a temática “EAD” ou “Remoto”, estavam disponíveis os resumos, de modo acessível, para visualização dos anais das edições do CBQ, disponibilizados no site. Para atingir os objetivos, foram criadas categorias a fim de classificar os resumos encontrados sobre “EaD” e “Remoto”, que estavam disponíveis na área Ensino de Química. Ao total foram 18 trabalhos encontrados perante esta pesquisa foram quantificados por ano de divulgação e categorias (Ensino e Aprendizagem; Metodologias de Ensino).
Resultado e discussão
A caracterização dos dados obtidos mediante levantamento de pesquisa investigativa
sobre a quantidade de publicações de trabalhos com “EaD” e “Ensino Remoto” na área
do Ensino de Química no CBQ são ilustrados no Gráfico 1, que de 2021 a 2023 ocorre
variações quanto ao número de trabalhos com aplicações do ensino remoto no CBQ,
dando ênfase ao ano de 2021 com 72,22% da quantidade de trabalhos em relação aos
anos de 2022 e 2023, justamente mostrando a realidade em período pós-pandêmico que
apenas em 2022 começou o retorno das atividades híbridas e presenciais nas
instituições de ensino, buscando soluções para o ensino de Química pós-pandemia.
Ainda com o Gráfico 1, mostra as categorias elaboradas para classificar os trabalhos
encontrados. Percebe-se que os pesquisadores discutiram mais a questão metodológica
do que a de ensino-aprendizagem, mostrando recursos como Lúdico e Experimentações,
porém com destaque para as TICs, que englobou aplicativos de computador e celular,
assim como recursos audiovisuais como vídeos e simulações.
Além disso, alguns trabalhos usaram o termo EaD de forma incorreta, uma vez que erra
modalidade possui especificidades como preparação de materiais, professor formador,
tutores e etc, onde não foi identificados esses elementos no decorrer dos textos.
O ensino a distância (EaD) e o ensino remoto são modalidades de educação que usam
tecnologias para superar barreiras de tempo e espaço. O EaD geralmente segue uma
estrutura formal, com ou sem encontros presenciais, enquanto o ensino remoto é mais
flexível e pode adaptar-se a diversas situações, permitindo que os alunos aprendam
de forma não presencial e, muitas vezes, em seu próprio ritmo. Ambas dependem de
tecnologia para a comunicação e instrução.
O Gráfico mostra a quantidade de trabalhos por ano, \r\nassim como a categoria que mais destacou.
Conclusões
Este estudo analisou como a pandemia afetou o ensino de Química, destacando o crescimento de trabalhos relacionados à Educação a Distância (EaD) e Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Congresso Brasileiro de Química entre 2021 e 2023. Os resultados mostraram um aumento significativo de trabalhos em 2021, refletindo a adaptação à crise. A análise indicou uma ênfase nas abordagens metodológicas, como o uso de tecnologias e estratégias lúdicas, com menos foco na aprendizagem. Além disso, alguns trabalhos usaram erroneamente o termo EaD.
Agradecimentos
Agradecer ao Curso de Licenciatura em Química (CCLQ) e a Direção do Departamento de Educação a distância (UAB/DEAD) da Universidade Federal do Amapá, do qual sou Coordenador de Tutoria.
Referências
COSTA, N. K. R.; MOURÃO JUNIOR, H. B. Exposição de feira de ciências na sala de aula: método alternativo para o aprendizado sobre anelídeo. Natal: III CONEDU (Congresso Nacional de Educação), 2016.
LIMA, L. S; PEREIRA, A. C. S; AGUIAR, L. K.; SARTORI, R. A. Feira de ciências na escola: vivências do PIBID/Química. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 1, p. 84-89, 2019.
LIMA, W. D. L.; SANTANA, C. L. M.; DANTAS, K. G. F.; DUARTE, A. R. C. L. M.; MARTINS, A. S. Ensino remoto em meio à pandemia da covid-19: dificuldades e percepções de bolsistas pibid e alunos no ensino de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 60º, 2021, Online, 2021. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2021/trabalhos/6/24169-28857.html. Acesso em: 30 ago. 2023.
MORAIS, et al. Ensino remoto emergencial: orientações básicas para elaboração do plano de aula. 2020. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação A Distância, SEDIS-UFRN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29766. Acesso em: 30 ago. 2023.
MORAN, J. M. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: 30 ago. 2023.
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. educação, v. 10(1), p. 41–57, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Acesso em: 30 ago. 2023.
SANTOS, R.C.; LIMA, I.S.; ALMEIDA, A.A.; CLEOPHAS, M.G.P. Visão analítica sobre trabalhos apresentados no congresso brasileiro de química (CBQ), no período de 2006 a 2012 que tratam da inserção de jogos didáticos como recurso metodológico para o ensino de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA, 53º, 2013, Rio de Janeiro-RJ, 2013. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2013/trabalhos/6/3568-17347.html. Acesso em: 30 ago. 2023.
SILVA, C. R. F.; SANTOS, A. L. B. S; SILVA, G. N. Possibilidades de uso de artigos acadêmicos em cursos de licenciatura em química à distância. In Carmen Lúcia Voigt (org). O Ensino de Química. Atena Editora, 2019. DOI: 10.22533/at.ed.89019260417. Acesso em: 30 ago. 2023.