A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NO ÂMBITO EDUCACIONAL: VOLTADA PARA O CONTEÚDO ÁCIDO-BASE NO ENSINO DE QUÍMICA

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Gonçalves de Souza Chagas, A. (UNIFAP) ; Ferreira do Nascimento, V. (UNIFAP) ; Melo de Lima, L. (UNIFAP) ; de Fatima Mendes Monteiro, B. (UNIFAP) ; Marques de Oliveira, H. (SEED/AP) ; Luis Belém dos Santos, K. (UNIFAP)


RESUMO

Este trabalho abordou a utilização de softwares no Ensino de Química, mais especificamente no conteúdo de ácido-base, onde visou analisar se o uso dessas ferramentas colaborou ou melhorou o ensino nessa área. Os objetivos nortearam a apresentação de como os softwares permitem melhorar a dinâmica do ensino, identificação de fatores relacionados à motivação dos alunos, pontuação das características dos softwares que facilitam o entendimento, além de propor uma análise de aula interativa para complementar o aprendizado. A pesquisa adotou uma abordagem quali-quantitativa, combinando métodos bibliográficos e pesquisa de campo, utilizando a indução e a comparação. A análise buscou compreender como poucos professores fazem o uso de tecnologias no ensino de química.


Palavras Chaves

Softwares; Ensino-Aprendizagem; Ácido-base

Introdução

Ao tratar da especificidade do contexto que nos trouxe aqui, pode-se afirmar que a falta de criatividade nas metodologias educacionais, pode prejudicar as formações iniciais com base nos desafios do desenvolvimento do aluno em relação ao tema ácido e base, a avaliação de como os softwares podem ajudar e facilitar o conteúdo de química. Segundo Reis (2020) a busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Essa solução de utilizar softwares voltados para a área de química traz benefícios importantes tanto para o professor quanto para o aluno. O equipamento serve como material para práticas e demonstrações, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, facilitando a assimilação do conteúdo pelos estudantes. O uso dos softwares contribui positivamente para melhorar o ensino dessa disciplina. Diante do exposto, tem-se a afetividade que trabalha com a falta de atenção para esse tema que pode ocasionar uma não atualização da tecnologia nas escolas. Tendo isso, Vasconcelos (2015) descreve a importância do conhecimento de simulações da Química, por parte dos professores, bem como a sua exploração de forma estruturada, pode gerar avanços para uma melhor compreensão desta ciência. Em suma, a tecnologia oferece facilidades e atrativos que buscam melhorar o ensino, substituindo métodos ultrapassados. A implantação de informações orientadas torna-se esperançosa e contextualizada para os alunos. Por isso, é notório que a adoção positiva de softwares em aulas de química pode atrair expectativas e contribuir para o aprimoramento educacional.


Material e métodos

A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica que trata-se do levantamento e revisão de obras publicadas sobre a teoria que irá direcionar o trabalho científico (ALVES, OLIVEIRA E SOUZA, 2021). O estudo foi classificado como pesquisa de campo, pois objetivou-se compreender particularidades da sociedade com informações diretas. A abordagem foi quali- quantitativa, permitindo uma análise de dados de suas características específicas, sendo útil para compreender fenômenos em ambientes de incerteza, especialmente quando o universo de pesquisa não pode ser facilmente quantificado (ENSSLIN E VIANNA, 2008). Neste projeto, o método de abordagem detectado foi o indutivo, pois de acordo com Rodrigues (2007) esse movimento é como processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. Além disso, o método de procedimento investigativo foi empregado para identificar comportamentos e experiências vivenciadas relacionadas à temática. Exacerbou-se do método comparativo, que permitiu diagnosticar as diferenças entre o passado e o presente em relação à proposta. Considerando que o objetivo investigou e explicou coisas ou fatos com base em suas semelhanças e diferenças (FACHIM, 2001). Este trabalho é fruto da intervenção em uma escola de Macapá, dividido em quatro partes: questionário para investigação do conhecimento prévio sobre ácidos e bases, aulas em uma turma com abordagem tradicional e uso do software PhET Simulations, aplicação de pré e pós-questionários para análise dos resultados, e comparação dos dados, destacando sua eficácia. Os materiais utilizados incluíram recursos audiovisuais e de projeção, destacando a importância de recursos diversificados para o ensino.


Resultado e discussão

Este estudo investigou o uso de softwares no ensino de química, com foco em ácidos e bases, sendo para avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem e a influência da percepção acadêmica relacionada às metodologias inovadoras. A intervenção escolar incluiu aulas interativas com o uso de software para enriquecer o conteúdo e facilitar a compreensão dos alunos. Em um estudo realizado com 30 alunos em uma escola do centro de Macapá, constatou-se que o uso dessas ferramentas foi aprovado por 97% da amostra, indicando a importância do software como uma ferramenta facilitadora e motivadora para práticas educacionais. Isso favoreceu a interação direta entre professor e aluno, conforme representado na figura 1. Porém, identificou-se a perspectiva acadêmica, abrangendo essa estratégia didática com um planejamento inicialmente que revelou o conhecimento prévio dos alunos sobre as Simulações Interativas como o PhET, favorecendo o uso de ferramentas facilitadoras no ensino de química, apoiando essa temática, vale ressaltar que notou-se a empatia dos alunos em relação ao incentivo da possibilidade de ajudar outras pessoas, ajudando a reciprocidade no âmbito educacional, de modo a recitar que utilizou-se esses métodos precisos de preparação desde o início da formação, pois tratou-se do momento de amadurecimento e construção de caráter profissional. Por isso, a figura 2 destacou a efetividade das simulações interativas na educação, promovendo assertividade e enriquecendo o campo educacional. O uso de software para encorajar e basear incentivou a autonomia e colaboração dos alunos, com média de 7,5 na avaliação positiva dessa abordagem nas aulas de química, ainda que tenha valorizado uma visão contributiva da iniciativa supracitada, de modo a exemplificar como métodos eficazes.

Figura 1: Gráficos relacionados a importância do uso de software



Figura 2: Dados sobre a eficiência do uso do software como ferramenta



Conclusões

Por fim, vale constatar que a utilização de softwares nas aulas de química incentivou os alunos, tornando as aulas mais interessantes e compreensíveis. Embora alguns alunos prefiram abordagens tradicionais, a maioria se beneficia com o uso dessas ferramentas, que proporcionaram uma aprendizagem mais atrativa e participativa. Então, conclui-se que os softwares como apoio ao ensino de ácido- base melhoram o aprendizado dos alunos e auxiliam os professores a aprimorar seus métodos, de modo a facilitar o planejamento e as estratégias das aulas, auxiliando na inovação educacional.


Agradecimentos

Agradecer ao Curso de Licenciatura em Química (CCLQ/UNIFAP) e ao Departamento de Extensão (DEX/UNIFAP) da Universidade Federal do Amapá, assim como ao Núcleo de Estudos do Ensino de Química (NEEQ/UNIFAP) do qual sou integrante.


Referências

ALVES, L. H.; OLIVEIRA, G. S.; SOUSA, A. S. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Revistas Cadernos da FUCAMP - Centro Universitário Mário Palmério - Monte Carmelo – MG. v. 20 n. 43, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336. Acesso em: 24 de Setembro de 2022.
ENSSLIN, L.; VIANNA, W. B. O design na pesquisa quali-quantitativa em engenharia de produção – questões epistemológicas. Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis –SC, ISSN 1676 - 1901, v. 8 n. 1, 2008. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/28/25. Acesso em: 25 de Novembro de 2022.
FACHIM, O. Fundamentos de metodologias. Saraiva Educação SA, 6ª edição, São Paulo – SP, 2001. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=7D9nDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT5 &dq. Acesso em: 24 de Setembro de 2022.
REIS, G. S. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativo. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489. Acesso em: 24 de Setembro de 2022.
RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. FAETEC/IST Paracambi, 2007. Disponível em: http://pesquisaemeducacaoufrgs.pbworks.com/w/file/fetch/64878127/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia. Acesso em: 25 Novembro de 2022.
VASCONCELOS, F. C. G. C. Levantamento e análise das Simulações do PhET para o ensino e aprendizagem de Química. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/318478423. Acesso em: 30 de Setembro de 2022.

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