CONSTRUÇÃO DE UM DESTILADOR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E SUA APLICAÇÃO: uma possibilidade para utilização nas aulas experimentais de química

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Pinheiro de Freitas, A.C. (UEAP) ; Soares Gonçalves, E. (UEAP) ; Martins dos Santos, J. (UEAP)


RESUMO

As escolas da rede pública quase sempre não dispõem de laboratórios com equipamentos adequados para a realização de aulas experimentais em química, restringindo assim a aprendizagem de princípios básicos e conceitos ao conteúdo teórico ministrado em sala de aula. Dessa forma, nesse trabalho descrevem-se a construção e a aplicação de um destilador com materiais alternativos, de baixo custo e facilmente disponíveis no cotidiano, no intuito de promover um maior envolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, a uma assimilação significativa do conteúdo abordado. A aplicação deste equipamento foi feita em uma escola da rede pública estadual, afim de proporcionar aos alunos a experimentação para o ensino de química.


Palavras Chaves

Ensino de Química; Experimentação; Destilador Alternativo

Introdução

A disciplina de química é considera de difícil compreensão para muitos alunos do ensino médio, porque muitos acreditam que essa disciplina é complexa, incompreensível e fora de seu cotidiano e, portanto, inútil. No entanto éimportante o estudo desta disciplina, dos seus movimentos e fenômenos naturais, e da sua presença no cotidiano, e desempenha também um papel fundamental no desenvolvimento científico e tecnológico e na sociedade moderna. De acordo com Machado e Mortimer (2007), a experimentação no ensino de química proporciona aos estudantes uma compreensão prática dos conceitos, estimula o pensamento crítico e criativo, e promove o desenvolvimento de habilidades científicas essenciais. Além disso, a experimentação contribui para a contextualização dos conceitos abstratos, estabelecendo uma ponte entre a teoria e a prática, e prepara os alunos para futuras carreiras científicas. A experimentação no ensino de Química, deve ser vista como complemento das aulas teóricas e não como a solução para os problemas envolvidos ao decorrer do processo de ensino-aprendizagem. Dentre outros fatores as aulas práticas de Química nas escolas são importantes para a compreensão prática dos conceitos, pois a química é uma ciência experimental por natureza. Por meio das práticas, o aluno tem a oportunidade de vivenciar os conceitos e princípios da química de forma tangencial e concreta. Quando o aluno passa a experimentar a química, estes podem desenvolver habilidades científicas importantes, como observação, coleta e análise de dados, geração de hipóteses, resolução de problemas. Com a ajuda do experimento, os alunos também podem fazer suas próprias descobertas, o que pode despertar o interesse pela ciência e aumentar a motivação para o aprendizado (GIORDAN, 1999)


Material e métodos

Este trabalho teve como objetivo a construção de um destilador como mais uma forma de desenvolver aulas práticas no laboratório de química tornando a prática experimental como complemento dos conteúdos abordados dentro da sala de aula. Para a construção do destilador, foram utilizados materiais alternativos que pudessem suprir a necessidade que o equipamento exige. Os materiais necessários foram: Garrafa pet; Lâmpada incandescente ou com filamento de tungstênio; Serrinha (ou faca de mesa); Cola Durepoxi; Bocal; Mangueira. Para a montagem utilizamos os seguintes procedimentos: Utilizar uma serrinha que possa cortar a rosca da lâmpada. A lâmpada já estando aberta quebre os filamentos para que a lâmpadas fique aberta. Em seguida abra o bocal, como indicado na figura 1 e faça uma perfuração no centro do mesmo. Introduza a mangueira dentro da tampa do bocal. Faça um furo na garrafa e introduza a mangueira nesse furo, como no exemplo da figura 1. Ao finalizar a montagem, foram feitos os testes e aplicação em 06 turmas do Ensino Médio, abordando o processo de separação de misturas.


Resultado e discussão

Durante aconstrução foi possível fazer os testes para a aplicação do destilador nas turmas. O destilador alternativo permitiu abordar os seguintes conteúdos: mudanças de estado de agregação da matéria; método de separação de misturas homogêneas: destilação, tal como quebrar o paradigma de que a química não possui aplicações simples no nosso cotidiano, já que é possível fazer uma contextualização acerca do assunto. Além de abordar um tema muito relevante: a importância da reutilização de materiais que seriam descartados, muita das vezes incorretamente. Tal abordagem pode ser feita na própria sala de aula, uma vez que o destilador alternativo é portátil, sendo este, uma solução para as escolas que não possuem laboratório. Na apresentação do experimento que aborda essa técnica de separação de misturas, foi demonstrado uma prática simples de separação utilizando água com um corante da cor vermelha. Ao final da experimentação, foi possível obter a água no recipiente e o corante permaneceu na lâmpada, que consiste na separação de misturas. Houve uma dificuldade inicial com o destilador alternativo, mas logo foi resolvido e não impediu os estudantes de entender sobre o trabalho.Teve bastante interesse envolvido, tanto pelos estudos e professores do colégio que participaram da aula prática, conforme figura 2.

Figura 2.

Aplicação do destilador produzido com materiais \r\nalternativos na prática de separação de misturas.

Figura 1.

Procedimento de montagem do destilador.

Conclusões

Ao final das aulas práticas foi possível concluir ocorreu êxito na execução do experimento e houve a reprodução do conhecimento construindo uma visão mais ampla do assunto apresentado aos estudantes. De maneira geral, a metodologia aplicada mostrou-se eficiente e foi possível fazer uma ligação entre o concreto e o abstrato no ensino de química, algo muito almejado na educação básica tanto por estudantes quanto por professores. Buscou-se ressaltar a conscientização ambiental ao utilizar materiais recicláveis na produção do equipamento e informar aos alunos a importância dessa prática.


Agradecimentos

À Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e ao Laboratório Pedagógico de Química (LAPEQUIM-UEAP).


Referências

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química nova na escola, v. 10, n. 10, p. 43-49, 1999.
MACHADO, H. A. MORTIMER, F. E. Química para o ensino médio: fundamentos, pressupostos e o fazer cotidiano. In: Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil.Org. ZANON, B. L. MALDANER, A. O. – Ijuí: Ed.UNIJUÍ, 2007.-2004.

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