O uso de aplicativos para o ensino de Química orgânica no Ensino Médio.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Silva, E.C.G.P.S. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Ferreira, A.D. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza, J.P.I. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Santos, I.C. (ALBANÍZIA DE OLIVEIRA LIMA) ; Santos, M.M.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Borges, B.M. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ) ; Souza, C.F. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)


RESUMO

A química é uma ciência que associa fenômenos macroscópicos, fenômenos submicroscópicos e diversas simbologias próprias, cuja articulação é de difícil compreensão pelos estudantes, destacando em principal as áreas da orgânica que é de fundamental importância para a formação deles ao adentrarem no terceiro ano,aumentando também o nível de dificuldade por ser algo novo para esses alunos, com isso destaca-se que o uso das tecnologias em sala de aula podem ampliar significativamente a compreensão das ciências ao possibilitar maior interação,experiência e visualização dos conceitos químicos.


Palavras Chaves

Aplicativo ; Química Orgânica ; Ensino aprendizagem

Introdução

 Atualmente as chamadas tecnologias da informação e comunicação( TIC) desempenham um papel muito importante na sociedade, para Kenski (2007, p.46), “Não há dúvida de que as novas tecnologias de comunicação e informação trouxeram mudanças consideráveis e positivas para a educação”, sendo muito importante na inovação do ambiente educacional. A mobilidade proporcionada pelos smartphones e tablets, aliadas à possibilidade de utilização de aplicações móveis gratuitas e de fácil instalação, oferecem inúmeras oportunidades aos alunos, num contexto em que o processo de ensino- aprendizagem se torne mais significativo. Durante o ensino médio, a maioria dos alunos tem dificuldade em entender e até gostar de química, o que atrapalha bastante na aprendizagem da disciplina.        A química é uma ciência que associa fenômenos macroscópicos, fenômenos  submicroscópicos e diversas simbologias próprias, cuja articulação é de difícil compreensão pelos estudantes, destacando as áreas da orgânica que são de fundamental importância para a formação deles. com isso destaca-se que o uso das tecnologias em sala de aula podem ampliar significativamente a compreensão das ciências ao possibilitar maior interação,e visualização dos conceitos químicos. Cleophas; Cavalcanti e Leão (2016)abordam que o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC) são imprescindíveis para o processo educativo, sendo uma " vertente que vem se consolidando e delineando novos rumos em prol da facilidade perante a promoção de conhecimentos ou da diversificação de estratégias de ensino aprendizagem " (p.1),logo, torna-se importante que o professor crie situações de aprendizagem, tanto na sala de aula como fora dela, e que conduzam as aulas de maneira aliciante, motivadora e prazerosa (Dias & Chagas, 2015).


Material e métodos

No intuito de colaborar na aprendizagem dos alunos de modo mais atrativo para eles, foi criado o chamado QuiResumo, aplicativo elaborado através da plataforma web robot Apps,que possibilita o desenvolvimento de aplicativos por qualquer pessoa, conta também com um quizz de perguntas e respostas proveniente da plataforma Quizzi.A utilização deste foi feita dentro da instituição de ensino Albanízia de Oliveira Lima, localizada no centro de Belém, em uma das turmas do terceiro ano do ensino médio, que conta com um total de 30 alunos.            No QuiResumo há  5 abas,sendo elas: 1- Quem somos :Apresenta o aplicativo ao aluno, que tem como objetivo principal resumir os conteúdos vistos em sala de aula. 2- Conteúdo :Nessa aba contém um pouco sobre a história da química orgânica, com uma pequena introdução e o que são as funções orgânicas. 3- Quizz:Aqui os alunos irão encontrar um link onde os levará diretamente à um quizz, que será atualizado semanalmente de acordo com o conteúdo da aula. 4- Química no cotidiano :Mostra um pouco sobre a química presente no cotidiano do aluno.  5- Funções orgânicas :Contém algumas ilustrações que remetem a uma sala de aula, explicando todos as funções orgânicas e suas nomenclaturas de acordo com a IUPAC(União Internacional de Química Pura e Aplicada ).


Resultado e discussão

Após a primeira semana de uso, foi realizada uma pesquisa com os alunos para avaliar o aplicativo e o quizz. A pesquisa foi feita através de um formulário intitulado " formulário de feedback do aplicativo QuiResumo " que continham 7 perguntas sendo estas: Como você classificaria sua experiência usando o aplicativo? Ruim? Bom? Excelente?  Qual seu nível de satisfação em relação ao QuiResumo? Satisfeito? Insatisfeito? Você conhece ou utiliza algum aplicativo que te ajude nas aulas de química? Sim? Não? Você acha que usar o app com frequência, ajudará a entender melhor sobre as funções orgânicas?  Sim?  Não? Usar o app ajudará você a entender como a química está presente em seu cotidiano? Sim? Não? Lendo a aba " funções orgânicas " ajudou você a responder o quizz com mais facilidade?  Sim? Não? O que você acha da ideia de aplicativos no ensino de química orgânica? Gostou? Não gostou?

Tabela 1.

Perguntas e opções de respostas do \r\nformulário.

Gráfico 1.

Porcentagem das respostas dos alunos .\r\nFonte ( os autores) \r\n\r\n

Conclusões

Com base nos dados obtidos na pesquisa é possível destacar como o uso das tecnologias dentro e fora de sala de aula são importantes para o processo de ensino- aprendizagem, os dados também sugerem que o jogo de perguntas (quizzi) instiga o aluno a entrar na plataforma e responder os questionários semanais. Conclui-se também que o nível de satisfação quanto a utilização do aplicativo foi bem auto, logo significa que um dos objetivos principais, que era ser atrativo aos alunos ,foi alcançado.


Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Programa Residência Pedagógica.


Referências

CLEOPHAS, M.G; CAVALCANTI, E.L.D; LEÃO, M.B.C. As Tecnologias Móveis no Processo de Ensino e Aprendizagem da Química. Revista Tecnologias na Educação, v. 14, n. 8 p.1-16, 2016

Dias, C. P. & Chagas, I. (2015). Multimédia como recurso didático no ensino de Biologia. Interacção, (39), 393-404. 

GRUNEWALD NICHELE, A.; ZIELINSKI DO CANTO, L. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química Orgânica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85994. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85994. Acesso em: 5 jul. 2023.

GRUNEWALD NICHELE, A.; SCHLEMMER, E. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.53497. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53497. Acesso em: 5 jul. 2023.

KENSKI, V. M.  Educação e tecnologias:  o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LIMA, Marilia Freires de; ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático-pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 21, nº 23, 22 de junho de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/23/a-utilizacao-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-como-recurso-didatico-pedagogico-no-processo-de-ensino-aprendizagem..




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