Saberes Ancestrais dos Kayapós na Extração da Bixina Orellana do Urucum: a química através de uma Abordagem Interdisciplinar.

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Cruz, R.P. (UFRRJ) ; Almeida, J.S.M. (UFRRJ) ; Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ) ; Fernandes, E.C. (UFRRJ) ; Nazario, J.C. (UFRRJ) ; Pereira, L.G. (UFRRJ)


RESUMO

O trabalho visou promover a integração das disciplinas de Química, Biologia e História em torno da extração da Bixina Orellana em sementes de urucum, parte da cultura dos Kayapós, durante a 1ª Mostra dos Povos Originários. As atividades práticas permitiram compreender os processos químicos envolvidos, explorar as propriedades do urucum e o conhecimento ancestral dos Kayapós. A abordagem interdisciplinar demonstrou ser uma ferramenta eficaz para a aprendizagem dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades, além de despertar o interesse pela preservação ambiental e a valorização da diversidade cultural.


Palavras Chaves

interdisciplinaridade; Kayapó; urucum

Introdução

A 1ª Mostra dos Povos Originários foi um evento idealizados para ensinar, valorizar e discutir a diversidade dos povos indígenas. Entretanto, para que o evento na comunidade escolar fosse bem-sucedido e cumprisse seu propósito, foi fundamental promover uma abordagem interdisciplinar, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como química, biologia, história, entre outras disciplinas. O objetivo da mostra foi promover a conscientização e o reconhecimento dos saberes dos povos originários, através dos trabalhos os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer e compreender a riqueza cultural, histórica e tradicional desses povos, promovendo o respeito e a valorização da diversidade. Além disso, a escola desempenha um papel ativo na desconstrução de estereótipos e preconceitos, proporcionando um ambiente inclusivo e respeitoso para todos. Nesse contexto surgiu a ideia de no laboratório de Química Ambiental realizar experimentalmente a “Extração da Bixina Orellana em sementes de urucum: utilização e prática na cultura dos Kayapó” (RIBEIRO, 2015), o trabalho foi realizando o de forma interdisciplinar, utilizando os conceitos de química para compreender o processo de extração, conceitos de biologia para entender as propriedades do urucum e seus benefícios, e conceitos de história para contextualizar a tradição e o conhecimento ancestral dos Kayapó. Trabalhos interdisciplinares envolvendo eventos, como este, tem sido descrito na literatura, como de Cruz et al. (2017) que em um evento realizaram um experimento de solos e infiltração da água associada a análise físico-química, outro, Cruz et al. (2017) que realizaram um trabalho com o objetivo de desenvolver a consciência crítica sobre a energia nuclear, também em um evento evidenciando assim a importância deste projeto.


Material e métodos

O trabalho foi realizado no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ) com alunos da terceira série do Ensino Técnicos em Meio Ambiente. As disciplinas de Química, Biologia e História foram integradas em torno da temática da extração da Bixina Orellana em sementes de urucum e da cultura dos Kayapó. Essa abordagem interdisciplinar proporcionou uma ampliação do conhecimento dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda da importância dos saberes tradicionais, da conservação ambiental e da valorização dos povos originários. No contexto da Química Ambiental, os alunos discutiram sobre processos de extração, solubilidade, funções orgânicas, isomeria e bioquímica, entre outros tópicos relevantes. Foram realizadas aulas experimentais no laboratório, e durante o evento, por meio de visitas guiadas, ocorreu a extração do pigmento da Bixina Orellana, seguida de sua utilização em espaços interativos. Na disciplina de Biologia, explorou-se as propriedades do urucum e os benefícios dos carotenoides presentes na planta. Os alunos aprenderam sobre as características do urucum, sua importância na saúde e suas aplicações. Além disso, foram abordadas questões relacionadas à conservação da biodiversidade e à importância de valorizar os conhecimentos tradicionais dos povos originários. Em História, o foco foi contextualizar a tradição e o conhecimento ancestral dos Kayapó. Os alunos estudaram a história desse povo indígena, sua cultura, suas práticas e sua relação com o urucum. Por meio desse estudo, puderam compreender a importância de preservar e valorizar a cultura dos povos originários, reconhecendo seus saberes como parte fundamental do patrimônio cultural do país.


Resultado e discussão

A abordagem conjunta dos professores das disciplinas envolvidas, em parceria com os alunos da terceira série do Curso de Meio Ambiente do CTUR, foi extremamente bem-sucedida, proporcionando não apenas aprendizagem, mas também o desenvolvimento de habilidades e a valorização dos saberes dos povos originários. Os experimentos de extração da bixina realizados no laboratório demonstraram a eficácia das técnicas tradicionais dos Kayapós. Em relação à Química Ambiental, os conceitos discutidos pelos alunos, como processos de extração, solubilidade, funções orgânicas, isomeria e bioquímica, foram apropriados com maior intensidade. Essa abordagem está em consonância com outros trabalhos apresentados na literatura, que enfatizam a importância de explorar temas ambientais por meio de experimentos e análises físico-químicas. A abordagem que incluiu atividades experimentais de Química Ambiental e trabalhos interativos (figura 1), a associação dessas práticas a um evento permitiu que os estudantes vivenciassem e compreendessem a importância dessas práticas ancestrais e a necessidade que essa técnica continuasse a ser praticada e transmitida para as gerações futuras. A participação das disciplinas de Biologia e História foi essencial para explorar as propriedades do urucum e a história dos Kayapós, incluindo sua cultura e práticas. Essa abordagem interdisciplinar proporcionou uma compreensão mais profunda da temática, enriquecendo a atividade realizada.

Figura 1

Exposição interativa utilizando o pigmento da Bixina Orellana

Conclusões

A abordagem interdisciplinar promovida no evento mostrou-se eficaz na apropriação dos conteúdos e disseminação dos conceitos aprendidos pelos alunos. A integração das disciplinas de Química, Biologia e História permitiu explorar as propriedades do urucum, contextualizar historicamente os Kayapós e realizar atividades práticas. Conclui-se que os objetivos traçados foram alcançados, contribuindo para o desenvolvimento dos estudantes e despertando o interesse pela preservação ambiental e valorização dos povos indígenas.


Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq, a UFRRJ e ao CTUR pela infraestrutura e apoio financeiro do sistema de estágio e bolsas.


Referências

RIBEIRO, Kezia de Oliveira. A utilização do produto educacional "Aquisição da leitura e da escrita por meio do livro didático: a experiência da Escola Municipal Rural Cristo Rei" no processo de ensino-aprendizagem. 2015. Disponível em: https://www.bdtd.ueg.br/bitstream/tede/704/3/Versao_Digital_Produto_Educacional_KEZIA_RIBEIRO.pdf. Acesso em: 22 fevereiro 2023.

CRUZ, R. P. et al. “Arraiá da Interdisciplinaridade” . In
ABQ ABQ - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA. XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA: resumos. Florianópolis, SC: ABQ, 2017. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2017/trabalhos/6/10986-16510.html. Acesso em: 6 julho 2023

CRUZ, R .P.; MENDONÇA, M. L. T. G.; PINHEIRO, A.R.; CORREA, A.D.; COSTA, J. C.F.; SILVEIRA JUNIOR, R.D. Abordando um dos maiores acidentes nucleares da história através da interdisciplinaridade. Revista Soldebras. Vol.12, n.134, p. 48-53, 2017.

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