Repetência, retenção e provavelmente evasão

ÁREA

Ensino de Química


Autores

Mendonça, M.L.T.G. (IFRJ) ; Vieira, F.A. (IFRJ) ; Santi, C. (IFRJ) ; Cruz, R. (UFRRJ)


RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de analisar o baixo rendimento nas disciplinas de Química Geral I e Química Ambiental entre os anos de 2012-2 a 2016-2 no Curso Superior de Gestão Ambiental no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do Campus Maracanã, relatar a criação de uma disciplina de nivelamento denominada “Fundamentos da Química” e também investigar o rendimento dos estudantes depois da introdução desta disciplina no curso entre os anos de 2017-1 e 2019-2. A metodologia empregada foi a elaboração de gráficos que pudessem mostrar a porcentagem de reprovações dos alunos nessas duas disciplinas ao longo dos anos, antes e depois da criação desta disciplina. Conclui-se que ainda é necessário investigar mais sobre essa situação de reprovação, retenção e provavelmente evasão.


Palavras Chaves

Química; repetência; retenção

Introdução

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96) proporcionou a autorização e o reconhecimento de instituições de ensino, provocando desta maneira uma expansão do ensino superior no Brasil, consequentemente, ocorre um ingresso maior de estudantes provenientes de diversas classes sociais (OLIVEIRA et al, 2019). Corroborando com este fato, o censo de educação superior realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP, 2016) informa que houve um aumento no ingresso de estudantes no ensino superior, mas simultaneamente intensificou a evasão dos alunos. Esta realidade acarreta resultados ruins: acadêmicos, sociais e econômicos. O aluno passa a perdurar um tempo maior para finalizar sua graduação, postergando a conclusão do curso, demorando desta maneira a sua inserção no mercado de trabalho e com isso, um gasto financeiro maior por parte da instituição que fica com este aluno um tempo maior do que o previsto (PEREIRA et al, 2015). A retenção do aluno, por ser reprovado algumas ou várias vezes em determinadas disciplinas consideradas de difícil compreensão, principalmente as do ciclo básico, período inicial do curso, entre elas, destaca-se a disciplina de Química Geral (YAMAGUCHI; SILVA, 2019) favorecendo a evasão do aluno (SARAIVA; DANTAS; RODRIGUES, 2019). Este trabalho relata a criação de uma disciplina de nivelamento denominada “Fundamentos da Química” no Curso Superior de Gestão Ambiental no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do Campus Maracanã, na tentativa de amenizar o baixo rendimento nas disciplinas relacionadas a Química (Química Geral I e Química Ambiental), devido à grande retenção e consequentemente a evasão.


Material e métodos

A metodologia empregada foi a elaboração de gráficos, com os dados recolhidos da secretaria de graduação da instituição, que pudessem mostrar a porcentagem de reprovações dos alunos nas disciplinas Química Geral I e Química Ambiental entre os anos de 2012-2 a 2016-2 no Curso Superior de Gestão Ambiental no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) do Campus Maracanã ao longo dos anos, antes da criação da disciplina de nivelamento denominada de "Fundamentos da Química" e depois, entre os anos de 2017-1 e 2018-2.


Resultado e discussão

A situação dos alunos sobre a reprovação na disciplina de Química Ambiental I era grave, os índices maiores de reprovação ocorreram nos semestres de 2012-2, 65%, e 2014-1, 62%, e o menor foi em 2016-1, 13% (Figura 1), mostrando um número alto de reprovações. As reprovações na disciplina de Química Geral I são ainda maiores, sendo o menor índice em 2014-1 e 2015-1 igual a 59% e em todos os outros semestres a taxa foi ainda maior que este valor, chegando até 90% de reprovação em 2015-2 e 2016-1 (Figura 1). Essas disciplinas são de períodos iniciais de curso, causando, portanto, retenção e provavelmente evasão, diante deste fato, e, depois de muitas frustrações tanto de docentes como de discentes, alguma providência deveria ser tomada. Depois de muitas discussões entre os professores do curso, no sentido do que poderia ser feito para atenuar essa situação dolorosa tanto para os professores como para os alunos, o colegiado do curso em 2016-1, propôs a formação da disciplina Fundamentos da Química para o ano 2016-2, como disciplina eletiva, com o intuito de auxiliar no conhecimento e domínio dos conteúdos básicos de Química, para os alunos terem um nivelamento. Analisando o número de alunos aprovados e reprovados na disciplina de Química Geral I (Figura 2) depois da criação da disciplina de Fundamentos da Química, têm-se que em 2017-1 e em 2019-2 os resultados foram muito bons, mas nos outros semestres isto não ocorreu. Para a disciplina de Química Ambiental (Figura 2) os resultados foram muito bons em todos os semestres, sendo o número de aprovados bem superior ao de reprovados, isto presumivelmente se deu, pelo fato de ser a mesma professora que ministrava as duas disciplinas (Fundamentos da Química e Química Ambiental).

Figura 1

\r\nPorcentagem dos alunos reprovados nas disciplinas \r\nde Química Geral I e Química Ambiental I, antes da \r\ncriação da disciplina de Fundamentos da Química

Figura 2

Gráfico dos alunos aprovados/reprovados na \r\ndisciplina de Química Geral I e Química Ambiental \r\nI depois da criação de Fundamentos da Química\r\n\r\n

Conclusões

A situação investigada foi e ainda continua muito preocupante, sendo necessário uma análise com um detalhamento maior das circunstâncias. Percebe-se que deveria existir uma integração maior entre os professores das diversas disciplinas, que no colegiado precisaria haver mais discussões pedagógicas, e, também um acompanhamento das ementas, nos conteúdos os quais os alunos apresentasse mais dificuldade, para que a disciplina de nivelamento (Fundamentos da Química) abordasse mais pormenorizadamente certos tópicos ou que houvesse uma modificação das próprias ementas, no sentido de se ajustar.


Agradecimentos


Referências

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA-INEP, 2016
PEREIRA, A. S; CARNEIRO, T. C. J; BRASIL, G. H; CORASSA, M. A. C. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais. v.23, n. 89, p. 1015-1039, out./dez. 2015.
OLIVEIRA, C. H. M.; SANTOS, F. R. T.; LEITINHO, J. L.; FARIAS, L. G. A. T. Busca dos fatores associados à evasão: um estudo de caso no Campus Universitário da UFC em Crateús. Revista Internacional de Educação Superior, v. V5, p. 1-23, 2019.
SARAIVA, J.; DANTAS, V.; RODRIGUES, A. Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais. In: Workshop Sobre Aspectos Sociais, Humanos E Econômicos De Software (WASHES), 4., 2019, Belém. Porto Alegre: SBC jul. p. 21-30. 2019.
YAMAGUCHIA, K.L.; SILVA, J.S. Avaliação das causas de retenção em Química Geral na Universidade Federal do Amazonas. Química Nova, v. 42, n. 3, p.346-354, 2019.

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